Nova publicação: “Mulheres no Discurso – Women in Discourse”
“Mulheres no Discurso – Women in Discourse“, livro publicado recentemente pela Universidade do Porto, conta com dois artigos de investigadoras do CLUNL.
O conjunto de textos reunidos nesta obra oferece uma perspetiva rica e multifacetada sobre o modo como o feminino se constrói, é representado e se faz ouvir.
Quanto aos artigos das investigadoras do CLUNL, especificamente, Cláudia Ruas, Antónia Coutinho e Matilde Gonçalves, no artigo “Desconstrução de estereótipos de género no Ensino de Literatura: uma abordagem pedagógica interventiva”, propõem uma investigação centrada no ensino da literatura como espaço de transformação social. Através de uma metodologia de investigação-ação em contexto escolar, as autoras avaliam o impacto de uma abordagem crítica sobre as perceções dos alunos relativamente aos estereótipos de género, demonstrando como a leitura literária pode promover uma consciência inclusiva, reflexiva e emancipadora. Já Ana Sofia Souto, no estudo intitulado “A importância da modalização em quatro manifestos produzidos pela UMAR”, analisa o papel da modalização linguística nos manifestos da associação feminista portuguesa UMAR. A autora demonstra como a escolha de certos recursos discursivos contribui para questionar, criticar e convocar à ação, evidenciando o poder da linguagem como instrumento de intervenção social e utópica. A análise revela uma articulação estratégica entre modalização epistémica e deôntica, sustentando um discurso de denúncia e de mobilização coletiva, rumo a um futuro mais igualitário e inclusivo.
A obra está disponível, na íntegra, em Acesso Aberto: https://doi.org/10.21747/978-989-9193-67-3/mul
- Ruas, Cláudia; Coutinho, Antónia; Gonçalves, Matilde (2025). Desconstrução de estereótipos de género no Ensino de Literatura: Uma abordagem pedagógica interventiva. In: M. A. Pinto, V. Anachoreta, A. S. Meneses-Silva, E. Soares, X. Shin, eds., Mulheres no Discurso – Women in Discourse. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp. 42-57. ISBN 978-989-9193-67-3. Disponível em: https://doi.org/10.21747/978-989-9193-67-3/mula3
- Souto, Ana Sofia (2025). A importância da modalização em quatro manifestos produzidos pela UMAR. In: M. A. Pinto, V. Anachoreta, A. S. Meneses-Silva, E. Soares, X. Shin, eds., Mulheres no Discurso – Women in Discourse. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp. 7-21. ISBN 978-989-9193-67-3. Disponível em: https://doi.org/10.21747/978-989-9193-67-3/mula1


EN