CLUNL colabora em mais um projeto ERASMUS+

Matilde Gonçalves, investigadora do grupo Gramática & Texto do CLUNL, integra a equipa portuguesa do projeto “Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities” (ACT-Di-V), financiado pelo programa Erasmus+.

A cidadania ativa e responsável é especialmente importante num mundo em mudança como o nosso, no qual os estudantes precisam de ter capacidade crítica de pensamento e de tomada de decisões, e serem capazes de participar em discussões democráticas. Partindo do pressuposto de que para envolver os estudantes na cidadania ativa e responsável será preciso primeiro preparar os professores, o projeto ACT-DI-V objetiva envolver os docentes em novas situações de aprendizagem. Através da criação de uma comunidade virtual da prática da docência, os professores terão a oportunidade de se envolver com outros docentes, desenvolver um ‘sentido de comunidade’, cocriar conhecimentos, refletir criticamente sobre a sua própria aprendizagem e partilhar as melhores práticas para cultivar a cidadania ativa através de pedagogias dialógicas e argumentativas.

O projeto envolve os seguintes parceiros: EDEX – Educational Excellence Corporation Limited (Lead), Association Centro Per Lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci, Humboldt University Berlin e Universidade NOVA de Lisboa, nesta, mais especificamente, as seguintes Unidades de Investigação: IFILNOVA, CLUNL e CETAPS.