Publicações – 2015


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra; Costa, Rute e Esperança, José Paulo (2015). Managing the language needs of multinational companies – strategies to optimise international communication: a case studyJournal Advances in Higher Education, 7(1), pp.55-68. ISSN 2212-5574.

Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares e Carvalho, José (2015). Writing at portuguese universities – students’ perceptions and practicesJournal of Academic Writing, [online] 5(1), pp.74-85. Disponível em: http://e-learning.coventry.ac.uk/ojs/index.php/joaw/article/view/169/165 [Acesso 8 nov. 2017]. ISSN 2225-8973.

Barbosa, Sílvia (2015). Vinho nos dicionários online portuguesesEstudios de Lexicografía, [online] 4, pp.215-226. Disponível em: https://issuu.com/ldvp/docs/elex_4 [Acesso 29 set. 2017]. ISSN 2385-6025.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Competência metafórica e a linguística cultural: exemplo de conceptualização das emoções em chinês e na cultura ocidentalRevista Investigações – Linguística e Teoria Literária, [online] 28(2), pp.1-28. Disponível em: http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1695/1421 [Acesso 29 set. 2017]. e-ISSN 2175-294X; ISSN 0104-1320.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Criatividade Linguística, Cultura e Ensino da Língua Portuguesa (Português Língua Não-Materna): O que a Linguística Cognitiva nos ensina acerca das diferenças entre o Português Europeu e o Português dos Brasil? Universos de Língua Portuguesa em Debate/ Swiaty Jezyka Portugalskiego, Studia Iberystyczne, 13, pp.259-271. ISSN 2082-8594.
DOI 10.12797/SI.13.2014.13.21

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana e Silva, Encarnação (2015). Grammar and text: an experiment in teacher training / Gramática y texto: un experimento en la formación de profesoresCultura y Educación, [online] 27(2), pp.456-463. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11356405.2015.1034532 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1578-4118; ISSN 1135-6405.
DOI 10.1080/11356405.2015.1034532

Cardoso, Inês e Pereira, Luísa Álvares (2015). A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escritaTrabalhos em Linguística Aplicada, [online] 54(1), pp.79-107. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=pt [Acesso 8 nov. 2017]. e-ISSN 2175-764X; ISSN 0103-1813.
DOI 10.1590/0103-18134464147581

Cardoso, Inês e Pereira, Luísa Álvares (2015). Le rapport à l’écriture extrascolaire et scolaire: une étude menée auprès d’adolescentsCanadian Journal of Applied Linguistics / Revue canadienne de linguistique appliquée, [online] 18(2), pp.28-44. Disponível em: https://journals.lib.unb.ca/index.php/CJAL/article/view/22106 [Acesso 8 nov.]. e-ISSN 1920-1818; ISSN 1481-868X.

Costa, Ângela et al. (2015). A linguistically motivated taxonomy for Machine Translation error analysisMachine Translation, [online] 29(2), pp.127-161. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10590-015-9169-0.pdf [Acesso 31 jan. 2018]. ISSN 0922-6567.
DOI 10.1007/s10590-015-9169-0

Costa, João; Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2015). Input variability and late acquisition: clitic misplacement in European PortugueseLingua, [online] 161, pp.10-26. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S002438411400117X [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2014.05.009

Dechamps, Christina (2015). L’Enseignement du Français juridique en centre de langues: quelques perspectives / O ensino do Francês jurídico em centro de línguas: algumas perspectivasRecherches et Pratiques Pédagogiques en Langue de Spécialité – Cahiers de l’Apliut, [online] 34(1), pp.213-224. Disponível em: https://apliut.revues.org/5094 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2119-5242.
DOI 10.4000/apliut.5094

Graça, Luciana e Pereira, Luísa Álvares (2015). O papel transformador das ferramentas didáticas nas práticas de ensino e no objeto ensinado: o caso da escrita do artigo de opiniãoContrapontos, [online] 15(1), pp.17-32. Disponível em: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rc/article/view/5987 [Acesso 8 nov. 2017]. ISSN 1984-7114.
DOI 10.14210/contrapontos.v1n1.p17-32

Estrela, Antónia (2015). The acquisition of the passive structure in European PortugueseJournal of Child Language Acquisition and Development, 3(3), pp.153-168. ISSN 2148-1997.

Frade, Mafalda (2015). A edição de traduções nos primórdios da impressão em PortugalCalíope – Presença Clássica, [online] ano XXXII (29), pp.142-164. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/7415/7099 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2447-875X.
DOI 10.17074/cpc.v1i29.166

Franco, Ludovico (2015). Axial parts, Phi-features and degrammaticalization: the case of Italian presso/pressi in diachronyTransactions of the Philological Society, [online] 114(2), pp.149-170. ISSN 1467-968X.

Franco, Ludovico (2015). The morpho-syntax of adverbs of the carpone/i type in (old and modern) ItalianProbus – International Journal of Romance Linguistics, 27(2), pp.271-306. e-ISSN 1613-4079; ISSN 0921-4771.

Franco, Ludovico (2015). VN compounds in Italian and some other romance languages, phrasal spell-out and rebootingRivista di Grammatica Generativa, [online] 37(1), pp.81-98. Disponível em: http://lear.unive.it/jspui/bitstream/11707/5568/5/RGG%202015.pdf [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2531-5935.

Franco, Ludovico (2015). When before was (apparently) based on back: the case of (per) addietro in Old FlorentineOnomázein, [online] 31(1), pp.282-301. Disponível em: http://onomazein.letras.uc.cl/04_NumeroDescarga/n31/PantallaDescarga_31-13.html [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 0718-5758; ISSN 0717-1285.
DOI 10.7764/onomazein.31.13

Franco, Ludovico e Baldi, Benedetta (2015). (De)Legitimization strategies in the “austere prose” of Palmiro TogliattiQULSO – Quaderni di Linguistica e Studi Orientali, [online] 1(1), pp.139-158. Disponível em: http://www.fupress.net/index.php/bsfm-qulso/article/view/16520 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2421-7220.
DOI 10.13128/QULSO-2421-7220-16520

Franco, Ludovico; Manzini, M. Rita e Savoia, Leonardo (2015). Linkers and agreementThe Linguistic Review, 32(2), pp.277-332. e-ISSN 1613-3676; ISSN 0167-6318.
DOI 10.1515/tlr-2014-0024

Franco, Ludovico; Manzini, M. Rita e Savoia, Leonardo (2015).N class and its interpretation: the neuter in central Italian varieties and its implicationsIsogloss, [online] (Número especial: Italo-Romance Morphosyntax), pp.41-67. Disponível em: http://revistes.uab.cat/isogloss/article/view/v1-2015-si-franco-manzini-savoia [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2385-4138.
DOI 10.5565/rev/isogloss.14

Grillo, Antonino; Costa, João; Fernandes, Bruno e Santi, Andrea (2015). Highs and lows in English attachmentCognition, [online] 144, pp.116-122. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010027715300445 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0010-0277.
DOI 10.1016/j.cognition.2015.07.018

Jorge, Noémia (2015). Tipos de discurso e construção textual do conhecimentoCalidoscópio, [online] 13(3), pp.281-293. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/issue/view/523 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2177-6202.
DOI 10.4013/cld.2015.133.01

Koven, Michèle e Marques, Isabelle Simões (2015). Performing and evaluating (non)modernities of portuguese migrant figures on YouTube: the case of Antonio de CarglouchLanguage in Society, [online] 44(2), pp.213-242. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-in-society/article/performing-and-evaluating-nonmodernities-of-portuguese-migrant-figures-on-youtube-the-case-of-antonio-de-carglouch/DDC6F5CCAC01858E61339ABC31DC3D63 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1469-8013; ISSN 0047-4045.
DOI 10.1017/S0047404515000056

Krebs, Luciana e Pinto, Rosalice (2015). Silogismo e marcas linguísticas a serviço da argumentação na prática jurídicaNonada, [online] 2(25), pp.146-161. Disponível em: https://seer.uniritter.edu.br/index.php?journal=nonada&page=article&op=view&path%5B%5D=1137 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2176-9893.

Lobo, Maria e Carrilho, Ernestina (2015). Combining geolinguistic sources in dialect syntax: three case studies through ALPI and CORDIAL-SINDialectologia, 5 (Número especial: Syntactic variation in Western European Languages. From the Noun Phrase to Clause Structure), pp.141-166. ISSN 2013-2247.

Magalhães, Miguel (2015). Michel Giacometti: a voz pelos caminhos da tradiçãoPlural Pluriel – revue des cultures de langue portugaise, [online] (12), [n.d.]. Disponível em: http://revue1-13.pluralpluriel.org [Acesso 16 nov. 2017]. ISSN 1760-5504.

Manzini, M. Rita; Savoia, Leonardo e Franco, Ludovico (2015). Ergative case, aspect and person splits: two case studiesActa Linguistica Hungarica, [online] 62(3), pp.297-351. Disponível em: http://akademiai.com/doi/abs/10.1556/064.2015.62.3.3 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1588-2624; ISSN 1216-8076.
DOI 10.1556/064.2015.62.3.3

Marques, Isabelle Simões (2015). Aquém e além-fronteiras: o caso de Um Homem Sorri à Morte – com Meia Cara de José Rodrigues Miguéis (1959)Interdisciplinary Journal Of Portuguese Diaspora Studies, 4(2), pp.417-426. ISSN 2165-2694.

Marques, Isabelle Simões (2015). Insularité et insécurité dans Les Silences de Porto Santo d´Alice Machado. Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, [online] 3, [n.d.]. Disponível em: https://carnets.revues.org/1471 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1646-7698.

Miranda, Florencia e Coutinho, Maria Antónia (2015). Les propriétés différentielles des genres et leurs implications didactiques / As propriedades diferenciais dos géneros e suas implicações didáticasRecherches et Applications, (58) (Suplemento: Le Français dans le Monde), pp.17-26. ISSN 0994-6632.

Moreno, Mihaela (2015). Relational adjectives at interfacesStudia Linguistica, 69(3), pp.304-332. ISSN 0039-3193.
DOI 10.1111/stul.12038

Moreno, Mihaela e Navarro, Mario (2015). El verbo causativo hacer en el español loísta: nuevas perspectivas para la Nueva Gramática de la Lengua EspañolaRevista Internacional de Lingüística Iberoamericana, 13(1), pp.183-197.

Oliveira, Teresa (2015). Between evidentiality and epistemic modality: the case of the future and the conditional in European PortugueseBelgian Journal of Linguistics, [online] 29(1), pp.101-121. Disponível em: http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/bjl.29.05oli [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1569-9676; ISSN 0774-5141.
DOI 10.1075/bjl.29.05oli

Paoletti, Isabella (2015). Active Aging and Inclusive Communities: Inter-Institutional Intervention in PortugalAgeing International, [online] 40(2), pp.165-186. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12126-014-9216-9 [Acesso 21 nov. 2017]. e-ISSN 1936-5158; ISSN 0163-5158.

Pereira, Luísa Álvares e Graça, Luciana (2015). O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáticaEducação e Linguagens, [online] 4(6), pp.15-32. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/797 [Acesso 8 nov. 2017]. ISSN 2238-6084.

Pereira, Susana e Correia, Clara Nunes (2015). Formas e construções linguísticas no Português Europeu: ferramentas referenciais e género textualCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 16(1), pp.48-60. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/12247 [Acesso 12 out. 2017]. e-ISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Pinto, Rosalice (2015). Argumentação e persuasão em gêneros textuaisEID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, [online] (9), pp.102-114. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/839 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2237-6984.

Pinto, Rosalice (2015). Argumentação na linguística dos gêneros: especificidades teórico-metodológicasRevista de Letras, [online] 2(34), pp.20-30. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/3036/2339 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2358-4793; ISSN 0101-8051.

Teixeira, Carla (2015). Hedonismo e consumo: o papel do especialista da área do vinho como mediador de experiênciasScripta, [online] 19(36), pp.437-466. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p437/9655 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2358-3428; ISSN 1516-4039.
DOI 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p437

Teixeira, Carla (2015). La experiencia del vino en crónicas de periodismo radiofónico. Análisis temático y argumentativoPragmalingüística, [online] (23), pp.211-228. Disponível em: http://revistas.uca.es/index.php/pragma/article/view/2055 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2445-3064; ISSN 1133-682X.

Teixeira, José (2015). Metáforas da crise cotidiana: os media e a veiculação da crise grega. Revista Investigações – Linguística, [online] 28(2) (Edição Temática: 35 anos de Metáforas da Vida Cotidiana), [n.d.]. Disponível em. http://hdl.handle.net/1822/40454 [Acesso 3 set. 2018]. e-ISSN 2175-294X.

Teixeira, José; Almeida, Ariadne e Santos, Elisângela (2015). A semântica cognitiva e suas conexões com as ciências da linguagem e com aspectos socioculturais – entrevista com José de Sousa Teixeira. Pontos de Interrogação – Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, [online] 5(1), pp.177-187. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/41278 [Acesso 3 set. 2018].

Varlokosta, Spyridoula et al. (2015). A cross-linguistic study of the acquisition of clitic and pronoun productionLanguage Acquisition, [online] 23(1), pp.1-26. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10489223.2015.1028628 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1532-7817; ISSN 1048-9223.
DOI 10.1080/10489223.2015.1028628


Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica


Dechamps, Christina (2015). Corpus et études des collocations verbalesPolissema – Revista de Letras do ISCAP, (15), pp.13-30. ISSN 1645-1937.

Morozova, Milana (2015). O papel do conhecimento partilhado no funcionamento do humorRevista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 19(1) (Discurso e cognição), pp.191-212. ISSN 0874-0321.

Pereira, Luísa Álvares e Graça, Luciana (2015). Contributos para a aprendizagem da escrita: dos princípios de acção à sequência de ensino como eixo da aprendizagem da produção de textosExedra, [online] Número Temático de 2015 (Didática do Português: Investigação e Práticas), pp.195-208. Disponível em: http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/07/10-195-208-LUISA-E-LUCIANA.pdf[Acesso 8 nov. 2017]. ISSN 1646-9526.

Pinto, Rosalice (2015). Competência empreendedora e sua configuração linguístico-textual: o papel das figuras interpretativas do agir. Diacrítica, [online] 29(1), pp.233-259. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_29-1.pdf [Acesso 27 set. 2018]. ISSN 0807-8967.

Swiatkiewicz, Teresa e Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Como traduzir a ordem das palavras na frase? Estudo interlinguístico sobre a topicalização do complemento direto na tradução Polaco-Português. Diacrítica, [online] 29(1), pp.5-26. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_29-1.pdf [Acesso 27 set. 2018]. ISSN 0807-8967.

Teixeira, José (2015). Poder e valores da linguagem verbal na publicidade. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição, [online] 19(1), pp.79-98. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/41671 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 0874‑0321.


Capítulos de livros/atas com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra e Costa, Rute (2015). Terminology as a sense making social tool. In: A. Mesquita e P. Peres, eds., Proceedings of the 2nd European Conference on Social Media (ECSM 2015). Vol. 1. Reading, UK: Academic Conferences and Publishing International Limited, pp.11-18. ISBN 978-1-5108-0909-3.

Almeida, Carla Aurélia de (2015). Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevista. In: J. Veloso, A. Moreno e F. Silva, orgs., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.65-76. ISBN 978-989-97440-4-2.

Bento, Joaquim (2015). La modélisation du domaine à partir de l’analyse linguistique d’un corpus de spécialité: le projet OntoDomo. In: I. Oliveira, ed., Traduction, terminologie, rédaction technique. Des ponts entre le Français et le Portugais. En hommage au professeur Armelle Le Bras. Limoges: Lambert-Lucas, pp.37-54. ISBN 978-2-35935-104-0.

Carvalho, Sara; Roche, Christophe e Costa, Rute (2015). Ontologies for terminological purposes: the EndoTerm project. In: T. Poibeau e P. Faber, eds., Multilingual Terminology, Ontologies and Knowledge Representation Models. Proceedings of the 11th International Conference on Terminology and Artificial Intelligence (TIA 2015). [PDF] [n.d.]: CEUR Workshop Proceedings, pp.17-27. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1495/paper_30.pdf [Acesso 6 out. 2017]. ISSN 1613-0073.

Carvalho, Sara; Roche, Christophe e Costa, Rute (2015, no prelo). Why read when you can watch? Video articles and knowledge representation within the medical domain. In: Proceedings of the 9th Conference Terminology & Ontology: Theories and Applications (TOTh 2015).

Contente, Madalena (2015). Terminologie Médicale: Portugais-Français. In: I. Oliveira, ed., Traduction, terminologie, rédaction technique. Des ponts entre le Français et le Portugais. En hommage au professeur Armelle Le Bras. Limoges: Lambert-Lucas, pp.211-220. ISBN 978-2-35935-104-0.

Contente, Madalena e Lino, Teresa (2015). La langue médicale: collocations terminologiques et pragmatèmes. In: Adaptations aux Diversités: médiations et traductions, approches interdisciplinaires. Actes du Colloque GLAT Brest 2014. Brest: Telecom Bretagne Brest, pp.206-215. ISBN 978-2-908849-25-9.

Contente, Madalena e Lino, Teresa (2015). Les systèmes terminologiques en médecine et le travail terminologique intra- et interlinguistique: processus de médiation. In: Adaptations aux Diversités: médiations et traductions, approches interdisciplinaires. Actes du Colloque GLAT Brest 2014. Brest: Telecom Bretagne Brest, pp.863-876. ISBN 978-2-908849-25-9.

Costa, João; Lobo, Maria e Grolla, Elaine (2015). The acquisition of syntactic variation in silent categories. In: C. Hamann e E. Ruigendijk, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2013. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.49-60. ISBN 978-1-4438-7553-0.

Costa, Rute; Albuquerque, Alexandra e Esperança, José Paulo (2015). Language management, knowledge transfer and translation-mediated communication in global environments: old paradoxes, unseen practices and new insights. In: D. Gallego-Hernández, ed., Current Approaches to Business and Institutional Translation. Proceedings of the International Conference on Economic, Business, Financial and Institutional Translation (ICEBFIT). Bern: Peter Lang, pp.223-235. ISBN 978-3-0343-1656-9.

Dechamps, Christina (2015). Constitution d’un corpus comparable bilingue Français-Portugais de textes juridiques: un premier pas pour l’élaboration de ressources utiles à la traduction et à l’enseignement/apprentissage de la langue de spécialité. In: I. Oliveira, ed., Traduction, terminologie, rédaction technique. Des ponts entre le Français et le Portugais. En hommage au professeur Armelle Le Bras. Limoges: Lambert-Lucas, pp.99-108. ISBN 978-2-35935-104-0.

Estrela, Antónia (2015). Para uma aquisição precoce da estrutura passiva. In: H. Pinto, M. I. Dias e R. Muñoz, orgs., Livro de Atas IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, pp.329-334. ISBN 978-989-8797-05-6.

Ferreira, José; Barbeiro, Luís e Pereira, Luísa Álvares (2015). O Blogue e as práticas de escrita no Português. In: M. J. Gomes, A. Osório e L. Valente, orgs., Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação. Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho – Centro de Competência TIC, pp.419-433. ISBN 978-989-97374-3-3.

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria e Martins, Cláudia (2015). O particípio presente no Português Antigo. In: J. Veloso, A. Moreno e F. Silva, eds., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.291-305. ISBN 978-989-97440-4-2.

Fiéis, Alexandra e Madeira, Ana (2015). Clíticos e objetos nulos na aquisição de Português L2. In: J. Veloso, A. Moreno e F. Silva, eds., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.307-320. ISBN 978-989-97440-4-2.

Filho, Sebastião Silva (2015). Terminologia e diacronia: pressupostos para o estudo sobre a neologia semântica. In: I. Alves e E. Pereira, eds., Atas do II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (CINEO 2011). São Paulo: Editora Humanitas, [n.d.]. ISBN 978-85-7732-289-3.

Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa e Pereira, Susana (2015). Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In: Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. [PDF] Lisboa: CIED, pp.173-185. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/laranjeira%2c-pereira—leite2014.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISBN 978-989-95733-5-2.

Lino, Teresa (2015). La langue portugaise face aux anglicismes. In: La Lingua Italiana e le Lingue Romanze di Fronte Agli Anglicismi. Firenze: Accademia della Crusca, pp.96-99. ISBN 9788867974092.

Lino, Teresa e Contente, Madalena (2015). Neologia na terminologia médica: empréstimos entre subsistemas. In: I. Alves e E. Pereira, eds., Atas do II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (CINEO 2011). São Paulo: Editora Humanitas, pp.863-876. ISBN 978-85-7732-289-3.

Lourenço, Carla e Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of Portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. In: C. Lourenço e A. Sousa Martins, eds., Proocedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2015). Vol. 1. [PDF] [n.d.]: SciTePress, pp.380-385. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/PublicationsDetail.aspx?ID=82AEN4+7d8M%3d&t=1 [Acesso 5 nov. 2017]. ISBN 978-989-758-107-6.
DOI 10.5220/0005453303800385

Lungu, Oana (2015). Two analyses for simultaneous construals of relative clauses in L1 French. In: C. Hamann e E. Ruigendijk, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2013. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.259-281. ISBN 978-1-4438-7553-0.

Marques, Isabelle Simões (2015). Littérature francophone et questionnement linguistique: de quelle(s) langue(s) parle-t-on? In: A. P. Coutinho, M. F. Outeirinho e J. Domingues de Almeida, orgs., Lasemaine.fr 2014. Porto: Universidade do Porto, pp.92-106. ISBN 978-989-8648-41-9.

Martins, Susana Duarte (2015). L´impact de la globalisation dans la création de sigles et acronymes. In: I. Oliveira, ed., Traduction, terminologie, rédaction technique. Des ponts entre le français et le portugais. En hommage au professeur Armelle Le Bras. Limoges: Lambert-Lucas, pp.247-265. ISBN 978-2-35935-104-0.

Miranda, Florencia (2015). Identidad e identificación del género resumen de ponencia en Portugués y Español: algunas expresiones referenciales singulares. In: G. Cariello et al., orgs., Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios Comparativos. Rosario: Laborde, pp.77-86. ISBN 978-987-677-052-1.

Moreira, Manuel; Costa, Rute e Soares, António Lucas (2015). Ontologies de domaine: une approche du processus de localisation. In: I. Oliveira, ed., Traduction, terminologie, rédaction technique. Des ponts entre le Français et le Portugais. En hommage au professeur Armelle Le Bras. Limoges: Editions Lambert-Lucas, pp.73-90. ISBN 978-2-35935-104-0.

Salema, Luís (2015). Perceção de variantes dialetais do português europeu continental: um estudo exploratório. In: R. Samartim, R. Bello Vázquez, E. Feijó e M. Brito-Semedo, eds., Estudos da AIL em Ciências da Linguagem: Língua, Linguística e Didática. [PDF] Santiago de Compostela-Coimbra: AIL Editora, pp.105-116. Disponível em: http://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/book/1 [Acesso 22 maio 2018]. ISBN 978-84-15166-55-9.

Seara, Isabel Roboredo e Viola, Ana (2015). Da (des)construção da dedicatória: análise linguístico-textual. In: J. Veloso, A. Moreno e F. Silva, eds., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.557-573. ISBN 978-989-97440-4-2.

Silva, Carolina (2015). Acquiring pronominal subjects in European Portuguese: interpretation in indicative and subjunctive contexts. In: C. Hamann e E. Ruigendijk, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2013. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.476-491. ISBN 978-1-4438-7553-0.

Silva, Carolina; Costa, João; Friedmann, Naama e Yachini, Maya (2015). The acquisition of PP relatives in Hebrew and European Portuguese: another window into the atoms of intervention. In: C. Hamann e E. Ruigendijk, eds., Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2013. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.35-48. ISBN 978-1-4438-7553-0.


Capítulos de livros


Abrantes, Ana M. (2015). Cognitive Science and How We Think About Money. In: I. Gil e H. Gonçalves da Silva, eds., The Cultural Life of Money. 1.ª ed. Berlim: Walter de Gruyter, pp.181-195. ISBN 978-3-11-042569-7.

Abrantes, Ana M. (2015). Translation and Imagination. In: P. Hanenberg, ed., A New Visibility: On Culture, Translation and Cognition. 1.ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp.48-64. ISBN 9789725404645.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguagem centrada no uso e o conhecimento linguístico: linguística cultural, linguística cognitiva e os estudos linguísticos. In: A. Fiéis, M. Lobo e A. Madeira, orgs., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, [n.d.]. ISBN 978-989-689-477-1.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB). In: D. Simões, P. Osório e C. Molica, eds., Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. 1.ª ed. [PDF] Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.98-143. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/miscelanea_em_homenagem_a_claudia_roncarati.pdf [Acesso 30 ago. 2018]. e-ISBN 978-85-8199-031-6; ISBN 978-85-8199-032-3.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB): a linguagem-em-uso, os sentidos múltiplos e as operações de perspectivação conceptual. In: A. Domingues Almeida, E. Santana dos Santos e J. Soledade, eds., Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. 1.ª ed. Salvador: EDUFBA, pp.217-254. ISBN 978-85-232-1390-9.

Batoréo, Hanna Jakubowicz; Almeida, Nuno e Lourenço, Soraia (2015). Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.335-358. ISBN 978-989-752-041-9.

Batoréo, Hanna Jakubowicz e Silva, Maria da Luz (2015). Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.55-68. ISBN 978-989-752-041-9.

Brocardo, Maria Teresa e Caetano, Maria do Céu (2015). Que papel para a irregularidade (morfológica)? In: A. Fiéis, A. Madeira e M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.79-89. ISBN 978-989-689-477-1.

Castro, Ana; Correia, Susana e Alves, Dina (2015). Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto. In: A. Fiéis, A. Madeira e M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.95-102. ISBN 978-989-689-477-1.

Conceição, Manuel Célio (2015). Viagens e peregrinações da língua portuguesa. In: J. C. Carvalho, coord., A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens. 1.ª ed. [PDF] Lisboa: CLEPUL, pp.479-489. Disponível em: https://issuu.com/clepul/docs/peregrina____o_de_fern__o_mendes_pi [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 978-989-8814-20-3.

Costa, João (2015). A note on parallels between agreement and intervention. In: E. Di Domenico, C. Hamann e S. Matteini, eds., Structures, strategies and beyond. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.83-96. ISBN 978-90-272-5706-2.

Costa, João e Pratas, Fernanda (2015). Null subjects in monolingual and bilingual, typical and atypical development: an exploratory study. In: S. Stavrakaki, ed., Specific language impairment. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.175-190. ISBN 978-90-272-5321-7.

Costa, Rute e Santos, Cláudia (2015). Domain specificity: semasiological and onomasiological knowledge representation. In: H. Kockaert e F. Steurs, eds., Handbook of Terminology. Vol. 1. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.153-179. ISBN 978-9-027-25777-2.

Coutinho, Maria Antónia; Tanto, Camile e Luís, Maria do Rosário (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho e F. Miranda, orgs., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.133-164. ISBN 978-85-7891-344-4.

Estrela, Antónia et al. (2015). Pronominal constructions and subject indetermination in national varieties of portuguese – a global view on norms. In: R. Muhr e D. Marley, eds., Pluricentric languages: new perspectives in theory and description. 1.ª ed. Frankfurt: Peter Lang, pp.109-125. ISBN 978-3-631-66433-9.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2015). Estruturas clivadas num corpus de português antigo. In: A. Fiéis, M. Lobo e A. Madeira, orgs., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.143-153. ISBN 978-989-689-477-1.

Galhano, Isabel e Galvão, Elena (2015). Nonverbal communication. In: F. Pöchhacker, ed., Routledge Encyclopedia of Interpreting Studies. 1.ª ed. London: Routledge, p.279. ISBN 978-0-415-63432-8.

Lungu, Oana e Demirdache, Hamida (2015). Zero-present under past in child french: evidence from the future. In: D. Ayoun, ed., The acquisition of the present. 1.ª ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.21-56. ISBN 978-90-272-1226-9.

Marques, Isabelle Simões (2015). Entre le centre et les marges ou les enjeux de l´interlangue dans la littérature migrante portugaise d´hier et d´aujourd´hui. In: F. Bonnet-Falandry, S. Durrans e M. Jones, eds., (Se) Construire dans l’interlangue: perspectives transatlantiques sur le multilinguisme. 1.ª ed. Lille: Presses Universitaires du Septentrion, pp.129-143. ISBN 978-2-7574-0939-8.

Marques, Isabelle Simões (2015). Quando a literatura retrata a emigração portuguesa em França: o caso de Nita Clímaco. In: R. Simas, coord., A vez e a voz da Mulher: relações e migrações. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.45-56. ISBN 978-989-689-449-8.

Miranda, Florencia (2015). Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho e F. Miranda, orgs., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.217-240. ISBN 978-85-7891-344-4.

Moita, Mara; Carmo, Patrícia; Ferreira, José e Mineiro, Ana (2015). Phonological description of portuguese sign language for computational modelling purposes. In: P. Rutkowski, ed., Different faces of sign language research. 1.ª ed. Warsaw: Warsaw University, pp.1-60. ISBN 978-83-64111-41-9.

Pereira, Luísa Álvares e Graça, Luciana (2015). Formação de professores para o ensino da produção de textos escritos: possíveis e impossíveis. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho e F. Miranda, orgs., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.55-74. ISBN 978-85-7891-344-4.

Pinto, Rosalice e Marques, Maria Aldina (2015). L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn: argumentation et émotion dans les journaux portugais et brésiliens. In: A. Rabatel, M. Monte e G. Rodrigues, dir., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.ª ed. Limoges: Lambert-Lucas, pp.271-290. ISBN 978-2-35935-121-7.

Seara, Isabel Roboredo (2015). A escrita colaborativa em ambiente digital: a metáfora do labirinto. In: A. L. Tinoco Cabral, J.-L. Minel e S. Marquesi, eds., Leitura, escrita e tecnologias. 1.ª ed. São Paulo: Terracota, pp.75-91. ISBN 978-85-8380-021-7.

Seara, Isabel Roboredo (2015). Marqueurs et stratégies de la confidence dans les fórums et les journaux personnels en ligne. In: A. Curea et al., eds., Discours en présence. Hommage à Liana POP. 1.ª ed. Cluj: Presa Universitara Clujeana, pp.81-92. ISBN 978-973-595-914-2.

Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia e Marquesi, Sueli (2015). L’articulation entre le descriptif et les émotions dans l’argumentation en faveur de Dominique Strauss-Kahn. In: A. Rabatel, M. Monte e G. Rodrigues, dir., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.ª ed. Limoges: Editions Lambert-Lucas, pp.307-323. ISBN 978-2-35935-121-7.

Sebastião, Isabel (2015). O papel do género epistolar no desenvolvimento de competências discursivo-textuais. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho e F. Miranda, orgs., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.165-178. ISBN 978-85-7891-344-4.

Sebastião, Isabel (2015). Uma perspetiva da construção da polemicidade discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. In: J. C. Pereira, ed., Camilo Castelo Branco et Machado de Assis: d’une rive à l’autre. 1.ª ed. Paris: Éditions des Archives Contemporaines, pp.157-173. ISBN 9782813001788.

Teixeira, Carla (2015). Pistas para o ensino do género anúncio publicitário. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho e F. Miranda, orgs., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.203-216. ISBN 978-85-7891-344-4.

Teixeira, José (2015). Mecanismos linguísticos em publicidade: a construção dos conceitos de perfeição e de eternidade. In: M. A. Marques e X. Sánchez Rei, eds., Novas perspetivas linguísticas no espaço galego-português. 1.ª ed. [PDF] [n.d.]: Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística, Universidade da Coruña, pp.175-199. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/37701 [Acesso 3 set. 2018].

Valentim, Helena (2015). Boundary, a metalinguistic concept in the core of language deformability. In: P. Rosenberg, K. Jungbluth e D. Rhobodes, eds., Linguistic construction of ethnic borders. 1.ª ed. Bern: Peter Lang, pp.249-261. ISBN 978-3-631-65377-7.

Valentim, Helena (2015). Deixis in european portuguese: representation and reference construction. In: K. Jungbluth e F. Milano, eds., Manual of Deixis in romance languages. 1.ª ed. Berlin: De Gruyter, pp.247-314. ISBN 978-3-11-031767-1.


Livros


Darras, Xavier, dir (2015). Vocabulaire panlatin du développement durable. Colab. T. Lino e M. Contente. 1.ª ed. [PDF] Québec: Office Québécois de la Langue Française. Disponível em:
https://www.oqlf.gouv.qc.ca/ressources/bibliotheque/dictionnaires/panlatin_ddurable_20150330.pdf
[Acesso 29 set. 2017]. e-ISBN 978-2–550–72192-5.

Moita, Mara et al. (2015). Desenvolvimento da linguagem oral em crianças surdas com implante coclear. Resultados do projecto CLIC: recomendações para a intervenção. Lisboa: Widex. ISBN 978-989-20-6076-7.
DOI 10.13140/RG.2.1.4915.7209


Organização de publicações (livros)


Cariello, Graciella et al., orgs. (2015). Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 978-987-677-052-1.

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria e Madeira, Ana, orgs. (2015). O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. Lisboa: Colibri. ISBN 978-989-689-477-1.

Leurquin, Eulália; Coutinho, Maria Antónia e Miranda, Florencia, orgs. (2015). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN 978-85-7891-344-4.

Simões, Darcilia; Osório, Paulo e Molica, Cecília, orgs. (2015). Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. Rio de Janeiro: Dialogarts. ISBN 978-85-8199-032-3.


Teses


Albuquerque, Alexandra (2015). O ciclo vicioso do satisfatório na gestão de terminologia em contexto empresarial: problemas e oportunidades. Doutoramento. Orient. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa); Coorient. José Paulo Esperança (Instituto Universitário Universitário de Lisboa). Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/15318 [Acesso 20 set. 2017].

Brito, Maria José (2015). Equivalência e variação em medicina dentária: a harmonização terminológica no caso da cárie dentária. Doutoramento. Orient. Rute Costa; Coorient. Paulo Rui Melo. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PROTEC SFRH/PROTEC/50451/2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/16236 [Acesso 20 set. 2017].

Costa, Teresa (2015). Umbundismos no Português de Angola. Proposta de um Dicionário de Umbundismos. Doutoramento. Orient. Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/15330 [Acesso 20 set. 2017].

Fernandes, Joana (2015). Definição do conceito de blended learning. Proposta metodológica no quadro da terminologia de base conceptual. Doutoramento. Orient. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa); Coorient. Paula Peres (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto). Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH/PROTEC/50420/2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/15317 [Acesso 20 set. 2017].

Ferro, Maria João (2015). Estrutura conceptual do relato financeiro: da definição de um domínio à sua análise para uma sociedade em rede. Doutoramento. Orient. Rute Costa. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PROTEC SFRH/PROTEC/67796/2010.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/17165 [Acesso 20 set. 2017].

Martins, Susana Duarte (2015). A definição em terminologia: perspetivas teóricas e metodológicas. Doutoramento. Orient. Rute Costa. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/16283 [Acesso 20 set. 2017].

Silva, Carolina (2015). Interpretation of clitic, strong and null pronouns in the acquisition of European Portuguese. Doutoramento. Orient. João Costa e Maria Lobo. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH/BD/48311/2008.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/20147 [Acesso 20 set. 2017].


Outras publicações


Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana e Soares, Célia (2015). Teste de consciência fonológica. N.º de registo IGAC 2814/2015.

Costa, João e Lobo, Maria (2015). Features and C-command in the acquisition of syntactic dependencies: arguments against constructionism. [Poster] GLOW 2015 – 38th Generative Linguistics in the Old World Colloquium, 15-18 abr., Paris.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Cytomégalovirus. In: I. Fernandes et al., orgs., Contar (com) a medicina. Trad. e introd. I. Marques. Lisboa: Pedago, pp.72-74. ISBN 978-989-8655-51-6.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Devant ma mère. In: I. Fernandes et al., orgs., Contar (com) a medicina. Trad. e introd. I. Marques. Lisboa: Pedago, pp.244-245. ISBN 978-989-8655-51-6.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Journal d’un Corps. In: I. Fernandes et al., orgs., Contar (com) a medicina. Trad. e introd. I. Marques. Lisboa: Pedago, pp.107-109. ISBN 978-989-8655-51-6.

Fidalgo, Marta (2015). A revisão como atividade de mediação. [Poster] Jornadas de Discurso e Cognição, 16 jun., Braga.

Jorge, Noémia e Junqueira, Sónia (2015). Encontros. Português – 10.º ano. Revis. cient. M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-40038-3.

Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. [Poster] CSEDU 2015 – 7th International Conference on Computer Supported Education, 23-25 maio, Lisboa.

Martins, Ana Sousa (2015). Peregrinação, Fernão Mendes Pinto: versão adaptada – nível B2. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-889-4.

Miletic, Radovan (2015). L2 acquisition of portuguese articles by serbo-croatian native speakers. [Poster] Experimental Methods in Language Acquisition Research XI 2015, 15-17 abr., Utrecht.

Miletic, Radovan (2015). L2 acquisition of portuguese articles by serbo-croatian native speakers. [Poster] APL Summer School of Linguistics 2015, 31 ag. – 4 set., Braga.

Miletic, Radovan (2015). L2 acquisition of portuguese articles by serbo-croatian native speakers. [Poster] XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 28-30 out., Braga.

Pinto, Rosalice e Pita, Sara (2015). Political ethè in the public sphere: argumentative and persuasive clash. [Poster] Argumentation and Reasoned Action. 1st European Conference on Argumentation, 9-12 jun., Lisboa.


Outros artigos e capítulos de livros


Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Bokus, B., ed. (2014). Children’s Language and Communicative Knowledge, in Memory of Professor Grace Wales Shugar. (Special issue of Psychology of Language and Communication, 18(2-3)). Child Language Bulletin, [online] 35(1), [n.d.]. Disponível em: http://www.iascl.org/bulletins/bulletinV35N1.html#18 [Acesso 4 set. 2018].

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Isabel Roboredo Seara, dir. e coord. (2014). Cortesia: olhares e (re)invenções. Edição: Lisboa: Chiado Editora. ISBN: 978-989-51-2247-9Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, [online] 10, pp.167-174. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14005.pdf [Acesso 2 out. 2017]. ISSN 1646-6195.

Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Shugar, Grace Wales, Bokus, Barbara, and Smogorzewska, Joanna (2013). From Reference Situation to Narrative Text. Piaseczno, Poland: LEXEM. Child Language Bulletin, [online] 35(1), [n.d.]. Disponível em: http://www.iascl.net/bulletins/bulletinV35N1.html#20 [Acesso 2 out. 2017].

Fiéis, Alexandra; Lobo, Maria e Madeira, Ana (2015). Nota introdutória. In: A.  Fiéis, M. Lobo e A. Madeira, orgs., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, [n.d.]. ISBN 978-989-689-477-1.

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