Nova publicação: “Entrevista memorialística de Pelé”

Carla Teixeira, investigadora do grupo Gramática & Texto do CLUNL, é coautora do artigo “Entrevista memorialística de Pelé. Análise do gênero de texto para uma modalização didática“, que integra o mais recente número da Revista Leia Escola.

Resumo: No paradigma vigostikiano, os gêneros de texto constituem um megainstrumento didático que podem vir a ser utilizados no ensino e aprendizagem das línguas. Na verdade, é a partir de modelos de texto já interiorizados pelos indivíduos que estes podem reproduzi-los e modificá-los em função de contextos socio-histórico e interacionais diversos. Face a esse pressuposto, este artigo objetiva analisar aspectos textuais (organizacionais, temáticos e de textualização – enfatizando aqueles relacionados com valores argumentativos), relevantes do gênero de texto entrevista memorialística, em sua modalidade oral, para o desenvolvimento de algumas pistas necessárias para a sua modelização didática. Em termos metodológicos, parte-se do princípio de que, embora se considere a análise de um texto singular, este apresenta as características gerais do gênero de texto no qual está inserido. Em função da reflexão teórica e da análise, serão propostas algumas pistas para a descrição do gênero e para a produção deste, em contexto escolar, no ensino fundamental e médio.

O artigo está disponível em acesso aberto no seguinte endereço: https://doi.org/10.5281/zenodo.10302831