40.º ENAPL
Entre 23 e 25 de outubro, decorre o 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística // 40th National Meeting of the Portuguese Association of Linguistics na Universidade dos Açores (Ponta Delgada).
Como habitualmente, inúmeras investigadoras e investigadores do CLUNL vão participar naquele que é o maior evento nacional da comunidade científica da Linguística, quer com apresentações orais, quer com pósteres, quer na moderação.
Listamos abaixo as comunicações dos membros do CLUNL.
Dia 23
Joana Batalha; Adriana Cardoso; Ana Luísa Costa; Sónia Rodrigues; Isabel Sebastião: Variação linguística em sala de aula: conceções de professores
Anabela Rato; Ana Beatriz Queirós; Gabriela Tavares; Susana Correia: Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels
Alice Vieira; Raquel Amaro; Matilde Gonçalves: Linguagem inclusiva: detecção de traços linguísticos de inclusividade em textos relativos ao acolhimento e integração de pessoas migrantes em Portugal
Gabriela Tavares; Andrea Deme; Susana Correia: Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners
Yuxin Ge; Yun-Wei Lee; Susana Correia; Patrick Rebuschat: Statistical learning of L2 Portuguese words in younger and older adults
Susana Correia; Yuxin Ge; Patrick Rebuschat; Anabela Rato: The effect of training modality and instruction type on non-native speech learning
Dia 24
Bruna Bandeira; Antónia Coutinho: Análise textual-discursiva dos documentos orientadores de currículo em Portugal e no Brasil: como eles prescrevem o trabalho do professor de Português?
Toivo Evaristo Haipinge: A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola
Aida Cardoso; Maria Lobo; Joana Batalha; Bruna Bragança; Catarina Rosa; Isabel Fraústo: Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita?
Stéphanie Dias Vaz; Maria Lobo; Isabel Lousada: (RE)Conto: Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais para crianças falantes de Português Europeu
Rute Rosa: O plano de texto como instrumento de aquisição e desenvolvimento de competências de escrita: reflexões e perspetivas didáticas
Isabelle Simões Marques; Andreea Teletin: Humor na Internet: olhares cruzados sobre a língua portuguesa, os portugueses e os brasileiros
Joana Teixeira; Alexandra Fiéis: Aquisição de segunda língua e mudança linguística: o caso dos sujeitos e dos objetos nulos
Dia 25
Ronan Pereira; Catarina Rosa; Mariana Silva: Mas és português ou brasileiro? Atitudes individuais e influência fonológica no contacto entre variedades da língua portuguesa
Antónia Coutinho; Clara Nunes Correia: Crónicas, comentários e críticas
João de Matos; Susana Correia; Paula Luegi: Processamento de masculinos genéricos em Português Europeu: tarefa de leitura autocontrolada
Ricardo Monteiro; Michell Moutinho; Raquel Amaro; Susana Correia: Descritores de complexidade textual para adultos de baixa literacia: uma ferramenta de aferição de complexidade do projeto iRead4Skills
Pósteres:
Cláudia Ruas; Matilde Gonçalves; Antónia Coutinho: Reflexões sobre a Linguagem Sensível ao Género: um Estudo Preliminar em Contexto Educativo
Helena Isabel Alzamora: O Futuro do Conjuntivo – uma Proposta Enunciativa
José Aires; Aida Cardoso; Rui Pereira; Amália Mendes: O corpus parlamentar ParlaMint-PT
Juliano Sippel: Ensino de Línguas baseado em tarefas e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de Português L2
Mariana Silva; Ronan Pereira; Catarina Rosa: Entre o espontâneo e o controlado: a variação na produção oral dos pronomes acusativos de terceira pessoa no português brasileiro
Yolanda Xavier; Susana Correia: Nasal vowels and word stress production by adult L1 Ukrainian speakers of European Portuguese as an L2