Nova publicação: “A multimodalidade em sala de aula: Proposta para o trabalho de textos com imagens”

Audria Leal, investigadora do grupo Gramática & Texto do NOVA CLUNL, assina o capítulo “A multimodalidade em sala de aula: Proposta para o trabalho de textos com imagens” no e-book Tecendo os fios da educação em tempos de resistência, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba.

O trabalho desta investigadora tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino da leitura crítica a partir do texto multimodal/multissemiótico. Para tal, procurou-se trabalhar com o género cartoon/charge, identificando as suas características gerais e a sua relação com a situação contextual. Esta proposta procura salientar o duplo processo de reconhecer e construir, aplicando-o a uma dimensão textual. Desse modo, a proposta defende que para a formação do leitor crítico, o aluno deverá não só reconhecer fatores contextuais em relação ao género, mas também articular esse conhecimento com a construção de relações entre as diferentes semioses para a construção dos sentidos no texto. A articulação entre esses dois processos possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem que procura enfatizar o percurso interpretativo do leitor.

A obra está disponível em acesso aberto no seguinte endereço:

• Leal, Audria (2021). A multimodalidade em sala de aula: Proposta para o trabalho de textos com imagens. In: L. Pereira Rodrigues, T. Augusto Pereira, orgs., Tecendo os fios da educação em tempos de resistência. Metodologia de ensino, ciência e inclusão. Campina Grande: EDUEPB, pp.113-133. ISBN 978-85-7879-624-2.