Lisbon Summer School in Linguistics 2021

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA
Avenida de Berna, 26-C
1069-061 Lisboa – Portugal

Unidades Curriculares oferecidas no âmbito da
NOVA CLUNL – LISBON SUMMER SCHOOL IN LINGUISTICS
8.ª edição, 2020-2021

ÁREA 1: LINGUÍSTICA FORMAL E EXPERIMENTAL

Curso 1: Crosslinguistic influence in bilingualism – Tanja Kupisch – University of Konstanz (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em INGLÊS).

Curso 2: A State-of-the Art Outlook on the Role of Syntactic Awareness in Language Processing – Daphnée Simard – Université du Québec à Montréal (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em INGLÊS).

Curso 3: Accounting for syntactic variation in Portuguese – Alexandra Fiéis / Maria Lobo / Ana Madeira / Joana Teixeira – CLUNL, NOVA FCSH (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em PORTUGUÊS/INGLÊS).

ÁREA 2: TERMINOLOGIA E LEXICOGRAFIA

Curso 1: The past, present and future, of African language dictionaries – from Eurocentric to Afrocentric compilations – D.J. Prinsloo – Faculty of Humanities, University of Pretoria, South Africa (aulas por videoconferência, ministradas em INGLÊS).

Curso 2: Linguistic Digital Data in Terminology and Lexicography – Raquel Amaro / Rute Costa – CLUNL, NOVA FCSH (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em PORTUGUÊS/INGLÊS).

Curso 3: Introduction to Linked Open Data in Linguistics – Thierry Declerck – German Research Center for Artificial Intelligence (DFKI) | Austrian Centre for Digital Humanities at the Austrian Academy of Sciences / Julia Bosque-Gil, University of Zaragoza, Spain (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em INGLÊS).

ÁREA 3: GRAMÁTICA & TEXTO / GRAMMAR & TEXT

Curso 1: Modality and related puzzles – Jan Nuyts – University of de Antwerp (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em INGLÊS).

Curso 2: Os primórdios do (galego-)português escrito. A língua como instrumento de comunicação e cultura (sécs. XII-XIV) – José António Souto Cabo –Universidade de Santiago de Compostela (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em PORTUGUÊS/ESPANHOL).

Curso 3: Tempos & textos / Tenses and texts – Maria Teresa Brocardo / Clara Nunes Correia – CLUNL, NOVA FCSH (aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem, ministradas em PORTUGUÊS/INGLÊS).

No dia 3 de julho, o Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa organiza o XV21 Fórum de Partilha Linguística.

HORÁRIO

Programa dos cursos da Área 1 (PDF)

Programa dos cursos da Área 2 (PDF)

Programa dos cursos da Área 3 (PDF)

VALORES DE INSCRIÇÃO

Estudantes de Doutoramento na NOVA FCSH

• A frequentar Programas Doutorais em Linguística, Tradução e Terminologia, ou Didática das Línguas multilinguismo e educação para a cidadania global na NOVA FCSH: GRATUITO
  • A frequentar outros Programas Doutorais na Universidade NOVA de Lisboa: 1 curso: GRATUITO; 2 ou 3 cursos: 50€ cada

Público em geral

• Inscrição em 1 curso: 90€
  • Inscrição em 2 cursos: 120€
  • Inscrição em 3 cursos: 150€

NOTA: Existem condições especiais de pagamento para participantes abrangidos por protocolos com a NOVA FCSH (a aferir caso a caso, dependendo do protocolo).

INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas até 21 de junho.

Para se inscrever, por favor, preencha o formulário disponível aqui e considere as informações que se seguem sobre pagamento.

PAGAMENTO

O pagamento deverá ser efetuado através de Paypal para a conta: dgfc@fcsh.unl.pt

Nos detalhes de pagamento, por favor, indique “Summer School – NOVA CLUNL”.

Seguidamente, remeta o comprovativo do pagamento para o endereço sec.clunl@fcsh.unl.pt

Por favor, tenha em atenção que a inscrição só será validada após a nossa receção do comprovativo de pagamento.

O reembolso não é possível.

ACOMODAÇÃO

Confira as seguintes hiperligações para acomodação em Lisboa: