OntoAndalus

Descrição

OntoAndalus é uma ontologia de artefactos cerâmicos do al-Ândalus, um tema relevante nos estudos arqueológicos em Espanha e em Portugal. O objetivo do OntoAndalus é aprofundar o conhecimento neste domínio e facilitar o desenvolvimento de um recurso terminológico multilingue baseado em descrições ou definições formais de conceitos e outras unidades de conhecimento.

OntoAndalus está a ser desenvolvido em OWL e está alinhado com a ontologia de topo Ultralite DOLCE+DnS.

Agradecimentos

Este trabalho foi realizado no âmbito de um projecto de Doutoramento financiado pela FCT – Fundação para Ciência e Tecnologia (Portugal) [Bolsa PD/BD/105765/2014].

Publicações

Almeida, Bruno e Costa, Rute (2021). OntoAndalus: An ontology of Islamic artefacts for terminological purposes. Semantic Web Journal, 12(2), pp.295-311. ISSN 1570-0844 (P); ISSN 2210-4968 (E).

Almeida, Bruno e Costa, Rute (2020). Towards a terminological knowledge base on Islamic archaeology: linguistic and conceptual aspects. In: C. Marinica et al., eds., Atelier DAHLIA. DigitAl Humanities and cuLtural herItAge: data and knowledge management and analysis. [PDF] Bruxelas. Disponível em: http://dahlia.egc.asso.fr/actes_atelier_DAHLIA2020.pdf [Acesso 28 jan. 2020].

Almeida, Bruno; Roche, Christophe e Costa, Rute (2017). Archaeological classification and ontoterminology: the case of Islamic archaeology of the al-Andalus. In: C. Roche, ed., TOTh 2017: Terminologie & Ontologie: Théories et Applications. [PDF] Chambéry: Éditions de l’université de Savoie Mont Blanc, pp.221-236. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01826942 [Acesso 25 jul. 2019]. ISBN 9782919732807.

Almeida, Bruno; Costa, Rute e Roche, Christophe (2016). Terminology and Ontology development in the domain of Islamic archaeology. In: H. E. Thomsen, A. Pareja-Lora e B. N. Madsen, eds., Term Bases and Linguistic Linked Open Data. Proceedings of the 12th International Conference on Terminology and Knowledge Engineering (TKE 2016). [PDF] Copenhagen: Copenhagen Business School, pp.147-156. Disponível em: http://openarchive.cbs.dk/handle/10398/9323 [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-879991790-7.