Membros Integrados

Doutorado em Linguística – especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia – pela Universidade NOVA de Lisboa e em Sciences de l’Information et de la Communication pela Communauté Université Grenoble Alpes em 2019 (em cotutela). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade NOVA de Lisboa em 2010. Desde 2019, é membro integrado do grupo LLT do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve investigação sobre terminologia multilingue e ontologias em domínios de especialidade.

Grupo LLT

Investigadora do Grupo Gramática & Texto, desde 2011, tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área da Semântica. É atualmente Professora do Grupo de Recrutamento 300 (Português/Francês) do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, no 8.º escalão.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Computacional pela Universidade de Lisboa desde 2010, foi colaboradora e, posteriormente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa de 1999 a 2015. É membro do grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia desde 2015 e é vogal da Comissão Diretiva do CLUNL desde 2017. Participou em vários projetos, tendo coordenado 6, em Linguística de Corpus, Semântica Lexical Computacional, Lexicografia e Tecnologias das Línguas, dos quais destacamos o Corpus de Referência do Português Contemporâneo, a WordNet.PT e o iRead4Skills, em curso. Leciona Linguística Computacional, Lexicologia e Lexicografia e Corpora de Especialidade nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento da NOVA FCSH e é orientadora de vários projetos de doutoramento e mestrado. Foi professora convidada na Universidade Politécnica de Macau e na Universidade Pedagógica de Maputo e atualmente é professora convidada e membro do Conselho do Programa de Doutoramento em Linguística e Humanidades Digitais da Universidade de Palačký, República Checa. Colaborou também com a Lionbridge como linguista computacional no desenvolvimento de parsers e verificação gramatical em vários projetos.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, foi bolseira de doutoramento da FCT (SFRH/BD/73881/2010), tendo elaborado uma tese sobre relações entre Conhecimento explícto da língua e Leitura, sob orientação dos Professores João Costa e Ana Costa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área. Foi professora de ensino básico e secundário e colaboradora no Ministério da Educação e no Instituto Camões. Tem participado em projetos de investigação em aquisição de L1 e L2 e em diferentes áreas do ensino do Português como língua materna e não materna, tais como desenvolvimento curricular, avaliação e desenvolvimento de materiais didáticos. Colabora desde 2017 como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e iniciou em 2020 o projeto individual financiado pela FCT “Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development” (CEECIND/00274/2018).

Grupo LiFE

Doutorada pela Université Paris 8 em Études Portugaises, Brésiliennes et de l´Afrique Lusophone e pela Universidade do Minho em Ciências da Linguagem (em cotutela), é professora auxiliar convidada no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta. É investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), membro do grupo Gramática & Texto e investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Le@d) da Universidade Aberta, onde integra o grupo El@n (Ensino de Línguas Online). Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em semântica, pragmática e análise do discurso, com incidência no discurso político, assim como na área do ensino de português língua estrangeira.

Grupo G&T

É professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, sendo atualmente responsável pela base de dados BILP – Bibliografia de Linguística Portuguesa (http://bilp.clunl.fcsh.unl.pt/bilp/). Tem publicado diversos trabalhos na área da formação de palavras, em particular sobre questões relacionadas com a produtividade, a composicionalidade e a lexicalização, entre outros tópicos.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística em 2021, pela Universidade de Lisboa, desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe e da Aquisição de L2. Foi colaboradora e, posteriormente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Colaborou em vários projetos nas áreas de Aquisição de português língua materna e não materna, variedades do português e de construção e anotação de corpora orais e escritos. Foi professora auxiliar convidada na NOVA FCSH e leitora no ISPA. Integra, atualmente, o grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve trabalho nas áreas da Sintaxe e da Aquisição de L1 e de L2.

Grupo LiFE

Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, doutorada em Linguística/Sciences du Langage pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Université Paris 8 (em cotutela), e investigadora do grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Foi visitante no MIT, University of Cambridge e Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve investigação sobre Aquisição da Linguagem e Perturbações da Linguagem, e a sua investigação centra-se presentemente no desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em crianças com perturbação da linguagem.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística – Semântica – pela Universidade NOVA de Lisboa. onde tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e de docência nesta área. A sua mais recente investigação sobre Formas & Construções do Português enquadra-se no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação Gramática & Texto, incindindo essa investigação sobre referência nominal, tempo e aspeto.

Grupo G&T

É Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e membro integrado do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desenvolve investigação na área da aquisição de língua materna e não materna, construção e validação de instrumentos de avaliação da linguagem. Desenvolve investigação na área da aquisição da fonologia, da avaliação da consciência fonológica, das perturbações e dos marcadores precoces de desenvolvimento da linguagem. É responsável pela coordenação científica e pedagógica da Área do Ensino do PLE na NOVA FCSH.

Grupo LiFE

João Costa é Secretário de Estado da Educação em Portugal. É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Formou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e completou o seu doutoramento em Linguística na Universidade de Leiden. Estudou no MIT como investigador visitante. Desenvolve investigação na área da Linguística Formal, Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Linguística Educacional. É autor de vários livros e de mais de 100 artigos e capítulos de livros. Até novembro de 2015, foi Diretor da NOVA FCSH e Presidente do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atuou como membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional para a Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões. Foi também presidente da Associação Europeia de Estudantes Linguísticos (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística. Além das suas atividades de ensino e investigação na sua universidade, foi professor convidado em várias universidades no Brasil, em Macau, em Espanha e na Holanda.

Grupo LiFE

Professora Associada com Agregação em Linguística – Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, da Universidade NOVA de Lisboa. Presidente da Comissão Científica do CLUNL. É presidente da ISO/TC37/SC2 “Terminology workflow and language coding” tendo sido, entre 2013 e 2016, “convener” do WG3 da ISO/TC37/SC1 para as normas ISO 704 e 1087. Entre 2000 e 2006 foi presidente da Associação Europeia de Terminologia (EAFT). Na NOVA FCSH, onde é docente, leciona Terminologia, Teorias em Terminologia, Terminologia e Ontologias, entre outras. Atualmente é professora convidada na Université Savoie Mont-Blanc, França. Foi professora convidada na Universidade do Luxemburgo e na Universidade Agostinho Neto, Luanda. Orienta uma dezena de teses de Doutoramento, algumas em cotutela. Em 2011, foi agraciada com a Ordem “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da República Francesa

Grupo LLT

Professora Associada na NOVA FCSH (Departamento de Linguística) e investigadora do CLUNL. É doutorada em Linguística – Teoria do Texto e desenvolve investigação no âmbito do grupo Gramática & Texto do CLUNL. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se em particular pelo papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa, centrando-se em questões como: caracterização diferencial de géneros de texto, relação entre géneros de texto e estilos, ensino/aprendizagem de gramática e de texto, escrita e desenvolvimento da escrita, linguagem paritária.

Grupo G&T

Doutorada e mestre em Linguística (Lexicologia – Lexicografia – Terminologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Liège (Bélgica). Faz investigação na área da terminologia e tradução jurídica e do ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira, nomeadamente na sua vertente especializada. Foi leitora de língua francesa nas universidades de Bolonha e Ferrara (Itália) (1995-1997), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1997-2001) e na NOVA FCSH (2001-2013), e assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (2010-2013). É atualmente professora auxiliar convidada na NOVA FCSH onde leciona cadeiras de didática do francês, tradução e língua francesa.

Grupo LLT

Susana Duarte Martins é professora auxiliar, doutorada em Linguística e investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (NOVA CLUNL). Exerce funções de docência nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros da mesma universidade (NOVA FCSH) e colabora na avaliação e aplicação de exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE). Coordena o projeto TERMVEST – Terminologia do Vestuário: versão Português Europeu, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi gestora de um projeto internacional em Linguística, tendo trabalhado com questões de Fonologia do Português e tecnologias Text-To-Speech. Desenvolve investigação nas áreas da lexicologia, lexicografia e terminologia, ensino-aprendizagem de língua estrangeira e língua para fins específicos. Além da revisão linguística, possui experiência e formação em escrita criativa, guionismo e jornalismo. Foi docente de Português Língua Materna e Não Materna no Ministério da Educação.

Grupo LLT

É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve investigação em áreas como Aquisição da Linguagem, Sintaxe e Escrita. Tem publicado trabalhos no seu domínio de especialidade.

Grupo LiFE

Doutorada em Linguística (especialidade de Linguística do Texto e do Discurso) e Mestre em Consultoria e Revisão Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido investigação no domínio da revisão tradutológica, privilegiando a articulação entre o quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo e os Estudos de Tradução. É tradutora e revisora independente há já vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução, em Bruxelas. Atualmente, é docente convidada do Departamento de Linguística da NOVA FCSH.

Grupo G&T

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe, variação e ensino de português língua segunda. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: sintaxe do português (sincrónica e diacrónica), aquisição de português língua materna e não materna, ensino/aprendizagem do português língua não materna, e criação de materiais para o mesmo fim.

Grupo LiFE

Doutorada pela Université Paris 8 (Études Portugaises) e pela Universidade NOVA de Lisboa (Linguística – Teoria do Texto), é professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), no qual desenvolve trabalho no grupo Gramática & Texto | Multitext. Enquadrado na linguística do texto e do discurso, o seu trabalho centra-se nas práticas de linguagem digitais, na literacia científica e na divulgação de ciência, bem como na transposição de instrumentos linguísticos para fins específicos.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É membro do grupo de Gramática & Texto do CLUNL. Desenvolve investigação em Morfologia Histórica do Português, nomeadamente no âmbito da analogia e gramaticalização. Tem como outras áreas de interesse a Pragmática Histórica, mais especificamente na área da Cortesia. Tem trabalhos publicados no âmbito das Formas de Tratamento e da Morfologia, sobre uma perspetiva diacrónica. . Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses e realizou o mestrado em Sintaxe Histórica do Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na FCSH e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Santarém. Tem também uma vasta experiência no ensino de Português (Língua materna e não materna.)

Grupo G&T

Noémia Jorge é investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e, presentemente, Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Tem doutoramento em Linguística (especialização em Linguística do Texto e do Discurso), interessando-se em particular pela Linguística Textual e pela Didática do Português.

Grupo G&T

Professora Associada com Agregação no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e Colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe, da Aquisição da Linguagem e da Variação Linguística.

Grupo LiFE

Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe e aquisição de segunda língua. Tem participado em projetos nos seguintes domínios: sintaxe sincrónica e diacrónica do português; políticas linguísticas; aquisição/ensino do português língua materna e não materna; criação de materiais para o ensino de língua.

Grupo LiFE

Isabelle Simões Marques é Doutorada em Linguística – Análise do Discurso (em cotutela com a Université Paris 8, França). É Professora Auxiliar da Universidade Aberta (Portugal). É Investigadora Doutorada na UIDB- FCT nº 03213 do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e Investigadora Colaboradora na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) – Universidade Aberta no qual coordenou o projeto EL@N (Ensino de Línguas Online). É igualmente Investigadora colaborada do Centro de Estudos Globais (CEG) -Universidade Aberta. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação no âmbito dos estudos da Análise (Crítica) do Discurso, Sociolinguística, Didática das Línguas Estrangeiras, privilegiando igualmente os estudos sobre o plurilinguismo e as migrações.

Grupo G&T

Ana Sousa Martins é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciada em Línguas Modernas – Estudos Anglo-Americanos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre e doutorada em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Realizou projeto de Pós-Doutoramento em aquisição de Português Língua Segunda, financiado pela FCT, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Ref.SFRH/BPD/40498/2007). É membro integrado do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; é autora de 11 livros (2 de investigação e didática em linguística; 9 relativos ao ensino de PLE); 50 artigos e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Foi membro de vários júris académicos como arguente principal e membro de Comissão Científica de vários congressos internacionais. É fundadora e coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa: www.ciberescola.com

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade NOVA de Lisboa, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Tem desenvolvido investigação em Semântica, no âmbito da qual tem apresentado comunicações e publicado artigos científicos, em particular nos domínios da modalidade, evidencialidade e tipologias verbais. Desenvolve atividade docente em cursos de formação de professores e de jornalismo e comunicação.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade de Lisboa, tem trabalhado na área da linguística histórica, com especial destaque para a diacronia da negação. Colaborou em vários projetos de investigação no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, tendo desempenhado tarefas de etiquetação morfossintática, anotação sintática de corpora, revisão de transcrição, tradução, entre outras.
Atualmente é investigadora no CLUNL, no grupo Gramática e Texto, desenvolvendo trabalho na área da linguística histórica.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística – Lexicologia, Lexicografia e Terminologia – pela Universidade NOVA de Lisboa, e em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université Savoie Mont Blanc (programa cotutelle). Colaborou no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa como bolseira de doutoramento, no âmbito do programa Conhecimento, Representação e Utilização (KRUse), concedido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTS), bem como no Laboratoire d’Informatique, Systèmes, Traitement de l’Information et de la Connaissance (USMB). Integra, actualmente, o grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (LLT). É membro do IPQ CT 221 Terminologia, Língua e Linguagens, e do ISO TC 37, Língua e Terminologia. Os seus interesses de investigação centram-se na terminologia, ontologias, lexicografia e linguística de corpus.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo de Gramática & Texto. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, tem desenvolvido trabalhos de investigação centrados na descrição e didatização de géneros de texto. Presentemente, é professora tutora na Universidade Aberta (Introdução aos Estudos Linguísticos e Técnicas de Expressão e Comunicação I) e professora de Português na Escola Profissional de Artes,Tecnologias e Desporto.

Grupo G&T

Doutorada em Tradução e Terminologia pela Universidade NOVA de Lisboa desde 2022 e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses (ramo científico) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2001. Actualmente, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, no qual desenvolve trabalho no grupo LLT (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) no âmbito do projeto MORDigital (PTDC/LLT-LIN/6841/2020). Foi bolseira investigadora ao abrigo da infraestrutura ELEXIS pelo período de dois anos. Em simultâneo, é lexicógrafa, coordenadora do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e do Dicionário da Língua Portuguesa, e uma das editoras do Thesaurus de Ciências da Terra, publicações da Academia das Ciências de Lisboa. Líder do projeto de revisão da norma ISO 1951:2007. Colaboradora da TEI Lex-0 – uma base de codificação para dados lexicográficos. Membro das CT 221 – Terminologia, Língua e Linguagens e da CT 025 – Grandezas e Unidades no Instituto Português da Qualidade. As suas principais áreas de interesse incluem a lexicografia, terminologia, modelização de dados, TEI, humanidades digitais e edição de texto. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2015, foi eleita sócia efetiva em 2022. Presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa desde 2023.

Grupo LLT

É professora auxiliar do Departamento de Humanidades e coordenadora do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, na Universidade Aberta, Lisboa. É membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e do Grupo de Investigação Pragmática. Discurso. Cognição (PraDiC) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Colabora em projetos de investigação no Laboratório de Educação à Distância e e-learning (LeaD). É doutorada em Linguística Portuguesa e desenvolve trabalho de investigação no âmbito dos estudos de pragmática, análise do discurso, retórica, epistolografia, privilegiando igualmente os estudos de comunicação mediada por computador, nomeadamente os efeitos sociais e linguísticos das tecnologias digitais.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística (área de especialidade: Psicolinguística) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH. Tem desenvolvido investigação em aquisição de diferentes tipos de pronomes e de orações relativas por crianças portuguesas, e mais recentemente na aquisição de português europeu como língua segunda/estrangeira. Tem participado em conferências e publicado artigos a nível nacional e internacional.

Grupo LiFE

Responsável pela área de Literacia em Saúde no VOH.CoLAB – Laboratório Colaborativo em Valor para a Saúde (https://vohcolab.org) – um laboratório publicamente financiado pelo Governo Português, cuja missão é ajudar pessoas e organizações a medir o valor em saúde. Em paralelo, é investigadora integrada do grupo LLT no NOVA CLUNL, doutorada em Linguística, na área de especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, desenvolve investigação teórica e metodologias aplicadas à gestão de terminologias para setores públicos ou empresariais. Participou no projeto “BDTT-AR – Criação da Base de dados Terminológica e Textual da Assembleia da República” (2005/2007 e 2009/2012), no projeto “Terminologia para o desenvolvimento da Administração pública em Angola – TERMAP-AO” (2014/2019). Foi professora convidada no Mestrado em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade na NOVA FCSH (2008/2017). Foi bolseira pós-doc do NOVA CLUNL em 2017/2019. Em paralelo, presta serviços de consultoria linguística, tradução, revisão e gestão de terminologia.

Grupo LLT

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, no grupo Gramática & Texto, doutorou-se em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo e tem escrito artigos sobre o agir, a descrição e o ensino dos géneros de texto, o papel do especialista, a argumentação e a escrita. É também investigadora no grupo HISTEL, Historicidade dos Textos e Ensino da Língua (https://histel.com.br). Presentemente, leciona na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, como professora convidada adjunta.

Grupo G&T

Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve investigação em aquisição de língua não materna (L2) numa perspetiva generativista, sintaxe comparada e ensino da gramática em L2. O seu trabalho tem tido como foco o inglês e línguas românicas, em particular o português europeu. Tem participado em projetos de investigação financiados nos seguintes domínios: aquisição de L2, corpora de aprendizagem e ensino de L2.

Grupo LiFE

É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística, na especialidade de Semântica, desenvolve investigação nesta área científica e em Linguística do Português assim como, mais recentemente, em Didática da Língua Materna.

Grupo G&T

Colaboradores

Ana Afonso licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016, tendo obtido o Prémio Mérito e Excelência para melhor licenciada. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é bolseira de doutoramento pela FCT (2021.08695.BD) em Linguística na NOVA FCSH.

Grupo G&T

Hélder Pande Alexandre, docente Assistente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, é doutorando em Linguística, especialidade Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela NOVA FCSH. Possui mestrado em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade (2015) e pós-graduação em Gestão e Curadoria da Informação (2023), ambos pela NOVA FCSH, bem como licenciatura em Ciências da Educação, opção Ensino do Português, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda, 2013). Trabalhou durante dez anos como professor de Português no Ensino Secundário, em Luanda.

Grupo LLT

Bolseira da FCT (ref.: 2020.07501.BD), Bruna Bandeira é doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2017; licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela UFPE em 2015 e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição em 2007, foi professora substituta do Departamento de Letras da UFPE em 2017-2019. Atua na área de Linguística do Texto e do Discurso, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, com produção científica voltada para o ensino da Língua Portuguesa e foco nos conhecimentos linguísticos na perspetiva do interacionismo sociodiscursivo.

Grupo G&T

Atualmente mestranda em História Moderna e dos Descobrimentos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, concluiu a licenciatura em História da Arte, na mesma faculdade em 2021. Durante a licenciatura concluiu um estágio curricular no projeto VESTE – Vestir a Corte: Traje, género e identidade(s), no qual continuou a colaborar após o término do estágio. Foi bolseira do projeto TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu no CLUNL.

Grupo LLT

Estudante de Doutoramento em Linguística, membro do grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (LLT), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua tese enquadra-se na área da Semântica Lexical Computacional e da modelização do léxico, sob a orientação da Prof.ª Doutora Raquel Amaro e co-orientação da Prof.ª Doutora Sara Mendes. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Università degli Studi di Torino (Itália), concluiu o Mestrado em Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo integrado, ao abrigo do projeto LETRADU, o Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com o qual continua até hoje a colaborar. Foi bolseira de investigação (FCSH/CLUNL/ UIDB/03213/2020 /1BI) no âmbito do projeto EXPRIMI e colaborou nas atividades do projeto HUGOD (Humanities Going Digital).

Grupo LLT

Doutora na área de especialização de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela NOVA FCSH, sob a orientação da Professora Raquel Amaro, do Professor Doutor William Martinez e da Professora Doutora Teresa Lino. Mestre (na área de especialidade de Fonética e Fonologia) e licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro da equipa do projeto iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837]. Foi bolseira de investigação em diversos projetos, Corpus de Fala Espontânea em Português Europeu (2006), no Projeto Portal da Língua Portuguesa (2006-2010) onde trabalhou na criação do dicionário de Gentílicos e Topónimos, no Projeto Vocabulário Ortográfico do Português (2009-2010), no Projeto LUPo (2010-2013) e no projeto do Dicionário Português Europeu – Árabe Padrão (2017-2020). Atualmente é colaboradora no LAPE 4004 na avaliação e aplicação de exames CAPLE.

Grupo LLT

Bruna Bragança possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Recentemente, foi bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Atualmente é bolseira FCT de Doutoramento em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Grupo LiFE

Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses, pela Universidade dos Açores, Cassandra Câmara, presentemente, frequenta o último ano do Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização do Inglês, na Universidade NOVA de Lisboa. Integrou o Projeto DiTo, como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Grupo G&T

Licenciado em Tradução pela NOVA FCSH e Pós-graduado em Globalização, Diplomacia e Segurança pela NOVA FCSH em parceria com o IUM. Mestre em Ciências da Linguagem, especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade. Atualmente é Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais e Doutorando em Linguística: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na NOVA FCSH. A sua tese de doutoramento [UI/BD/154833/2023] é focada em questões terminológicas das ciências militares. Foi bolseiro de investigação no projeto MORDIGITAL (PTDC/LLT-LIN/6841/2020).

Grupo LLT

Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro, doutorada em Linguística – Especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia/Sciences de l’Information et de la Communication pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Communauté Université Grenoble Alpes (em cotutela) e investigadora do grupo LLT (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Integra ainda o Laboratoire d’Informatique, Systèmes, Traitement de l’Information et de la Connaissance (LISTIC), da Université de Savoie Mont Blanc. Desenvolve atualmente investigação sobre a relação entre terminologia e ontologias, nomeadamente no âmbito da Medicina, bem como sobre e-lexicografia e ensino de línguas para fins específicos.

Grupo LLT

 

Tatiana Cavalcanti é licenciada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Brasil) e Mestre em Ciências da Linguagem, pela mesma Universidade. É terapeuta clínica especializada em Distúrbios da Fluência e coordenou durante onze anos o GEAG – Grupo de Estudos e Atendimento à Gagueira na Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência como professora convidada na lecionação de disciplinas de Aquisição de Linguagem, Distúrbios de Linguagem e Técnicas de Oratória, Dicção e Expressão Oral. É doutoranda no curso de Linguística na NOVA FCSH, especialidade de Psicolinguística, com o projeto “A gaguez como um distúrbio de linguagem: análise prosódica das palavras gaguejadas por crianças falantes do português europeu e português brasileiro”.

Grupo LiFE

Yumo Ci é estudante de Doutoramento em Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Os seus interesses de investigação são a aquisição fonética e fonológica, a psicolinguística e a aquisição de língua não materna. Atualmente, o seu projeto de Doutoramento investiga a perceção e produção de tons do Mandarim por aprendentes portugueses.

Grupo LiFE

Cristina Clemente é Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Francês Língua Estrangeira, na Universidade NOVA FCSH / Universidade Aberta. É docente de Francês na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e no ILNOVA Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa. Possui uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um Mestrado em ensino de Línguas Estrangeiras pela FCSH Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções docentes de Francês Língua Estrangeira em diversas instituições. Efectua também trabalhos de revisão linguística para empresas e editoras. Desenvolve investigação na área da Didática das línguas estrangeiras, ensino de Francês LE, TIC na educação e sobre a implementação da aula invertida no ensino superior.

Grupo LLT

Doutoranda em Linguística (ramo da Psicolinguística), sob a orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu o Mestrado em Ciências da Fala e da Audição na Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Terapia da Fala na mesma instituição. Tem trabalhado como terapeuta da fala, intervindo maioritariamente em perturbações da fala, linguagem e comunicação em crianças, sendo as suas áreas de interesse a aquisição e perturbações da linguagem. Encontra-se a desenvolver a sua tese sob o tema: “Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”.

Grupo LiFE

Licenciatura em Linguística na NOVA FCSH em 2000. Ramo de Formação Educacional em Português LM e LNM na NOVA FCSH em 2004. Mestrado em Gestão de Sistemas em e-Learning na NOVA FCSH em 2012. Docente de português língua estrangeira na NOVA FCSH desde 2004 e na NOVA SBE desde 2015. Participação em vários projetos: CIPM, Corpus Informatizado do Português Medieval; ALME – LINGUA 1.3 ALME; ONENESS – On-line less used and less taught language course project; DLPM – Dicionário da Língua Portuguesa Medieval; DTAAPFOL – Dicionário de termos de aquisição e aprendizagem do português para falantes de outras línguas.

Grupo LiFE

Mestre pela NOVA School of Business and Economics – “International M.Sc. in Management” – com especialização em Estratégia e Negócios Internacionais. Licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com especialização em Edição e Língua Portuguesa. Estudante do Mestrado em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de cursos de português para estrangeiros no Instituto Politécnico de Leiria (2014; 2019-2022). Gestor no programa “Data Science for Social Good Europe Summer Fellowship” (2017; 2018) – The University of Chicago & NOVA SBE. Bolseiro do CLUNL & Universidade de Tübingen (BI-LIC-1 TU/CLUNL) no âmbito do desenvolvimento da investigação no Grupo LiFE.

Grupo LiFE

Ana Rita Faustino é assistente convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e doutoranda do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Em 2011, obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada “A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição de língua segunda e didáctica das línguas estrangeiras. Em 2013, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/ Gulbenkian com a obra de literatura infantil “O Cotão Simão”.

Grupo LiFE

Professor Assistente no Departamento de Línguas e Literaturas em Língua Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (Angola) e investigador no CLUNL. É Licenciado em Ciências de Educação, na especialidade de Linguística/Francês, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutorando em Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação no domínio do Ensino das Línguas Materna e Estrangeira. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se, em particular, pelo ensino de escrita através dos géneros de texto.

Grupo G&T

Maria Isabel Fraústo é licenciada em Português (2013) e mestre em Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (2017), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora de PLE desde 2015, tendo colaborado com diversas instituições como: Lahrech Education Center, Argélia (2015); Universidad Jose Simeon Cañas, El Salvador (2016) e Uniwersytet Jagielloński w Krakowie, Polónia (2018-2022). É atualmente professora de PLE a adultos das mais diversas nacionalidades e está a frequentar o segundo ano do mestrado em Ciências da Linguagem, área de especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem na NOVA FCSH.

Grupo LiFE

Doutorada em “Tradução e Terminologia” (NOVA e Universidade de Aveiro), desenvolveu tese sobre a presença e tradução de termos em texto literário. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1985) pela NOVA FCSH; foi professora de Língua e Cultura Portuguesas no Instituto Espanhol de Lisboa (1985-1989); Investigadora do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (1990-1995); Copywriter na Agência Leo Burnett (1995-2000), guionista e tradutora literária (2000-…). É atualmente leitora do Instituto Camões na Universidade de Argel 2 (Institut de Traduction).

Grupo LLT

Yuxin (Cindy) Ge é estudante de doutoramento e Assistente no Departamento de Linguística e Língua Inglesa na Universidade de Lancaster. É co-organizadora da série de seminários “Aprendizagem e Ensino de Língua Segunda” no âmbito do Consórcio de Língua de Herança. Os seus principais interesses de investigação são a aquisição de língua segunda, aprendizagem de fonologia, e psicolinguística. O seu projeto de doutoramento explora a aprendizagem de propriedades fonológicas não nativas por parte de adultos, sob um paradigma Cross-situational statistical learning. Está também interessada na interface entre ortografia e fonologia, e na sua influência conjunta na aprendizagem de línguas. Yuxin Ge é bolseira de Doutoramento no âmbito do projeto ProPerL2 em desenvolvimento no CLUNL [financiamento FCT: 2022.04013.PTDC].

Grupo LiFE

Eduardo Paré Glück é doutor e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Concluiu seu Doutoramento Sanduíche no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), sob orientação da Prof. Dr.ª Matilde Gonçalves (Bolsa PDSE/CAPES). É especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Paulista, UNIP. Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura pela UNISINOS. É pesquisador dos grupos de pesquisa Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos e Tecnodiscursivos, coordenado pela Profa. Drª. Maria Eduarda Giering, da UNISINOS, e Gramática & Texto, coordenado pela Profa. Dr.ª Antónia Coutinho, da NOVA FSCH. Além disso, atua como membro de corpo editorial do Projeto LER – Literatura e Ciência e da revista científica Simon Fraser University, do Canadá.

Grupo G&T

Wenjun Gu, doutoranda em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa; mestre em Língua e Literatura Europeias pela Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai (SISU); licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela mesma universidade. Desde 2012, é docente de português para falantes nativos de chinês na SISU.

Grupo LiFE

Mestrado em Ciências da Linguagem – Psicolinguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A frequentar o curso de Doutoramento em Psicolinguística na Universidade NOVA de Lisboa sob orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como foco a nível de investigação a realização de trabalhos sobre as propriedades do pronome nulo na Variedade Angolana do Português, interpretação e processamento.

Grupo LiFE

Toivo Haipinge é mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade (NOVA FCSH, 2017) e licenciado em Ciências da Educação, opção Ensino de História, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango (ISCED-Huíla, 2012). Foi professor de História e Metodologia de Ensino de História no Ensino Secundário, no Cunene, por mais de dez anos, e, atualmente, é docente de Português na Escola de Formação de Professor de Ondjiva “Dr. António Agostinho Neto”, no Cunene, com a categoria de professor do ensino primário e secundário do 3.º grau. Atualmente é doutorando no CLUNL, sob orientação da Professora Raquel Amaro, desenvolvendo uma tese na área de especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

Grupo LLT

Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Português Língua Estrangeira, na Universidade Aberta / NOVA FCSH.
Mestre em Linguística, na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela NOVA FCSH. Licenciada em Linguística, com o Ramo de Formação Educacional em Português Língua Materna e Não Materna na mesma Faculdade. Desde 1999 tem exercido funções docentes de Português Língua Estrangeira na NOVA FCSH. Representante do LAPE 4004 na avaliação e aplicação de exames CAPLE. Colaborou em projetos de investigação do Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, CLUNL. Tem colaborado, como investigadora do CLUNL no projeto do ECML – CLIL LOTE no grupo Pluriliteracias, com recurso às línguas italiana e portuguesa para desenvolver materiais CLIL. Tem exercido funções docentes de português língua materna e não materna (PLNM e PPT) no ensino básico e secundário.

Grupo LLT

Doutorando em Linguística na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusófona pela Universidade de Paris 8 – Vincennes – Saint-Denis (E.A.31) (em cotutela). É mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, titular de um diploma de pós-graduação em Administração e Gestão de Escolas pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Trabalha desde 2004 como professor do Ensino Secundário em Angola. Colaborou como supervisor geral, co-autor e revisor linguístico no projecto de correcção e actualização de manuais escolares do Ensino Primário em Angola, desenvolvido pelo Ministério da Educação na sua 1.ª Edição (2020-2021) e 2.ª Edição (2022-2023). É autor, efetua trabalhos de revisão linguística para editoras e instituições, é membro da equipa de organização da Semana da Língua Portuguesa e faz parte da equipa do Projeto Brochuras da CPLP.

Grupo LLT

Doutorando em Linguística pela NOVA FCSH, desenvolve uma tese na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, sob a orientação da Professora Rute Costa. Possui mestrado em Estudos Lusófonos pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (2018). Licenciado em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras (actual Faculdade de Humanidades) da Universidade Agostinho Neto (2015). É docente (Assistente Estagiário) do Departamento de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa – Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.

Grupo LLT

Audria Leal é doutora em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa, especialidade em Teoria do Texto. Trabalha como investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), integrando a equipa do Grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido trabalhos na área da Linguística do Texto e do Discurso, na qual privilegia o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, da Linguística Aplicada ao ensino do português, da Semântica Enunciativa e da Semiótica Social com ênfase no quadro teórico e metodológico da Grammar of Visual Design (Kress & Van Leeuwen). É autora de vários artigos, em Portugal e no estrangeiro, em que analisa a relação entre a linguagem verbal e não verbal e o seu funcionamento nos textos multimodais.

Grupo G&T

Formada em Letras. Doutora e Mestre em Educação. Pós-doutorado em Linguística Aplicada (Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Université de Genève). Foi professora visitante na Université Bordeaux Montaigne. Atua na Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-graduação em Linguística e Mestrado Profissional em Letras). É líder do GEPLA. Pesquisadora do CNPq. Foco das pesquisas: Ensino e Aprendizagem, Formação de professores de línguas e Letramento professoral. Uma das autoras do Documento Curricular Referencial do Ceará e formação de professores. É membro da Direção da AILP e da ANPOLL (GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da LA).

Grupo G&T

Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong em 2017, e concluiu em 2021 o mestrado na área de especialidade de Sintaxe e Aquisição de Língua Não Materna na Universidade de Lisboa. É doutoranda em Linguística Geral na NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação incluem áreas de sintaxe, processamento linguístico e aquisição de língua não materna. É beneficiária da Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) com a referência UI/BD/152815/2022.

Grupo LiFE

Doutoranda em Linguística, na área de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela NOVA FCSH. A pesquisa que se propõe desenvolver, sob orientação da Prof. Raquel Amaro e da Professora Amália Mendes, tem como objetivo o estudo da neologia semântica resultante do uso metafórico de unidades linguísticas no contexto do discurso natural. A identificação de metáforas assume-se, pois, como primeiro passo com vista à delimitação de usos metafóricos que dão origem a novos sentidos de uma unidade linguística.
Foi docente (2005-2011) na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola. Lecionou Teoria da Tradução, no curso de Línguas, Literaturas e Administração.
Mestre em Estudos Anglísticos (especialização em Estudos de Tradução) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Leipzig – Alemanha.

Grupo LLT

Pós-graduação em ensino da Língua Portuguesa – ISCED – Luanda. Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Doutoranda na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola. Membro do Conselho Científico da Universidade Católica de Angola.

Grupo LLT

Miguel Magalhães é doutorando em Linguística do Texto e do Discurso e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse. Participou em diversos projetos de I&D e publicou vários artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente, tem como principais áreas de investigação a análise textual, “text mining” e categorização. Colabora, também, como professor de português língua estrangeira na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/IMS) – Níveis A1 a C2.

Grupo G&T

Doutoranda em Linguística na Universidade NOVA de Lisboa, com foco na pronúncia de falantes nativos em alunos avançados em inglês. Atualmente, é professora de Inglês como Língua Estrangeira na mesma universidade, tendo trabalho anteriormente no British Council em Lisboa, em ensino de inglês e elaboração de materiais de ensino para vários produtos do instituto.

Grupo LiFE

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Bárbara Matias frequenta, atualmente, o último ano do Mestrado em Ensino do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, na área de especialização de Português e Inglês. Integra o Projeto DiTo, como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Grupo G&T

João de Matos é professor de PLE e bolseiro de doutoramento em Linguística (Psicolinguística) na NOVA FCSH (UI/BD/152814/2022). Completou o Mestrado em Ciências da Linguagem (Linguística) na Universidade NOVA de Lisboa em outubro de 2020 com uma dissertação no domínio da Psicolinguística Experimental sobre o processamento dos traços do género do Português Europeu orientada pelas professoras Susana Correia e Matilde Gonçalves. Em 2021, a sua dissertação foi galardoada com o “Prémio Igualdade de Género e Diversidade NOVA FCSH 2020-2021” e o “Prémio de Investigação APL / Maria Helena Mira Mateus 2021”. Os seus principais domínios de investigação são a Psicolinguística Experimental e Processamento Linguístico. Atualmente, o seu principal foco de investigação diz respeito à interação que se estabelece entre Género, Linguagem e Cognição Humana.

Grupo LiFE

Joana Miguel é Terapeuta da Fala desde 2006, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, especializada em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente é doutoranda em Psicolinguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua prática profissional está relacionada com a população infanto-juvenil com perturbações do Neurodesenvolvimento. É diretora clínica do CAIDI (Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil), com funções de coordenação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Interesses de pesquisa: processamento de linguagem, leitura e escrita.

Grupo LiFE

Técnico Superior no Camões I.P., desde outubro de 2021, desenvolve aplicações web interativas. Áreas de interesse: Aquisição de Língua Segunda, Desenvolvimento de Aplicações Web interativas com R e Shiny, Estatística e Análise/Visualização de Dados com R.

Grupo LiFE

É doutorada em linguística, especialidade em teoria do texto, pela Universidade NOVA de Lisboa. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística (Psicolinguística), desenvolveu a sua tese na área da aquisição da linguagem em crianças surdas com implante coclear. Concluiu a licenciatura em Ciências da Linguagem – Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Ciências Cognitivas pela Faculdade de Psicologia da mesma Universidade. Foi bolseira investigadora em vários projetos de investigação em Linguística, nomeadamente relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (oral e gestual) e com a aquisição bilingue bimodal em crianças surdas com e sem implante(s) coclear(es), sendo estas as suas principais áreas de interesse. Foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105763/2014).

Grupo LiFE

Estudante de mestrado em Ciências da Linguagem, na vertente de Linguística, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é licenciado em Informação Turística pela ESHTE e Guia-Intérprete Nacional de profissão. Encontra-se a desenvolver a sua dissertação no âmbito de literacia, ao mesmo tempo que integra, na qualidade de bolseiro de investigação, o projeto de investigação iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837].

Grupo LLT

Michell Gadelha Moutinho possui graduação em Letras (Habilitação em Língua Alemã) pela Universidade Federal do Pará (2009), graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professor de EBTT da Universidade Federal do Pará, lotado na Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e ensino/aprendizagem deLínguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: método CBM, complexidade e aprendizagem de línguas adicionais, fluência em leitura oral, aprendizagem de línguas e ensino de leitura.

Grupo LLT

Isabel Muniz-Lima é graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e possui Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC). Realiza traduções simultâneas português-francês, tendo atuado em evento internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). É membro do grupo de pesquisa Protexto e atua como editora assistente no periódico “Entrepalavras”. Doutorada em co-tutela pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC/CAPES) e pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), com interesse em Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Grupo G&T

Henrique Simão Mutali é mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e mestre em Linguística (Sintaxe) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Atualmente, é doutorando em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e tem desenvolvido investigação no domínio da variação do português no tempo e no espaço, sobretudo no que o diferencia do português europeu e do português do Brasil.

Grupo LiFE

Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Francês, Língua Estrangeira, na NOVA FCSH / Universidade Aberta. Mestre em Estudos Românicos – Textos e Contextos pela NOVA FCSH (2006-2009) e licenciada no Ramo Educacional em Línguas e Literaturas Modernas variantes estudos portugueses e franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1996-2001). Foi professora convidada no Instituto Politécnico de Tomar (2011-2015) e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (2005-2007). Foi professora de Francês na Alliance Française de Santarém (2012-2014). É atualmente professora de Francês e de Português na Escola Profissional do Vale do Tejo em Santarém.

Grupo LLT

Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, com um projeto de investigação na área do Português Língua de Herança, foi Leitora do então Instituto Camões em Nova Jersey. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrageira, pela Universidade do Porto. É professora de Português nos Ensinos Básico e Secundário e colaboradora nos Cursos de Português como Língua Estrangeira do Camões, I.P., desde 2012. Tem trabalhado no desenvolvimento de materiais didáticos, sendo coautora de diversos manuais para a aprendizagem do Português Língua Não Materna, para fins gerais e específicos.

Grupo LiFE

 

Ronan Pereira é Mestre em Ciências da Linguagem e doutorando em Linguística – Psicolinguística. Atua profissionalmente como professor de línguas (inglês e espanhol) há mais de oito anos em aulas presenciais e online para adultos. Dentre os cursos realizados encontram-se o CELTA e a pós-graduação em Metodologia do Ensino, bem como cursos de curta duração relacionados com idiomas e educação. Realiza investigações no âmbito da aquisição da linguagem e da dialetologia, especialmente no âmbito da aquisição de L2 e de D2.

Grupo LiFE

Fineza Pinto Marimba é Bacharel em Ciências da Educação, opção Ensino do Português, pela Universidade Agostinho Neto. Mestre em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolveu a sua Dissertação de Mestrado em Aquisição de Português Língua Segunda (Português de Angola) e foi distinguida com o Prémio de Mérito e Excelência 2015/2016 – Melhores Mestres. É doutoranda em Linguística, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e pretende desenvolver, no âmbito do doutoramento, estudos sobre a inovação lexical no português de Angola. É professora de português no Ensino Secundário desde 2011, em Angola. Para além da docência, desempenhou as funções de Chefe do Departamento de Educação Pré-escolar e Ensino Primário do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE) e, mais recentemente, de Consultora do Provedor de Justiça de Angola.

Grupo LLT

Trabalhou durante 9 anos na Guiné-Bissau em diversos projetos ligados ao ensino da língua portuguesa, financiados pelo Camões, I.P., entre eles o de leitorado na Faculdade de Direito de Bissau e o de docência no Centro Cultural Português de Bissau. Recebeu distinção de melhor aluno de mestrado em Ensino de Português Língua Segunda e/ou Estrangeira na NOVA FCSH. Como doutorando, bolseiro da FCT, desenvolve trabalho científico na área da Política e Planeamento Linguístico, associado ao Ensino de Português Língua Segunda. É docente convidado na NOVA FCSH, lecionando a cadeira de Ensino de Português Língua Segunda para Fins Académicos, e colabora no grupo Gramática & Texto do CLUNL.

Grupo G&T

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas com especialização em Português e Inglês. É mestranda em Ensino de Português e Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, com especialização em Inglês. Durante esse período produziu um póster, com consequente apresentação, intitulado Perceiving societal and moral trends related to sex abuse in the press through linguistic data analysis, no âmbito do projeto Humanities Going Digital (HUGOD) [2020-2-CZ01-KA226-HE-094363]. Foi bolseira de investigação no âmbito do projeto iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development [101094837]. Atualmente, é bolseira de investigação na Academia de Ciências de Lisboa no âmbito do projeto do Dicionário da Língua Portuguesa.

Grupo LLT

Bolseira de Doutoramento em Linguística (2020.05419.BD), área de especialização em Linguística Histórica, Maria Ribeiro desenvolve o seu projeto de investigação sobre a distinção “ser/estar” em Português Medieval, sob a orientação das professoras Maria Teresa Brocardo e Clara Nunes Correia. Maria Ribeiro licenciou-se em Filosofia pela FLUL e é Mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. É, também, colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto”.

Grupo G&T

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas e mestre em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela NOVA FCSH, tendo desenvolvido o seu relatório de Prática de Ensino Supervisionada subordinado ao tema da consciência para a variação linguística nas aulas de língua. Tem como principais áreas de interesse a variação linguística e a linguística educacional. Foi bolseira de investigação do grupo LiFE, colaborando com projetos de desenvolvimento da linguagem em L1 e L2. Atualmente, integra a equipa do projeto PIPALE.

Grupo LiFE

Nasceu em Luanda aos 25 de Abril de 1975. É funcionária pública do Secretariado do Conselho de Ministros de Angola há mais de 10 anos, atualmente com a função de Assistente Principal no Gabinete de Recursos Humanos e é membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.
Doutoranda em Linguística na especialidade em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, Mestre em Sociologia do Crime Violência e Segurança Interna, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia.

Grupo LLT

Maria Teresa Brito Chedas de Sampaio possui Licenciatura em Educação Básica e Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. Possui ainda Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, pela Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo realizado a dissertação sobre a utilização de textos não convencionais no ensino das ciências da natureza a sua eficácia na aprendizagem.
Tem como maior área de interesse a Aquisição e o Desenvolvimento da Linguagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular no que se refere ao ensino explícito do léxico e do vocabulário e respetivo papel no desenvolvimento de competências de escrita. Atualmente, desenvolve investigação sobre o léxico e a escrita, no âmbito de Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, área de especialização Ensino de Português Língua Materna (L1).

Grupo LiFE

Mestre em Ciências da Linguagem, área de especialização em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, em 2020, pela NOVA FCSH, tendo elaborado uma dissertação com o título “Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributo para o diagnóstico em Terapia da Fala”, sob orientação das Professoras Susana Correia e Ana Castro.
É licenciada em Terapia da Fala, pelo IPS-ESS, tendo concluído em 2018.

Grupo LiFE

Elinaldo Silva é Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/Brasil. É mestre em Linguística também pela Universidade Federal do Ceará. Tem especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professor no Curso de Letras da Faculdade do Maranhão/FACAM e professor da rede estadual de ensino do Maranhão. Foi Pró-Reitor de Ensino do Instituto Estadual de Educação do Maranhão/IEMA de 2015 a 2017 e Diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA de 2017 a 2021, além de bolsista/pesquisador do Programa de Formação de Docentes da Universidade Federal do Maranhão e bolsista do Ministério da Educação do Brasil. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada/GEPLA do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e colaborador do Grupo Gramática e Texto/G&T da Universidade NOVA de Lisboa. Os seus interesses de estudo e pesquisa inserem-se na área de Linguística Aplicada atuando, principalmente, sobre ensino de língua portuguesa, produção escrita e formação inicial e continuada de professores.

Grupo G&T

Doutoranda em Linguística na Universidade NOVA de Lisboa. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), com ênfase em Sociolinguística Variacionista. Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN) e Licenciada em Geografia (IFRN). Experiência como professora de Língua Portuguesa e Literatura no IFRN campus de Santa Cruz (IFRN-SC), na Universidade Potiguar (UnP), em projeto de extensão da UFRN (DCE) e revisora de textos académicos.

Grupo LiFE

Doutorado em Linguística Portuguesa pela Universidade Aberta (2006) e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1997). Professor Auxiliar na Universidade Aberta (Departamento de Humanidades), onde tem lecionado disciplinas de Linguística desde 1995. Entre os principais interesses de investigação incluem-se as classificações textuais, os géneros do discurso académico e a escrita académica.

Grupo G&T

 

Juliano Sippel é mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e licenciado em Letras, português e espanhol, pela Universidade Federal do Paraná. Tem atuado profissionalmente nas áreas do ensino da língua e edição e produção de materiais didáticos. Atualmente é bolseiro de doutoramento pela FCT (ref.: 2023.05107.BD) em Linguística, na Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve seu projeto de investigação intitulado “Ensino de escrita e desenvolvimento de manuais didáticos de português L2” sob a orientação da Professora Ana Madeira.

Grupo LiFE

Ana Sofia Souto é Mestre em Ciências da Linguagem e Licenciada em Estudos Portugueses pela NOVA FCSH, onde foi agraciada com os prémios “Mérito e Excelência Melhores Mestres” e “Mérito e Excelência Melhores Licenciados”. Representou Portugal na XVI Edição do Programa “Jóvenes Líderes Iberoamericanos” em Madrid, Espanha. Desde outubro de 2020 colabora com a organização “Serviço Jesuíta aos Refugiados – Portugal”, onde desempenha a função de professora voluntária de português nível A1. Bolseira da FCT (ref.: 2021.04523.BD), é atualmente doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso na NOVA FCSH. No âmbito do Doutoramento, cofundou o Grupo de Discussão “Entre Textos: Diálogos Transatlânticos em Linguística do Texto e do Discurso”, que decorre desde março de 2021 e reúne regularmente Professores, investigadores e estudantes dos dois lados do Atlântico em torno de questões textuais e discursivas.

Grupo G&T

Concluiu o mestrado em Português L2/LE, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e o doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, pela NOVA FCSH/Universidade Aberta. É professora de PLE, colaborando com diversas instituições na Hungria, e sendo atualmente a leitora portuguesa no Centro de Investigação e Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade Corvinus, em Budapeste. Desenvolve trabalho de investigação na área da Fonologia, em Aquisição L2, com foco na aquisição de Português Europeu.

Grupo LiFE

Mestre em Linguística e Estudos Literários, é bolseiro de doutoramento da aliança EUTOPIA European University (EUTOPIA-PhD-2021-0000000063). Tem desenvolvido investigação na área da aquisição da fonologia de língua estrangeira/segunda. No âmbito do programa de doutoramento conjunto EUTOPIA 2022, encontra-se a desenvolver a tese “Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language”, sob a orientação de Susana Correia (NOVA FCSH) e Alex Housen (Vrije Universiteit Brussel).

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LiFE

Doutorado em Didática das Línguas, com especialização em Francês Língua Estrangeira, na Universidade NOVA de Lisboa / Universidade Aberta, possui Mestrado em Ensino do Português e do Espanhol obtido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor de Língua Espanhola na Universidade Lusíada de Lisboa, leitor na NOVA FCSH e professor de Português no Ensino Básico e Secundário. Desenvolve investigação na área de didática das línguas estrangeiras, linguística, ensino do vocabulário e aquisição de terceira língua.

Grupo LLT

Federica Vezzani é Professora Assistente – RTDa – no Departamento de Linguística e Estudos Literários da Universidade de Pádua. Os seus principais interesses de investigação são: Terminologia, Terminografia, Tradução Especializada e Comunicação Técnica. Em particular, concentra-se na gestão de terminologia multilingue de acordo com a norma ISO para terminologia, e desenvolveu o paradigma terminológico FAIR para a organização ótima de dados terminológicos acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Publicou recentemente o livro “Terminologie numérique: conception, représentation et gestion”, da editora Peter Lang, em 2022.

Grupo LLT

Licenciada em Tradução na NOVA FCSH, é mestranda em Ciências da Linguagem com especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade na mesma instituição. A sua tese será relacionada com a deteção de traços linguísticos de inclusividade. Foi bolseira de investigação no projeto EXPRIMI (UIDB/03213/2020).

Grupo LLT

 

 

Tibor Vocásek é estudante de doutoramento no Instituto de Estudos Sociológicos da Universidade Charles de Praga. Investiga temas no limite da sociolinguística, da sociologia crítica (digital) e dos estudos dos media. O seu projeto de doutoramento, financiado pelo GAUK, intitula-se “Future According to Whom? Corpus-assisted Critical Analysis of the Imaginaries of Digital Economy in Czech Media”. Mestre em Ciências Políticas e graduado em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Masaryk em Brno. Tem organizado workshops sobre literacia mediática para várias organizações locais.

Grupo LLT

Yolanda Xavier é doutoranda em Linguística, área de especialidade em Psicolinguística (bolsa FCT 2022.13977.BD). Concluiu a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Didática do Inglês, uma colaboração entre a NOVA FCSH e a Universidade Aberta. Foi professora de inglês em vários centros na zona de Lisboa e tradutora técnica de português e inglês para russo. O trabalho que pretende desenvolver no Doutoramento estuda os efeitos da pronúncia nos estereótipos e preconceitos linguísticos. Principais áreas de interesse: Aquisição de Segunda Língua, Fonética e Fonologia, Estereótipos Linguísticos.

Grupo LiFE

Doutorando em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, área de especialidade em Linguística e Ensino de Língua. Concluiu o mestrado na área de sintaxe e aquisição de língua não materna na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2021, tendo-se licenciado em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Internacionais de Pequim (Beijing International Studies University) em 2017. O seu maior interesse de investigação incide sobre a sintaxe e aquisição de língua não materna.

Grupo LiFE

Colaboradores Externos - Doutorados

Doutorada em Linguística (Terminologia). Professora do ensino superior desde 1995 e no  Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP) desde 1999. Coordena o Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP desde 2004. Investigadora no CLUNL (Universidade NOVA de Lisboa) e no CEOS.PP (ISCAP-IPP). Membro da Comissão Editorial da revista “Current Trends in Translation Teaching and Learning“. Presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Federation of Societies of Technical Communication in Europe.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com a tese “A alternância indicativo/conjuntivo no português de Moçambique. Implicações pedagógicas na aprendizagem do português língua segunda”. Professora de Linguística Geral e Fonética e Fonologia de Português na Universidade Save. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino do Português na Universidade Pedagógica de Moçambique em 2009 e 2014.

Grupo LiFE

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991. A sua atividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além desta, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística. Pós-Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Professora Adjunta no Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFLETRAS. Desenvolve docência e investigação nos seguintes campos: gramática e ensino da língua portuguesa; alfabetização e escrita; variação linguística e ensino.

Grupo G&T

Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigador no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Presidente do Conseil Européen pour les Langues / European Language Council. Desenvolve docência e investigação em lexicologia, terminologia, políticas linguísticas e ensino de línguas. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: terminologia multilingue, multilinguismo, comunicação intercultural e diversidade linguística.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística, área de especialidade em Linguística do Texto e do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Possui mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (Universidade Aberta); mestrado em Ensino de Português e Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); e licenciatura em Línguas Modernas – variante Português/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

É doutorado em Linguística. É investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em Semântica, com incidência particular na semântica das preposições (aspeto, telicidade, trajetórias, fronteiras e topologia). É professor de Português do Ensino Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).

Grupo G&T

Aposentou-se, como Professora Associada da NOVA FCSH, em 2010. Além da atividade docente no Departamento de Linguística, exerceu funções de Presidente da Comissão Científica e da Comissão Pedagógica do mesmo (1996/97/99) e de Coordenadora do Ramo de Formação Educacional (RFE) em Português, l.e./l.s., para licenciados em linguística (1997/2006). No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna, tendo dirigido algumas equipas portuguesas de projetos internacionais relacionados com o tema (Sócrates/LINGUA-L, ONENESS). Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Foi presidente da Comissão Científica do CLUNL entre 2006 e 2010). Atualmente, em colaboração com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, dedica-se particularmente à conclusão do projeto de elaboração do “Dicionário da Língua Portuguesa Medieval”.

Grupo LiFE

Patrícia Dominguez é licenciada em Filologia pela Universitat de Barcelona e doutorada em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade NOVA de Lisboa. As suas áreas de interesse de investigação são o discurso de tipo político e a comunicação social.

Grupo G&T

Karima Fangour Robalo é mestre e doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia com a tese de doutoramento “Vulgarisation Terminologique dans le Domaine des Énergies Renouvables, Português-Árabe”. Concluiu o curso de pós-graduação em tradução (Francês) pela NOVA FCSH. Licenciou-se em Língua e Literatura Francesas, especialidade Linguística, pela Faculdade de Letras e de Ciências Humanas da Universidade Sidi Mohamed Ben Abdellah – Fez (Marrocos). Desde 2017, é membro integrado do grupo LLT do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve investigação na área da terminologia multilingue, lexicologia, lexicografia, relações léxico-semânticas e tradução em Português, Árabe e Francês. Foi Professora de Língua Francesa do Ensino Secundário em Fez (Marrocos).

Grupo 2

Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), onde é representante da secção autónoma de Metodologias de Investigação, e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Leciona Inglês para Fins Específicos, Técnicas de Expressão, Português para Estrangeiros e Metodologias de Investigação. É doutorada em Linguística (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e mestre em Linguística Românica e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem desenvolvido investigação nas áreas da terminologia, tradução, lexicografia, ensino de línguas para fins específicos, multilinguismo e multiculturalismo e economia da língua.

Grupo LLT

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Grupo G&T

Célia Regina dos Santos Lopes é Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Os seus interesses de ensino e pesquisa são Sociolinguística Histórica e Processos de gramaticalização no sistema pronominal do português brasileiro. Em 2018, publicou, no Brasil, o livro “Mudança Sintática das Classes de Palavra: Perspectiva Funcionalista” lançado pela Editora  Contexto (co-editado com Ataliba Castilho). Outras publicações recentes incluem dois capítulos publicados no livro “The Handbook of Portuguese Linguistics” lançado pela Wiley-Blackwell (“History and Current Setting” and “Main Morphosyntactic Changes and Grammaticalization”).

Grupo G&T

Mingshuang Lu completou o Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês na Universidade do Minho (2014-2016) com uma dissertação intitulada “O ensino-aprendizagem de português na China e de chinês em Portugal. Estudo comparativo ao nível da licenciatura”. Atualmente, é aluna de doutoramento em Tradução e Terminologia na Universidade NOVA de Lisboa (programa em parceria com a Universidade de Aveiro). Desenvolveu tese de doutoramento intitulada “Géneros da esfera jornalística: estudo comparativo entre o chinês e o português”, sob a orientação científica da Professora Matilde Gonçalves e da Professora Wang Suoying. A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

Professora Associada com agregação do departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. É investigadora do CEHUM, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e as principais áreas de investigação são a análise dos discursos, com especial destaque para os discursos políticos, jornalísticos e os discursos orais do quotidiano.
Doutorada, em 2000, em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela universidade do Minho, tem participado, como coordenadora e como membro da equipa, em projetos de investigação nestas áreas, tem orientado trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, e tem trabalhos em publicações nacionais e internacionais.

Grupo G&T

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Línguas e Culturas). Doutorado em Linguística (Semântica) pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2005), tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da semântica numa perspetiva enunciativa (particularmente no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas). Outras áreas de investigação: tradução, linguística aplicada.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), tendo desenvolvido a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Mestre em Linguística pela Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

Grupo G&T

 

É doutorada em Linguística (Portuguesa e Espanhola) pela Universidade de Ljubljana, Eslovénia. É leitora da língua e cultura portuguesas no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Ljubljana e desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística e Tradução Literária, prioritariamente centrada nas línguas português, espanhol e esloveno. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português, nomeadamente sobre tempo e aspeto, em contraste com a língua eslovena. Tem publicado vários artigos científicos.

Grupo G&T

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Grupo G&T

Alexandra Ruivo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Inglês pela Universidade de Coimbra. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1986, pertence ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, onde exerceu três mandatos na gestão escolar. Doutorada em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global na Universidade NOVA de Lisboa em associação com a Universidade Aberta, desenvolveu investigação em didática da língua materna, particularmente na área do ensino de poesia, sob orientação científica da Professora Doutora Antónia Coutinho.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

Grupo G&T

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade NOVA de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.

Grupo LiFE

Investigador do Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do CLUNL. Doutorado em Educação – Didátologia das Línguas-Culturas. Áreas de Investigação nucleares: Lexicografia, Lexiculturologia, Educação em Línguas-Culturas, Didática das Línguas-Culturas. Tem vindo a publicar textos de investigação em revistas científicas nacionais e internacionais e orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no domínio da Educação em Línguas-Culturas Maternas e Não Maternas.

Grupo LLT

Colaboradores Externos - Não Doutorados

Professora de língua portuguesa no Instituto Español “Giner de los Ríos” de Lisboa e investigadora no CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição da linguagem bilingue  (português/castelhano).

Grupo LiFE

Licenciatura em Filologia Românica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa; D.E.A. em Didactologie des Langues-Cultures, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Professora aposentada do Ensino Secundário, também ensinou no Lycée International de Saint-Germain-en-Laye e foi leitora de Português na Université d’Avignon. Foi assistente convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, onde lecionou Didática do Português Língua Materna e Língua estrangeira/ Língua Segunda e outras disciplinas. Participou em vários projetos europeus na área das línguas e da formação de professores de línguas-culturas. Foi editora da revista “Referências-Ressources” da Associação Portuguesa de Professores de Francês. Tem sido colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LLT

Doutorando em Linguística pela NOVA FCSH, desenvolve uma tese na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, sob a orientação da Professora Rute Costa. Possui mestrado em Estudos Lusófonos pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (2018). Licenciado em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras (actual Faculdade de Humanidades) da Universidade Agostinho Neto (2015). É docente (Assistente Estagiário) do Departamento de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa – Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.

Grupo LLT

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da Teoria do Texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.

Grupo G&T

Professora Convidada no Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste, e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). É doutoranda em Linguística na FCSH NOVA, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação em aquisição de L2 numa perspetiva generativa e nas implicações que fenómenos como a transferência da L1 têm para o ensino da L2, centrando a sua atenção especificamente em Timor-Leste. Para além da sua investigação, foi docente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2004-2006), na University of Manchester, Reino Unido (2007-2009) e na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal (2010-2011). Colaborou com o Ministério da Educação de Timor-Leste na conceção do Currículo Nacional para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2013-2016), tendo produzido materiais para uma biliteracia em tétum e em português, como um “transfer primer”, dicionários escolares bilingues ilustrados, gramáticas escolares, livros de imagens, antologias de textos e outros materiais bilingues. Tem também vindo a produzir materiais para o ensino de português L2 para fins específicos em Timor-Leste, nomeadamente na área jurídica.

Grupo LiFE

Doutoranda em Linguística (Psicolinguística), foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113973/2015). Desenvolve o seu trabalho na área da aquisição de pronomes clíticos por crianças bilingues e bidialetais, sob orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu em 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Ciências da Linguagem e, em 2014, o Mestrado em Linguística. Entre 2011-2015 foi Bolseira de Investigação no CLUNL no âmbito do Projeto Estratégico [PEst-OE/LIN/UI3213/2014] e integrou também a equipa do Projeto “Fatores sintáticos e lexicais na complexidade do processamento” [PTDC/CLE-LIN/114212/2009].

Grupo LiFE