Não Doutorados Integrados

Ana Afonso licenciou-se em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2016, tendo obtido o Prémio Mérito e Excelência para melhor licenciada. Concluiu o Mestrado em Ciências da Linguagem na mesma Universidade em 2018. Trabalhou como linguista na Lionbridge em 2017-2018 e colaborou no Projeto Clarin – Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem. Atualmente, é doutoranda em Linguística na NOVA FCSH.

Grupo G&T

Bolseira de Doutoramento no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113975/2015), desenvolve a sua tese na área da Psicolinguística sobre o processamento e produção de pseudo relativas, cláusulas relativas e preferências de aposição. Concluiu a licenciatura em Psicologia pela Universitat Rovira i Virgili e o mestrado em Ciência e Linguística Cognitiva pela Universitat de Barcelona. Participou de várias edições da escola de verão The NY-St. Petersburg Institute of Linguistics, Cognition and Culture (NYI) e trabalhou como professora na Universitat Rovira i Virgili nos assuntos Psicologia da Linguagem e Psicologia da Memória.

Grupo LiFE

Estudou Antropologia Social e Cultural na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), em 1997, para depois enveredar em Pós-Graduações nas áreas da Ecologia Humana em 2001 (NOVA FCSH), Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento do Território 2004 (UEX – Espanha) e Urbanismo em 2005 (UEX – Espanha) onde se especializou no estudo de fronteiras, marginalidade e pobreza tendo publicações em revistas nacionais e estrangeiras (não indexadas). Tendo trabalhado em várias instituições e empresas públicas e privadas, regressou aos estudos com licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas – var. Espanhol (U. Évora) em 2011, Mestrado em Ensino de Línguas 2014 (NOVA FCSH) estando agora a realizar Doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso na NOVA FCSH.

Grupo G&T

Doutoranda do curso de Linguística e Ensino de Língua na Universidade NOVA de Lisboa desde o ano letivo de 2016/17; é professora de Linguística Geral e Fonética e Fonologia de Português na Universidade Pedagógica em Moçambique. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino do Português na Universidade Pedagógica de Moçambique em 2009 e 2014.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística no âmbito do programa KRUse (PD/BD/128131/2016), área de especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação da Prof.ª Doutora Raquel Amaro e da Prof.ª Doutora Sara Mendes. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Università degli Studi di Torino (Itália), concluiu o Mestrado em Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo integrado, ao abrigo do projeto LETRADU, o CLG – Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com o qual continua até hoje a colaborar. Atualmente desenvolve a sua tese na área da Semântica Lexical Computacional e da modelização do léxico.

Grupo LLT

Doutoranda na área de especialização de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Teresa Lino e do Professor Doutor William Martinez. Mestre (na área de especialidade de Fonética e Fonologia) e licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi bolseira de investigação no Instituto de Linguística Teórica e Computacional em diversos projetos, Corpus de Fala Espontânea em Português Europeu – Corp-Oral – POCTI/LIN/60019/2004 (2006), no Projeto Portal da Língua Portuguesa (2006-2010), no Projeto Vocabulário Ortográfico do Português (2009-2010) e no Projeto LUPo – PTDC/CLE-LIN/100335/2008 (2010-2013). Atualmente é bolseira de investigação no Projeto do Dicionário Bilingue Português-Árabe (UID/LIN/03213/2013) sob a orientação científica da Professora Doutora Teresa Lino, grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, com financiamento da FCT/MCTES.

Grupo LLT

Doutorando em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde também concluiu Mestrado e Licenciatura. Atualmente, desempenha funções de terminólogo na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência especializada da ONU para a qual trabalhou enquanto terminólogo e tradutor independente (2014-2018) e onde também estagiou enquanto terminólogo (2013-2014). Foi bolseiro de investigação do INESC-TEC e da Universidade NOVA de Lisboa (2010-2012), num projeto de I&D sobre semântica cognitiva em redes colaborativas (Cogninet), e bolseiro de investigação na Universidade de Vaasa, Finlândia, em 2011. Desempenhou funções de linguista/tradutor no Instituto de Registos e Notariado (IRN) (2008-2010), tendo também sido bolseiro de investigação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (2002-2007), em vários projetos de I&D relacionados com tradução automática e assistida por computador (TRADAUT, ASTROLABIUM, PATRAS). Os seus interesses de investigação incluem terminologia, relações léxico-semânticas, organização de conhecimento e tradução.

Grupo LLT

Bolseira de investigação em Aquisição da Linguagem, no âmbito do projeto PIPALE. Possui mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado a dissertação sobre aquisição de morfologia flexional verbal por crianças bilingues sob orientação do Professor Doutor João Costa. Tem como maior área de interesse a Aquisição da Linguagem e a Aquisição de Segunda Língua. Atualmente é doutoranda em Linguística, área de especialização Linguística e Ensino da Língua.

Grupo LiFE

Mestrando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, foi colaborador na Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem – PORTULAN CLARIN, trabalhando com dados diacrónicos do Corpus Informatizado do Português Medieval.

Grupo LiFE

Doutoranda e bolseira de Doutoramento em Linguística (PD/BD/128130/2016), no âmbito do programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (KRUse), área de especialidade em Linguística do Texto e do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Possui mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (Universidade Aberta); mestrado em Ensino de Português e Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); e licenciatura em Línguas Modernas – variante Português/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). A sua investigação situa-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Grupo G&T

Bolseira de Doutoramento em Linguística (ramo da Psicolinguística), no âmbito do Programa KRUSE (PD/BD/128136/2016), sob a orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu o Mestrado em Ciências da Fala e da Audição na Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Terapia da Fala na mesma instituição. Tem trabalhado como terapeuta da fala, intervindo maioritariamente em perturbações da fala, linguagem e comunicação em crianças, sendo as suas áreas de interesse a aquisição e perturbações da linguagem. Encontra-se a desenvolver a sua tese sob o tema: “Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”.

Grupo LiFE

Doutoranda e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Tem publicado artigos científicos em aquisição de língua segunda e nas implicações que fenómenos como a transferência da L1 para a L2 têm para as políticas de língua, para as metodologias de ensino e para a produção de materiais, centrando a sua atenção especificamente em Timor-Leste. Para além da sua investigação, já desenvolveu trabalho de docência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2004-2006), na University of Manchester, Reino Unido (2007-2009) e na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal (2010-2011).

Grupo LiFE

Licenciatura em Linguística na NOVA FCSH em 2000. Ramo de Formação Educacional em Português LM e LNM na NOVA FCSH em 2004. Mestrado em Gestão de Sistemas em e-Learning na NOVA FCSH em 2012. Docente de português língua estrangeira na NOVA FCSH desde 2004 e na NOVA SBE desde 2015. Participação em vários projetos: CIPM, Corpus Informatizado do Português Medieval; ALME – LINGUA 1.3 ALME; ONENESS – On-line less used and less taught language course project; DLPM – Dicionário da Língua Portuguesa Medieval; DTAAPFOL – Dicionário de termos de aquisição e aprendizagem do português para falantes de outras línguas.

Grupo LiFE

Ana Rita Faustino é assistente convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e doutoranda do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Em 2011, obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada “A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição de língua segunda e didáctica das línguas estrangeiras. Em 2013, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/ Gulbenkian com a obra de literatura infantil “O Cotão Simão”.

Grupo LiFE

Bolseiro de doutoramento no programa KRUse – Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/52262/2013) com especialização em Psicolínguistica sob orientação do Professor Doutor João Costa e do Doutor Nino Grillo. Desenvolve trabalho sobre processamento de pseudo relativas e preferências de aposição.

Grupo LiFE

Doutoranda em Linguística e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/105764/2014), no âmbito do programa KRUse (especialização em Linguística do Texto e do Discurso). Sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho, encontra-se, atualmente, a desenvolver a sua tese na área da revisão de textos, situando a sua investigação no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo. Possui mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (NOVA FCSH) e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês/Alemão (FLUL). Foi tradutora e revisora freelancer durante vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução (Bruxelas).

Grupo G&T

 

Professor Assistente no Departamento de Línguas e Literaturas em Língua Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (Angola) e investigador no CLUNL. É Licenciado em Ciências de Educação, na especialidade de Linguística/Francês, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutorando em Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação no domínio do Ensino das Línguas Materna e Estrangeira. Privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, interessa-se, em particular, pelo ensino de escrita através dos géneros de texto.

Grupo G&T

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1985) pela NOVA FCSH; foi professora de Língua e Cultura Portuguesas no Instituto Espanhol de Lisboa (1985-1989); Investigadora do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (1990-1995); Copywriter na Agência Leo Burnet (1995-2000) e guionista para várias produtoras (2000-2012). Enquanto tradutora colabora regularmente com várias instituições e editoras nacionais. É aluna do curso de doutoramento “Tradução e Terminologia” (NOVA e Universidade de Aveiro), estando a desenvolver o trabalho de tese sobre unidades terminológicas em texto literário.

Grupo LLT

Wenjun Gu, doutoranda em Linguística pela Universidade NOVA de Lisboa; mestre em Língua e Literatura Europeias pela Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai (SISU); licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela mesma universidade. Desde 2012, é docente de português para falantes nativos de chinês na SISU.

Grupo LiFE

É doutoranda em Linguística Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Está a desenvolver investigação em Morfologia Histórica do Português. Tem como outras áreas de interesse a Pragmática Histórica e a Cortesia, tendo já vários trabalhos publicados na área das formas de tratamento em Português Europeu. É membro do grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses e realizou o mestrado em Sintaxe Histórica do Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecionou, em vários institutos de línguas, Português para Estrangeiros e Inglês. Atualmente trabalha como revisora linguística.

Grupo G&T

Bolseira de doutoramento em Linguística, área de especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, no âmbito do programa KRUse (Knowledge, Representation and Use). Está a desenvolver a sua tese sobre a terminologia do setor aduaneiro angolano, sob orientação da Professora Doutora Rute Costa. Possui Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Licenciada em Línguas, Literatura e Administração, pela Universidade Católica de Angola, Faculdade de Ciências Humanas.

Grupo LLT

Professora Auxiliar (Universidade Óscar Ribas). Estudos Avançados em Linguística, especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia (NOVA FCSH, 2016); Mestre em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade (NOVA FCSH, 2015); Licenciada em Línguas e Literatura (FCH-UCAN, 2012).

Grupo LLT

 

Doutoranda em Didática das Línguas, com especialização em Português Língua Estrangeira, na Universidade Aberta / NOVA FCSH.
Mestre em Linguística, na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela NOVA FCSH. Licenciada em Linguística, com o Ramo de Formação Educacional em Português Língua Materna e Não Materna na mesma Faculdade. Desde 1999 tem exercido funções docentes de Português Língua Estrangeira na NOVA FCSH. Representante do LAPE 4004 na avaliação e aplicação de exames CAPLE. Colaborou em projetos de investigação do Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Atualmente integra a equipa portuguesa de elaboração do “Dicionário Português-Árabe”, em colaboração com o Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade de Rabat. Tem exercido funções docentes de português língua materna e não materna (PLNM e PPT) no ensino básico e secundário.

Grupo LLT

Catele C. Jeremias, Mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É titular de um diploma de pós-graduação em Administração e Gestão de Escolas pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Atualmente, é doutorando em Linguística na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa onde está a trabalhar no projeto sobre a elaboração de uma proposta de Dicionário Bilingue Português – Cokwe, sob orientação da Professora Doutora Maria Teresa Lino.

Grupo LLT

Mestrado em Ciências da Linguagem – Psicolinguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A frequentar o curso de Doutoramento em Psicolinguística na Universidade NOVA de Lisboa sob orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como foco a nível de investigação a realização de trabalhos sobre as propriedades do pronome nulo na Variedade Angolana do Português, interpretação e processamento.

Grupo LiFE

Pós-graduação em ensino da Língua Portuguesa – ISCED – Luanda. Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Doutoranda na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola. Membro do Conselho Científico da Universidade Católica de Angola.

Grupo LLT

Doutorando com tese subordinada ao tema da avaliação da consciência sintática, em crianças em idade escolar. Tem vindo a colaborar, desde 2001, em projetos de investigação na área do léxico e sintaxe do Português Medieval e, desde 2004, na área da aquisição da linguagem.

Grupo LiFE

Miguel Magalhães é doutorando em Linguística do Texto e do Discurso e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa KRUse. Participou em diversos projetos de I&D e publicou vários artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente, tem como principais áreas de investigação a análise textual, “text mining” e categorização. Colabora, também, como professor de português língua estrangeira na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/IMS) – Níveis A1 a C2.

Grupo G&T

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e coordenadora do Serviço Social da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA). É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Em 2008 e 2009, mediante convite do Gabinete da Ministra da Saúde, prestou assessoria técnica na área do serviço social na saúde à Assessora da  Ministra, coordenadora do grupo de trabalho “Estudo e Análise sobre os Serviços Sociais nas Unidades do SNS”. Desenvolve investigação em Terminologia na regulação do Serviço Social na Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Grupo LLT

Bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/78609/2011) entre outubro de 2012 e outubro de 2016, sob orientação científica da Professora Doutora Ana Madeira e coorientação da Professora Doutora Ana Castro. Posição atual: Técnico Superior no Camões I.P., desde dezembro de 2016, desenvolve ferramenta online de Avaliação do Português como Língua Segunda/Estrangeira e análise estatística usando modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Áreas de interesse: Aquisição de Língua Segunda, R (linguagem de programação), Visualização de Dados.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105763/2014), desenvolve a sua tese na área da aquisição da linguagem em crianças surdas com implante coclear. Concluiu a licenciatura em Ciências da Linguagem – Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o mestrado em Ciências Cognitivas pela Faculdade de Psicologia da mesma Universidade. Foi bolseira investigadora em vários projetos de investigação em Linguística, nomeadamente relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (oral e gestual) e com a aquisição bilingue bimodal em crianças surdas com e sem implante(s) coclear(es), sendo estas as suas principais áreas de interesse.

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística, programa KRUse (SFRH/BD/52264/2013), área de especialização de Psicolinguística, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, sob orientação do Professor Doutor João Costa. Fez Mestrado em Linguística (especialização em Psicolinguística) na Faculdade de Letras de Lisboa e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Inglês (e respetivo Ramo de Formação Educacional), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA. Foi docente do ensino básico e secundário. Tem feito investigação em processamento de pronomes nulos e plenos em Português Europeu.

Grupo LiFE

Estudante de Doutoramento em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Neste momento desenvolve a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Concluiu mestrado em Linguística na Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

Grupo G&T

 

Doutoranda em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa (NOVA FCSH). É Mestre em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade pela mesma Faculdade e licenciada em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola. Sendo jornalista de profissão, as suas investigações centram-se essencialmente nas questões ligadas à terminologia dos média e no desenvolvimento de recursos terminológicos que venham melhorar a comunicação destes com o público.

Grupo LLT

Doutorando do Departamento de Linguística da NOVA FCSH e bolseiro do Office of the Higher Education Commission (OHEC) na Tailândia. As suas áreas de interesse centram-se, sem se limitar, na análise de texto e discurso dos géneros publicitário, político e cinematográfico em tailandês, inglês e português. O seu projeto de tese de doutoramento, sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho, versa a prática de identidade através das componentes (não-)verbais nos textos publicitários de folhetos bancários portugueses.

Grupo G&T

É professora de português do ensino secundário e formadora do centro de formação Novafoco. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é Mestre em Linguística – Linguística Aplicada, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente, encontra-se a redigir a tese de doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso intitulada “Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta”, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. É colaboradora do CLUNL, integrando o Grupo Gramática & Texto.

Grupo G&T

Mestre em Linguística – Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e licenciada em Línguas e Comunicação pela FCHS da Universidade do Algarve, é atualmente bolseira investigadora de doutoramento no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), ao abrigo do programa Knowledge, Representation and Use (KRUse), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desenvolve, no momento, investigação no âmbito da sua Tese de Doutoramento subordinada ao tema “Knowledge Organization and Terminology: application to Cork”, sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa (NOVA FCSH) e coorientação do Professor Doutor Christophe Roche (U. Savoie Mont-Blanc). A sua investigação centra-se na análise terminológica de corpora de especialidade com recurso a ferramentas semiautomáticas de processamento de texto, para efeitos de sistematização das relações léxico-semânticas observadas no discurso em contexto de especialidade e subsequente mapeamento do sistema conceptual que lhes subjaz.

Grupo LLT

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da Teoria do Texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.

Grupo G&T

Helena Rodeiro é professora do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Ingleses e Alemães (Ramo de Formação Educacional), em 2003, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2008, obteve, na Universidade de Aveiro, o grau de Mestre em Linguística Alemã e Linguística Contrastiva com a dissertação “A expressão da temporalidade no discurso indireto em português e alemão: uma análise contrastiva num corpus jornalístico”. Em setembro de 2014, ingressou no Curso de Doutoramento em Linguística, especialização em Linguística do Texto e do Discurso, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Presentemente, encontra-se a redigir a sua tese de Doutoramento, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. O trabalho de investigação em curso filia-se na perspetiva interacionista sociodiscursiva e tem como enfoque o estudo dos géneros orais, com especial incidência nos seus temas de interesse: o discurso relatado, questões de modalidade e modalização e discurso jornalístico televisivo.

Grupo G&T

 

Bolseira de Doutoramento em Linguística (PD / BD / 113974/2015), no âmbito do Programa de Doutoramento da FCT – Conhecimento, Representação e Uso (KRUse), especialização em Linguística do Texto e do Discurso. Orientada por Matilde Gonçalves, a sua investigação centra-se na descrição e didatização de géneros de texto, privilegiando o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo. É mestre em Revisão e Consultoria Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta.

Grupo G&T

Alexandra Ruivo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Inglês pela Universidade de Coimbra. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1986, pertence ao Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, onde exerceu três mandatos na gestão escolar. Doutoranda de Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global na Universidade NOVA de Lisboa em associação com a Universidade Aberta, desenvolve investigação em didática da língua materna, particularmente na área do ensino de poesia, sob orientação científica da Professora Doutora Antónia Coutinho.

Grupo G&T

Doutorando em Tradução e Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e na Universidade de Aveiro (UA), é mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela UA, e licenciado pela mesma instituição em Português, Latim e Grego. Possui estudos pós-graduados em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Universidade Aberta e Instituto Superior de Línguas e Administração) e concluiu a parte curricular do programa doutoral em Educação, especialidade em educação a distância e e-learning, da Universidade Aberta. É investigador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (UA), onde integra a equipa do projeto AMPER – Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico, e do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, no grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Desenvolve investigação nas áreas da terminologia, variação linguística, fonética experimental e línguas em contacto. Professor no ensino superior e no ensino secundário, exerce funções, atualmente, no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na Direção de Serviços de Língua e Cultura. Mais informações em: https://cvmkr.com/l4RO

Grupo LLT

Doutoranda em Tradução e Terminologia, na Universidade de Aveiro (UA) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, ramo científico, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Lexicógrafa e assistente editorial de profissão. Coordenadora do novo “Dicionário da Academia”. Gestora do Pórtico da Língua Portuguesa. Editora científica do “Thesaurus de Ciências da Terra”. Investigadora na Unidade de Investigação FP-ENAS da Fundação Fernando Pessoa/Universidade Fernando Pessoa, no projeto “Fixação e normalização da Terminologia no âmbito das Ciências da Terra: elaboração de tesauros e de glossários”. Foi coordenadora científica do Departamento de Dicionários da Porto Editora. Membro da Comissão Instaladora do Museu da Língua Portuguesa. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa.

Grupo LLT

Nasceu em Luanda aos 25 de Abril de 1975. É funcionária pública do Secretariado do Conselho de Ministros de Angola há mais de 10 anos, atualmente com a função de Assistente Principal no Gabinete de Recursos Humanos e é membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.
Doutoranda em Linguística na especialidade em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, Mestre em Sociologia do Crime Violência e Segurança Interna, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia.

Grupo LLT

Mestranda em Ciências da Linguagem com especialização em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade na NOVA FCSH. Interessa-se sobretudo por questões relacionadas com Terminologia, Linguística de Corpus, Linguística Computacional, Lexicologia e Lexicografia. Em 2018 recebeu uma bolsa para participar na Escola de Formação sobre “Optical Character Recognition and Text Encoding for the production of ELTeC contributions”, que decorreu na Universidade de Würzburg, e uma bolsa para a Formação “Methods and tools of distant reading adapted to multiple European languages”, que decorreu na National University of Ireland, ambas organizadas pela Ação COST CA 16204 “Distant Reading for European Literary History”. Colaborou como bolseira para o projeto “Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading” no CLUNL sob a orientação da Professora Doutora Raquel Amaro e atualmente está a desenvolver a sua tese sob a orientação científica da Professora Doutora Rute Costa.

Grupo LLT 

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e Mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa é doutorando em Linguística, especialidade Lexicologia, Lexicografia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa onde está a trabalhar no projeto de uma proposta de dicionário escolar bilingue, Português – Ngangela, sob orientação da Professora Doutora Raquel Amaro e da Professora Doutora Teresa Lino.

Grupo LLT

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do Programa FCT Linguistics – Knowledge, Representation and Use (PD/BD/113973/2015), desenvolve o seu trabalho na área da aquisição de pronomes clíticos por crianças bilingues e bidialetais, sob orientação da Professora Maria Lobo. Concluiu em 2011 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Ciências da Linguagem e, em 2014, o Mestrado em Linguística. Entre 2011-2015 foi Bolseira de Investigação no CLUNL no âmbito do Projeto Estratégico [PEst-OE/LIN/UI3213/2014] e integrou também a equipa do Projeto “Fatores sintáticos e lexicais na complexidade do processamento” [PTDC/CLE-LIN/114212/2009].

Grupo LiFE

Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse (PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves e coorientação da Professora Doutora Marisa Lobo Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem e em Terapia da Fala, mestre em Ciências da Linguagem. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

Grupo LiFE

Wiliam Zona é licenciado pela Universidade de Lisboa (2008) e Mestre pela Universidade de Aveiro (2014). Atualmente, é doutorando em Linguística e Ensino de Língua na NOVA FCSH, sob a orientação da Professora Doutora Maria Lobo. Tem como áreas de interesse Morfologia, Sintaxe e Ensino da Língua.

Grupo LiFE