Anabela Barreiro é investigadora sénior e tecnóloga da linguagem, especializada em processamento de língua natural multilingue, tradução (automática) e modelos computacionais baseados em teoria linguística, precisão semântica e princípios de IA humanocêntrica. É licenciada, mestre e doutorada em Linguística pela Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto, tendo realizado investigação doutoral e pós-doutoral na New York University.
Possui ampla experiência na academia e no setor empresarial, incluindo colaboração com a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) através do projeto Linguateca, e atividade como perita independente para a Comissão Europeia (FP7, H2020, Horizon Europe). Trabalhou nos Estados Unidos na Logos Corporation, empresa pioneira em tradução automática, e posteriormente no Laboratório de Tecnologias da Língua do INESC-ID, contribuindo para iniciativas open-source como o modelo linguístico OpenLogos e o sistema de parafraseamento eSPERTo. Tem participado ativamente em várias Ações COST (enetCollect, UniDive, CLILNetLE, PhraConRep, tendo coordenado a Multi3Generation.
Tem igualmente contribuído para a educação e formação através de ensino, workshops e escolas internacionais, promovendo a troca interdisciplinar de conhecimento em tecnologias de parafraseamento, compreensão multilingue e geração multimodal.
No CLUNL, centra a sua investigação em enquadramentos científicos não antropomórficos para IA e na promoção do papel de Chief Language Officer (CLO) na governação da IA, garantindo rigor semântico, diversidade linguística e padrões éticos.

EN