Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão

• Identificação do projeto: Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
  • Grupo: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
  • Coordenador da Equipa Portuguesa: Raquel Amaro (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Coordenador da Equipa Marroquina: Abdesslam Okab (Universidade Mohammed V de Rabat)
  • Início: 2017
  • Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian (equipa portuguesa); Universidade Mohammed V de Rabat (equipa marroquina)
  • Palavras-chave: Lexicografia bilingue; Português; Árabe.

O Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão (DPEAP) está ser elaborado ao abrigo de um Protocolo entre o Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos (Universidade Mohammed V – Rabat), instituição coordenadora, e o Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. O DPEAP destina-se, em especial, a um público de estudantes universitários de Língua Árabe que aprendem a Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade Mohammed V – Rabat. Este recurso linguístico não será apenas útil a estudantes, mas também a profissionais de outras áreas (economia, comércio, negócios, turismo, entre outras); os docentes de Português língua estrangeira, em países de Língua Árabe, e os tradutores terão um novo instrumento de trabalho à sua disposição.
Trata-se de um dicionário bilingue bidirecional que poderá também ser utilizado por todos aqueles que aprendem a Língua Árabe, em países de Língua Portuguesa.

Equipa portuguesa:
Raquel Amaro (coordenadora desde fev./2020)
Sílvia Barbosa
Fátima Ferreira
Olga Heitor
Catarina Bernardino Lino
Karima Fangour Robalo
Teresa Lino (coordenadora 2017-2019)

Equipa marroquina:
Abdesslam Okab (coordenador)