Colaboradores - Doutorados

Ana Margarida Abrantes estudou Inglês e Alemão nas universidades de Aveiro, Essen e Innsbruck. Concluiu o mestrado em Linguística Cognitiva na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e obteve o grau de doutor em Língua e Literatura Alemã pela mesma Universidade, em 2008. Entre 2006 e 2009 foi ‘visiting scholar’ na Universidade de Aarhus, Center for Semiotics, e no Department of Cognitive Science da Case Western Reserve University, em Cleveland, USA. Presentemente é senior researcher no CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e docente da Faculdade de Ciências Humanas da mesma instituição. As suas áreas de investigação incluem os estudos de cognição e cultura, a linguística cognitiva, a poética cognitiva e os estudos alemães.

Grupo CLCM

Doutorada em Linguística (Terminologia). Professora do ensino superior desde 1995 e no  Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP) desde 1999. Coordena o Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP desde 2004. Investigadora no CLUNL (Universidade NOVA de Lisboa) e no CEOS.PP (ISCAP-IPP). Membro da Comissão Editorial da revista “Current Trends in Translation Teaching and Learning“. Presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Federation of Societies of Technical Communication in Europe.

Grupo LLT

Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP). Desde 2017, é membro colaborador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), sendo investigadora colaboradora do Grupo IV do CLUNL – Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal. É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante Português – Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1993), Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1997) e Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade Aberta (2005).
Leciona Linguística Portuguesa, Semântica e Pragmática Linguística e Sociolinguística Interacional em cursos do primeiro, segundo e terceiro Ciclos na Universidade Aberta. É Coordenadora do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da mesma Universidade. Tem orientado estudantes de doutoramento e de mestrado nos domínios da Sociolinguística Interacional e da Pragmática Linguística. As interações quotidianas, as interações em contextos institucionais e o corpus oral constituem o foco da sua investigação. O seu trabalho mais recente tem sido dedicado ao estudo de narrativas de experiência de vida em entrevistas de investigação. Tem integrado redes e projetos de investigação com financiamento competitivo de âmbito nacional e internacional. Integra o Conselho de Redação da revista Cadernos de Ciências Sociais. Entre outras publicações, é autora do livro “A Construção da Ordem Interaccional na Rádio“, Porto, Afrontamento, 2012.

Grupo CLCM

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991. A sua atividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além desta, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística. Pós-Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Professora Adjunta no Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFLETRAS. Desenvolve docência e investigação nos seguintes campos: gramática e ensino da língua portuguesa; alfabetização e escrita; variação linguística e ensino.

Grupo G&T

Martin Becker é professor titular de linguística românica na Universidade de Colónia (desde 2009). Estudou história, filologia românica e ciências da educação nas universidades de Colónia,  Salamanca, Clermont-Ferrand e Fortaleza. Os seus interesses de pesquisa incluem áreas tão diversas como “modalidade e modo”, “tempo e aspeto”, “análise do discurso”, “teoria da mudança linguística” e “história do pensamento linguístico”.

Grupo G&T

Maria José Azevedo Brito é doutorada em Linguística, Especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, mestre em Estudos de Tradução pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, ramo de Tradução, pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Artes, Design e Humanidades do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde exerce funções docentes na área das línguas para fins específicos, e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Para além da docência e da investigação, é responsável pelo projeto de tradução de uma revista científica internacional, JADA – “The Journal of the American Dental Association” (Edicão Portuguesa), e Coordenadora de Mobilidade Erasmus na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Grupo LLT

Zuzanna Bułat-Silva é Professora Associada no Instituto de Filologia Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Wrocław, Wrocław, Polónia, onde leciona, entre outras disciplinas, a Língua e Cultura Portuguesa, a Gramática Histórica de Espanhol, e a Pragmática Intercultural. Os seus interesses de pesquisa incluem a semântica lexical, pragmática intercultural e línguas em perigo de extinção. É autora do livro “Fado – abordagem semântica” (Bułat Silva 2008, em polaco) e de diferentes artigos sobre a semântica de emoções em português e em espanhol. Desde 2010 trabalha sobre o conceito de ‘casa’ em Português Europeu, como membro do grupo de investigação EUROJOS. É membro do Centro dos Estudos Cognitivos sobre Linguagem e Comunicação da Universidade de Wrocław, Polónia.

Grupo CLCM

Diretor da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Doutorado em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2009), Mestre também em Linguística pela mesma universidade (2003), Licenciado em Ciências da Educação, opção Português, pela Universidade Agostinho Neto (2000), Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN), sendo regente do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e coordenador do Mestrado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Docente de Sintaxe do Português, de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, de Semântica e Pragmática (Licenciatura), de Língua e Linguística Portuguesa e de Pesquisa Científica (Mestrado). Membro colaborador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), tem participado em projetos nas seguintes áreas: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia em Angola. Tem participado em várias Conferências nacionais e internacionais sobre o léxico do Português e  o contacto de línguas em Angola. Autor de duas obras publicadas pelas Edições Colibri: “Portuguesismos nas Línguas Bantu. Para um Dicionário Português-Kiyombe” (2018), ISBN: 978-989-689-319-4; “Dicionário de Siglas e Abreviaturas Angolanas” (2018), ISBN: 978-989-689-457-3. Tem orientado Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento.

Ângela Costa licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Alemães e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), em 2005. Obteve o grau de Mestre em Linguística Aplicada também na FLUC em 2009 e, atualmente, encontra-se a terminar o Doutoramento em Linguística na área de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Os seus interesses de investigação incluem a aprendizagem de L1 e L2, Fraseologia e Tecnologias aplicadas ao processamento automático da língua natural.

Grupo LLT

Joana Castro Fernandes é Professora Adjunta do departamento de Línguas do ISCAP. Leciona nas áreas de Linguística Portuguesa, Semiótica e Comunicação e coordena o subgrupo de Português. É doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Os seus interesses de investigação dividem-se pela Linguística Geral, a Terminologia, os Estudos de Comunicação e o Ensino da Língua Portuguesa (como língua de Comunicação Especializada e como Língua Estrangeira). Participa com regularidade em eventos académicos nacionais e internacionais e tem publicações académicas e colaborações como revisora de pares em revistas no âmbito da Linguística e da Comunicação.

Grupo LLT

Professora Titular do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Investigadora do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Laboratório de Linguística Cognitiva (LINC-UFRJ), no qual se desenvolvem pesquisas sobre espaços mentais, integração concetual, ponto de vista, subjetividade, intersubjetividade, metáfora, dêixis, construções gramaticais e construções multimodais. Na UFRJ, desenvolve atividades de docência e orientação de alunos de Graduação, Mestrado e Doutoramento, tendo publicado livros, capítulos de livro e artigos em periódicos científicos, em âmbito nacional e internacional.

Grupo CLCM

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Grupo G&T

Professora catedrática da Faculdade de Filosofia da Universidade de Ljubljana, Eslovénia, onde desenvolve o trabalho de investigação e docência em temas de sintaxe espanhola (nomeadamente sobre tempo e aspeto verbal), espanhol de América, estudos contrastivos de espanhol, português e esloveno, aspetos teóricos e práticos de interpretação de conferências e tradução. Tem orientado teses de doutoramento e de mestrado, publicado dicionários bilingues esloveno-espanhol, artigos científicos e monografias no domínio da sua especialidade, participado em congressos internacionais, projetos europeus e nacionais e trabalhado como professora visitante em diferentes universidades estrangeiras. É editora da revista científica “Verba Hispanica”.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). As áreas de investigação em que tem trabalhado são a Análise do(s) Discurso(s), com especial interesse no discurso político, discurso jornalístico, e os discursos orais do quotidiano. Doutorada, em 2000, em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela universidade do Minho, tem participado, como coordenadora e como membro da equipa, em projetos de investigação nestas áreas. Tem vários artigos publicados, nomeadamente em revistas nacionais e internacionais, além de livros, capítulos de livros e atas de encontros científicos.

Grupo G&T

É doutorada em linguística, especialidade em teoria do texto, pela Universidade NOVA de Lisboa. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.

Grupo G&T

Armindo José B. de Morais é doutorado em Linguística e investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), onde integra o grupo de investigação de Gramática & Texto. Atualmente leciona Português Língua Segunda na Alemanha. Tem publicado vários trabalhos sobre géneros da oralidade, bem como materiais de examinação e ensino-aprendizagem de Português como Língua não Materna junto da agência internacional de examinação TELC (The European Language Certificates) e da editora alemã de materiais didáticos Hueber Verlag. É ainda coautor de curso de ensino à distância de Português como Língua não-Materna da Universidade Aberta. Os seus interesses de investigação centram-se na relação entre Língua e Discurso e no desenvolvimento de uma crescente consciência da Linguagem em Uso enquanto forma de comunicação e de vínculo cultural.

Grupo G&T

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Línguas e Culturas). Doutorado em Linguística (Semântica) pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2005), tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da semântica numa perspetiva enunciativa (particularmente no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas). Outras áreas de investigação: tradução, linguística aplicada.

Grupo G&T

Professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. É bolsista 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. Faz parte do Conselho da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e foi presidente desta entidade no biénio 2015-2017. É coordenadora nacional do Grupo de Estudos “Discurso & Gramática”, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutoramento acerca do uso e da mudança linguística na morfossintaxe do português em perspetiva funcional. É autora de uma série de artigos, capítulos de livro e organizadora de coletâneas acerca dos mecanismos funcionais do português contemporâneo, em viés sincrónico e diacrónico. Mais recentemente, dedica-se à investigação funcionalista na interface com a abordagem cognitivista, especificamente na vertente dos estudos sobre construção gramatical e mudanças construcionais.

Grupo CLCM

Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds – Reino Unido. Pós-Doutoramento em Psicologia Cognitiva e Experimental pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz – EUA. Professora Visitante do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul, Professora Associada aposentada e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento – Cognição e Linguística (GELP-COLIN), CNPq/UFC. Membro do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição da ANPOLL, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Cognição, CNPq/UNISC e colaboradora do Grupo Multidisciplinar do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga. Tem experiência em Psicolinguística e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos sob os seguintes temas – categorização semântica, leitura e emergência da metáfora sob um aporte cognitivo-discursivo.

Grupo CLCM

É Professora Auxiliar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Enquanto investigadora é membro efetivo do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). É autora de vários trabalhos em áreas como o Ensino e aprendizagem da Escrita, Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesa, Escrita académica e Formação de professores de língua.

Grupo G&T

Janine Pimentel licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Universidade NOVA de Lisboa em 2003. É mestre em Linguística com especialização em Lexicografia e Terminologia pela mesma universidade. Desde o mestrado que se interessa pela elaboração de recursos linguísticos para a tradução. É PhD em Estudos da Tradução pela Universidade de Montreal desde 2012, onde lecionou na graduação e na pós-graduação primeiro como assistente e depois como professora convidada. Em 2013 fez um pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona prática da tradução, teorias da tradução, língua inglesa e linguística de corpus. Os seus interesses de pesquisa inserem-se nos Estudos de Tradução com ênfase na tradução especializada, na terminologia e na linguística de corpus.

Grupo LLT

É doutorada em Linguística (Portuguesa e Espanhola) pela Universidade de Ljubljana, Eslovénia. É leitora da língua e cultura portuguesas no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Ljubljana e desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística e Tradução Literária, prioritariamente centrada nas línguas português, espanhol e esloveno. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português, nomeadamente sobre tempo e aspeto, em contraste com a língua eslovena. Tem publicado vários artigos científicos.

Grupo G&T

Doutorado em Linguística (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia), em 2013, pela Universidade NOVA de Lisboa; membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve um projeto de Pós-Doc sobre o tema “Dicionário Cultural do português em contacto com o Kikongo”.
Docente do Ensino Superior no Uíge – Angola, onde leciona as disciplinas de Língua e Linguística Portuguesas, Lexicologia e Lexicografia, Didática de Português Língua Não Materna.

Grupo LLT

Christophe Roche é Professor Catedrático na Universidade de Savoie Mont-Blanc (França) e Coordenador do Grupo de Investigação Internacional Condillac em “Terminologia e Ontologia”. É investigador no NOVA CLUNL e conferencista na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), bem como professor com “nomeação especial” na Universidade de Liaocheng (China). Organizou e participou em mais de dez Projetos Europeus (Eurêka, FP 4, Interreg, Tempus, FP6, FP 7, H2020) e vários Projetos Industriais (Centrais Nucleares, Recursos Humanos, Património Cultural, etc.). Desde 2007 organiza a Conferência Internacional TOTh (“Terminologia & Ontologia: Teorias e Aplicações). É Presidente da Comissão de Terminologia da AFNOR (Associação Francesa de Normalização) e responsável das normas ISO 1087-1 e ISO 704 Normas em Terminologia.

Grupo LLT

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela NOVA FCSH, investigadora no CLUNL, professora de língua e de literatura russa no ILNOVA (Instituto de Línguas da Universidade NOVA de Lisboa), intérprete e tradutora, autora de artigos dedicados à gramática contrastiva, de material didático sobre a tradução e para o ensino de língua russa como língua estrangeira, membro do júri do concurso internacional de tradução literária luso-russa “Por outras palavras”, coordenadora do concurso de tradução e da edição da coletânea de contos russos.

Grupo G&T

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade NOVA de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.

Grupo LiFE

Manuel Moreira da Silva é Professor Associado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP – IPP). É doutorado em Linguística – área de Terminologia, coordena a Unidade de Línguas, Comunicação e Educação do CEOS.PP e é investigador do CLUNL. Atualmente é também Coordenador do Gabinete de Apoio à Inovação em Educação (GAIE). É também membro da Comissão Executiva da Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt) e membro da CERCLES. Participou e está envolvido atualmente em diferentes projetos de investigação europeus e nacionais. Tem desenvolvido investigação nas áreas da terminologia e tradução, localização, gestão de projetos, gestão do conhecimento, ESP, CLIL e b-learning.

Grupo LLT

Professor auxiliar na Universidade Aberta (Departamento de Humanidades) e investigador no CELGA-ILTEC. É doutorado em Linguística Portuguesa e desenvolve investigação no seio do grupo Discurso e Práticas Académicas Discursivas, do CELGA-ILTEC. A sua pesquisa mais recente tem incidido nos seguintes temas: classificações textuais, planos de texto, géneros do discurso académico (tese de doutoramento, dissertação de mestrado, entre outros). Adota um quadro teórico compósito, colhendo contributos da Linguística Textual, da escola francesa de Análise do Discurso, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos “Genre Studies”.

Grupo G&T

 

José Teixeira é Professor Associado da Universidade do Minho. É Doutorado em Ciências da Linguagem/Linguística com o trabalho “A Configuração Linguística do Espaço no Português Europeu: modelos mentais de frente/trás”. Possui várias publicações em Portugal e no estrangeiro que podem ser consultadas na Web através do Repositorium da Universidade do Minho. As principais áreas de investigação são a relação entre o significado e a cognição, a Semântica do Português e a linguagem da publicidade

Grupo CLCM

Colaboradores - Não Doutorados

Ana Cabral concluiu a sua licenciatura em Tradução (Inglês e Alemão) em 1993 na NOVA FCSH. Mais tarde, concluiu uma pós-graduação em Tradução e outra em Revisão de Texto. É formadora certificada em Tradução desde 2003. Desde 1994, colabora como tradutora, revisora e consultora linguística com agências alemãs e britânicas. Interessa-se e trabalha em Terminologia e Normalização, e é delegada nacional, desde 2016, no TC37 / SC5 da ISO. Presentemente, trabalha em paralelo na investigação para a sua tese de mestrado.

Grupo LLT

João António Dimas Bettencourt Carrilho realizou um Mestrado Crossways in Cultural Narratives (Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de St. Andrews, Universidade NOVA de Lisboa). É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa). Obteve uma Bolsa de Integração na Investigação (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional), financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, é bolseiro (FCT) do grupo Gramática & Texto (CLUNL).

Grupo G&T

Professora de língua portuguesa no Instituto Español “Giner de los Ríos” de Lisboa e investigadora no CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição da linguagem bilingue  (português/castelhano).

Grupo LiFE

Estudou Filologia Românica, Alemão como língua estrangeira e Etnologia Europeia pela Ludwig-Maximilians Universidade (Alemanha). Mestre em Linguística (Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade) e licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente é professora de língua alemã e de linguística alemã.

Grupo LLT

Maria Ribeiro licenciou-se em Filosofia e é Mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. É colaboradora do grupo de investigação “Gramática & Texto” e tem como maior área de interesse a Linguística Histórica, em específico, o Português Medieval.

Grupo G&T

Artur Osvaldo dos Santos, mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH (2017). Professor Assistente na Universidade Católica de Angola, nas cadeiras de Língua Portuguesa e Técnicas de Expressão do Português, que acumula com o cargo de Vice-Decano da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da mesma universidade.

Grupo G&T