Comunicação: “Português para todos os fins específicos: metodologias da linguística de corpus e das ciências do léxico aplicadas ao desenho de cursos de línguas para fins específicos”

Susana Duarte Martins, investigadora do grupo LLT do NOVA CLUNL, participa nas 1.ªs Jornadas Internacionais de Professores de Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras (JIPPELE).

A apresentação oral desta investigadora traz a debate as dificuldades que o professor de língua para fins específicos (LFE) enfrenta no contexto do ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira, defendendo que é nas metodologias da linguística de corpus que pode ser encontrada a resposta para o desenho de cursos para todos os fins específicos, dada a possibilidade de trabalhar textos de qualquer domínio de conhecimento, enquanto se expõem os aprendentes à língua real em uso.

Sustentando esta ideia, a investigadora partilha uma série de atividades baseadas em corpora de especialidade que podem ser desenvolvidas em cursos de Português para Fins Específicos (PFE) com estudantes internacionais de diferentes domínios de conhecimento num contexto multicultural. As metodologias aplicadas no trabalho desenvolvido com textos especializados e de vulgarização foram testadas com sucesso em cursos de PFE de curta de duração na Universidade NOVA de Lisboa.

Organizado pelo GEEPLEA – Grupo de Estudos de Ensino do Português como Língua Estrangeira e de Aplicação, Argentina, este evento decorre em modalidade virtual entre 14 e 16 de julho. Saiba mais em: