Nova publicação: revista DELTA, v. 41, n. 1
O mais recente número da revista DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada integra um artigo de Antónia Coutinho e um artigo de Matilde Gonçalves, ambas investigadoras, e membros integrados, do grupo Gramática & Texto do CLUNL.
O artigo de Antónia Coutinho, intitulado “O conhecimento da “língua em ação”: interpelações teóricas e didáticas”, parte da noção saussuriana de “língua em ação”, este artigo propõe-se rever o trinómio texto, discurso(s) e língua (ou gramática), na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo, de forma a projetar essas mesmas noções em contexto de trabalho didático
O artigo de Matilde Gonçalves, “Relações entre texto e gramática: compreensão do sentido textual e percurso didático”, parte de uma reflexão sobre as possíveis relações entre gramática e texto e como estas podem incidir na construção do(s) sentido(s) em textos literários, para posteriormente propor uma grelha de análise ao nível mesotextual, passível de ser integrada num percurso didático facilitador do desenvolvimento das capacidades de leitura/compreensão.
Este número conta ainda com artigos de duas colaboradoras do CLUNL: Eulália Leurquin e Florencia Miranda.
Consulte o número, integralmente disponível em Acesso Aberto, no seguinte endereço: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/issue/view/3057
- Coutinho, Antónia (2025). O conhecimento da “língua em ação”: interpelações teóricas e didáticas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 41(1). e-ISSN 1678- 460X. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170105
- Gonçalves, Matilde (2025). Relações entre texto e gramática: compreensão do sentido textual e percurso didático. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 41(1). e-ISSN 1678- 460X. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170107