Novo projeto aprovado para financiamento pela FCT

O projeto ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2, submetido ao Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos de 2022, na tipologia Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), foi aprovado para financiamento.

Sob a coordenação de Susana Correia, investigadora do grupo LiFE do CLUNL, o projeto ProPerL2 tem como objetivo explorar o impacto do treino percetivo e de produção na aprendizagem de uma Língua Segunda (L2), partindo da relação pouco estudada entre duas línguas: inglês L1 e português L2.

O projeto pretende também lançar alicerces para novos avanços metodológicos na investigação sobre aprendizagem de fala em L2, usando uma amostra alargada de falantes nativos de inglês, numa experiência totalmente executada à distância.

Debruçando-se sobre o tópico relativamente pouco estudado da interação entre perceção e produção de fala em L2, este projeto pretende contribuir para a discussão teórica sobre como se adquirem os sons de uma nova língua.

O projeto reúne uma equipa internacional de linguistas, psicolinguistas e professores/as de língua não materna da NOVA FCSH, Universidade de Toronto e Universidade de Lancaster, e é apoiado pelo Instituto Camões.