Nova publicação: “OntoAndalus: An ontology of Islamic artefacts for terminological purposes”

Bruno Almeida e Rute Costa assinam o artigo “OntoAndalus: An ontology of Islamic artefacts for terminological purposes” publicado no mais recente número do Semantic Web Journal, número temático subordinado ao tema “Semantic Web for Cultural Heritage”.

OntoAndalus é uma ontologia de artefactos cerâmicos do al-Ândalus que tem por objetivo constituir uma conceptualização partilhada do domínio, no âmbito de um futuro recurso terminológico multilingue destinado a peritos e estudantes de arqueologia islâmica (mais informações: https://clunl.fcsh.unl.pt/recursos-em-linha/ontologias/ontoandalus/).

Este artigo descreve os pressupostos de modelação subjacentes a OntoAndalus, bem como os padrões de design mais relevantes, estes últimos exemplificados através do estudos de casos no domínio, nomeadamente, de artefactos de iluminação, os ciclo de vida da cerâmica e as várias descrições de Vaso de Tavira.

O pre-print do artigo encontra-se disponível em Acesso Aberto no Repositório da Universidade NOVA de Lisboa (RUN): https://run.unl.pt/handle/10362/95053

  • Almeida, Bruno; Costa, Rute (2021). OntoAndalus: An ontology of Islamic artefacts for terminological purposes. Semantic Web Journal, 12(2), pp.295-311. ISSN 1570-0844 (P); ISSN 2210-4968 (E). DOI https://doi.org/10.3233/SW-200387