JIL 2021

Apresentação

A primeira edição (exclusivamente em linha) das Jornadas Internacionais de Lexiculturologia – JIL2021 –, enquanto fórum científico pioneiro de reflexão e discussão lexiculturológicas, tem por propósitos estratégicos nucleares – reciprocamente complementares – identificar, caraterizar e discernir as perspetivas disciplinares, singulares e/ou conjugadas, de estudo da lexicultura, bem como entender e determinar o contributo, efetivo ou potencial, dessas perspetivas de estudo da lexicultura e, consequentemente, desse mesmo objeto de estudo para os campos científicos e/ou societais correspondentes.

Tendo em consideração esses seus propósitos estratégicos nucleares de caráter exploratório, a chamada de comunicações das JIL2021 não estabelece a priori eixos temáticos, devendo, contudo, as propostas de comunicação evidenciar em concreto a relevância essencial, estrutural, funcional e/ou teleológica da lexicultura e das perspetivas de estudo correspondentes para os domínios disciplinares e/ou societais respetivos.

*

A primeira edição das Jornadas Internacionais de Lexiculturologia presta ainda o seu reconhecimento – após os seus recentes desaparecimentos, mas em tempo sempre oportuno e útil de consideração dos seus legados científicos e académicos – ao Professor Doutor Robert Galisson, criador do conceito de lexicultura e fundador da Lexiculturologia, e à Professora Doutora Teresa Lino, investigadora em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do NOVA CLUNL pioneira de primeiro plano nacional e internacional da inclusão da lexicultura nessas suas disciplinas de eleição.

Comissão Científica

Alexandre Chicuna (Univ. Agostinho Neto, Angola) | Augusto Soares da Silva (Univ. Católica Portuguesa, Portugal) | Carlos Assunção (UTAD, Portugal) | Carlos Maciel (CNRS-UMR 70 | Univ. Nantes, França) | Carmen Guillén Diaz (Univ. Valladolid, Espanha) | Clara Ferrão Tavares (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal) | Ieda Maria Alves (Univ. São Paulo, Brasil) | Jana Altmanova (Univ. degli Studi di Napoli “L’Orientale”, Itália) | Jean Pruvost (Univ. Cergy-Pontoise, França) | John Humbley (Univ. Paris, França) | Manuel Célio Conceição (UALG, Portugal) | Maria Teresa Zanola (Univ. Cattolica del Sacro Cuore, Itália) | Paulo Osório (UBI, Portugal) | Philippe Blanchet (Univ. Rennes 2, França) | Rute Costa (NOVA FCSH | NOVA CLUNL, Portugal) | Victorino Reis (ISCED Luanda, Angola) | Xavier Blanco Escoda (Univ. Autònoma Barcelona, Espanha)

Christina Dechamps (NOVA FCSH | NOVA CLUNL)
Fátima Ferreira (NOVA CLUNL)
Jacques da Silva (NOVA CLUNL | Univ. Católica Portuguesa)
Marlène da Silva e Silva (Univ. Católica Portuguesa | Univ. Minho)

Programa

Disponível em: https://lexiculturologia.fcsh.unl.pt/jil2021-programa-cientifico-2/

Livro de Resumos

Disponível aqui.

Consulte as normas aqui.

Preencha o formulário de inscrição disponível aqui.

Mais informações em: https://lexiculturologia.fcsh.unl.pt/

Contacto: jil@fcsh.unl.pt