Rute Costa preside a nova Comissão Técnica no Instituto Português da Qualidade

Rute Costa, professora do Departamento de Linguística da NOVA FCSH,  foi eleita presidente da Comissão Técnica 221 (Terminologia, Língua e Linguagens), recentemente criada no Instituto Português da Qualidade (IPQ). Esta Comissão Técnica (CT) fará o acompanhamento nacional dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Técnica 37 (Language and Terminology) da Organização Internacional de Normalização (ISO).

A ISO e o IPQ são organismos que têm por missão desenvolver e implementar normas técnicas, ou seja, documentos orientadores para a organização e/ou execução de um produto, processo ou serviço, no âmbito da indústria. A CT 221 e a sua congénere CT 37 dedicam-se à criação de normas, guias e relatórios técnicos cujo objetivo é normalizar descrições, recursos, tecnologias e serviços relacionados com a terminologia, tradução, interpretação e outras atividades afins, no âmbito da sociedade da informação multilingue. Os documentos que emanam destes organismos são utilizados na/pela indústria, na apresentação de um produto ou implementação de um serviço, para uma aplicação sem ambiguidade entre diferentes países.

Para cumprir o seu objetivo, a CT 221 reúne peritos da academia, da indústria e do tecido empresarial, como a BOSCH e a ClaroRute Costa é investigadora no grupo LLT do NOVA CLUNL e docente do Departamento de Linguística da NOVA FCSH. Alexandra Albuquerque, secretária da CT, é colaboradora do grupo LLT do NOVA CLUNL e docente no ISCAP-P. PORTO.