Nova publicação: CLUNL colabora na Veredas, vol. 26, n. 1
Carla Teixeira e Noémia Jorge, investigadoras do grupo Gramática & Texto do CLUNL, colaboram no mais recente número da Veredas – Revista de Estudos Linguísticos.
O trabalho de Carla Teixeira, “A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação” (pp.343-363), propõe-se i) mostrar um percurso de ensino do género textual apresentação oral e ii) descrever as ações dos alunos durante apresentações de um álbum infantil de um Curso Técnico Superior e Profissional que forma técnicos de ação educativa.
O trabalho de Noémia Jorge, “A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares” (pp.78-95),pretende analisar a forma como a compreensão de textos e de géneros orais (com enfoque na reportagem) é atualmente didatizada no ensino secundário português, através do confronto entre documentos curriculares e manuais escolares (10.º ano de escolaridade).
O volume encontra-se disponível em Acesso Aberto no seguinte endereço: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/issue/view/1629
- Jorge, Noémia (2022). A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.78-95. e-ISSN 1982-2243.
- Teixeira, Carla (2022). A apresentação oral em contexto politécnico: práticas, géneros e textos em interação. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), pp.343-363. e-ISSN 1982-2243.