Nova publicação: “Argumentação em Gêneros Orais e Escritos”
Foi publicado novo artigo com coautoria de Carla Teixeira, investigadora do grupo G&T – Gramática e Texto do CLUNL.
Titulado “Argumentação em Gêneros Orais e Escritos: possibilidade de intervenção didática em contexto escolar”, o artigo, escrito em parceria com a investigadora Rosalice Pinto, integra um dossiê celebrativo dos vinte anos da publicação do livro Gêneros Orais e Escritos na Escola no 24.º volume da revista Linguagem em (Dis)curso.
Resumo: A argumentação, enquanto prática multissemiótica alicerçada numa variedade de gêneros textuais orais e escritos, está no cerne do desenvolvimento participativo da sociedade e da vivência de uma cidadania plena. Este trabalho, baseado nos pressupostos epistemológicos do interacionismo sociodiscursivo e em sua dimensão didática, tem como objetivos mostrar a pertinência do ensino da argumentação em uma perspectiva de gênero de texto e propor uma abordagem didática de gêneros de texto (orais e escritos), com potencial argumentativo, assente em temáticas relevantes para o quotidiano dos jovens. Para tal, utilizar-se-á uma metodologia de análise descendente para o estudo de textos com potencial argumentativo, com enfoque em temas atrativos para os alunos, de modo a propor um modelo de intervenção didática que se diferencie das propostas tradicionalmente trabalhadas. Ainda em estágio seminal, o estudo efetuado vai requerer a avaliação da implementação da proposta em sala de aula.
O artigo está disponível em Acesso Aberto em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/26669
- Pinto, Rosalice; Teixeira, Carla (2024). Argumentação em Gêneros Orais e Escritos: possibilidade de intervenção didática em contexto escolar. Linguagem em (Dis)curso, 24, pp.1-21. ISSN 1982-4017.