40th ENAPL
Between October 23 and 25, the 40th National Meeting of the Portuguese Association of Linguistics will be held at the University of the Azores (Ponta Delgada).
As usual, several researchers from CLUNL will be taking part in what is the largest national event of the Linguistics scientific community, either with oral presentations, posters or as moderators.
Below, we list the communications by CLUNL members.
23rd of October
Joana Batalha; Adriana Cardoso; Ana Luísa Costa; Sónia Rodrigues; Isabel Sebastião: Variação linguística em sala de aula: conceções de professores
Anabela Rato; Ana Beatriz Queirós; Gabriela Tavares; Susana Correia: Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels
Alice Vieira; Raquel Amaro; Matilde Gonçalves: Linguagem inclusiva: detecção de traços linguísticos de inclusividade em textos relativos ao acolhimento e integração de pessoas migrantes em Portugal
Gabriela Tavares; Andrea Deme; Susana Correia: Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners
Yuxin Ge; Yun-Wei Lee; Susana Correia; Patrick Rebuschat: Statistical learning of L2 Portuguese words in younger and older adults
Susana Correia; Yuxin Ge; Patrick Rebuschat; Anabela Rato: The effect of training modality and instruction type on non-native speech learning
24th of October
Bruna Bandeira; Antónia Coutinho: Análise textual-discursiva dos documentos orientadores de currículo em Portugal e no Brasil: como eles prescrevem o trabalho do professor de Português?
Toivo Evaristo Haipinge: A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola
Aida Cardoso; Maria Lobo; Joana Batalha; Bruna Bragança; Catarina Rosa; Isabel Fraústo: Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita?
Stéphanie Dias Vaz; Maria Lobo; Isabel Lousada: (RE)Conto: Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais para crianças falantes de Português Europeu
Rute Rosa: O plano de texto como instrumento de aquisição e desenvolvimento de competências de escrita: reflexões e perspetivas didáticas
Isabelle Simões Marques; Andreea Teletin: Humor na Internet: olhares cruzados sobre a língua portuguesa, os portugueses e os brasileiros
Joana Teixeira; Alexandra Fiéis: Aquisição de segunda língua e mudança linguística: o caso dos sujeitos e dos objetos nulos
25th of October
Ronan Pereira; Catarina Rosa; Mariana Silva: Mas és português ou brasileiro? Atitudes individuais e influência fonológica no contacto entre variedades da língua portuguesa
Antónia Coutinho; Clara Nunes Correia: Crónicas, comentários e críticas
João de Matos; Susana Correia; Paula Luegi: Processamento de masculinos genéricos em Português Europeu: tarefa de leitura autocontrolada
Ricardo Monteiro; Michell Moutinho; Raquel Amaro; Susana Correia: Descritores de complexidade textual para adultos de baixa literacia: uma ferramenta de aferição de complexidade do projeto iRead4Skills
Pósteres:
Cláudia Ruas; Matilde Gonçalves; Antónia Coutinho: Reflexões sobre a Linguagem Sensível ao Género: um Estudo Preliminar em Contexto Educativo
Helena Isabel Alzamora: O Futuro do Conjuntivo – uma Proposta Enunciativa
José Aires; Aida Cardoso; Rui Pereira; Amália Mendes: O corpus parlamentar ParlaMint-PT
Juliano Sippel: Ensino de Línguas baseado em tarefas e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de Português L2
Mariana Silva; Ronan Pereira; Catarina Rosa: Entre o espontâneo e o controlado: a variação na produção oral dos pronomes acusativos de terceira pessoa no português brasileiro
Yolanda Xavier; Susana Correia: Nasal vowels and word stress production by adult L1 Ukrainian speakers of European Portuguese as an L2