Langue(s) & Parole: chamada de trabalhos
Está aberta a chamada de trabalhos para a revista Langue(s) & Parole, número temático “Legibilidade e Complexidade Textual”.
Este número visa explorar abordagens teóricas e metodológicas, bem como aplicações práticas, numa área crucial para a análise das competências de leitura e o desenvolvimento de ferramentas educativas.
Tema
A legibilidade e a complexidade textual são áreas de investigação fundamentais na avaliação das competências de leitura, especialmente em contextos de aprendizagem diversificados. Este número especial procura reunir estudos que combinem linguística, tecnologias da linguagem e inteligência artificial (IA) aplicada, para melhor compreender e avaliar a legibilidade e a complexidade textual. Em ligação com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR; Council of Europe, 2020), as contribuições poderão incluir estudos que visem adaptar os níveis de complexidade textual para leitores com diferentes graus de proficiência (Cunningham & Mesmer, 2014).
Tópicos de Interesse
As propostas podem abordar, entre outros, os seguintes tópicos:
· Avaliação automática da legibilidade: novos métodos e modelos de análise, indo desde medidas linguísticas tradicionais até abordagens modernas baseadas em deep learning e large language models (LLM), conforme descrito, por exemplo, em Lee et al. (2021).
· Estudos sobre complexidade lexical e sintática: análises da riqueza lexical, da estrutura sintática e da coesão textual (Dahl, 2007; Collins-Thompson, 2014; Chen & Meurers, 2018), com aplicações para corpora anotados por níveis de complexidade utilizados em ambientes educativos.
· Aplicações educativas de tecnologias de PLN: métodos e ferramentas de Processamento de Língua Natural (PLN) para adaptar textos às necessidades específicas dos aprendentes, tendo em conta aspetos multilíngues e culturais (OCDE, 2013; UNESCO, 2020). As contribuições podem explorar soluções baseadas em léxicos de complexidade (Blanco Escoda et al., 2024) ou ferramentas de avaliação online (Ribeiro et al., 2024).
· Predição e avaliação da complexidade textual: desenvolvimento de técnicas de avaliação em tempo real, com foco na interface com o utilizador e na acessibilidade digital, para responder às necessidades específicas de formadores e aprendentes (Chen & Meurers, 2016).
Submissão de Artigos
Os artigos podem ser redigidos numa língua românica (espanhol, francês, catalão ou português) ou em inglês, para refletir a natureza multilíngue desta edição especial. As submissões serão avaliadas com base no rigor científico, na relevância do tema e na sua contribuição para os domínios de legibilidade e complexidade textual. Consulte: https://revistes.uab.cat/languesparole/about/submissions
Datas Importantes
Submissão inicial: 31 de maio de 2025
Notificação aos autores: 3 de julho de 2025
Submissão da versão final: 20 de setembro de 2025
Data prevista de publicação: até 31 de dezembro de 2025
Para quaisquer perguntas ou informações adicionais, por favor contacte a equipa editorial através da página de contacto https://revistes.uab.cat/languesparole/about/contact
Referências
Blanco Escoda, X., Amaro, R., François, T., & Garcia, M. (2023). iRead4Skills – Baselines for complexity lexicons definition. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.10069793
Chen, X., & Meurers, D. (2016). CTAP: A web-based tool supporting automatic complexity analysis. Proceedings of CL4LC, 113–119.
Chen, X., & Meurers, D. (2018). Word frequency and readability: Predicting the text-level readability with a lexical-level attribute. Journal of Research in Reading, 41(3), 486–510.
Collins-Thompson, K. (2014). Computational assessment of text readability: A survey of current and future research. International Journal of Applied Linguistics, 165(2), 97–135.
Council of Europe. (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume. Strasbourg: Council of Europe Publishing. https://www.coe.int/lang-cefr
Cunningham, J. W., & Mesmer, H. A. (2014). Quantitative measurement of text difficulty: What’s the use? Elementary School Journal, 115, 255–269.
Dahl, O. (2007). Definitions of complexity. Proceedings of the Colloquium on Complexity, Accuracy and Fluency in Second Language Use, Learning & Teaching, 41–46.
Douglas, Y., & Miller, S. (2016). Syntactic and lexical complexity of reading correlates with complexity of writing in adults. International Journal of Business Administration, 7(4).
Imperial, J. M. (2021). Knowledge-rich BERT embeddings for readability assessment. arXiv preprint arXiv:2106.07935
Lee, B. W., Jang, Y. S., & Lee, J. (2021). Pushing on text readability assessment: A transformer meets handcrafted linguistic features. Proceedings of EMNLP 2021, 10, 669–10,686.
OECD. (2013). Technical report of the survey of adult skills (PIAAC). OECD Publishing.
Ribeiro, E., Mamede, N., & Baptista, J. (2024). Automatic text readability assessment in European Portuguese.Proceedings of PROPOR 2024, 97–107.
UNESCO. (2020). Literacy. UNESCO Institute for Statistics. https://uis.unesco.org/node/3079547
Wilkens, R., Alfter, D., Wang, X., Pintard, A., Tack, A., Yancey, K. P., & François, T. (2022). FABRA: French aggregator-based readability assessment toolkit. Proceedings of ELRA, 1217–1233.