Publicações – 2018


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica


Batoréo, Hanna Jakubowicz (2018). Metaphorical Competence in Multilingual Context of Language Acquisition and LearningPsychology of Language and Communication, 22(2) (Número especial: In Honor of Professor Barbara Bokus – Developmental Psycholinguistics: Old Questions, New Answers), pp.534-556. Disponível em: https://content.sciendo.com/view/journals/plc/22/1/article-p534.xml [Acesso 19 fev. 2019]. ISSN 2083-8506.
DOI 10.2478/plc-2018-0024

Calil, Eduardo e Pereira, Luísa Álvares (2018). Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecem. Alfa: Revista de Linguística, [online] 62(1), pp.91-123. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10256 [Acesso 11 maio 2018]. ISSN 1981-5794.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2018). Word order in Portuguese gerund clauses: comparing Old Portuguese and Dialectal Portuguese. Estudos de Lingüística Galega, volume especial 1, pp.45-59. ISSN 1889-2566.
DOI http://dx.doi.org/10.15304/elg.ve1.3590

Oliveira, Mariangela (2018). O afixoide “lá” em construções do português – perspectivização espacial e (inter)subjetificação. Revista LinguíStica, [online] 14(1), pp.109-129. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/14911 [Acesso 7 set. 2018]. e-ISSN 2238-975X; ISSN 1808-835X.

Pinto, Rosalice; Marques, Gorete e Dinis, Marisa Catarina (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão crítica. Linha D’Água, [online] 31(1), pp.127-143. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/137640 [Acesso 4 abr. 2018]. ISSN 2236-4242.
DOI https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p127-143

Santos, Elian; Calil, Eduardo; Pereira, Luísa Álvares e Coimbra, Rosa (2018). Diversidade e densidade lexical em textos escritos por alunos recém-alfabetizados: um estudo descritivo de produções individuais e em díadesCalidoscópio, [online] 16(1), pp.25-32. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.03 [Acesso 11 maio 2018]. ISSN 2177-6202.


Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica


Fiéis, Alexandra e Madeira, Ana (2018). Interpretação de pronomes em português L2: efeitos de transparência? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.83-97. Disponível em: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/34 [Acesso 1 out. 2018].
DOI https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a34

Marques, Isabelle Simões e Koven, Michele (2018). (Co)narrações de viagens para Portugal por lusodescendentes no Facebook. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.134-151. Disponível em: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/37 [Acesso 1 out. 2018].
DOI https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a37

Moita, Mara e Lobo, Maria (2018). Compreensão e produção oral de interrogativas-Q em crianças portuguesas surdas com implante coclear. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.168-189. Disponível em: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/39 [Acesso 1 out. 2018].
DOI https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a39

Morgado, Sara; Luegi, Paula e Lobo, Maria (2018). Efeitos de animacidade do antecedente na resolução de pronomes sujeitoRevista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.190-205. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a40 [Acesso 1 out. 2018].
DOI https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/40

Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde; Leal, Audria e Jorge, Noémia (2018). Organizadores textuais e plano de texto: a forma “e”Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.240-253. Disponível em: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/43
[Acesso 1 out. 2018].
DOI https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a43

Teixeira, Joana (2018). Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglêsRevista da Associação Portuguesa de Linguística, (4), pp.254-275. Disponível em: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/44 [Acesso 1 out. 2018].
DOI https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a44


Capítulos de livros/atas com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra e Costa, Rute (2018). The Satisfactory Cycle of Terminology Management in Translation Mediated Business Communication: Problems and Opportunities. In: É. Poirier e D. Gallego-Hernández, eds., Business and Institutional Translation. [n.d.]: Cambridge Scholars Publishing, pp.149-164. ISBN 978-1-5275-0760-9.

Albuquerque, Alexandra; Costa, Rute e Esperança, José (2018). O ciclo do satisfatório na gestão de terminologia das empresas internacionalizadas. In: M. González González, M.D. Sánchez-Palomino e I. Veiga Mateos, eds., Terminoloxía: a necesidade da colaboración. Madrid: Iberoamericana Vervuert, pp.383-408. ISBN 978-84-16922-87-1.

Almeida, Bruno; Roche, Christophe e Costa, Rute (2018). Archaeological classification and ontoterminology: the case of Islamic archaeology of the al-Andalus. In: C. Roche, ed., TOTh 2017: Terminologie & Ontologie: Théories et Applications.  Chambéry: Éditions de l’université de Savoie Mont Blanc, [n.d.]. ISBN 9782919732807.

Amaro, Raquel (2018). Integrating Prepositions in WordNets: Relations, Glosses and Visual Description. In: I. Kernerman e S. Krek, eds., Proceedings of the LREC 2018 Workshop “Globalex 2018 – Lexicography & WordNets”. [PDF] Miyazaki: European Language Resources Association (ELRA), pp. 66-74. Disponível em: http://lrec-conf.org/workshops/lrec2018/W33/index.html [Acesso 14 fev. 2019]. ISBN 979-10-95546-28-3.

Caetano, Maria do Céu (2018). Keynote Article: On the Notion of “Suffixal Alternation” in Word-formation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.141-160. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Carvalho, Sara; Costa, Rute e Roche, Christophe (2018). The Role of Conceptual Relations in the Drafting of Natural Language Definitions: an Example from the Biomedical Domain. In: I. Kernerman e S. Krek, eds., Proceedings of the LREC 2018 Workshop “Globalex 2018 – Lexicography & WordNets”. [PDF] Miyazaki: European Language Resources Association (ELRA), pp.10-16. Disponível em: http://lrec-conf.org/workshops/lrec2018/W33/index.html  [Acesso 14 fev. 2019]. ISBN 979-10-95546-28-3.

Dechamps, Christina (2018). Corpus de spécialité et didactique du FOS: quelles perspectives pour le français juridique. In: 4th International Conference Language for specific purposes and professional identity. Belgrado: Universidade de Belgrado, pp.355-366. ISBN 978-86-81018-01-9. 

Dechamps, Christina (2018). Terminologie et didactique des langues: le mariage est-il possible pour un meilleur enseignement de la traduction? In: A. Bravo et al., eds., Culturas, Identidades e Litero-Línguas EstrangeirasAtas do I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, pp.51-60. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17975/5/ebook%202015%20I%20CILE%20Livro%20de%20Atas%20v2.pdf [Acesso 2 nov. 2018]. ISBN 978-972-745-244-6.

Gonçalves, Matilde (2018). Keynote Article: Towards a Text Theory (Within Text Linguistics). In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.13-27. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Text Linguistics and Text Revision: An Alliance Approach. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.28-41. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Morozova, Milana (2018). Designing a Transcription System for Spoken Discourse: A Case of Stand-Up Comedy. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.72-88. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Ramos, Margarida e Costa, Rute (2018). Semantic analyses of texts for eliciting and representing concepts: the TermCork project. In: C. Roche, ed., TOTh 2016: Terminologie & Ontologie: Théories et Applications. Chambéry: Éditions de l’université de Savoie Mont Blanc, pp.167-200. ISBN 9782919732821.

Rodeiro, Helena (2018). The Management of Voices in the News: Enunciative Staging and Enunciative “Effacement” in Television News Reports. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.106-121. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). The Attribution of Genre Tags: The Case of Graffiti. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.89-105. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). The Discursive Pattern of Academic Texts. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.42-57. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Silva, Manuel (2018). Localização de ontologias de domínio no contexto de redes colaborativas: contributos de uma abordagem de base terminológica. In: M. González González, M.D. Sánchez-Palomino, I. Veiga Mateos, eds., Terminoloxía: a necesidade da colaboración. Madrid: Iberoamericana Vervuert, pp.409-436. ISBN 978-84-16922-87-1.

Valentim, Duane (2018). Epilinguistic Activity in a Teaching Context: Reported Enunciation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.58-71. ISBN 978-1-5275-0568-1.


Capítulos de livros


Abrantes, Ana Margarida e Pascual, Esther (2018). Talk this dance. On the conceptualization of dance as fictive conversation. In: R. Kemp e B. McConachie, eds., The Routledge Companion to Theater, Performance and Cognitive Science.  1.ª ed. New York and London: Routledge. ISBN 9781138048898; e-ISBN 9781315169927.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2018). Aquisição / aprendizagem da competência metafórica no contexto do Português Língua Não Materna: importância da reestruturação conceptual na expressão de emoções e valores. In: H. Barroso, coord., O Português na Casa do Mundo, Hoje. 1.ª ed. V. N. Famalicão: Editora Húmus, pp.53-80. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/55301 [Acesso 19 fev. 2019]. ISBN 978-989-755-348-6.

Coutinho, Antónia (2018). Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.28-42. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola
[Acesso 12 out. 2018].

Dechamps, Christina (2018). Guides touristiques et combinatoire verbale. In: C. Flinz, E. Carpi e A. Farina, eds., Le guide touristique: lieu de rencontre entre lexique et images du patrimoine culturel. V. 1. 1.ª ed. [PDF] Florença: Firenze University Press, pp.145-156. Disponível em: http://www.fupress.com/archivio/pdf/3359_15756.pdf [Acesso 2 nov. 2018]. e-ISBN 978-88-6453-693-4.

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – algumas marcas de género. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.79-89. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – da análise de um exemplar de género à produção textual orientada. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.177-184. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde et al. (2018). Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.90-102. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Jorge, Noémia e Luís, Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano e R. Silva, orgs., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. 1.ª ed. Porto: FLUP – CLUP, [n.d.]. ISBN 9789895410439.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.43-54. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Lino, Teresa (2018). Lexicografia Bilingue: Dicionário Português Europeu-Árabe Padrão. In: Abordagens de Lexicografia Bilingue Português Europeu – Árabe Padrão. 1.ª ed. Rabat: Institut d’Etudes Hispano Lusophones, Université Mohamed V, [n.d.].

Lino, Teresa (2018). Portuguese lexicography in the internet era. In: P. Fuertes-Oliveira, ed., The Routledge Handbook of Lexicography. 1.ª ed. Abingdon: Routledge, [n.d.]. ISBN 9781138941601.

Oliveira, Mariangela (2018). Afixoides de base espacial em construções gramaticais do português: neoanálise e analogização. In: E. Bispo e I. Rosário, org., Pesquisas contemporâneas em descrição do português. 1.ª ed. Niterói: Instituto de Letras/UFF, pp.56-67.

Oliveira, Mariangela (2018). Arquitetura construcional e competição pelo uso. In: M. A. Cunha, E. Bispo e J. Silva, org., Variação e mudança em perspectiva construcional. 1.ª ed. Natal: Edufrn, pp.105-136. ISBN 978-85-425-0787-4.

Ramos, Isabel (2018). Entre o Português, a História e a Biologia – da leitura analítica à construção de grelhas de análise textual. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.164-176. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Rosa, Rute (2018). ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.70-78. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Teixeira, Carla (2018). Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista) – do contexto de produção ao texto. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.147-163. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Teixeira, Carla (2018). O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.55-69. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Teixeira, José (2018). O Falar Bracarense: mitos, identidades e palavrões. In: J. Teixeira, org., Espaços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade. 1.ª ed. Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, pp.159-178. ISBN 978-989-755-336-3.

Teixeira, José (2018). De todas as línguas se pode ver o mar: O Português e as línguas globais. In: H. Barroso, ed., O Português na Casa do Mundo, Hoje. 1.ª ed. [PDF] Braga: Editora Húmus, pp.133-153. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/54979 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 978-989-755-348-6.


Livros


Banza, Ana Paula e Gonçalves, Maria Filomena (2018). Roteiro de História da Língua Portuguesa. Évora: UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditional Know-How: Linking Heritage. University of Évora. ISBN 978-989-99442-6-8.

Moreno Mihaela (2018). Relational Adjectives in Romance and English. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 9781108290401.
DOI https://doi.org/10.1017/9781108290401


Organização de publicações (livros)


Coutinho, Maria Antónia; Guilherme, Ana; Teixeira, Joana e Carvalho, Beatriz, eds. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia, orgs. (2018). Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Grin, François, coord., Conceição, Manuel Célio et al., eds. (2018). The MIME Vademecum. Mobility and Inclusion in Multilingual Europe. [n.d.]: MIME Project. ISBN 978-2-8399-2402-3.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta e Rosa, Rute, eds. (2018). Práticas textuais 17|18. 1.ª ed. [PDF] [n.d.]: Calaméo. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/42697 [Acesso 30 julho 2018]. ISBN 978-989-20-8480-0.

Prado Aragonés, Josefina; Galloso Camacho, M.ª Victoria e Conceição, Manuel Célio, eds. (2018). La disponibilidad léxica en situación de contacto de lenguas en las zonas limítropes de Andalucía y Extremadura España. [n.d.]: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Huelva. ISBN 978-84-92944-05-7.

Teixeira, José, org. (2018). Espaços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade. Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho. ISBN 978-989-755-336-3.


Organização de publicações (revistas)


Marques, Maria Aldina e Seara, Isabel Roboredo, eds. (2018). Diacrítica. Argumentação e Discursos, [online] 31(1). Disponível em: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/3/PDF-32.1 [Acesso 29 jan. 2019]. ISSN 0870-8967; e-ISSN 2183-9174.


Teses


Batalha, Joana (2018). Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico. Doutoramento. Orient. Maria Lobo (Universidade NOVA de Lisboa) e Ana Luísa Costa (Universidade de Lisboa). Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/43439 [Acesso 18 out. 2018].

Carvalho, Sara (2018). A terminological approach to knowledge organization within the scope of endometriosis: the EndoTerm project. Doutoramento. Orient. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa) e Christophe Roche (Université Savoie Mont Blanc). Cotutela Universidade NOVA de Lisboa e Communauté Université Grenoble Alpes. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/49745 [Acesso 7 nov. 2018].

Rodrigues, Helena Alzamora (2018). As perífrases verbais no português europeu contemporâneo. Doutoramento. Orient. Clara Nunes Correia. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/35961 [Acesso 24 out. 2018].

Teixeira, Joana (2018). L2 Acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in L2 English and its pedagogical implications. Doutoramento. Orient. Ana Madeira e Ana Gonçalves Matos. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/54381 [Acesso 14 dez. 2018].

Valentim, Duane (2018). Proposta de trabalho didáctico sobre o conteúdo Enunciação Reportada sob uma abordagem enunciativa. Doutoramento. Orient. Marília Blundi Onofre (Universidade Federal de São Carlos, SP); Coorient. Helena Topa Valentim (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (Brasil). Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10118/VALENTIM_Duane_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y [Acesso 19 nov. 2018].


Outras publicações


Alzamora, Helena e Correia, Clara Nunes (2018). Para lá das perífrases: os verbos “começar” e “acabar” enquanto verbos não auxiliares – algumas perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.39-42.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Haver e ter – balanços e perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.35-38.

Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes (2018). Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel e Teixeira, Carla (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.19-26.

Costa, Manuel Luís (2018). “Que ninguém carregue no botão!”: trajetórias, direcionalidade e a semântica dos verbos. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-48.

Fidalgo, Marta (2018). Texto e tecnologias de tradução – perspetivas e desafios. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-18.

Martins, Ana Sousa (2018). O texto de comentário: referencialidade, accionalidade e linearização. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-12.

Pruekchaikul, Korapat (2018). A antítese do homem: Uma análise pictórica das publicidades portuguesas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.27-33.

Rosa, Rute (2018). A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.1-6.


Outros artigos e capítulos de livros


Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes (2018). Apresentação. In: M. T. Brocardo e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Coutinho, Maria Antónia; Carvalho, Beatriz; Guilherme, Ana e Teixeira, Joana (2018). Introduction. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.1-2. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2018). Apresentação. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.4-5. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Leal, Audria; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões e Gonçalves, Matilde (2018). The First “Shares”: The First Ten Forums for Linguistic Sharing. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.3-12. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Teixeira, José (2018). Espaços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade: Em jeito de Introdução. In: J. Teixeira, org., Espaços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade. 1.ª ed. Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, pp.7-15. ISBN 978-989-755-336-3.