Colaboradores Externos - Doutorados

Doutorada em Linguística (Terminologia). Professora do ensino superior desde 1995 e no  Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP) desde 1999. Coordena o Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP desde 2004. Investigadora no CLUNL (Universidade NOVA de Lisboa) e no CEOS.PP (ISCAP-IPP). Membro da Comissão Editorial da revista “Current Trends in Translation Teaching and Learning“. Presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Federation of Societies of Technical Communication in Europe.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com a tese “A alternância indicativo/conjuntivo no português de Moçambique. Implicações pedagógicas na aprendizagem do português língua segunda”. Professora de Linguística Geral e Fonética e Fonologia de Português na Universidade Save. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino do Português na Universidade Pedagógica de Moçambique em 2009 e 2014.

Grupo LiFE

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991. A sua atividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além desta, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.

Grupo LiFE

É doutorada em Linguística. Pós-Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Professora Adjunta no Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFLETRAS. Desenvolve docência e investigação nos seguintes campos: gramática e ensino da língua portuguesa; alfabetização e escrita; variação linguística e ensino.

Grupo G&T

Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigador no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Presidente do Conseil Européen pour les Langues / European Language Council. Desenvolve docência e investigação em lexicologia, terminologia, políticas linguísticas e ensino de línguas. Tem participado em projetos nas seguintes áreas: terminologia multilingue, multilinguismo, comunicação intercultural e diversidade linguística.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística, área de especialidade em Linguística do Texto e do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Possui mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (Universidade Aberta); mestrado em Ensino de Português e Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); e licenciatura em Línguas Modernas – variante Português/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

É doutorado em Linguística. É investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em Semântica, com incidência particular na semântica das preposições (aspeto, telicidade, trajetórias, fronteiras e topologia). É professor de Português do Ensino Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).

Grupo G&T

Aposentou-se, como Professora Associada da NOVA FCSH, em 2010. Além da atividade docente no Departamento de Linguística, exerceu funções de Presidente da Comissão Científica e da Comissão Pedagógica do mesmo (1996/97/99) e de Coordenadora do Ramo de Formação Educacional (RFE) em Português, l.e./l.s., para licenciados em linguística (1997/2006). No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna, tendo dirigido algumas equipas portuguesas de projetos internacionais relacionados com o tema (Sócrates/LINGUA-L, ONENESS). Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Foi presidente da Comissão Científica do CLUNL entre 2006 e 2010). Atualmente, em colaboração com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, dedica-se particularmente à conclusão do projeto de elaboração do “Dicionário da Língua Portuguesa Medieval”.

Grupo LiFE

Patrícia Dominguez é licenciada em Filologia pela Universitat de Barcelona e doutorada em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade NOVA de Lisboa. As suas áreas de interesse de investigação são o discurso de tipo político e a comunicação social.

Grupo G&T

Karima Fangour Robalo é mestre e doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia com a tese de doutoramento “Vulgarisation Terminologique dans le Domaine des Énergies Renouvables, Português-Árabe”. Concluiu o curso de pós-graduação em tradução (Francês) pela NOVA FCSH. Licenciou-se em Língua e Literatura Francesas, especialidade Linguística, pela Faculdade de Letras e de Ciências Humanas da Universidade Sidi Mohamed Ben Abdellah – Fez (Marrocos). Desde 2017, é membro integrado do grupo LLT do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve investigação na área da terminologia multilingue, lexicologia, lexicografia, relações léxico-semânticas e tradução em Português, Árabe e Francês. Foi Professora de Língua Francesa do Ensino Secundário em Fez (Marrocos).

Grupo 2

Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), onde é representante da secção autónoma de Metodologias de Investigação, e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Leciona Inglês para Fins Específicos, Técnicas de Expressão, Português para Estrangeiros e Metodologias de Investigação. É doutorada em Linguística (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e mestre em Linguística Românica e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem desenvolvido investigação nas áreas da terminologia, tradução, lexicografia, ensino de línguas para fins específicos, multilinguismo e multiculturalismo e economia da língua.

Grupo LLT

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidade e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Grupo G&T

Célia Regina dos Santos Lopes é Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Os seus interesses de ensino e pesquisa são Sociolinguística Histórica e Processos de gramaticalização no sistema pronominal do português brasileiro. Em 2018, publicou, no Brasil, o livro “Mudança Sintática das Classes de Palavra: Perspectiva Funcionalista” lançado pela Editora  Contexto (co-editado com Ataliba Castilho). Outras publicações recentes incluem dois capítulos publicados no livro “The Handbook of Portuguese Linguistics” lançado pela Wiley-Blackwell (“History and Current Setting” and “Main Morphosyntactic Changes and Grammaticalization”).

Grupo G&T

Mingshuang Lu completou o Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês na Universidade do Minho (2014-2016) com uma dissertação intitulada “O ensino-aprendizagem de português na China e de chinês em Portugal. Estudo comparativo ao nível da licenciatura”. Atualmente, é aluna de doutoramento em Tradução e Terminologia na Universidade NOVA de Lisboa (programa em parceria com a Universidade de Aveiro). Desenvolveu tese de doutoramento intitulada “Géneros da esfera jornalística: estudo comparativo entre o chinês e o português”, sob a orientação científica da Professora Matilde Gonçalves e da Professora Wang Suoying. A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

Professora Associada com agregação do departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. É investigadora do CEHUM, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e as principais áreas de investigação são a análise dos discursos, com especial destaque para os discursos políticos, jornalísticos e os discursos orais do quotidiano.
Doutorada, em 2000, em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela universidade do Minho, tem participado, como coordenadora e como membro da equipa, em projetos de investigação nestas áreas, tem orientado trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, e tem trabalhos em publicações nacionais e internacionais.

Grupo G&T

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Línguas e Culturas). Doutorado em Linguística (Semântica) pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2005), tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da semântica numa perspetiva enunciativa (particularmente no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas). Outras áreas de investigação: tradução, linguística aplicada.

Grupo G&T

Doutorada em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), tendo desenvolvido a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Mestre em Linguística pela Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

Grupo G&T

 

Michell Gadelha Moutinho possui graduação em Letras (Habilitação em Língua Alemã) pela Universidade Federal do Pará (2009), graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professor de EBTT da Universidade Federal do Pará, lotado na Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e ensino/aprendizagem deLínguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: método CBM, complexidade e aprendizagem de línguas adicionais, fluência em leitura oral, aprendizagem de línguas e ensino de leitura.

Grupo LLT

É doutorada em Linguística (Portuguesa e Espanhola) pela Universidade de Ljubljana, Eslovénia. É leitora da língua e cultura portuguesas no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Ljubljana e desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística e Tradução Literária, prioritariamente centrada nas línguas português, espanhol e esloveno. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português, nomeadamente sobre tempo e aspeto, em contraste com a língua eslovena. Tem publicado vários artigos científicos.

Grupo G&T

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Grupo G&T

Alexandra Ruivo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Inglês pela Universidade de Coimbra. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1986, pertence ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, onde exerceu três mandatos na gestão escolar. Doutorada em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global na Universidade NOVA de Lisboa em associação com a Universidade Aberta, desenvolveu investigação em didática da língua materna, particularmente na área do ensino de poesia, sob orientação científica da Professora Doutora Antónia Coutinho.

Grupo G&T

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma Universidade e desenvolve investigação com incidência em: (i) escrita académica em PL1 e PL2 na sua vertente didática (cursos de ensino a distância, materiais instrucionais); (ii) constituição de corpora de textos de estudantes, produzidos em contexto de avaliação; (iii) análise estilístico-fraseológica, lexical e semântica de produtos textuais em diferentes géneros académicos (abstracts, teses de doutoramento e artigos científicos).

Grupo G&T

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade NOVA de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.

Grupo LiFE

Investigador do Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do CLUNL. Doutorado em Educação – Didátologia das Línguas-Culturas. Áreas de Investigação nucleares: Lexicografia, Lexiculturologia, Educação em Línguas-Culturas, Didática das Línguas-Culturas. Tem vindo a publicar textos de investigação em revistas científicas nacionais e internacionais e orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no domínio da Educação em Línguas-Culturas Maternas e Não Maternas.

Grupo LLT

Doutorada em Linguística, na área de especialização em Psicolinguística. Licenciada e mestre em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), e licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior do Alcoitão. Desde 2008, desenvolve investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Além disso, exerce como Terapeuta da Fala e é diretora clínica do Centro REDE – Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Terapêutico.

Grupo LiFE

Colaboradores Externos - Não Doutorados

Doutorando em Linguística na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, é mestre europeu em Lexicografia pela Universidade do Minho e licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Alemão) pela Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente, trabalha como investigador em formação no Departamento de Filologia Inglesa e Alemã da Universidade de Santiago de Compostela, onde usufrui de uma ajuda para a Formação de Professores Universitários (FPU21/00188) do Ministério de Ciência, Inovação e Universidades do Estado espanhol. O seu projeto de tese visa anotar semanticamente corpora linguísticos para a extração de dados relativos à interface semântico-sintática, nomeadamente à estrutura argumental nominal. As suas principais áreas de interesse incluem a lexicografia, a semântica, a linguística de corpus e o processamento de linguagem natural.

Grupo LLT

Professora de língua portuguesa no Instituto Español “Giner de los Ríos” de Lisboa e investigadora no CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição da linguagem bilingue  (português/castelhano).

Grupo LiFE

Mestre pela NOVA School of Business and Economics – “International M.Sc. in Management” – com especialização em Estratégia e Negócios Internacionais. Licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com especialização em Edição e Língua Portuguesa. Estudante do Mestrado em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de cursos de português para estrangeiros no Instituto Politécnico de Leiria (2014; 2019-2022). Gestor no programa “Data Science for Social Good Europe Summer Fellowship” (2017; 2018) – The University of Chicago & NOVA SBE. Foi bolseiro do CLUNL & Universidade de Tübingen (BI-LIC-1 TU/CLUNL) no âmbito do desenvolvimento da investigação no Grupo LiFE.

Grupo LiFE

Licenciatura em Filologia Românica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa; D.E.A. em Didactologie des Langues-Cultures, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Professora aposentada do Ensino Secundário, também ensinou no Lycée International de Saint-Germain-en-Laye e foi leitora de Português na Université d’Avignon. Foi assistente convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, onde lecionou Didática do Português Língua Materna e Língua estrangeira/ Língua Segunda e outras disciplinas. Participou em vários projetos europeus na área das línguas e da formação de professores de línguas-culturas. Foi editora da revista “Referências-Ressources” da Associação Portuguesa de Professores de Francês. Tem sido colaboradora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LLT

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da Teoria do Texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.

Grupo G&T

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas e mestre em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela NOVA FCSH, tendo desenvolvido o seu relatório de Prática de Ensino Supervisionada subordinado ao tema da consciência para a variação linguística nas aulas de língua. Tem como principais áreas de interesse a variação linguística e a linguística educacional. Foi bolseira de investigação do grupo LiFE, colaborando com projetos de desenvolvimento da linguagem em L1 e L2. Atualmente, integra a equipa do projeto PIPALE.

Grupo LiFE

 Assessora de ensino-aprendizagem no Programa HANDS, um projeto financiado pelo Governo da Nova Zelândia que apoia o Ministério da Educação de Timor-Leste na área da educação pré-escolar, e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). É doutoranda em Linguística na FCSH NOVA, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação em aquisição de L2 numa perspetiva generativa e nas implicações que fenómenos como a transferência da L1 têm para o ensino da L2, centrando a sua atenção especificamente em Timor-Leste. Para além da sua investigação, foi docente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2004-2006 e 2020-2023), na University of Manchester, Reino Unido (2007-2009) e na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal (2010-2011). Dedicando-se a Timor-Leste e às suas línguas há 20 anos, é coautora do currículo nacional dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico nas disciplinas de Literacia Tétum e Português, para as quais escreveu manuais, um transfer primer, gramáticas, antologias de textos e dicionários bilingues. É tradutora oficial do par de línguas Português-Tétum reconhecida pela Associação Portuguesa de Tradutores de Portugal e compõe a task force do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste.

Grupo LiFE

Doutoranda em Linguística (Psicolinguística), foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113973/2015). Desenvolve o seu trabalho na área da aquisição de pronomes clíticos por crianças bilingues e bidialetais, sob orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu em 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Ciências da Linguagem e, em 2014, o Mestrado em Linguística. Entre 2011-2015 foi Bolseira de Investigação no CLUNL no âmbito do Projeto Estratégico [PEst-OE/LIN/UI3213/2014] e integrou também a equipa do Projeto “Fatores sintáticos e lexicais na complexidade do processamento” [PTDC/CLE-LIN/114212/2009].

Grupo LiFE