“Há uma política da língua para os novos desafios da cidadania?”

No dia 13 de maio terá lugar na NOVA FCSH, Auditório 1, mais uma sessão do Ciclo de Debates Interculturalidade, língua comum e política da língua, organizado pela NOVA FCSH e pelo ICNOVA – Instituto de Comunicação.

Esta sessão, subordinada ao tema “Há uma política da língua para os novos desafios da cidadania?”, contará com a participação de João Costa e de Teresa Lino, investigadores do NOVA CLUNL, a par de outros convidados.

“A Língua portuguesa é, tal como outras línguas europeias, uma língua falada em várias nações, nomeadamente do continente africano e, nessa medida, um dos elementos fundamentais do diálogo entre diferentes povos e culturas. A política da língua é, por isso, fundamental no relacionamento internacional dos países europeus, nomeadamente pela sua condição pós-colonial, sendo também cada vez mais importante para responder aos desafios da diversidade cultural e do multilinguismo no seu próprio espaço nacional, em virtude das novas migrações. O processo da globalização e as novas tecnologias da informação trazem ainda outras questões ao papel das línguas na construção das formas da sociabilidade e da cultura, hoje também moldadas pela linguagem digital. As línguas estão pois na confluência de transformações fundamentais das sociedades contemporâneas. Há uma política da língua para os novos desafios da cidadania: os desafios da interculturalidade, da coesão social e da comunicação digital?”

A sessão terá início às 18h30.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1447508815387938/