CLUNL colabora em nova publicação dedicada à linguística clínica

A obra Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção, agora dada à estampa pela Language Science Press, apresenta trabalhos de três investigadoras do grupo LiFE do CLUNL:

Mineiro, Ana; Faria, Sofia; Moita, Mara (2022): “Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdas

As investigadoras abordam os efeitos da surdez na aquisição e desenvolvimento da linguagem na modalidade linguística gestual e oral, e levantam questões associadas aos instrumentos de avaliação e de diagnóstico de conhecimento linguístico utilizados em crianças surdas.

Vaz, Stéphanie; Lobo, Maria; Lousada, Marisa (2022): “Avaliação com base em narrativas orais

As investigadoras expõem a relevância da avaliação da linguagem com base em narrativas orais e apresentam um instrumento de avaliação de narrativas que está a ser desenvolvido para o português europeu – o (RE)CONTO, bem como os primeiros resultados da sua aplicação a uma pequena amostra de crianças com e sem desenvolvimento típico.

A obra está disponível em Acesso Aberto no seguinte endereço:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7197134

  • Mineiro, Ana; Faria, Sofia; Moita, Mara (2022). Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdas. In: M.J. Freitas, M. Lousada, D. Caetano Alves, eds., Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. Berlim: Language Science Press, pp.477-503. ISBN 978-3-96110-400-0.
  • Vaz, Stéphanie; Lobo, Maria; Lousada, Marisa (2022). Avaliação com base em narrativas orais. In: M.J. Freitas, M. Lousada, D. Caetano Alves, eds., Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. Berlim: Language Science Press, pp.403-431. ISBN 978-3-96110-400-0.