Doutorada em Linguística e Ensino de Língua, foi bolseira de doutoramento da FCT (SFRH/BD/73881/2010), tendo elaborado uma tese sobre relações entre Conhecimento explícto da língua e Leitura, sob orientação dos Professores João Costa e Ana Costa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área. Foi professora de ensino básico e secundário e colaboradora no Ministério da Educação e no Instituto Camões. Tem participado em projetos de investigação em aquisição de L1 e L2 e em diferentes áreas do ensino do Português como língua materna e não materna, tais como desenvolvimento curricular, avaliação e desenvolvimento de materiais didáticos. Colabora desde 2017 como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e iniciou em 2020 o projeto individual financiado pela FCT “Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development” (CEECIND/00274/2018).