Encontro do projeto europeu Y-JustLang – Justice to Youth Language Needs
Nos dias 9 e 10 de abril, Maria Lobo e Ana Castro, investigadoras do grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental, estiveram em Rethymno (Creta, Grécia), a participar num encontro do projeto europeu Y-JustLang – Justice to Youth Language Needs (COST Action CA22139).
O programa do encontro inclui uma Training School dedicada ao desenvolvimento da linguagem na adolescência – Language development in adolescence. Late acquisition, multigrammars and impairments –, reuniões dos grupos de trabalho e uma reunião do Management Committee.
Entre as sessões da formação, destacou-se a sessão de Maria Lobo, focada nas medidas linguísticas de avaliação de complexidade sintática – uma ferramenta essencial para analisar o desempenho linguístico e que pode contribuir para a compreensão das barreiras comunicativas enfrentadas por muitos jovens em contacto com os sistemas de justiça.
O projeto Y-JustLang reúne investigadores, profissionais e decisores de mais de 30 países, com o objetivo de tornar visível a desvantagem linguística invisível de jovens em contextos judiciais.
O objetivo geral do projeto é contribuir para que a justiça seja verdadeiramente acessível a todos os jovens, independentemente da sua competência linguística.
Mais informações: https://youthjusticelanguage.org e https://www.linkedin.com/company/youth-justice-language