Humanities Going Digital (HUGOD)

Identificação

  • Identificação do projeto: Humanities Going Digital (HUGOD) [2020-1-CZ01-KA226-HE-094363]
  • Coordenação: Universidade Palacky Olomouc (República Checa)
  • Pessoa de contacto: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Início: 2021
  • Entidade financiadora: ERASMUS+
  • Website: https://digital-humanities.upol.cz/

Descrição

O projeto responde à situação atual da educação universitária relacionada com pandemia de COVID-19, acompanhando o atual avanço das tecnologias digitais e a transformação dos requisitos de conhecimento e competências dos graduados universitários para o futuro. O sistema universitário adaptou-se às mudanças da pandemia, mas a maior parte do ensino é colocada em prática pela mudança dos conteúdos tradicionais de estudo para o ambiente online, o que não é comparativamente eficiente.

Neste contexto, e abordando os temas (i) TIC – novas tecnologias – competências digitais, (ii) Novos currículos/métodos educativos inovadores/desenvolvimento de cursos de formação, (iii) Ensino aberto e à distância, o projeto visa desenvolver e contribuir para novas formas de ensino (online) e novos métodos de ensino.

Com base na cooperação entre as universidades de Olomouč (República Checa), NOVA de Lisboa (Portugal) e Pečs (Hungria), o projeto desenvolverá metodologias de ensino, currículos e materiais, e permitirá o intercâmbio e a implementação das melhores práticas das três instituições. Isso engloba a inclusão de atividades de investigação individual dos alunos com base na produção de publicações eletrónicas, ao mesmo tempo que promove o diálogo profissional entre os alunos e o reflexo direto dos resultados do seu trabalho nos cursos ministrados.

Os principais resultados do projeto serão um formato de currículo de ensino sistematicamente criado, preparado para as condições de educação a distância total ou parcial. Este currículo será testado durante a implementação do projeto e espera-se a sua aplicação regular nos anos seguintes.

O currículo desenvolvido ultrapassa as fronteiras das instituições individuais de ensino e investigação (Universidade NOVA de Lisboa, Universidade de Pečs, Universidade de Olomouč), bem como as fronteiras dos seus programas educativos. A equipa NOVA CLUNL é responsável pela criação de 2 cursos piloto em Humanidades Digitais, com novos currículos e materiais focados nas subáreas da Linguística Computacional e da Terminologia, relevantes para a maioria dos programas de Humanidades e Ciências Sociais existentes na Universidade NOVA.

Equipa do CLUNL

Rute Costa (coord.)
Raquel Amaro
Ana Salgado
Bruno Almeida
Chiara Barbero
Margarida Ramos
Sílvia Barbosa

Entidades Parceiras

Universidade de Olomouč (República Checa)
Universidade de Pečs (Hungria)
Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)