Publicações – 2011


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica


Batoréo, Hanna Jakubowicz (2011). As raízes de “botafogo”: construção de sentidos múltiplos em Português EuropeuVeredas – Revista de Estudos Linguísticos, [online] 15(2), pp.1-13. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2011-2/volume-15-n-o-2-2011 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1982-2243.

Carvalho, Maria Irene; Paoletti, Isabella e Rego, Raquel (2011). Para a melhoria dos serviços sociais a idosos pobres em PortugalIntervenção Social, [online] (37), pp.109-124. Disponível em: https://issuu.com/medull/docs/is_37___ntegra_issuu [Acesso 31 jul. 2018]. ISSN 0874-1611.

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Subject-object asymmetries in the acquisition of portuguese relative clauses: adults vs. ChildrenLingua, [online] 121(6), pp.1083-1100. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384111000295 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2011.02.001

Costa, João e Martins, Ana Maria (2011). On focus movement in european portugueseProbus – International Journal of Romance Linguistics, 23(2), pp.217-245. ISSN 0921-4771.

Costa, Rute; Silva, Raquel e Almeida, Zara (2011). L’organisation et la diffusion des connaissances terminologiques et textuelles au sein du Parlement Portugais – BDTT-ARArena Romanistica – Journal of Romance Studies. Professional Communication and Terminology, (7), pp.32-52. ISSN 1890-4580.

Estrela, Antónia e Sousa, Otília (2011). Competência textual à entrada no Ensino SuperiorRevista de Estudos da Linguagem, 19(1), pp.247-267. e-ISSN 2237-2083; ISSN 0104-0588.

Frade, Mafalda (2011). O imaginário feminino na Virtuosa Benfeitoria e sua mediação entre o Homem e o ParaísoMirabilia – Revista Eletrônica da Antiguidade e Idade Média / Eletronic Journal of Antiquity and Middle Ages, [online] (12), pp.105-123. Disponível em: http://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2011_01_07.pdf [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 1676-5818.

Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Acquisition of SV and VS order in Hebrew, European Portuguese, Palestinian Arabic and SpanishLanguage Acquisition, [online] 18(1), pp.1-38. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10489223.2011.530507 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1532-7817; ISSN 1048-9223.
DOI 10.1080/10489223.2011.530507

Gonçalves, Matilde (2011). Espécie de texto: contributo para a caraterização do sítio WebHipertextus, [online] 7(2), [n.d.]. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume7.html [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 1981-6081.

Ferreira, Graça e Osório, Paulo (2011). Da competência ortográfica à tipologia de errosUBILetras, (2), pp.104-130. ISSN 1647-709X.

Marques, Isabelle Simões (2011). Autour de la question du plurilinguisme littéraireLes Cahiers du Grelcef, (2), pp.227-244. ISSN 1918-9370.

Marques, Isabelle Simões (2011). Écrivains et rapports aux langues: le cas du Français comme langue d´écritureIntercâmbio, 2.ª série, (4), pp.220-234. ISSN 0873-366X.

Marques, Isabelle Simões (2011). Identité, alterité et plurilinguisme dans Exílio Perturbado d´Urbano Tavares RodriguesIdentité et Différence, Studii si Cercetari Filologice. Seria Limbi Romanice, (10), pp.82-97. ISSN 1843-3979.

Marques, Isabelle Simões (2011). L´identité par le langage dans Nós, os do Makulusu de José Luandino VieiraLanguage, Literature and Cultural Studies / Langue, Littérature et Études Culturelles, 4(2), pp.195-206. ISSN 2065-3867.

Marques, Isabelle Simões (2011). O passaporte interior ou a questão da marginalidade em Este Verão o Emigrante là-bas de Olga GonçalvesLatitudes – Cahiers Lusophones, (40), pp.3-7. ISSN 1285- 0756.

Pinto, Rosalice (2011). Ação empreendedora: que (re)configurações possíveis? Scripta, [online] 15(28), pp.103-118. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4312/4459[Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2358-3428; ISSN 1516-4039.

Pinto, Rosalice (2011). Ações empreendedoras em práticas sociais: um desafio interdisciplinarLinha d`Água, [online] 24(2), pp.329-346. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37362/40082 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 2236-4242.
DOI 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p153-170

Pinto, Rosalice e Seara, Isabel Roboredo (2011). Communication and argumentation in the public sphereDiscursul Specializat – Teorie și Practica, ano IV, 5(1), pp.56-66. ISSN 1843-8423.

Shotropa, Larysa (2011). Análise contrastiva da categoria adjectival em Português e em RussoProblemas da Semântica Contrastiva, 1(10), pp.309-317.

Silva, Manoel e Lino, Teresa (2011). La variation intralinguistique dans des Corpus comparables en Portugais Brésilien et Européen dans la terminologie de la Nanoscience/NanotechnologieActa Scientiarum. Language and Culture, [online] 33(2), pp.173-187. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/13822/13822 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 1983-4683; ISSN 1983-4675.


Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica


Batoréo, Hanna Jakubowicz (2011). Syntax, lexicon, morphology and pragmatics in an early stage of bilingual acquisition: a cognitive approachEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.145-156. ISSN 1647-0346

Carvalho, Maria Irene; Paoletti, Isabella e Rego, Raquel (2011). Para a melhoria dos serviços sociais a idosos pobres em PortugalIntervenção Social, (37), pp.109-124. ISSN 0874-1611.

Frade, Mafalda (2011). O Futuro com aver de + infinitivo no Livro dos OfíciosÁgora. Estudos Clássicos em Debate, [online] (13), pp.45-81. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/agora/article/view/954/894 [Acesso 12 set. 2017]. ISSN 0874-5498.

Frade, Mafalda (2011). Teer/aver + particípio passado no Livro dos Ofícios do Infante D. PedroDiacrítica, [online] 25(1), pp.187-202. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_25-1.pdf [Acesso 27 set. 2018]. ISSN 0807-8967.

Jorge, Noémia e Luís, Maria do Rosário (2011). Da adopção/adaptação de géneros à sua subversão. Análise da “confissão pasmosa” de Álvaro Silvestre em Uma Abelha na ChuvaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.209-225. ISSN 1647-0346.

Markič, Jasmina e Correia, Clara Nunes (2011). Estudos contrastivos Português/EslovenoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.23-26. ISSN 1647-0346.

Martins, Ana Sousa (2011). Léxico e adaptação textual na produção de material de leitura extensiva em PL2Diacrítica, [online] 25(1), pp.231-260. Disponivel em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_25-1.pdf [Acesso 27 set. 2018]. ISSN 0807-8967.

Osório, Paulo; Fino, Maria Laura e Sardinha, Maria Graça (2011). O ciclo de escrita e a reflexão metalinguística: um estudo de casoRevista de Letras, 2.ª série, (10), pp.433-442. ISSN 0874-7962.

Pratas, Fernanda (2011). Eventos e subeventos em CaboverdianoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7), pp.13-22. ISSN 1647-0346.


Capítulos de livros/atas com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra (2011). Quando o valor das letras se mede em números: a internacionalização da língua pelas tendências económicas. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Amendoeira, Filipa e Contente, Madalena (2011). Políticas de integração linguísticas dos migrantes adultos na União Europeia e em Portugal: Português para todos. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2011). Funções da construção “é que” no Português de Timor: para conhecimento das características linguísticas da(s) língua(s) materna(s) (L1) dos aprendentes do Português LNM. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.99-110. ISBN 978-989-97440-0-4.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2011). Plurilinguismo timorense e a língua portuguesa dez anos depois da independência. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Batoréo, Hanna Jakubowicz e Silva, Augusto (2011). Estudar o Português como língua pluricêntrica no enquadramento da Linguística Cognitiva com foco nas variedades nacionais do PE e PB. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Branco, Telma; Moreira, Miriam e Castro, Ana (2011). Sobre concordância nominal em crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.111-124. ISBN 978-989-97440-0-4.

Cabral, Diogo et al. (2011). A creation-tool for contemporary dance using multimodal video annotation. In: Proceedings of the ACM internacional conference on Multimedia (MM’11). [PDF] New York: ACM, pp.905-908. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2071899 [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-1-4503-0616-4.
DOI 10.1145/2072298.2071899

Conceição, Manuel Célio (2011). Lexicologie et Terminologie face aux défis de la communication multilingue. In: M. Van Campenhoudt, T. Lino e R. Costa, orgs., Passeurs de Mots, Passeurs d’Espoir: Lexicologie, Terminologie et Traduction face au défi de la diversité. Actes des Huitièmes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines, [n.d.]. ISBN 978-2-8130-0052-1.

Contente, Madalena e Amendoeira, Filipa (2011). Ensino e aprendizagem de Português para adultos em contexto migratório. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Contente, Madalena e Lino, Teresa (2011). Neologia terminológica: evolução conceptual e semântica. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Contente, Madalena e Filho, Sebastião Silva (2011). Ontoterminologie de l’éducation médicale: conception et organisation. In: M. Van Campenhoudt, T. Lino e R. Costa, orgs., Passeurs de Mots, Passeurs d’Espoir: Lexicologie, Terminologie et Traduction face au défi de la diversité. Actes des Huitièmes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines, [n.d.]. ISBN 978-2-8130-0052-1.

Costa, João (2011). Topic prominence is not a factor of variation between Brazilian and European Portuguese. In: H. Jacobs et al., eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2009. Selected Papers from “Going Romance” Nice 2009. Amsterdam: John Benjamins, pp.71-88. e-ISBN 9789027282187; ISBN 9789027203830.

Costa, João e Lobo, Maria (2011). Objeto nulo na aquisição do Português Europeu: pro ou variável? In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.197-207. ISBN 978-989-97440-0-4.

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2011). Interpreting null, clitic and strong pronouns and the explanatory power of interfaces. In: S. Stavrakaki, M. Lalioti e P. Konstantinopoulou, eds., Advances in Language Acquisition. Proceedings of GALA 2011. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.53-62. ISBN 978-1-4438-4783-4.

Deus, Sofia (2011). O Tétum-Díli como língua não-pro-drop: na senda do Caboverdiano. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.226-241. ISBN 978-989-97440-0-4.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2011). Propriedades de gerúndios e de infinitivos em Português Antigo. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.256-265. ISBN 978-989-97440-0-4.

Jorge, Noémia (2011). A interpretação do “agir” em relatos de alcoólicos anónimos. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.282-296. ISBN 978-989-97440-0-4.

Leal, Audria (2011). A representação conceitual do gênero textual cartoon. In: Anais do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. [PDF] Natal: CCHLA, [n.d.]. Disponível em:
http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/anais/Artigos/Audria%20ALbuquerque%20Leal%20(CLUNL-FCT).pdf [Acesso 3 out. 2017]. ISBN 978-85-7273-796-8.

Marques, Isabelle Simões e Teletin, Andreea (2011). Quando os portugueses se vêem gregos” ou a Questão dos estereótipos culturais em expressões idiomáticas portuguesas e francesas. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.343-357. ISBN 978-989-97440-0-4.

Marques, Nuno; Dias, Sofia; Madeira, Ana e Xavier, Maria Francisca (2011). Redes neuronais de mapas auto-organizados para análise de L2: utilização de pistas morfológicas em L2. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Martins, Fátima e Madeira, Ana (2011). Sujeitos em construções de conjuntivo em Português L2. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Miranda, Florencia (2011). Aspectos de la organización (semio)lingüística de etiquetas de vino (portugués y español). In: G. Cariello, G. Ortiz, F. Miranda e D. Bussola, orgs., Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde, [n.d.]. ISBN 978-9876770071.

Miranda, Florencia (2011). Los géneros textuales en la enseñanza de lenguas: razones, problemas y perspectivas. In: D. Riestra, org., Segundas Jornadas de Investigación y Prácticas de Didáctica de las Lenguas y las Literaturas. Bariloche: Ediciones GEISE, pp.116-125. ISBN 978-987-26198-9-3.

Morais, Armindo (2011). A simulação do oral na oralidade. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.433-445. ISBN 978-989-97440-0-4.

Oliveira, Teresa (2011). Sobre a construção inferencial do conhecimento a partir de três verbos de percepção sensorial. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.460-474. ISBN 978-989-97440-0-4.

Pinto, Rosalice (2011). Agir empreendedor: uma abordagem sociointeracionista. In: M. J. Foltran et al., orgs., Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN. [PDF] Curitiba: ABRALIN, pp.3806-3817. Disponível em: http://www.abralin.org/site/publicacao-em-anais/abralin-curitiba-2011/ [Acesso 10 out. 2017].

Pinto, Rosalice (2011). Análise de conteúdo em textos: um contributo metodológico. In: A. M. Cestero Mancera, I. Molina Martos e F. Paredes García, orgs., La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina. [PDF] Alcalá de Henares: ALFAL, pp.1571-1578. Disponível em:
http://alfal2011.mundoalfal.org/index.html#/pdf/176alfal.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-84-8138-771-1.

Pinto, Rosalice e Pinheiro, Clemilton (2011). Organizadores de texto em Portugués Europeo y Brasileno: un abordaje comparativo. In: G. Cariello, G. Ortiz, F. Miranda e D. Bussola, orgs., Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde, pp.137-146. ISBN 978-9876770071.

Pratas, Fernanda (2011). “Acreditar” não é “saber”: mais sobre estativos em Caboverdiano. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.521-533. ISBN 978-989-97440-0-4.

Seara, Isabel Roboredo (2011). Delicadeza em actos ilocutórios expressivos: estudo em fóruns universitários. In: A. M. Cestero Mancera, I. Molina Martos e F. Paredes García, eds., La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina. [PDF] Alcalá de Henares: ALFAL, pp.1697-1707. Disponível em:
http://alfal2011.mundoalfal.org/index.html#/pdf/190alfal.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-84-8138-771-1.

Silva, Carolina (2011). Interpretação de clíticos e de pronomes fortes complemento na aquisição do Português Europeu. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.987-1158. ISBN 978-989-97440-0-4.

Silva, Cristina Vieira da (2011). Estratégias de monitorização da compreensão leitora. In: F. Viana, R. Ramos, E. Coquet e M. Martins, coord., Atas do 8.º Encontro Nacional e 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – Investigação e Prática Docente. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. ISBN 978-972-8952-18-1.

Silva, Inês (2011). A leitura e a escrita do artigo de opinião no contexto académico. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Silva, Inês e Silva, Carolina (2011). Tipologia do erro na escrita e terminologia linguística para o ensino. In: R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha e A. V. Leal, eds., A Língua Portuguesa em Timor-Leste. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [CD-ROM] Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 978-99965-1-035-9.

Valentim, Helena (2011). Cotexto e contexto: formas linguísticas e possibilidades de interpretação do enunciado. In: M. H. Neves, org., As Interfaces da Gramática. São Paulo: Laboratório Editorial da FCL-UNESP, pp.301-317. ISBN 978-85-7983-156-0.

Vercauteren, Aleksandra (2011). Estruturas com “é que” em variedades não standard do PE. In: A. Costa, P. Barbosa e I. Falé, orgs., Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [CD-ROM] Lisboa: APL, pp.574-588. ISBN 978-989-97440-0-4.


Capítulos de livros


Albuquerque, Alexandra e Esperança, José Paulo (2011). El valor económico del Portugués: lengua de conocimento com influencia global. In: J. Otero e H. Perdiguero, eds., Lenguas en el ciberespacio. 1.ª ed. Burgos: Caja de Burgos, pp.1-125. ISBN 978-84-92637-55-3.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2011). What do we know of Portuguese as a pluricentric language? Portuguese language usage in East Timor: the case of the polysemous marker “já” and evidence of language contact in East Timorese written L2 texts. In: A. Silva, A. Torres e M. Gonçalves, eds., Línguas pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas / Pluricentric languages: linguistic variation and sociognitive dimension. 1.ª ed. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, [n.d.]. ISBN 978-972-697-201-3.

Correia, Clara Nunes e Brocardo, Maria Teresa (2011). On constructions with ir (go) + gerund / infinitive in Portuguese.  In: C. Humphries, J. Kossek e A. Gomola, eds., English Language, Literature and Culture: New Directions in Research. 1.ª ed. Bielsko-Biala: Akademia Techniczno-Humanistyczna, pp.35-52.

Coutinho, Maria Antónia (2011). Macroestruturas e microestruturas textuais. In: I. Duarte e O. Figueiredo, eds., Português, língua e ensino. 1.ª ed. Porto: Universidade do Porto Editorial, pp.189-220. ISBN 978-989-8265-72-2.

Crispim, Maria de Lourdes e Xavier, Maria Francisca (2011). Le Portugais. In: E. Bonvini, J. Busuttil e A. Peyraube, eds., Dictionnaire des langues. 1.ª ed. Paris: PUF, pp.546-554. ISBN 978-2-13-056914-5.

Cunha, Lúcia e Jorge, Noémia (2011). A “discussão oral”: proposta de sequência didática. In: M. Teixeira, L. Santos e I. Silva, orgs., Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.152-165. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0011572884243fe54043b [Acesso 6 out. 2017]. ISBN 978-972-9434-04-4.

Estrela, Antónia (2011). A construção passiva: usos e desvios. In: M. Teixeira, L. Santos e I. Silva, orgs., Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.92-98. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0011572884243fe54043b [Acesso 6 out. 2017]. ISBN 978-972-9434-04-4.

Friedmann, Naama e Costa, João (2011). Last resort and no resort: resumptive pronouns in Hebrew and Palestinian Arabic hearing impairment. In: A. Rouveret, org., Resumptive pronouns at the interfaces. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.223-240. ISBN 978-90-272-0822-4.

Grosso, Maria José (2011). Língua Portuguesa em Macau. In: Espadinha, Maria Antónia, ed., DITEMA – Dicionário Temático de Macau. Vol. 2. 1.ª ed. Macau: Universidade de Macau, [n.d.]. ISBN 979-99965-1-028-1.

Lima, José Pinto de (2011). Speech act verbs and the coding of evidentiality in Portuguese. In: G. Diewald e E. Smirnova, eds., Modalität und Evidentialität / Modality and Evidentiality. 1.ª ed. Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier, pp.11-33. ISBN 978-3-86821-029-3.

Marques, Isabelle Simões (2011). Confrontation et plurilinguisme linguistique dans Nós, os do Makulusu de José Luandino Vieira. In: Y. Clavaron, J. Dutel e C. Lévy, orgs., L´Étrangeté des langues. 1.ª ed. Saint-Étienne: Publications de l´Université de Saint-Étienne, pp.321-331. ISBN 978-2-86272-588-8.

Pinto, Rosalice (2011). Questões enunciativas em situações de trabalho. In: M. Valíria, A. M. Vargas e M. Sparano, eds., Enunciação, subjetividade e práticas de linguagem: revisitando Benveniste. 1.ª ed. São Paulo: Paulistana, pp.131-150.

Pinto, Rosalice (2011). Multimodalidade em outdoors políticos: propostas de análise. In: A. L. Tinoco Cabral e C. Andrade, eds., Práticas linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. 1.ª ed. São Paulo: Terracota, pp.71-92. ISBN 978-8562370373.

Pinto, Rosalice (2011). Mecanismos argumentativos prototípicos em gêneros textuais. In: A. L. Tinoco Cabral e S. Berti Santos, eds., Discursos em diálogo: leitura, escrita e diálogo. 1.ª ed. São Paulo: Terracota, pp.47-66.

Seara, Isabel Roboredo (2011). Ostinato rigore. O tom memorialístico na poesia de Eugénio de Andrade. In: V. Bastazin, org. e apres., Travessias poéticas: poesia contemporânea. 1.ª ed. São Paulo: CAPES/EDUC, pp.219-238. ISBN 978-85-283-0425-1.

Seara, Isabel Roboredo (2011). Estendal do ego: contributos para o estudo de cartas de amor. In: C. A. Andrade e A. L. Tinoco Cabral, eds., Práticas linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. 1.ª ed. São Paulo: Terracota, pp.19-125. ISBN 9788562370373.

Silva, Cristina Vieria da (2011). Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares. In: M. Teixeira, L. Santos e I. Silva, orgs., Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.219-229. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0011572884243fe54043b [Acesso 6 out. 2017]. ISBN 978-972-9434-04-4.

Silva, Inês (2011). Interpretar textos multimodais: uma proposta de ensino. In: M. Teixeira, L. Santos e I. Silva, orgs., Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.213-218. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0011572884243fe54043b [Acesso 6 out. 2017]. ISBN 978-972-9434-04-4.

Tomás, Maria Isabel; Binet, Michel; Madeira, Ana e Crispim, Maria de Lourdes (2011). From emigration to immigration: towards an assessment of immigration language policies in Portugal. In: J. C. Herreras, dir., L´Europe des vingt-sept et ses langues. 1.ª ed. Valenciennes: Presses Universitaires de Valenciennes, pp.465-480. ISBN 978-2-36424-008-7.

Valentim, Helena (2011). Construção de um ponto de vista modal duplo. Enunciação relatada e construção de um valor polémico. In: B. Hlibowicka-Węglarz, ed., Zeszyty Naukowe Wyższej Szkoły Społeczno-Przyrodniczej 8. 1.ª ed. Lublin: Wydawnictwo Akademickie Wyższej Szkoły Społeczno-Przyrodniczej, pp.7-26.


Livros


Colomer, Rosa, dir. (2011). Vocabulari multilingüe de la SIDA / Vocabulário multilingue de SIDA. Colab. M. L. Garcia. 1.ª ed. [PDF] Barcelona: Termcat. Disponível em: http://www.realiter.net/wp-content/uploads/2013/06/Vocabulari_sida.pdf [Acesso 25 set. 2017].


Organização de publicações (livros)


Cariello, Graciela; Ortiz, Graciela; Miranda, Florencia e Bussola, Diego, orgs. (2011). Tramos y Tramas III: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 9789876770071.

Teixeira, Madalena; Silva, Inês e Santos, Leonor, orgs. (2011). Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0011572884243fe54043b [Acesso 6 out. 2017]. ISBN 978-972-9434-04-4.

Van Campenhoudt, Marc; Lino, Teresa e Costa, Rute, eds. (2011). Passeurs de mots, passeurs d’espoir: lexicologie, terminologie et traduction face au défi de la diversité. Actes des 8emes Journées Scientifiques du Réseau de Chercheurs Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Éditions des archives contemporaines. ISBN 978-2-8130-0052-1.


Organização de publicações (revistas)


Fiéis, Alexandra e Correia, Clara Nunes, orgs. (2011). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts). ISSN 1647-0346.

Madeira, Ana e Xavier, Maria Francisca (2011). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (6/7) [Secção Workshop on Interfaces in L2 Acquisition. Selected Papers], pp.29-156. ISSN 1647-0346.


Teses


Bhreathnach, Úna (2011). A best-practice model for term planning. Doutoramento. Orient. Fiontar Pháidín (Dublin City University) e Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa). Dublin City University (Irlanda). [Prémio Internacional de Terminologia em 2012.]

Leal, Audria (2011). A organização textual do gênero cartoon: aspetos linguísticos e condicionamentos não-linguísticos. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/6646 [Acesso 20 set. 2017].

Loureiro, João (2011). A consciência sintáctica em crianças em idade escolar. Doutoramento. Orient. João Costa. Universidade NOVA de Lisboa.


Outras publicações


Binet, Michel (2011). Proposta de uma nova convenção de transcrição em Análise da Conversação. Documento de Trabalho do GIID n.º 32. Lisboa: NOVA FCSH.

Brocardo, Maria Teresa, org. (2011). Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH.

Brocardo, Maria Teresa (2011). texto no tempo em que não havia gramáticas. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.5-10.

Brocardo, Maria Teresa (2011).“Sedia la fremosa…” Uma proposta de estudo diacrónico de ser (sedere esse) e estar em português. In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH, pp.5-12.

Caetano, Maria do Céu (2011). Construções com guarda. Contribuições para o estudo da composição nominal em português. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.11-24.

Caetano, Maria do Céu (2011). Formação de palavras. [Poster] Jornadas do CLUNL, 1-5 fev., Lisboa.

Caetano, Maria do Céu e Nunes Correia, Clara, orgs. (2011). Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH.

Correia, Clara Nunes, org. (2011). Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH.

Correia, Clara Nunes (2011). Os tempos no tempo dos contos [de fadas]. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.53-58.

Correia, Clara Nunes (2011). “Que bom estarmos aqui e sermos quem somos”: as relações semanticamente problemáticas entre “ser” e “estar” em PE. In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-18.

Correia, Clara Nunes e Coutinho, Maria Antónia (2011). 10 WGTs: uma leitura (PROGRAMMA)tica ou PRETEXTO(para uma leitura). In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH, pp.45-51.

Correia, Maria da Luz; Casanova, Maria e Grosso, Maria José (2011). Referencial de formação: formação de formadores de Português para falantes de outras línguas – Utilizador Elementar (A2). Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional. ISBN 978-989-638-027-4.

Costa, João; Cabral, Assunção; Santiago, Ana e Viegas, Filomena (2011). Conhecimento explícito da língua. Guião de implementação do Programa de Português do Ensino Básico. 1.ª ed. [PDF] Lisboa: Direcção-Geral da Educação. Disponível em: www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/celoriginal.pdf [Acesso 26 set. 2017]. ISBN 978-972-742-334-7.

Costa, Manuel Luís (2011). Entre a “noção lexical” e a “noção gramatical”: hibridismo nocional das preposições. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-51.

Costa, Manuel Luís (2011). Os valores das preposições aatépara com em PE. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.63-67.

Coutinho, Maria Antónia e Pereira, Susana (2011). Que faremos com este texto? (Para um aproveitamento didáctico, talvez humorístico). In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, pp.57-62.

Cunha, Lúcia (2011). Géneros orais formais: da análise linguística à transposição didática. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.37-43.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2011). Gerund clauses in the diachrony of portuguese: C-T features and information structure. [Poster] 13th International Diachronic Generative Syntax Conference, 2-5 jun., Filadélfia.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2011). Word order variation in portuguese gerund clauses. [Poster] 6th International Conference on Language Variation in Europe, 29 jun. – 1 jul., Freiburg.

Frade, Mafalda (2011). Entre o latim e o português: estudo de traduções medievais. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.69-74.

Frade, Mafalda (2011). Estratégias argumentativas no Livro dos Ofícios. O caso dos verbos dicendi. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.35-41.

Gonçalves, Matilde, org. (2011). Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH.

Grillo, Antonino e Costa, João (2011). Variable syntax. Uniform parsing. [Poster] ETAPS – Experimental and Theoretical Advances in Prosody 2, 23-25 set., Montréal.

Grosso, Maria José, coord.; Soares, António; Sousa, Fernanda e Pascoal, José (2011). QuaREPE – Quadro de referência para o Ensino do Português no estrangeiro. Recursos para a avaliação, tarefas, actividades, exercícios. 1.ª ed. [PDF] Lisboa: Direcção-Geral da Educação. Disponível em: www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEstrangeiro/2012_quarepe_taeravaliacao.pdf [Acesso 25 set. 2017].

Jorge, Noémia (2011). O género memórias. Análise linguística e perspetiva didática. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSHL, pp.5-12.

Morais, Armindo (2011). Projecto de Pós doutoramento: linguagem vaga e enunciados orais. In M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.97-105.

Moreno, António; Lopes, Helena e Veloso, João (2011). Língua Portuguesa: gramática prática – 2.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-20184-3.

Morgado, Isabel; Saraiva, Luísa; Mendes, Olga e Bacelar, Sérgio (2011). MCV ontology (final version of the ontology coded in a formal language (OWL). Revis. C. Roche e R. Costa. 1.ª ed. [Online] Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, 11 p. Versão final. Disponível em: http://sdmxessnet.ine.pt/xportal/xmain?xpid=SDMX&xpgid=sdmx_inst&INST=86040367&xlang=en[Acesso 2 out. 2017].

Neves, Janete Bessa (2011). Estudo comparativo da modalidade linguística em periódicos da imprensa brasileira (Correio Braziliense) e portuguesa (Gazeta de Lisboa) do século XIX (1808 a 1821). In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.85-95.

Neves, Janete Bessa e Oliveira, Teresa (2011). Aspetos enunciativos da ironia no jornalismo: estudo de caso específico. In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, pp.31-41.

Oliveira, Teresa (2011). Os valores de intersubjectividade na análise semântica: a marcação da distância. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-22.

Oliveira, Teresa (2011). Para a análise gramatical de formas de construção metafórica do conhecimento no texto jornalístico. In: C. Nunes Correia, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, pp.25-34.

Pinto, Rosalice (2011). O agir empreendedor e sua configuração no mundo textual: aspectos teórico-metodológicos. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.75-84.

Rivotti, Ana e Jorge, Noémia (2011). Mais do mesmo: da ironia como insulto. In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-16.

Saiyad, Naseema (2011). Contos tradicionais portugueses e orientais na aula de língua portuguesa. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.23-28.

Santos, Teresa (2011). Formação de palavras: aquisição de alguns afixos derivacionais em português e em inglês. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.29-36.

Seara, Isabel Roboredo (2011). The fragment wonder in weblog’s genre. [Poster] GURT 2011 – Discourse 2.0. Language and New Media, 10-13 março, Washington, DC.

Silva, Ana Virgínia (2011). Com a palavra, o aluno: a exposição oral na esfera académica. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.55-62.

Silva, Inês e Marques, Carla (2011). Contos & Recontos. Manual escolar de língua portuguesa – 7.º ano. Porto: Edições ASA. ISBN 978-888-88-9344-0.

Silva, Inês e Marques, Carla (2011). Contos & Recontos. Manual escolar de língua portuguesa – 8.º ano. Porto: Edições ASA. ISBN 978-989-23-2681-8.

Silva, Inês e Marques, Carla (2011). Estudar gramática no Ensino Secundário. Porto: Edições Asa. ISBN 978-989-23-1694-9.

Tanto, Camile e Coutinho, Maria Antónia (2011). Quem dizes tu que eu sou? – aspectos linguísticos da (construção) de identidade. In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH, pp.19-30.

Teixeira, Carla (2011). A indução e a formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho. In: M. C. Caetano e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, pp.45-53.

Teixeira, Clara e Coutinho, Maria Antónia (2011). Ser estar em figuras de acção em textos sobre o vinho. In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar.  Lisboa: NOVA FCSH, pp.31-41.

Teixeira, Carla e Correia, Clara Nunes (2011). Nem só apenas fazem este texto!. In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, pp.17-30.

Tomás, Maria Isabel (2011). Projecto Meridium. Análise de Contexto – Portugal. 1.ª ed. [PDF] Lisboa: CLUNL, 43p. Relatório. Disponível em: http://meridium.fcsh.unl.pt/analise_contexto_portugal.pdf [Acesso 24 nov. 2017].

Valentim, Helena e Gonçalves, Matilde (2011). Da “descabelada que ‘só’ arranja arranja problemas” à “mentecapta que ‘mormente’ arranja problemas”: encenação de reformulação não parafrástica e ficcionalização genérica. In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-56.


Outros artigos e capítulos de livros


Brocardo, Maria Teresa (2011). Apresentação. In: M. T. Brocardo, org., Cadernos WGT: Ser & Estar. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Caetano, Maria do Céu e Correia, Clara Nunes (2011). Apresentação. In: Caetano, Maria do Céu e Correia, Clara Nunes, org., Cadernos WGT: Formação Avançada em G&T. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Cardoso, Ana Josefa e Malheiro, Manuela (2011). Uma escola multicultural: que estratégias para a educação inclusiva? In: M. Malheiro e J. Valadares, eds., Projecto Compractice – Comunidades de prática para melhorar a qualidade da escola para todos. 1.ª ed. Lisboa: Universidade Aberta, pp.101-112. ISBN 978-972-674-696-6.

Conceição, Manuel Célio (2011). Prefácio. In: C. Muñoz, L. Araújo e C. Ceia, eds., Aprender uma segunda língua. 1.ª ed. Lisboa: Fundação FFMS, [n.d.]. ISBN 978-972-0-34936-1.

Correia, Clara Nunes (2011). Apresentação. In: Nunes Correia, Clara, org., Cadernos WGT: Formas & Construções. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Correia, Clara Nunes (2011). O prazer de ler [um livro de linguística]. David Crystal (2011) A little book of languageNew Haven / London: Yale University Press. Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts), pp.283-285. ISSN 1647-0346.

Fiéis, Alexandra e Correia, Clara Nunes (2011). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 acquisition and other texts), [n.d.]. ISSN 1647-0346.

Gonçalves, Matilde (2011). Apresentação. In: M. Gonçalves, org., Cadernos WGT: Oficina de Trabalho. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Grosso, Maria José (2011). A propósito de Senna Fernandes: representações da língua portuguesa. In: Macau: quatro séculos de lusofonia – passado, presente e futuro. Atas do XV Colóquio da Lusofonia. Macau: Instituto Politécnico de Macau, [n.d.]. ISBN 978-989-95891-7-9.

Madeira, Ana e Xavier, Maria Francisca (2011). IntroductionEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (6/7) (Workshop em Aquisição de L2 e outros textos / Workshop on Interfaces in L2 Acquisition and other texts), pp.29-32. ISSN 1647-0346.

Pinto, Rosalice (2011). Vozes dissonantes na actividade política brasileira. In: A. G. Macedo, C. Mendes de Sousa e V. Moura, orgs., Vozes, discursos e identidades em conflito. Atas do XII Colóquio de Outono. Braga: Edições Húmus, pp.249-263. ISBN 978-989-8139-99-3.

Silva, Inês (2011). Norma OrtográficaCadernos do ECB, (4), pp.55-60. ISSN 2183-8526.

Teixeira, Madalena; Silva, Inês e Santos, Leonor (2011). Nota de abertura. In: M. Teixeira, I. Silva e L. Santos, orgs., Novos Desafios no Ensino do Português. 1.ª ed. [PDF] Santarém: Escola Superior de Educação, p.7. Disponível em:
http://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/689/1/novosdesafiosensinoportugues.pdf
[Acesso 17 abr. 2018]