40th ENAPL

Between October 23 and 25, the 40th National Meeting of the Portuguese Association of Linguistics will be held at the University of the Azores (Ponta Delgada).

As usual, several researchers from CLUNL will be taking part in what is the largest national event of the Linguistics scientific community, either with oral presentations, posters or as moderators.

Below, we list the communications by CLUNL members.

23rd of October

Joana Batalha; Adriana Cardoso; Ana Luísa Costa; Sónia Rodrigues; Isabel Sebastião: Variação linguística em sala de aula: conceções de professores

Anabela Rato; Ana Beatriz Queirós; Gabriela Tavares; Susana Correia: Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels

Alice Vieira; Raquel Amaro; Matilde Gonçalves: Linguagem inclusiva: detecção de traços linguísticos de inclusividade em textos relativos ao acolhimento e integração de pessoas migrantes em Portugal

Gabriela Tavares; Andrea Deme; Susana Correia: Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners

Yuxin Ge; Yun-Wei Lee; Susana Correia; Patrick Rebuschat: Statistical learning of L2 Portuguese words in younger and older adults

Susana Correia; Yuxin Ge; Patrick Rebuschat; Anabela Rato: The effect of training modality and instruction type on non-native speech learning

24th of October

Bruna Bandeira; Antónia Coutinho: Análise textual-discursiva dos documentos orientadores de currículo em Portugal e no Brasil: como eles prescrevem o trabalho do professor de Português?

Toivo Evaristo Haipinge: A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola

Aida Cardoso; Maria Lobo; Joana Batalha; Bruna Bragança; Catarina Rosa; Isabel Fraústo: Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita?

Stéphanie Dias Vaz; Maria Lobo; Isabel Lousada: (RE)Conto: Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais para crianças falantes de Português Europeu

Rute Rosa: O plano de texto como instrumento de aquisição e desenvolvimento de competências de escrita: reflexões e perspetivas didáticas

Isabelle Simões Marques; Andreea Teletin: Humor na Internet: olhares cruzados sobre a língua portuguesa, os portugueses e os brasileiros

Joana Teixeira; Alexandra Fiéis: Aquisição de segunda língua e mudança linguística: o caso dos sujeitos e dos objetos nulos

25th of October

Ronan Pereira; Catarina Rosa; Mariana Silva: Mas és português ou brasileiro? Atitudes individuais e influência fonológica no contacto entre variedades da língua portuguesa

Antónia Coutinho; Clara Nunes Correia: Crónicas, comentários e críticas

João de Matos; Susana Correia; Paula Luegi: Processamento de masculinos genéricos em Português Europeu: tarefa de leitura autocontrolada

Ricardo Monteiro; Michell Moutinho; Raquel Amaro; Susana Correia: Descritores de complexidade textual para adultos de baixa literacia: uma ferramenta de aferição de complexidade do projeto iRead4Skills

Pósteres:

Cláudia Ruas; Matilde Gonçalves; Antónia Coutinho: Reflexões sobre a Linguagem Sensível ao Género: um Estudo Preliminar em Contexto Educativo

Helena Isabel Alzamora: O Futuro do Conjuntivo – uma Proposta Enunciativa

José Aires; Aida Cardoso; Rui Pereira; Amália Mendes: O corpus parlamentar ParlaMint-PT

Juliano Sippel: Ensino de Línguas baseado em tarefas e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de Português L2

Mariana Silva; Ronan Pereira; Catarina Rosa: Entre o espontâneo e o controlado: a variação na produção oral dos pronomes acusativos de terceira pessoa no português brasileiro

Yolanda Xavier; Susana Correia: Nasal vowels and word stress production by adult L1 Ukrainian speakers of European Portuguese as an L2