Nova publicação: Revista da APL

O número 5 (2019) da Revista da Associação Portuguesa de Linguística já se encontra em linha.

“O número 5 da Revista da Associação Portuguesa de Linguística é inteiramente dedicado à publicação dos textos das conferências e dos textos selecionados, apresentados no XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, que decorreu na Universidade Aberta, de 26 a 28 de setembro de 2018.
Este encontro contou com a presença de 90 oradores, participantes com comunicação vindos de diferentes universidades e centros de investigação em linguística, nacionais e internacionais. As pesquisas partilhadas nas diferentes sessões refletiram a grande diversidade de modelos teórico – metodológicos assim como de objetos de estudo que caracterizam a investigação que se faz atualmente em Portugal na área das Ciências da Linguagem.”
(Sónia Valente Rodrigues e Helena Topa Valentim in “Nota Prévia”).

Destacamos as contribuições de vários membros e colaboradores do CLUNL:

Começar com começar: leituras sobre as configurações de começarem português europeu contemporâneo
Helena Alzamora, Clara Nunes Correia

CORPORART – um corpus de arte pública para a extração de léxico: representatividade e comparabilidade em corpora de especialidade
Chiara Barbero

Desenvolvimento linguístico e ensino de português como língua materna: assimetrias na compreensão de orações relativas de sujeito e de objeto
Joana Batalha

Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português
Maria Teresa Brocardo

Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento
Matilde Gonçalves, Miguel Magalhães

POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira – resultados de um estudo-piloto