Distant Reading for European Literary History

Identificação

• Identificação do projeto: Distant Reading for European Literary History [ AC COST Action CA16204 ]
  • Coordenação: Christof Schoch (Universidade de Trier, Alemanha)
  • Responsável no CLUNL: Raquel Amaro (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Duração: nov. 2017 – abr. 2022
  • Entidade financiadora: European Science Foundation
  • Palavras-chave: Estilística Computacional; História da Literatura; Linguística Computacional; Humanidades Digitais.
  • Sítio web: https://www.distant-reading.net/

Descrição

O desafio desta Ação é criar uma rede viva e diversificada de investidores que desenvolvam conjuntamente recursos e métodos necessários para alterar a forma como a história literária europeia é escrita. Fundamentada no paradigma da Distant Reading (isto é, aplicando métodos computacionais de análise a grandes coleções de textos literários), a Ação criará um enquadramento teórico e prático comum para permitir métodos computacionais inovadores, sofisticados e baseados em dados para a análise de textos literários contemplando pelo menos 10 línguas europeias. Promovendo a compreensão de padrões e evoluções transnacionais e de grande escala nas tradições literárias europeias, a Ação facilitará uma descrição mais ampla, mais inclusiva e mais fundamentada da história literária e da identidade cultural europeias. Para tal, a Ação irá:
1) construir uma coleção multilingue de textos literários europeus (ELTeC), contendo, no final, cerca de 2500 romances integrais de pelo menos 10 línguas diferentes, permitindo testar métodos e comparar resultados entre tradições nacionais;
2) estabelecer e partilhar as melhores práticas e desenvolver métodos computacionais inovadores de análise de textos adaptados às tradições literárias multilingues da Europa;
3) considerar as consequências de tais recursos e métodos para repensar conceitos fundamentais na teoria e na história literária.

A Ação contribuirá para o desenvolvimento e distribuição de métodos, competências, dados, melhores práticas, standards e ferramentas relevantes para a investigação em Distant Reading. Isso não só afetará o modo como os investigadores nas Ciências Humanas desenvolvem o seu trabalho, mas também a forma como instituições como bibliotecas disponibilizarão os seus acervos aos investigadores no futuro. A Ação fomentará a investigação distribuída, a troca sistemática de conhecimento e a visibilidade de todos os participantes, atividades e recursos.”

(Texto traduzido do sítio web COST Actions.)

Entidades Participantes

Ver informações em: http://www.cost.eu/COST_Actions/ca/CA16204?management