MIGRANTE.PT

 

Descrição

Resultado do projeto EXPRIMI, o MIGRANTE.PT é um corpus para fins específicos, com cerca de 1,5 milhões de palavras do Português Europeu, constituído por textos institucionais e compilado a partir de sites e materiais de acesso aberto relacionados com a integração de migrantes em Portugal e direcionados a esses mesmos migrantes.

Compreende textos de diferentes géneros recolhidos das duas instituições de gestão e acolhimento de migrantes mais relevantes em Portugal, o ACM – Alto Comissariado para as Migrações e o CPR – Conselho Português para os Refugiados, e de outras instituições governamentais e não governamentais de ação local e nacional: Caritas, ERS – Entidade Reguladora da Saúde, OM – Observatório para as Migrações, SEF – Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, MAI – Ministério da Administração Interna; Segurança Social, AR- Assembleia da República e várias câmaras municipais e comunidades intermunicipais. Compreende ainda alguns textos da esfera jornalística de diversas fontes, recolhidos pelas instituições acima referidas pelo seu caráter informativo ou promotor da integração de migrantes.Tabela 1: composição do MIGRANTE.PT por género de texto.

Identificadores:
ISLRN: 872-735-563-701-2
DOI: https://doi.org/10.34619/ctho-dqqk

Acesso

Os ficheiros do corpus e respetiva documentação (ficheiros de metadados) são disponibilizados sob a licença internacional Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International da Creative Commons.

Os ficheiros do corpus são disponibilizados em formato .txt, comprimidos, ou partilhado através do Sketch Engine. Os metadados do corpus estão disponíveis, abaixo, em formato .xlsx.

Para aceder aos ficheiros do MIGRANTE.PT, por favor preencha e assine esta declaração e envie-a para: sec.clunl@fcsh.unl.pt

Metadados:
MIGRANTE.PT.xlsx

Equipa

Raquel Amaro
Susana Correia
Matilde Gonçalves