CLUNL participa no VII Congresso do ISD

Entre 5 e 7 de julho, realizar-se-á o VII Congresso Internacional do ISD, subordinado ao tema “Language as Activity: Didatic research and practices in a multilingual world”.

Este encontro é um espaço de partilha dos resultados mais recentes da investigação efetuada sob este quadro teórico. Nesta sétima edição, será dada especial ênfase à educação multilingue e à integração efetiva das línguas minoritárias na mesma.

Salientamos a participação de vários membros do grupo de investigação G&T do NOVA CLUNL, nomeadamente, as comunicações:

“Pensar e(m) Agir: a liderança na perspetiva teórico-epistemológica do Interacionismo Sociodiscursivo”
Carolina da Costa Joaquim

“Género Artigo de Opinião: Dispositivos Didáticos Sociodiscursivos Aplicados em Contexto Multilingue em Angola”
Luzonzo Filipe

“Text mining e análise de géneros: contributo para a análise automática de textos na perspetiva do ISD”
Matilde Gonçalves & Miguel Magalhães

“Cidadania e ensino: uma proposta de participação democrática em contexto escolar.”
Rosalice Pinto & Carla Teixeira

“Voto de ministro do supremo tribunal federal como gênero da tradição jurídica: didatização da história do gênero para a formação dos juristas.”
Rosalice Pinto, Joaquim Dolz & Carla Teixeira

“Problemas metodológicos para a análise de textos históricos: o caso ‘fusca’.”
Florencia Miranda & Diego Bussola

Destacamos ainda o simpósio de Audria Leal, Noémia Jorge e Matilde Gonçalves “O ensino da multimodalidade e os manuais escolares: uma problemática dos dias atuais” com as seguintes comunicações:
“Semiotização do conhecimento em manuais escolares de português: quando o verbal e o não verbal (não) dialogam” – Matilde Gonçalves
“Manuais escolares de História: plano de texto e (re)construção do conhecimento” – Noémia Jorge
“O plano de texto nos textos multimodais: um caminho para o ensino da leitura crítica” – Audria Leal

Refira-se ainda o simpósio de Florencia Miranda, Matilde Gonçalves e Antónia Coutinho “El modelo de análisis del Interaccionismo Sociodiscursivo: aportes en tres lenguas para un desarrollo colectivo” com as seguintes comunicações:
“De las dimensiones sociohistóricas a las unidades semiolingüísticas: una problematización” – Florencia Miranda
“Types discursifs, raisonnements et construction des connaissances” – Matilde Gonçalves
“Tipos discursivos e figuração – uma questão central?” – Antónia Coutinho

Encontre mais informações sobre este evento em: https://www.ehu.eus/en/web/mho-unesco-katedra/aurkezpena