Doutorados Integrados

Doutorado em Linguística – especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia – pela Universidade NOVA de Lisboa e em Sciences de l’Information et de la Communication pela Communauté Université Grenoble Alpes em 2019 (em cotutela). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade NOVA de Lisboa em 2010. Desde 2019, é membro integrado do grupo LLT do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve investigação sobre terminologia multilingue e ontologias em domínios de especialidade.

Grupo LLT

Investigadora do Grupo Gramática & Texto, desde 2011, tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área da Semântica. É atualmente Professora do Grupo de Recrutamento 300 (Português/Francês) do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, no 8.º escalão.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Computacional em 2010 pela Universidade de Lisboa, foi colaboradora, e posteriormente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa de 1999 a 2015. Participou em vários projetos da área da Linguística de Corpus, Semântica Lexical Computacional e Tecnologias da Tradução, de que se destacam o SIMPLE, o Corpus de Referência do Português Contemporâneo, a WordNet.PT ou o SemiAutLex.PT – Construção semiautomática de léxicos relacionais para o Português. Integra o grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do CLUNL onde prossegue o trabalho sobre Semântica Lexical Computacional e Gramáticas Computacionais.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, foi bolseira de doutoramento da FCT (SFRH/BD/73881/2010), tendo elaborado uma tese sobre relações entre Conhecimento explícto da língua e Leitura, sob orientação dos Professores João Costa e Ana Costa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área. Foi professora de ensino básico e secundário e colaboradora no Ministério da Educação e no Instituto Camões. Tem participado em projetos de investigação em aquisição de L1 e L2 e em diferentes áreas do ensino do Português como língua materna e não materna, tais como desenvolvimento curricular, avaliação e desenvolvimento de materiais didáticos. Colabora desde 2017 como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e iniciou em 2020 o projeto individual financiado pela FCT “Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development” (CEECIND/00274/2018).

Grupo LiFE

Hanna Batoréo (Hanna Krystyna Jakubowicz Batoréo) é Professora Associada com Agregação do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, em Lisboa.
Fez a sua formação académica de base na Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia) em Inglês e Espanhol (1975) e Linguística Portuguesa (1978). Concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva, na FLUL, em 1989, onde também se doutorou, em 1997, em Linguística/ Psicolinguística com a tese “Expressão do Espaço em Português Europeu” (2000, FCT/ Fundação Calouste Gulbenkian). Na Universidade Aberta, onde trabalha desde 1997, fez agregação, em 2006, na área de Estudos Portugueses: Linguística Portuguesa. Também em 2006, foi galardoada com o “Grande Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra 2005″ pelo livro “Linguística Portuguesa: Abordagem Cognitiva” (2004).
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Grupo LiFE

Doutorada pela Université Paris 8 em Études Portugaises, Brésiliennes et de l´Afrique Lusophone e pela Universidade do Minho em Ciências da Linguagem (em cotutela), é professora auxiliar convidada no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e docente no Instituto de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e membro do grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em semântica, pragmática e análise do discurso, com incidência no discurso político.

Grupo G&T

Professora Catedrática na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado vários trabalhos sobre História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica e Edição de Textos Portugueses Medievais.

Grupo G&T

É professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, sendo atualmente responsável pela base de dados BILP – Bibliografia de Linguística Portuguesa (http://bilp.clunl.fcsh.unl.pt/bilp/). Tem publicado diversos trabalhos na área da formação de palavras, em particular sobre questões relacionadas com a produtividade, a composicionalidade e a lexicalização, entre outros tópicos.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística em 2021, pela Universidade de Lisboa, desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe e da Aquisição de L2. Foi colaboradora e, posteriormente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Colaborou em vários projetos nas áreas de Aquisição de português língua materna e não materna, variedades do português e de construção e anotação de corpora orais e escritos. Foi professora auxiliar convidada na NOVA FCSH e leitora no ISPA. Integra, atualmente, o grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve trabalho nas áreas da Sintaxe e da Aquisição de L1 e de L2.

Grupo LiFE

Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro, doutorada em Linguística – Especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia/Sciences de l’Information et de la Communication pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Communauté Université Grenoble Alpes (em cotutela) e investigadora do grupo LLT (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Integra ainda o Laboratoire d’Informatique, Systèmes, Traitement de l’Information et de la Connaissance (LISTIC), da Université de Savoie Mont Blanc. Desenvolve atualmente investigação sobre a relação entre terminologia e ontologias, nomeadamente no âmbito da Medicina, bem como sobre e-lexicografia e ensino de línguas para fins específicos.

Grupo LLT

 

Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, doutorada em Linguística/Sciences du Langage pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Université Paris 8 (em cotutela), e investigadora do grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Foi visitante no MIT, University of Cambridge e Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve investigação sobre Aquisição da Linguagem e Perturbações da Linguagem, e a sua investigação centra-se presentemente no desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em crianças com perturbação da linguagem.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística – Semântica – pela Universidade NOVA de Lisboa. onde tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e de docência nesta área. A sua mais recente investigação sobre Formas & Construções do Português enquadra-se no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação Gramática & Texto, incindindo essa investigação sobre referência nominal, tempo e aspeto.

Grupo G&T

É Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e membro integrado do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desenvolve investigação na área da aquisição de língua materna e não materna, construção e validação de instrumentos de avaliação da linguagem. Desenvolve investigação na área da aquisição da fonologia, da avaliação da consciência fonológica, das perturbações e dos marcadores precoces de desenvolvimento da linguagem. É responsável pela coordenação científica e pedagógica da Área do Ensino do PLE na NOVA FCSH.

Grupo LiFE

Doutorada em Linguística, área de especialidade em Linguística do Texto e do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Possui mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (Universidade Aberta); mestrado em Ensino de Português e Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); e licenciatura em Línguas Modernas – variante Português/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

João Costa é Secretário de Estado da Educação em Portugal. É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Formou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e completou o seu doutoramento em Linguística na Universidade de Leiden. Estudou no MIT como investigador visitante. Desenvolve investigação na área da Linguística Formal, Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Linguística Educacional. É autor de vários livros e de mais de 100 artigos e capítulos de livros. Até novembro de 2015, foi Diretor da NOVA FCSH e Presidente do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atuou como membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional para a Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões. Foi também presidente da Associação Europeia de Estudantes Linguísticos (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística. Além das suas atividades de ensino e investigação na sua universidade, foi professor convidado em várias universidades no Brasil, em Macau, em Espanha e na Holanda.

Grupo LiFE

É doutorado em Linguística. É investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em Semântica, com incidência particular na semântica das preposições (aspeto, telicidade, trajetórias, fronteiras e topologia). É professor de Português do Ensino Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).

Grupo G&T

Professora Associada com Agregação em Linguística – Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, da Universidade NOVA de Lisboa. Presidente da Comissão Científica do CLUNL. É presidente da ISO/TC37/SC2 “Terminology workflow and language coding” tendo sido, entre 2013 e 2016, “convener” do WG3 da ISO/TC37/SC1 para as normas ISO 704 e 1087. Entre 2000 e 2006 foi presidente da Associação Europeia de Terminologia (EAFT). Na NOVA FCSH, onde é docente, leciona Terminologia, Teorias em Terminologia, Terminologia e Ontologias, entre outras. Atualmente é professora convidada na Université Savoie Mont-Blanc, França. Foi professora convidada na Universidade do Luxemburgo e na Universidade Agostinho Neto, Luanda. Orienta uma dezena de teses de Doutoramento, algumas em cotutela. Em 2011, foi agraciada com a Ordem “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da República Francesa

Grupo LLT

Professora Associada na NOVA FCSH (Departamento de Linguística) e investigadora do CLUNL. É doutorada em Linguística – Teoria do Texto e desenvolve investigação no âmbito do grupo Gramática & Texto do CLUNL. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se em particular pelo papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa, centrando-se em questões como: caracterização diferencial de géneros de texto, relação entre géneros de texto e estilos, ensino/aprendizagem de gramática e de texto, escrita e desenvolvimento da escrita, linguagem paritária.

Grupo G&T

Aposentou-se, como Professora Associada da NOVA FCSH, em 2010. Além da atividade docente no Departamento de Linguística, exerceu funções de Presidente da Comissão Científica e da Comissão Pedagógica do mesmo (1996/97/99) e de Coordenadora do Ramo de Formação Educacional (RFE) em Português, l.e./l.s., para licenciados em linguística (1997/2006). No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna, tendo dirigido algumas equipas portuguesas de projetos internacionais relacionados com o tema (Sócrates/LINGUA-L, ONENESS). Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Foi presidente da Comissão Científica do CLUNL entre 2006 e 2010). Atualmente, em colaboração com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, dedica-se particularmente à conclusão do projeto de elaboração do “Dicionário da Língua Portuguesa Medieval”.

Grupo LiFE

Doutorada e mestre em Linguística (Lexicologia – Lexicografia – Terminologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Liège (Bélgica). Faz investigação na área da terminologia e tradução jurídica e do ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira, nomeadamente na sua vertente especializada. Foi leitora de língua francesa nas universidades de Bolonha e Ferrara (Itália) (1995-1997), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1997-2001) e na NOVA FCSH (2001-2013), e assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (2010-2013). É atualmente professora auxiliar convidada na NOVA FCSH onde leciona cadeiras de didática do francês, tradução e língua francesa.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística e investigadora integrada do NOVA CLUNL, é docente de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros na NOVA FCSH. Coordena o projeto “TERMVEST – Terminologia do Vestuário: versão Português Europeu“, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi gestora de um projeto em Linguística numa empresa internacional, com a qual continua a colaborar. Tem desenvolvido trabalho de investigação nas áreas da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, ensino de língua estrangeira e língua para fins específicos, assim como em Fonética e tecnologias “Text-To-Speech”. Além da revisão linguística, possui experiência e formação em escrita criativa, guionismo e jornalismo. Foi docente de Português Língua Materna e não Materna no Ministério da Educação.

Grupo LLT

É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve investigação em áreas como Aquisição da Linguagem, Sintaxe e Escrita. Tem publicado trabalhos no seu domínio de especialidade.

Grupo LiFE

Karima Fangour Robalo é mestre e doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia com a tese de doutoramento “Vulgarisation Terminologique dans le Domaine des Énergies Renouvables, Português-Árabe”. Concluiu o curso de pós-graduação em tradução (Francês) pela NOVA FCSH. Licenciou-se em Língua e Literatura Francesas, especialidade Linguística, pela Faculdade de Letras e de Ciências Humanas da Universidade Sidi Mohamed Ben Abdellah – Fez (Marrocos). Desde 2017, é membro integrado do grupo LLT do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve investigação na área da terminologia multilingue, lexicologia, lexicografia, relações léxico-semânticas e tradução em Português, Árabe e Francês. Foi Professora de Língua Francesa do Ensino Secundário em Fez (Marrocos).

Grupo 2

Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), onde é representante da secção autónoma de Metodologias de Investigação, e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Leciona Inglês para Fins Específicos, Técnicas de Expressão, Português para Estrangeiros e Metodologias de Investigação. É doutorada em Linguística (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e mestre em Linguística Românica e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem desenvolvido investigação nas áreas da terminologia, tradução, lexicografia, ensino de línguas para fins específicos, multilinguismo e multiculturalismo e economia da língua.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística (especialidade de Linguística do Texto e do Discurso) e Mestre em Consultoria e Revisão Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido investigação no domínio da revisão tradutológica, privilegiando a articulação entre o quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo e os Estudos de Tradução. É tradutora e revisora independente há já vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução, em Bruxelas. Atualmente, é docente convidada do Departamento de Linguística da NOVA FCSH.

Grupo G&T

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe, variação e ensino de português língua segunda. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: sintaxe do português (sincrónica e diacrónica), aquisição de português língua materna e não materna, ensino/aprendizagem do português língua não materna, e criação de materiais para o mesmo fim.

Grupo LiFE

Doutorada pela Université Paris 8 (Études Portugaises) e pela Universidade NOVA de Lisboa (Linguística – Teoria do Texto), é professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), no qual desenvolve trabalho no grupo Gramática & Texto | Multitext. Enquadrado na linguística do texto e do discurso, o seu trabalho centra-se nas práticas de linguagem digitais, na literacia científica e na divulgação de ciência, bem como na transposição de instrumentos linguísticos para fins específicos.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É membro do grupo de Gramática & Texto do CLUNL. Desenvolve investigação em Morfologia Histórica do Português. Tem como outras áreas de interesse a Pragmática Histórica, mais especificamente na área da Cortesia. Tem trabalhos publicados no âmbito das Formas de Tratamento e da Morfologia, sobre uma perspetiva diacrónica. Já realizou diversas apresentações orais centradas em questões de mudança linguística e de pragmática. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses e realizou o mestrado em Sintaxe Histórica do Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professora de Português no ensino secundário, tendo também uma vasta experiência no ensino de Português Língua Não Materna.

Grupo G&T

Noémia Jorge é investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e, presentemente, Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Tem doutoramento em Linguística (especialização em Linguística do Texto e do Discurso), interessando-se em particular pela Linguística Textual e pela Didática do Português.

Grupo G&T

Audria Leal é doutora em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa, especialidade em Teoria do Texto. Trabalha como investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), integrando a equipa do Grupo Gramática & Texto. Tem desenvolvido trabalhos na área da Linguística do Texto e do Discurso, na qual privilegia o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, da Linguística Aplicada ao ensino do português, da Semântica Enunciativa e da Semiótica Social com ênfase no quadro teórico e metodológico da Grammar of Visual Design (Kress & Van Leeuwen). É autora de vários artigos, em Portugal e no estrangeiro, em que analisa a relação entre a linguagem verbal e não verbal e o seu funcionamento nos textos multimodais.

Grupo G&T

Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e Colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe, da Aquisição da Linguagem e da Variação Linguística.

Grupo LiFE

Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe e aquisição de segunda língua. Tem participado em projetos nos seguintes domínios: sintaxe sincrónica e diacrónica do português; políticas linguísticas; aquisição/ensino do português língua materna e não materna; criação de materiais para o ensino de língua.

Grupo LiFE

Isabelle Simões Marques é Professora Auxiliar na Universidade Aberta. É Investigadora Doutorada do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e é Membro Associado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC). É doutorada em Linguística – Análise do Discurso (em cotutela com a Université Paris 8). Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação no âmbito dos estudos da Análise (Crítica) do Discurso, Sociolinguística, Didática das Línguas Estrangeiras, privilegiando igualmente os estudos sobre o plurilinguismo e as migrações.

Grupo G&T

Ana Sousa Martins é coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, um projeto em parceria com o Ministério da Educação, onde leciona Português como Língua Estrangeira (do nível A1 ao B2, predominantemente). É doutorada em Linguística pela Universidade do Porto. A sua investigação de Pós-Doutoramento, sobre processos de simplificação textual e leitura extensiva em português L2, financiada pela FCT. Presentemente, desenvolve investigação sobre a leitura extensiva e aquisição de vocabulário em português L2.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade NOVA de Lisboa, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Tem desenvolvido investigação em Semântica, no âmbito da qual tem apresentado comunicações e publicado artigos científicos, em particular nos domínios da modalidade, evidencialidade e tipologias verbais. Desenvolve atividade docente em cursos de formação de professores e de jornalismo e comunicação.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade de Lisboa, tem trabalhado na área da linguística histórica, com especial destaque para a diacronia da negação. Colaborou em vários projetos de investigação no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, tendo desempenhado tarefas de etiquetação morfossintática, anotação sintática de corpora, revisão de transcrição, tradução, entre outras.
Atualmente é investigadora no CLUNL, no grupo Gramática e Texto, desenvolvendo trabalho na área da linguística histórica.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística – Lexicologia, Lexicografia e Terminologia – pela Universidade NOVA de Lisboa e em Sciences et Techniques de L’information et de la Communication, Traitement de l’Information pela Université Savoie Mont Blanc em 2020 (em cotutela). Mestre em Linguística – Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade – pela Universidade NOVA de Lisboa e licenciada em Línguas e Comunicação pela Universidade do Algarve. Foi bolseira investigadora de doutoramento e colaboradora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) ao abrigo do programa Knowledge, Representation and Use (KRUse), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Integra, actualmente, o grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do CLUNL. A sua investigação centra-se na análise terminológica de corpora de especialidade com recurso a ferramentas semiautomáticas de processamento de texto para efeitos de mapeamento (in)formal do conhecimento, nomeadamente, no âmbito da e-Lexicografia e das ontologias.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo de Gramática & Texto. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, tem desenvolvido trabalhos de investigação centrados na descrição e didatização de géneros de texto. Presentemente, é professora tutora na Universidade Aberta (Introdução aos Estudos Linguísticos e Técnicas de Expressão e Comunicação I) e professora de Português na Escola Profissional de Artes,Tecnologias e Desporto.

Grupo G&T

Doutorada em Tradução e Terminologia pela Universidade NOVA de Lisboa. Colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, sendo atualmente bolseira ao abrigo da infraestrutura ELEXIS. Lexicógrafa, coordenadora do vocabulário ortográfico da língua portuguesa e do novo dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (ACL). Líder do projeto de revisão da norma ISO 1951:2007. Colaboradora da TEI Lex-0 – uma base de codificação para dados lexicográficos. Membro das CT 221 – Terminologia, Língua e Linguagens e da CT 025 – Grandezas e Unidades no Instituto Português da Qualidade (IPQ). As suas principais áreas de interesse incluem a lexicografia, terminologia, modelização de dados, TEI e humanidades digitais. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2015.

Grupo LLT

É professora auxiliar do Departamento de Humanidades e coordenadora do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, na Universidade Aberta, Lisboa. É membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e do Grupo de Investigação Pragmática. Discurso. Cognição (PraDiC) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Colabora em projetos de investigação no Laboratório de Educação à Distância e e-learning (LeaD). É doutorada em Linguística Portuguesa e desenvolve trabalho de investigação no âmbito dos estudos de pragmática, análise do discurso, retórica, epistolografia, privilegiando igualmente os estudos de comunicação mediada por computador, nomeadamente os efeitos sociais e linguísticos das tecnologias digitais.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística (área de especialidade: Psicolinguística) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH. Tem desenvolvido investigação em aquisição de diferentes tipos de pronomes e de orações relativas por crianças portuguesas, e mais recentemente na aquisição de português europeu como língua segunda/estrangeira. Tem participado em conferências e publicado artigos a nível nacional e internacional.

Grupo LiFE

Investigador do Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do CLUNL. Doutorado em Educação – Didátologia das Línguas-Culturas. Áreas de Investigação nucleares: Lexicografia, Lexiculturologia, Educação em Línguas-Culturas, Didática das Línguas-Culturas. Tem vindo a publicar textos de investigação em revistas científicas nacionais e internacionais e orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no domínio da Educação em Línguas-Culturas Maternas e Não Maternas.

Grupo LLT

Responsável pela área de Literacia em Saúde no VOH.CoLAB – Laboratório Colaborativo em Valor para a Saúde (https://vohcolab.org) – um laboratório publicamente financiado pelo Governo Português, cuja missão é ajudar pessoas e organizações a medir o valor em saúde. Em paralelo, é investigadora integrada do grupo LLT no NOVA CLUNL, doutorada em Linguística, na área de especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, desenvolve investigação teórica e metodologias aplicadas à gestão de terminologias para setores públicos ou empresariais. Participou no projeto “BDTT-AR – Criação da Base de dados Terminológica e Textual da Assembleia da República” (2005/2007 e 2009/2012), no projeto “Terminologia para o desenvolvimento da Administração pública em Angola – TERMAP-AO” (2014/2019). Foi professora convidada no Mestrado em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade na NOVA FCSH (2008/2017). Foi bolseira pós-doc do NOVA CLUNL em 2017/2019. Em paralelo, presta serviços de consultoria linguística, tradução, revisão e gestão de terminologia.

Grupo LLT

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, doutorou-se em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo e tem escrito artigos sobre o agir, a descrição dos géneros em vários patamares textuais, o papel do especialista, a argumentação e a escrita. Presentemente, colabora com o IPLuso.

Grupo G&T

É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística, na especialidade de Semântica, desenvolve investigação nesta área científica, participando em congressos e publicando artigos, nos âmbitos nacional e internacional.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa. Trabalhou em Shanghai, Macau e Lisboa, lecionando Língua Portuguesa, Língua Chinesa e Técnicas de Tradução. É atualmente docente da Universidade de Aveiro, da Universidade de Medicina Chinesa e do Centro Científico e Cultural de Macau. Tem-se dedicado à tradução e à investigação sobre as Línguas, Literaturas e Culturas da China e de Portugal, com uma longa lista de trabalhos publicados, que inclui dicionários, gramáticas, manuais de ensino, livros de temas literários e culturais e traduções de contos e novelas, sendo alguns deles premiados.

Grupo LLT

Não Doutorados Integrados

Ana Afonso licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016, tendo obtido o Prémio Mérito e Excelência para melhor licenciada. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é bolseira de doutoramento pela FCT (2021.08695.BD) em Linguística na NOVA FCSH.

Grupo G&T

Hélder Pande Alexandre nasceu a 9 de julho de 1987 no município do Cazenga, em Luanda, Angola. É mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade, pela NOVA FCSH (2015) e licenciado em Ciências da Educação, opção Ensino do Português, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda, 2013). Trabalhou durante dez anos como professor de Português no Ensino Secundário, em Luanda, e é atualmente docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, com a categoria de Assistente.

Grupo LLT

Doutoranda do curso de Linguística e Ensino de Língua na Universidade NOVA de Lisboa desde o ano letivo de 2016/17; é professora de Linguística Geral e Fonética e Fonologia de Português na Universidade Pedagógica em Moçambique. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino do Português na Universidade Pedagógica de Moçambique em 2009 e 2014.

Grupo LiFE

Bolseira da FCT (ref.: 2020.07501.BD), Bruna Bandeira é doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2017; licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela UFPE em 2015 e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição em 2007, foi professora substituta do Departamento de Letras da UFPE em 2017-2019. Atua na área de Linguística do Texto e do Discurso, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, com produção científica voltada para o ensino da Língua Portuguesa e foco nos conhecimentos linguísticos na perspetiva do interacionismo sociodiscursivo.

Grupo G&T

Estudante de Doutoramento em Linguística, membro do grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (LLT), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua tese enquadra-se na área da Semântica Lexical Computacional e da modelização do léxico, sob a orientação da Prof.ª Doutora Raquel Amaro e co-orientação da Prof.ª Doutora Sara Mendes. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Università degli Studi di Torino (Itália), concluiu o Mestrado em Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo integrado, ao abrigo do projeto LETRADU, o Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com o qual continua até hoje a colaborar. Atualmente é bolseira de investigação (FCSH/CLUNL/ UIDB/03213/2020 /1BI) no âmbito do projeto EXPRIMI.

Grupo LLT

Doutoranda na área de especialização de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela NOVA FCSH, sob a orientação da Professora Doutora Teresa Lino, do Professor Doutor William Martinez e da Professora Raquel Amaro. Mestre (na área de especialidade de Fonética e Fonologia) e licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro da equipa portuguesa no projeto do Dicionário Português Europeu – Árabe Padrão desde 2017. Foi bolseira de investigação em diversos projetos, Corpus de Fala Espontânea em Português Europeu (2006), no Projeto Portal da Língua Portuguesa (2006-2010) onde trabalhou na criação do dicionário de Gentílicos e Topónimos, no Projeto Vocabulário Ortográfico do Português (2009-2010) e no Projeto LUPo (2010-2013). Atualmente é colaboradora no LAPE 4004 na avaliação e aplicação de exames CAPLE.

Grupo LLT

Bruna Bragança possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Recentemente, foi bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Atualmente é bolseira FCT de Doutoramento em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Grupo LiFE

Pedro Caeiro licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003. Passou depois dois anos enquanto professor assistente do Instituto Camões na University of Toronto, no Canadá, onde ensinou Composição e Prática Oral e Estilística e Sintaxe. Seguiram-se dez anos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde deu aulas de Língua e Cultura Portuguesa aos níveis A1 a C1. Está desde 2015 no Instituto Português do Oriente, em Macau, onde ensina português para fins gerais e específicos. De 2005 à atualidade, tem também desempenhado funções como examinador para o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira. Encontra-se neste momento a realizar o Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, com uma tese intitulada “O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos”.

Grupo LiFE

Vanessa Cardoso Egrejas é Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Espanhol Língua Estrangeira, na Universidade NOVA FCSH / Universidade Aberta.
É docente assistente convidada de Espanhol Língua Estrangeira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria. Tem uma Pós-graduação em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, pela Universitat Rovira i Virgili, de Barcelona, e é licenciada em Design de Interiores, pelo IADE. Desde 2011 tem exercido funções docentes de Espanhol Língua Estrangeira em diversas instituições do ensino secundário regular e profissional, tanto no nível IV, como no nível V. Desenvolve investigação na área de didática das línguas estrangeiras, linguística, análise de corpus com ferramentas semi-automáticas e aquisição de segunda língua.

Grupo LLT

Licenciado em Tradução pela NOVA FCSH e Pós-graduado em Globalização, Diplomacia e Segurança pela NOVA FCSH em parceria com o IUM. Atualmente é mestrando em Ciências da Linguagem com especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais com especialização em Relações Internacionais, ambos na NOVA FCSH. A sua tese, a ser iniciada no próximo ano letivo, incidirá em questões terminológicas no ramo das Ciências Militares.

Grupo LLT

Tatiana Cavalcanti é licenciada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Brasil) e Mestre em Ciências da Linguagem, pela mesma Universidade. É terapeuta clínica especializada em Distúrbios da Fluência e coordenou durante onze anos o GEAG – Grupo de Estudos e Atendimento à Gagueira na Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência como professora convidada na lecionação de disciplinas de Aquisição de Linguagem, Distúrbios de Linguagem e Técnicas de Oratória, Dicção e Expressão Oral. É doutoranda no curso de Linguística na NOVA FCSH, especialidade de Psicolinguística, com o projeto “A gaguez como um distúrbio de linguagem: análise prosódica das palavras gaguejadas por crianças falantes do português europeu e português brasileiro”.

Grupo LiFE

Cristina Clemente é Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Francês Língua Estrangeira, na Universidade NOVA FCSH / Universidade Aberta. É docente de Francês na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e no ILNOVA Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa. Possui uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um Mestrado em ensino de Línguas Estrangeiras pela FCSH Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções docentes de Francês Língua Estrangeira em diversas instituições. Efectua também trabalhos de revisão linguística para empresas e editoras. Desenvolve investigação na área da Didática das línguas estrangeiras, ensino de Francês LE, TIC na educação e sobre a implementação da aula invertida no ensino superior.

Grupo LLT

Bolseira de Doutoramento em Linguística (ramo da Psicolinguística), no âmbito do Programa KRUSE (PD/BD/128136/2016), sob a orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu o Mestrado em Ciências da Fala e da Audição na Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Terapia da Fala na mesma instituição. Tem trabalhado como terapeuta da fala, intervindo maioritariamente em perturbações da fala, linguagem e comunicação em crianças, sendo as suas áreas de interesse a aquisição e perturbações da linguagem. Encontra-se a desenvolver a sua tese sob o tema: “Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”.

Grupo LiFE

Licenciatura em Linguística na NOVA FCSH em 2000. Ramo de Formação Educacional em Português LM e LNM na NOVA FCSH em 2004. Mestrado em Gestão de Sistemas em e-Learning na NOVA FCSH em 2012. Docente de português língua estrangeira na NOVA FCSH desde 2004 e na NOVA SBE desde 2015. Participação em vários projetos: CIPM, Corpus Informatizado do Português Medieval; ALME – LINGUA 1.3 ALME; ONENESS – On-line less used and less taught language course project; DLPM – Dicionário da Língua Portuguesa Medieval; DTAAPFOL – Dicionário de termos de aquisição e aprendizagem do português para falantes de outras línguas.

Grupo LiFE

Patrícia Dominguez é licenciada em Filologia pela Universitat de Barcelona e atualmente encontra-se a desenvolver a investigação doutoral no campo da Lingüística do Texto e do Discurso.

Grupo G&T

Ana Rita Faustino é assistente convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e doutoranda do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Em 2011, obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada “A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição de língua segunda e didáctica das línguas estrangeiras. Em 2013, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/ Gulbenkian com a obra de literatura infantil “O Cotão Simão”.

Grupo LiFE

Licenciada em Tradução em 2019 pela NOVA FCSH.  É Mestranda em Ciências da Linguagem na área de especialização em Consultoria e Revisão Linguística, pela mesma faculdade, e está a realizar a dissertação, sob a orientação da Professora Doutora Maria Sousa Lobo e coorientação da Professora Doutora Joana Teixeira. Foi bolseira de investigação (FCSH/CLUNL/UIDB/03213/2020/1BI) no grupo de Linguística Formal e Experimental do Centro de Linguística da NOVA.

Grupo LiFE

Miguel Romão Fernández é aluno finalista da licenciatura em Design de Videojogos na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona. Tendo como principais interesses Game Design, programação de sistemas de jogo e inteligência artificial, colaborou no HEI-Lab – Digital Human-Enviroment Interaction Lab (ULusófona) e participou no projeto “Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva” (ULusófona). Atualmente, é bolseiro de investigação no âmbito do projeto “Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual“.

Grupo LLT 

Professor Assistente no Departamento de Línguas e Literaturas em Língua Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (Angola) e investigador no CLUNL. É Licenciado em Ciências de Educação, na especialidade de Linguística/Francês, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutorando em Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação no domínio do Ensino das Línguas Materna e Estrangeira. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se, em particular, pelo ensino de escrita através dos géneros de texto.

Grupo G&T

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1985) pela NOVA FCSH; foi professora de Língua e Cultura Portuguesas no Instituto Espanhol de Lisboa (1985-1989); Investigadora do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (1990-1995); Copywriter na Agência Leo Burnet (1995-2000) e guionista para várias produtoras (2000-2012). Enquanto tradutora colabora regularmente com várias instituições e editoras nacionais. É aluna do curso de doutoramento “Tradução e Terminologia” (NOVA e Universidade de Aveiro), estando a desenvolver o trabalho de tese sobre unidades terminológicas em texto literário.

Grupo LLT

Mário Gouveia é historiador e linguista. É licenciado em Estudos Clássicos pela FLUL e mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. É pós-graduado em Português como Língua Segunda e Estrangeira pela NOVA FCSH. Desempenhou funções como assistente no Departamento de História desta instituição, aí lecionando cadeiras de História e Arqueologia. Foi distinguido com o Prémio Mérito e Excelência 2019/2020 – Melhores Mestres pela dissertação “O pretérito perfeito passivo, do latim ao português. Estudo de caso a partir do género epigráfico”, realizada sob a orientação da professora doutora Maria Teresa Brocardo. Frequenta o doutoramento em Linguística na NOVA FCSH, no âmbito do qual desenvolve investigação sobre verbo, tempo e aspeto, numa perspetiva histórica e diacrónica, a partir de textos latinos. Como investigador do grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, os seus focos de interesse são a Linguística Histórica e a Linguística Latina.

Grupo G&T

Wenjun Gu, doutoranda em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa; mestre em Língua e Literatura Europeias pela Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai (SISU); licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela mesma universidade. Desde 2012, é docente de português para falantes nativos de chinês na SISU.

Grupo LiFE

Mestrado em Ciências da Linguagem – Psicolinguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A frequentar o curso de Doutoramento em Psicolinguística na Universidade NOVA de Lisboa sob orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como foco a nível de investigação a realização de trabalhos sobre as propriedades do pronome nulo na Variedade Angolana do Português, interpretação e processamento.

Grupo LiFE

Estudante de Doutoramento em Linguística, membro do grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (LLT), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Está a desenvolver a sua tese sobre a terminologia do setor aduaneiro angolano, sob orientação da Professora Doutora Rute Costa. Possui Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Licenciada em Línguas, Literatura e Administração, pela Universidade Católica de Angola, Faculdade de Ciências Humanas. Atualmente é bolseira de investigação (2020-1-CZ01-KA226-HE-094363) no âmbito do Projeto HUGOD – Humanities Going Digital.

Grupo LLT

Professora Auxiliar (Universidade Óscar Ribas). Estudos Avançados em Linguística, especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (NOVA FCSH, 2016); Mestre em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade (NOVA FCSH, 2015); Licenciada em Línguas e Literatura (FCH-UCAN, 2012).

Grupo LLT

 

Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Português Língua Estrangeira, na Universidade Aberta / NOVA FCSH.
Mestre em Linguística, na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela NOVA FCSH. Licenciada em Linguística, com o Ramo de Formação Educacional em Português Língua Materna e Não Materna na mesma Faculdade. Desde 1999 tem exercido funções docentes de Português Língua Estrangeira na NOVA FCSH. Representante do LAPE 4004 na avaliação e aplicação de exames CAPLE. Colaborou em projetos de investigação do Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Atualmente integra a equipa portuguesa de elaboração do “Dicionário Português-Árabe”, em colaboração com o Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade de Rabat. Tem exercido funções docentes de português língua materna e não materna (PLNM e PPT) no ensino básico e secundário.

Grupo LLT

Esmeralda Leong exerceu funções de tradutora voluntária de excertos e obras literárias estrangeiras. Também se dedicou à produção de contos e romances publicados em suporte digital, em diversas plataformas, sob múltiplos pseudónimos. Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Iniciação à Investigação para construir um glossário de Psicolinguística.

Grupo LLT

Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong em 2017, e concluiu em 2021 o mestrado na área de especialidade de Sintaxe e Aquisição de Língua Não Materna na Universidade de Lisboa. É doutoranda em Linguística Geral na NOVA FCSH. Os seus interesses de investigação incluem áreas de sintaxe, processamento linguístico e aquisição de língua não materna. É beneficiária da Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) com a referência UI/BD/152815/2022.

Grupo LiFE

Doutoranda em Linguística, na área de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela NOVA FCSH. A pesquisa que se propõe desenvolver, sob orientação da Prof. Raquel Amaro e da Professora Amália Mendes, tem como objetivo o estudo da neologia semântica resultante do uso metafórico de unidades linguísticas no contexto do discurso natural. A identificação de metáforas assume-se, pois, como primeiro passo com vista à delimitação de usos metafóricos que dão origem a novos sentidos de uma unidade linguística.
Foi docente (2005-2011) na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola. Lecionou Teoria da Tradução, no curso de Línguas, Literaturas e Administração.
Mestre em Estudos Anglísticos (especialização em Estudos de Tradução) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Leipzig – Alemanha.

Grupo LLT

Pós-graduação em ensino da Língua Portuguesa – ISCED – Luanda. Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Doutoranda na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola. Membro do Conselho Científico da Universidade Católica de Angola.

Grupo LLT

Mingshuang Lu completou o Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês na Universidade do Minho (2014-2016) com uma dissertação intitulada “O ensino-aprendizagem de português na China e de chinês em Portugal. Estudo comparativo ao nível da licenciatura”. Atualmente, é aluna de doutoramento em Tradução e Terminologia na Universidade NOVA de Lisboa (programa em parceria com a Universidade de Aveiro), e encontra-se a desenvolver uma tese intitulada “Géneros da esfera jornalística: estudo comparativo entre o chinês e o português”, sob a orientação científica da Professora Matilde Gonçalves e da Professora Wang Suoying. A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

Miguel Magalhães é doutorando em Linguística do Texto e do Discurso e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse. Participou em diversos projetos de I&D e publicou vários artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente, tem como principais áreas de investigação a análise textual, “text mining” e categorização. Colabora, também, como professor de português língua estrangeira na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/IMS) – Níveis A1 a C2.

Grupo G&T

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e coordenadora do Serviço Social da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA). É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Em 2008 e 2009, mediante convite do Gabinete da Ministra da Saúde, prestou assessoria técnica na área do serviço social na saúde à Assessora da  Ministra, coordenadora do grupo de trabalho “Estudo e Análise sobre os Serviços Sociais nas Unidades do SNS”. Desenvolve investigação em Terminologia na regulação do Serviço Social na Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Grupo LLT

Doutoranda em Linguística na Universidade NOVA de Lisboa, com foco na pronúncia de falantes nativos em alunos avançados em inglês. Atualmente, é professora de Inglês como Língua Estrangeira na mesma universidade, tendo trabalho anteriormente no British Council em Lisboa, em ensino de inglês e elaboração de materiais de ensino para vários produtos do instituto.

Grupo LiFE

João de Matos é professor de PLE e bolseiro de doutoramento em Linguística (Psicolinguística) na NOVA FCSH (UI/BD/152814/2022). Completou o Mestrado em Ciências da Linguagem (Linguística) na Universidade NOVA de Lisboa em outubro de 2020 com uma dissertação no domínio da Psicolinguística Experimental sobre o processamento dos traços do género do Português Europeu orientada pelas professoras Susana Correia e Matilde Gonçalves. Em 2021, a sua dissertação foi galardoada com o “Prémio Igualdade de Género e Diversidade NOVA FCSH 2020-2021” e o “Prémio de Investigação APL / Maria Helena Mira Mateus 2021”. Os seus principais domínios de investigação são a Psicolinguística Experimental e Processamento Linguístico. Atualmente, o seu principal foco de investigação diz respeito à interação que se estabelece entre Género, Linguagem e Cognição Humana.

Grupo LiFE

Joana Miguel é Terapeuta da Fala desde 2006, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, especializada em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente é doutoranda em Psicolinguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua prática profissional está relacionada com a população infanto-juvenil com perturbações do Neurodesenvolvimento. É diretora clínica do CAIDI (Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil), com funções de coordenação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Interesses de pesquisa: processamento de linguagem, leitura e escrita.

Grupo LiFE

Bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/78609/2011) entre outubro de 2012 e outubro de 2016, sob orientação científica da Professora Doutora Ana Madeira e coorientação da Professora Doutora Ana Castro. Posição atual: Técnico Superior no Camões I.P., desde dezembro de 2016, desenvolve ferramenta online de Avaliação do Português como Língua Segunda/Estrangeira e análise estatística usando modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Áreas de interesse: Aquisição de Língua Segunda, R (linguagem de programação), Visualização de Dados.

Grupo LiFE

Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Francês, Língua Estrangeira, na NOVA FCSH / Universidade Aberta. Mestre em Estudos Românicos – Textos e Contextos pela NOVA FCSH (2006-2009) e licenciada no Ramo Educacional em Línguas e Literaturas Modernas variantes estudos portugueses e franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1996-2001). Foi professora convidada no Instituto Politécnico de Tomar (2011-2015) e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (2005-2007). Foi professora de Francês na Alliance Française de Santarém (2012-2014). É atualmente professora de Francês e de Português na Escola Profissional do Vale do Tejo em Santarém.

Grupo LLT

Licenciada em Ciências da Linguagem na NOVA FCSH, é aluna do mestrado em Ciências da Linguagem, na área de especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade. Recebeu como prémios o diploma de melhor aluna do 1º ano de Licenciatura e o diploma de Melhores Licenciados – Prémio de Mérito e Excelência. Fez uma publicação de um trabalho em Práticas Textuais 18|19, que consistiu numa análise textual da reportagem “A alma dos bichos” da revista Visão: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/pr_ticas_textuais_18_19. Participou num projeto de investigação como tarefeira de glossário de African European Narratives 2020, sob a direção da Professora Rute Costa – http://africaneuropeanarratives.eu/en/glossary.

Grupo LLT

Doutoranda em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa (NOVA FCSH). É Mestre em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela mesma Faculdade e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola. Sendo jornalista de profissão, as suas investigações centram-se essencialmente nas questões ligadas à terminologia dos média e no desenvolvimento de recursos terminológicos que venham melhorar a comunicação destes com o público.

Grupo LLT

Ronan Pereira é Mestre em Ciências da Linguagem e doutorando em Linguística – Psicolinguística. Atua profissionalmente como professor de línguas (inglês e espanhol) há mais de oito anos em aulas presenciais e online para adultos. Dentre os cursos realizados encontram-se o CELTA e a pós-graduação em Metodologia do Ensino, bem como cursos de curta duração relacionados com idiomas e educação. Realiza investigações no âmbito da aquisição da linguagem e da dialetologia, especialmente no âmbito da aquisição de L2 e de D2.

Grupo LiFE

Fineza Pinto Marimba é Bacharel em Ciências da Educação, opção Ensino do Português, pela Universidade Agostinho Neto. Mestre em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolveu a sua Dissertação de Mestrado em Aquisição de Português Língua Segunda (Português de Angola) e foi distinguida com o Prémio de Mérito e Excelência 2015/2016 – Melhores Mestres. É doutoranda em Linguística, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e pretende desenvolver, no âmbito do doutoramento, estudos sobre a inovação lexical no português de Angola. É professora de português no Ensino Secundário desde 2011, em Angola. Para além da docência, desempenhou as funções de Chefe do Departamento de Educação Pré-escolar e Ensino Primário do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE) e, mais recentemente, de Consultora do Provedor de Justiça de Angola.

Grupo LLT

Bolseira de Doutoramento em Linguística (2020.05419.BD), área de especialização em Linguística Histórica, Maria Ribeiro desenvolve o seu projeto de investigação sobre a distinção “ser/estar” em Português Medieval, sob a orientação das professoras Maria Teresa Brocardo e Clara Nunes Correia. Maria Ribeiro licenciou-se em Filosofia pela FLUL e é Mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. É, também, colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto”.

Grupo G&T

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da Teoria do Texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.

Grupo G&T

Nasceu em Luanda aos 25 de Abril de 1975. É funcionária pública do Secretariado do Conselho de Ministros de Angola há mais de 10 anos, atualmente com a função de Assistente Principal no Gabinete de Recursos Humanos e é membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.
Doutoranda em Linguística na especialidade em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, Mestre em Sociologia do Crime Violência e Segurança Interna, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia.

Grupo LLT

Mestre em Ciências da Linguagem, área de especialização em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, em 2020, pela NOVA FCSH, tendo elaborado uma dissertação com o título “Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributo para o diagnóstico em Terapia da Fala”, sob orientação das Professoras Susana Correia e Ana Castro.
É licenciada em Terapia da Fala, pelo IPS-ESS, tendo concluído em 2018.

Grupo LiFE

Professora Convidada no Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste, e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). É doutoranda em Linguística na FCSH NOVA, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação em aquisição de L2 numa perspetiva generativa e nas implicações que fenómenos como a transferência da L1 têm para o ensino da L2, centrando a sua atenção especificamente em Timor-Leste. Para além da sua investigação, foi docente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2004-2006), na University of Manchester, Reino Unido (2007-2009) e na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal (2010-2011). Colaborou com o Ministério da Educação de Timor-Leste na conceção do Currículo Nacional para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2013-2016), tendo produzido materiais para uma biliteracia em tétum e em português, como um “transfer primer”, dicionários escolares bilingues ilustrados, gramáticas escolares, livros de imagens, antologias de textos e outros materiais bilingues. Tem também vindo a produzir materiais para o ensino de português L2 para fins específicos em Timor-Leste, nomeadamente na área jurídica.

Grupo LiFE

Mestranda em Ciências da Linguagem com especialização em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade na NOVA FCSH. Interessa-se sobretudo por questões relacionadas com Terminologia, Linguística de Corpus, Linguística Computacional, Lexicologia e Lexicografia. Em 2018 recebeu uma bolsa para participar na Escola de Formação sobre “Optical Character Recognition and Text Encoding for the production of ELTeC contributions”, que decorreu na Universidade de Würzburg, e uma bolsa para a Formação “Methods and tools of distant reading adapted to multiple European languages”, que decorreu na National University of Ireland, ambas organizadas pela Ação COST CA 16204 “Distant Reading for European Literary History”. Colaborou como bolseira para o projeto “Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading” no CLUNL sob a orientação da Professora Doutora Raquel Amaro. Atualmente está a desenvolver a sua tese sobre a organização conceptual do setor cosmético sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa. Iniciou recentemente um estágio em Comunicação Técnica na Bosch Security Systems, em Ovar.

Grupo LLT 

Doutorando em Linguística e Ensino de Língua pela Universidade NOVA de Lisboa, mestre em Estudos da Linguagem, linha de linguagem e tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, licenciado em Letras, português e espanhol, pela Universidade Federal do Paraná. Tem atuado profissionalmente nas áreas do ensino da língua e edição e produção de materiais didáticos, impressos e digitais. Atualmente, desenvolve o seu projeto de investigação em aquisição de escrita em manuais didáticos de português L2.

Grupo LiFE

Ana Sofia Souto é Mestre em Ciências da Linguagem e Licenciada em Estudos Portugueses pela NOVA FCSH, onde foi agraciada com os prémios “Mérito e Excelência Melhores Mestres” e “Mérito e Excelência Melhores Licenciados”. Representou Portugal na XVI Edição do Programa “Jóvenes Líderes Iberoamericanos” em Madrid, Espanha. Desde outubro de 2020 colabora com a organização “Serviço Jesuíta aos Refugiados – Portugal”, onde desempenha a função de professora voluntária de português nível A1. Bolseira da FCT (ref.: 2021.04523.BD), é atualmente doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso na NOVA FCSH. No âmbito do Doutoramento, cofundou o Grupo de Discussão “Entre Textos: Diálogos Transatlânticos em Linguística do Texto e do Discurso”, que decorre desde março de 2021 e reúne regularmente Professores, investigadores e estudantes dos dois lados do Atlântico em torno de questões textuais e discursivas.

Grupo G&T

Gabriela Tavares licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos portugueses, pela Universidade Aberta, e concluiu o mestrado em Português L2/LE, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi professora de PLE em diversas instituições na Hungria, colaborando atualmente com o Centro de Investigação e Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade Corvinus de Budapeste e também com o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Budapeste. É doutoranda no curso de Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (NOVA FCSH/Universidade Aberta) com o projeto “Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2020.05740.BD).

Grupo LiFE

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e Mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa é doutorando em Linguística, especialidade Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa onde está a trabalhar no projeto de uma proposta de dicionário escolar bilingue, Português – Ngangela, sob orientação da Professora Doutora Raquel Amaro e da Professora Doutora Teresa Lino.

Grupo LLT

Doutoranda em Linguística (Psicolinguística), foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113973/2015). Desenvolve o seu trabalho na área da aquisição de pronomes clíticos por crianças bilingues e bidialetais, sob orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu em 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Ciências da Linguagem e, em 2014, o Mestrado em Linguística. Entre 2011-2015 foi Bolseira de Investigação no CLUNL no âmbito do Projeto Estratégico [PEst-OE/LIN/UI3213/2014] e integrou também a equipa do Projeto “Fatores sintáticos e lexicais na complexidade do processamento” [PTDC/CLE-LIN/114212/2009].

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LiFE

Yolanda Xavier é doutoranda em Linguística, área de especialidade em Psicolinguística (bolsa FCT 2022.13977.BD). Concluiu a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Didática do Inglês, uma colaboração entre a NOVA FCSH e a Universidade Aberta. Foi professora de inglês em vários centros na zona de Lisboa e tradutora técnica de português e inglês para russo. O trabalho que pretende desenvolver no Doutoramento estuda os efeitos da pronúncia nos estereótipos e preconceitos linguísticos. Principais áreas de interesse: Aquisição de Segunda Língua, Fonética e Fonologia, Estereótipos Linguísticos.

Grupo LiFE

Colaboradores - Doutorados

Doutorada em Linguística (Terminologia). Professora do ensino superior desde 1995 e no  Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP) desde 1999. Coordena o Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP desde 2004. Investigadora no CLUNL (Universidade NOVA de Lisboa) e no CEOS.PP (ISCAP-IPP). Membro da Comissão Editorial da revista “Current Trends in Translation Teaching and Learning“. Presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Federation of Societies of Technical Communication in Europe.

Grupo LLT

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991. A sua atividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além desta, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística. Pós-Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Professora Adjunta no Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFLETRAS. Desenvolve docência e investigação nos seguintes campos: gramática e ensino da língua portuguesa; alfabetização e escrita; variação linguística e ensino.

Grupo G&T

Martin Becker é professor titular de linguística românica na Universidade de Colónia (desde 2009). Estudou história, filologia românica e ciências da educação nas universidades de Colónia,  Salamanca, Clermont-Ferrand e Fortaleza. Os seus interesses de pesquisa incluem áreas tão diversas como “modalidade e modo”, “tempo e aspeto”, “análise do discurso”, “teoria da mudança linguística” e “história do pensamento linguístico”.

Grupo G&T

Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigador no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Presidente do Conseil Européen pour les Langues / European Language Council. Desenvolve docência e investigação em lexicologia, terminologia, políticas linguísticas e ensino de línguas. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: terminologia multilingue, multilinguismo, comunicação intercultural e diversidade linguística.

Grupo LLT

Formada em Letras. Doutora e Mestre em Educação. Pós-doutorado em Linguística Aplicada (Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Université de Genève). Foi professora visitante na Université Bordeaux Montaigne. Atua na Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-graduação em Linguística e Mestrado Profissional em Letras). É líder do GEPLA. Pesquisadora do CNPq. Foco das pesquisas: Ensino e Aprendizagem, Formação de professores de línguas e Letramento professoral. Uma das autoras do Documento Curricular Referencial do Ceará e formação de professores. É membro da Direção da AILP e da ANPOLL (GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da LA).

Grupo G&T

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Grupo G&T

Célia Regina dos Santos Lopes é Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Os seus interesses de ensino e pesquisa são Sociolinguística Histórica e Processos de gramaticalização no sistema pronominal do português brasileiro. Em 2018, publicou, no Brasil, o livro “Mudança Sintática das Classes de Palavra: Perspectiva Funcionalista” lançado pela Editora  Contexto (co-editado com Ataliba Castilho). Outras publicações recentes incluem dois capítulos publicados no livro “The Handbook of Portuguese Linguistics” lançado pela Wiley-Blackwell (“History and Current Setting” and “Main Morphosyntactic Changes and Grammaticalization”).

Grupo G&T

Professora catedrática da Faculdade de Filosofia da Universidade de Ljubljana, Eslovénia, onde desenvolve o trabalho de investigação e docência em temas de sintaxe espanhola (nomeadamente sobre tempo e aspeto verbal), espanhol de América, estudos contrastivos de espanhol, português e esloveno, aspetos teóricos e práticos de interpretação de conferências e tradução. Tem orientado teses de doutoramento e de mestrado, publicado dicionários bilingues esloveno-espanhol, artigos científicos e monografias no domínio da sua especialidade, participado em congressos internacionais, projetos europeus e nacionais e trabalhado como professora visitante em diferentes universidades estrangeiras. É editora da revista científica “Verba Hispanica”.

Grupo G&T

Professora Associada com agregação do departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. É investigadora do CEHUM, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e as principais áreas de investigação são a análise dos discursos, com especial destaque para os discursos políticos, jornalísticos e os discursos orais do quotidiano.
Doutorada, em 2000, em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela universidade do Minho, tem participado, como coordenadora e como membro da equipa, em projetos de investigação nestas áreas, tem orientado trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, e tem trabalhos em publicações nacionais e internacionais.

Grupo G&T

É doutorada em linguística, especialidade em teoria do texto, pela Universidade NOVA de Lisboa. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística (Psicolinguística), desenvolveu a sua tese na área da aquisição da linguagem em crianças surdas com implante coclear. Concluiu a licenciatura em Ciências da Linguagem – Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Ciências Cognitivas pela Faculdade de Psicologia da mesma Universidade. Foi bolseira investigadora em vários projetos de investigação em Linguística, nomeadamente relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (oral e gestual) e com a aquisição bilingue bimodal em crianças surdas com e sem implante(s) coclear(es), sendo estas as suas principais áreas de interesse. Foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105763/2014).

Grupo LiFE

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Línguas e Culturas). Doutorado em Linguística (Semântica) pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2005), tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da semântica numa perspetiva enunciativa (particularmente no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas). Outras áreas de investigação: tradução, linguística aplicada.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), tendo desenvolvido a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Mestre em Linguística pela Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

Grupo G&T

 

Isabel Muniz-Lima é graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e possui Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC). Realiza traduções simultâneas português-francês, tendo atuado em evento internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). É membro do grupo de pesquisa Protexto e atua como editora assistente no periódico “Entrepalavras”. Doutorada em co-tutela pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC/CAPES) e pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), com interesse em Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Grupo G&T

É doutorada em Linguística (Portuguesa e Espanhola) pela Universidade de Ljubljana, Eslovénia. É leitora da língua e cultura portuguesas no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Ljubljana e desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística e Tradução Literária, prioritariamente centrada nas línguas português, espanhol e esloveno. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português, nomeadamente sobre tempo e aspeto, em contraste com a língua eslovena. Tem publicado vários artigos científicos.

Grupo G&T

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Grupo G&T

Alexandra Ruivo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Inglês pela Universidade de Coimbra. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1986, pertence ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, onde exerceu três mandatos na gestão escolar. Doutoranda de Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global na Universidade NOVA de Lisboa em associação com a Universidade Aberta, desenvolve investigação em didática da língua materna, particularmente na área do ensino de poesia, sob orientação científica da Professora Doutora Antónia Coutinho.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

Grupo G&T

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade NOVA de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.

Grupo LiFE

Professor auxiliar na Universidade Aberta (Departamento de Humanidades) e investigador no CELGA-ILTEC. É doutorado em Linguística Portuguesa e desenvolve investigação no seio do grupo Discurso e Práticas Académicas Discursivas, do CELGA-ILTEC. A sua pesquisa mais recente tem incidido nos seguintes temas: classificações textuais, planos de texto, géneros do discurso académico (tese de doutoramento, dissertação de mestrado, entre outros). Adota um quadro teórico compósito, colhendo contributos da Linguística Textual, da escola francesa de Análise do Discurso, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos “Genre Studies”.

Grupo G&T

 

Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade do Porto e colaboradora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa. Durante o seu doutoramento, foi investigadora visitante na Universidade de Edimburgo. Desenvolve investigação em aquisição de língua não materna (L2) numa perspetiva generativista, sintaxe comparada e ensino da gramática em L2. O seu trabalho tem tido como foco o inglês e línguas românicas, em particular o português europeu. Tem participado em projetos de investigação financiados nos seguintes domínios: aquisição de L2, corpora de aprendizagem e ensino de L2.

Grupo LiFE

Doutorado em Didática das Línguas, com especialização em Francês Língua Estrangeira, na NOVA FCSH / UA, possui Mestrado em Ensino do Português e do Espanhol obtido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor de Língua Espanhola na Universidade Lusíada de Lisboa, leitor na NOVA FCSH e professor de Português no Ensino Básico e Secundário. Desenvolve investigação na área de didática das línguas estrangeiras, linguística, ensino do vocabulário e aquisição de terceira língua.

Grupo LLT

Colaboradores - Não Doutorados

Ana Cabral formou-se em tradução inglesa e alemã pela NOVA FCSH em 1993. Mais tarde, completou uma pós-graduação em Tradução e uma segunda em Edição e Revisão de Texto. Desde 2003, é instrutora acreditada pelo CCPFC para Técnicas de Tradução e, desde 2020, formadora acreditada pelo Conselho da UE. Como tradutora freelance a tempo inteiro, revisora e consultora linguística, colaborou com agências de tradução alemãs e britânicas durante 26 anos, principalmente em assuntos técnicos e relacionados com a medicina. Automotivada e entusiasta da Terminologia e Normalização, é delegada portuguesa na ISO TC37 / SC5 desde 2016 e no IPQ CT221. Desde 2019, trabalha como linguista / tradutora na Unidade Portuguesa do Conselho da UE, em Bruxelas.

Grupo LLT

Professora de língua portuguesa no Instituto Español “Giner de los Ríos” de Lisboa e investigadora no CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição da linguagem bilingue  (português/castelhano).

Grupo LiFE

Licenciatura em Filologia Românica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa; D.E.A. em Didactologie des Langues-Cultures, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Professora aposentada do Ensino Secundário, também ensinou no Lycée International de Saint-Germain-en-Laye e foi leitora de Português na Université d’Avignon. Foi assistente convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, onde lecionou Didática do Português Língua Materna e Língua estrangeira/ Língua Segunda e outras disciplinas. Participou em vários projetos europeus na área das línguas e da formação de professores de línguas-culturas. Foi editora da revista “Referências-Ressources” da Associação Portuguesa de Professores de Francês. Tem sido colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LLT

Doutoranda do curso Interuniversitário em Comunicação pela Universidade de Sevilha, na Linha de Investigação de Publicidade e Relações Públicas. Mestre em Linguística na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela NOVA FCSH. Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, pela Universidade da Madeira.
Desde 2001, já exerceu diversas funções relacionadas com a área da Comunicação, nomeadamente como jornalista em diferentes órgãos de comunicação social – Diário de Notícias da Madeira, Rádio TSF Madeira e Correio da Venezuela (onde foi tradutora, correspondente e coordenadora) – e assessora de imprensa e de comunicação em diversos organismos do Governo da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente Vice-Presidência, Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, IDE, IHM e Direção Regional dos Assuntos Europeus, onde exerce atualmente a sua atividade. Lecionou um curso de Verão de Português para Estrangeiros, como professora assistente convidada da Universidade da Madeira e tem exercido funções de formadora na Escola Profissional Cristóvão Colombo de várias disciplinas, nomeadamente de Português, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Membro do Sistema de Información Científica de Andalucía (SICA), na vertente de Pesquisa Internacional de Publicidade, Comunicação e Marketing-mix.

Grupo LLT

Catele C. Jeremias, Mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É titular de um diploma de pós-graduação em Administração e Gestão de Escolas pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Atualmente, é doutorando em Linguística na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa onde está a trabalhar no projeto sobre a elaboração de uma proposta de Dicionário Bilingue Português – Cokwe, sob orientação da Professora Doutora Maria Teresa Lino.

Grupo LLT

Professora de Português do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. Licenciou-se em Artes e Humanidades com major em Literatura e Cultura Portuguesas e com minor em Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, e é Mestre em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela NOVA FCSH. Integrou a equipa portuguesa no projeto do «Dicionário Português Europeu-Árabe Padrão» em colaboração com o Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade Mohammed V – Rabat.

Grupo LLT

Sandro Loupa licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa em 2018 e concluiu mestrado em Ciências da Linguagem com especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade na mesma faculdade. Para a sua componente não-letiva realizou um estágio na empresa Priberam, na divisão pertencente ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em 2020-2021. O seu relatório de estágio tem orientação científica da Professora Doutora Rute Costa e tem como tema o tratamento lexicográfico de termos relacionados com a COVID-19 onde, além de expor todas as atividades realizadas no âmbito do estágio, contrasta a atividade lexicográfica e a atividade terminológica. Colaborou no projeto Monitor Corpora como bolseiro de investigação através do programa “Verão com Ciência” da FCT .

Grupo LLT

Estudou Filologia Românica, Alemão como língua estrangeira e Etnologia Europeia pela Ludwig-Maximilians Universidade (Alemanha). Mestre em Linguística (Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade) e licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente é professora de língua alemã e de linguística alemã.

Grupo LLT

É professora de português do ensino secundário e formadora do centro de formação Novafoco. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é Mestre em Linguística – Linguística Aplicada, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente, encontra-se a redigir a tese de doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso intitulada “Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta”, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. É colaboradora do CLUNL, integrando o Grupo Gramática & Texto.

Grupo G&T

Carolina Santos Silva, nascida no ano 2000, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica na NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), iniciado em 2018 e a finalizar em 2023. Assistiu em atividades letivas enquanto voluntária, durante um ano, a crianças do 2º e 3º ciclos. Admitida em programa de mobilidade Erasmus para a Université Libre de Bruxelles, a começar em Setembro 2021. Bom domínio das línguas portuguesa e inglesa, entusiasta de fotografia e cativada por viagem e experiência cultural.

Grupo LLT

Elinaldo Silva é Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/Brasil. É mestre em Linguística também pela Universidade Federal do Ceará. Tem especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professor no Curso de Letras da Faculdade do Maranhão/FACAM e professor da rede estadual de ensino do Maranhão. Foi Pró-Reitor de Ensino do Instituto Estadual de Educação do Maranhão/IEMA de 2015 a 2017 e Diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA de 2017 a 2021, além de bolsista/pesquisador do Programa de Formação de Docentes da Universidade Federal do Maranhão e bolsista do Ministério da Educação do Brasil. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada/GEPLA do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e colaborador do Grupo Gramática e Texto/G&T da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de estudo e pesquisa inserem-se na área de Linguística Aplicada atuando, principalmente, sobre ensino de língua portuguesa, produção escrita e formação inicial e continuada de professores.

Grupo G&T