GRATO 2023

Continuidades e Desafios em Gramática & Texto
8.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Lisboa, 28, 29 e 30 junho de 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH)

Privilegiando a inter-relação entre Gramática, Texto e Discurso, a 8.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto (GRATO 2023) procura, através da CONTINUIDADE, encontrar (novos) DESAFIOS para o trabalho que se desenvolve em Linguística.
A GRATO 2023 organiza-se à volta de três nomes incontornáveis e marcantes da Linguística portuguesa – Fátima Oliveira, Fernanda Irene Fonseca e Ivo de Castro. Cada uma das sessões plenárias que vão assegurar centrar-se-á na respetiva área de especialidade, num formato de interpelação, em diálogo com a investigação que se desenvolve no grupo Gramática & Texto. Privilegiando esta perspetiva, espera-se que todo o trabalho durante a GRATO 2023 corresponda a um efetivo espaço de construção de conhecimento, através de debate e de interação, de criatividade e de intervenção.

Descarregue o programa e o cartaz do concerto.

CONFERENCISTAS

Fátima Oliveira (Faculdade de Letras, Universidade do Porto): “A Semântica é possível?”

Fernanda Irene Fonseca (Faculdade de Letras, Universidade do Porto): “Tempo(s), narração e memória na poesia de Eugénio de Andrade”

Ivo de Castro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa): “ChatGPT_ivo”

LIVRO DE RESUMOS

Descarregue aqui.

INSCRIÇÃO

Por favor, preencha o formulário disponível aqui e reenvie-o, com o respetivo comprovativo de pagamento, para o seguinte endereço: grato@fcsh.unl.pt

Valores de inscrição

Professores e Investigadores: 90€
Estudantes: 45€
Membros do CLUNL: gratuito

Pagamento

O pagamento pode ser efetuado através de 1 das seguintes formas:

Opção 1Transferência bancária:

IBAN​: ​PT50 0018 000321419114020 13
Banco Santander Totta S.A.
BIC/SWIFT: TOTAPTPL
Titular: FCSH – Univ. Nova de Lisboa
CIF / VAT number: 501559094
Morada: Av. Berna 26 C, Lisboa 1069-061

Seguidamente, por favor, remeta o comprovativo do pagamento para o seguinte endereço: grato@fcsh.unl.pt

Opção 2Paypal:

Enviar pagamento para a conta: dgfc@fcsh.unl.pt

Nos detalhes de pagamento, indicar “GRATO 2023 – NOVA CLUNL”.

Seguidamente, por favor, remeta o comprovativo do pagamento para o seguinte endereço: grato@fcsh.unl.pt

Por favor, tenha em atenção que a inscrição só será validada após a receção do comprovativo de pagamento em grato@fcsh.unl.pt

O reembolso não é possível.

CHAMADA DE TRABALHOS
Modalidades de participação e envio de resumos

Encontra-se aberta a receção de propostas nas seguintes modalidades:

• Comunicações
  • Sessões Temáticas

Os resumos poderão ser submetidos numa das línguas da Conferência: português, espanhol, francês ou inglês.

As Comunicações serão de 20 minutos, seguidas de 10 minutos de discussão; as Sessões Temáticas incluirão um máximo de 4 comunicações, seguidas de discussão, com uma duração total de 2 horas.

De forma a garantir a diversidade, cada autor/a poderá submeter o máximo de duas propostas, podendo, apenas numa delas, constar como primeiro/a autor/a.

As propostas de Comunicações deverão incluir:

• Título;
  • Nome(s) do/a(s) autor/a(es/as);
  • Afiliação;
  • 5 palavras-chave (máximo);
  • Resumo de 300 a 500 palavras, com explicitação dos objetivos, conceitos e quadros teórico-metodológicos em que se apoia o trabalho a apresentar;
  • 5 referências bibliográficas (máximo).

As propostas de Sessões Temáticas deverão incluir:

• Nome do/a responsável da sessão;
  • Tema;
  • Nome(s) do/a(s) autor/a(es/as);
  • Afiliação;
  • 5 palavras-chave (máximo);
  • Resumo de cada uma das comunicações (sendo um dos resumos o da pessoa responsável pela sessão), com 300 a 500 palavras, explicitando os objetivos, conceitos e quadros teórico-metodológicos em que se apoia o trabalho a apresentar e 5 referências bibliográficas (máximo).

Submissão de propostas:  https://easychair.org/conferences/?conf=grato2023

Datas importantes

Data limite para envio de propostas: 15 de abril de 2023 30 abril 2023
Resposta da Comissão Científica: 15 de maio de 2023 31 maio 2023