Jornadas dos Dicionários 2023


4.ª edição
Usos didáticos do dicionário

Lisboa, 17 de novembro de 2023
Universidade NOVA de Lisboa (presencial & online)

 

As Jornadas dos Dicionários visam pôr em contacto especialistas e profissionais das áreas da lexicologia e da lexicografia para divulgação e discussão de temas e linhas de investigação atuais e relevantes, bem como a apresentação de novos produtos e recursos lexicográficos, com incidência sobre uma determinada subárea em cada edição.
Sob o mote «Usos didáticos do dicionário», em 2023, convidamos linguistas e investigadores das ciências da linguagem, especialistas da área da educação e editores de dicionários a refletir sobre a construção, a utilização, e/ou a função do dicionário enquanto instrumento e recurso didático.

Consulte o Programa.

 

Conferencistas

Sven Tarp
Universidade de Aarhus, Dinamarca

Sven Tarp é professor de espanhol e diretor do Centro de Lexicografia da Universidade de Aarhus (Dinamarca), e professor extraordinário do Departamento de Afrikaans e Neerlandês da Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Com um doutoramento em lexicografia especializada e um doutoramento em lexicografia para aprendentes, é editor e co-editor de vários dicionários especializados e publicou numerosos artigos em revistas e séries de renome. É um dos fundadores da teoria funcional da lexicografia. As suas áreas de investigação incluem a lexicografia especializada e geral e o papel didático dos dicionários no ensino das línguas. Atualmente, desenvolve investigação sobre assistentes de escrita bilingues, apoiados pela lexicografia e baseados em IA, para aprendentes de espanhol.

(resumo da conferência)

 

Alexandra Feldekircher Müller & Maria da Graça Krieger
UNISINOS, Brasil                            UFRGS, Brasil

Alexandra Feldekircher Müller é pesquisadora do grupo de pesquisa Letec – UNIFACVEST, no Brasil. Tem um doutoramento em Linguística Aplicadapelo programa de pelo programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS em associação com o Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Ao longo da sua carreira, foi vice-líder do grupo de investigação Termilex Grupo de Estudos em Terminologia e Lexicografia na UNISINOS. Foi professora por mais de dez anos na UNISINOS. Publicou o livro Dicionário na escola: manual didático para o uso em sala de aula. Integrou o Comitê Executivo de RITerm e tem várias publicações na área de dicionários e aprendizagem de línguas.

Maria da Graça Krieger foi professora de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Brasil. Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorada em Terminologia na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Entre muitas outras atividades, foi membro da Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2006), do Ministério da Educação do Brasil, responsável pela área de dicionários; foi  representante de Linguística no  Conselho Nacional de Pesquisa  (CNPq); fundadora do Grupo Termisul (UFRGS) e Presidente da RITERM. Foi representante do Brasil no Comitê Científico da REALITER, Rede Panlatina de Terminologia. É membro de Conselhos Científicos de revistas científicas brasileiras, como a revista Abralin. As suas áreas de interesse incluem língua portuguesa e linguística, incidindo sobre terminologia, lexicografia, lexicografia pedagógica e terminografia.

(resumo da conferência)

 

Christina Dechamps
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Christina Dechamps é professora auxiliar no Departamento de Línguas Modernas, Culturas e Literatura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde leciona Didática de Francês, Tradução e Língua Francesa. É mestre e doutorada em Linguística na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Universidade NOVA de Lisboa. É membro integrado do CLUNL – Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde faz investigação nas áreas de terminologia, tradução jurídica e ensino/aprendizagem de francês como língua estrangeira, especialmente para fins específicos.

(resumo da conferência)

 

Thomi Dalpanagioti
Universidade Aristóteles de Tessalónica, Grécia

Thomi Dalpanagioti é Professora de Laboratório na Escola de Inglês da Universidade Aristóteles de Salónica,onde lecciona onde lecciona cursos de linguística e de metodologia de investigação. Tem um mestrado e um doutoramento em Lexicografia pela Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas. Trabalhou como investigadora adjunta no Centro de Língua Grega e como professora adjunta na Hellenic Open University da Grécia e na Universidade de Nicósia. Desenvolve investigação nas áreas da lexicologia, lexicografia (monolingue/bilingue) e aquisição de vocabulário, centrando-se nas aplicações da linguística cognitiva e da linguística de corpus. Foi galardoada com o prémio A.S. Hornby Dictionary Research Award 2022.

(resumo da conferência)

 

Datas importantes

Conferência: 17 de novembro de 2023 (híbrido: presencial & online)
Versão final (camera-ready): 29 de fevereiro de 2024

As Jornadas realizar-se-ão em modo híbrido (on line & on site), no dia 17 de novembro de 2023 na Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, auditório 209, Lisboa.

A inscrição é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Inscreva-se aqui.

Para mais informações, contacte: jornadasdosdicionarios@fcsh.unl.pt

Comissão Científica

Alexandra Feldekircher Müller (UNISINOS, Brasil)
Alina Villalva (Universidade de Lisboa, Portugal)
Álvaro Iriarte Sanromán (Universidade do Minho, Portugal)
Ana Isabel Andrade (Universidade de Aveiro)
Ana Paula Banza (Universidade de Évora, Portugal)
Annette Klosa-Kückelhaus (Institut für Deutsche Sprache, Mannheim, Alemanha)
Christina Dechamps (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)
Clara Ferrão Tavares (IP Santarém, Universidade de Aveiro, Portugal)
Cristina Sá (Universidade de Aveiro, Portugal)
Davi B. Albuquerque (Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Nankai, China)
Filomena Martins (Universidade de Aveiro, Portugal)
Helena Araújo e Sá (Universidade de Aveiro, Portugal)
João Paulo Silvestre (Universidade de Aveiro, Portugal)
Lucimara Alves Costa (Universidade Federal de Rondônia, Brasil)
María Concepción Maldonado González (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)
Maria da Graça Krieger (UNISINOS, Brasil)
Maria Filomena Gonçalves (Universidade de Évora, Portugal)
Paz Battaner (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, & Real Academia Española, Espanha)
Pilar León Araúz (University of Granada, Espanha)
Rogelio Ponce de León Romero (Universidade do Porto, Portugal)
Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)
Telmo Verdelho (Universidade de Aveiro & Academia das Ciências de Lisboa, Portugal)

Comissão Organizadora (NOVA FCSH/CLUNL)

Ana Salgado
Karima Fangour
Fátima Ferreira
Olga Heitor
Raquel Amaro
Sílvia Barbosa
Inês Felício (secretariado)

Com o apoio: