Projetos em curso


Humanities Going Digital (HUGOD)

Pessoa de contacto: Rute Costa
Descrição: Em resposta ao impacto provocado pela Covid-19 no ensino universitário, o projeto HUGOD propõe o desenvolvimento de novas formas de trabalho com os estudantes universitários, nomeadamente, promovendo a sua autonomia e motivando-os através do aumento do impacto social das suas atividades, enfatizando a cooperação internacional (ler mais)


MORDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva

Investigadora Responsável: Rute Costa
Descrição: O principal objetivo deste projeto é codificar as edições selecionadas do Diccionario de Lingua Portugueza de António de Morais Silva (MOR), publicado pela primeira vez em 1789 (ler mais)


Western Sephardic Diaspora Roadmap

Responsável no CLUNL: Rute Costa
Descrição: O projeto Western Sephardic Diaspora Roadmap (WSD Roadmap) cruza as metodologias das Humanidades Digitais e das Ciências da Informação com o estudo da Diáspora Judaica, com o objetivo de criar uma ferramenta de trabalho destinada a investigadores, arquivistas, bibliotecários e público interessado na área: o portal WSD Roadmap (ler mais)


EXPRIMI

Investigadoras Responsáveis: Raquel Amaro, Susana Correia, Matilde Gonçalves
Descrição: O projeto EXPRIMI tem como objetivo a investigação preliminar sobre o ensino-aprendizagem do português como língua de acolhimento, com base na exploração de textos informativos e institucionais autênticos direcionados a migrantes (ler mais)


G&T.Comenta

Investigadora Responsável: Matilde Gonçalves
Descrição: G&T.Comenta tem como objetivo o estudo do comentário e a sua categorização enquanto atividade de linguagem e prática textual, mediante a análise de um corpus criado para o efeito (ler mais)


Projeto GiroFLE

Investigadora Responsável: Christina Dechamps
Descrição: O projeto GiroFLE, tem por principal objetivo a conceção, implementação e disponibilização de um conjunto de formações acreditadas pelo CCPFC na área da didática do francês dirigidas a docentes de língua francesa, assim como a futuros profissionais da área (ler mais)


Com@Rehab

Responsável no CLUNL: Rute Costa
Descrição: O projeto Com@Rehab tem como objetivo principal o desenvolvimento do Módulo de Comunicação Digital (MCD Rehab) do VR4Pandemic visando a reabilitação de pacientes pós-COVID em contexto hospitalar e/ou no domicílio (ler mais)


OrthoDef

Responsável no CLUNL: Rute Costa
Descrição: O projeto OrthoDef visa o aumento e validação de recursos ontológicos e lexicais na disciplina da terapia da fala e da linguagem (SLT) (ler mais)


Glossário Colaborativo COVID-19

Investigadora Responsável: Rute Costa
Descrição: O Glossário Colaborativo COVID-19 é constituído pela terminologia utilizada pelos organismos oficiais de Saúde, pelos profissionais do setor e cientistas, assim como pelos meios de comunicação social e redes sociais (ler mais)


Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program

Investigadoras do CLUNL: Ana Madeira e Joana Batalha
Descrição: Projeto de cooperação transnacional desenvolvido por um consórcio de 8 parceiros, incluindo universidades, escolas, associações sem fins lucrativos e equipas do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.) que pretende contribuir para que as escolas se tornem mais inclusivas (ler mais)


TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu

Responsável no CLUNL: Susana Duarte Martins
Descrição: Tendo como base o trabalho desenvolvido para o Português do Brasil, este projeto propõe-se criar a versão em Português Europeu do glossário do Conselho Internacional de Museus (ler mais)


Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)

Investigadora Responsável: Rute Costa
Descrição: Este projeto visa a digitalização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa,  e seu respetivo tratamento do texto sob o ponto de vista computacional (ler mais)


PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Investigadoras Responsáveis: Joana Batalha e Maria Lobo
Descrição: O PIPALE está inserido no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e responde a uma necessidade efetiva da comunidade escolar do município de Sesimbra para melhorar, desde uma idade precoce, os níveis de qualidade das aprendizagens em português como língua materna, em particular ao nível das competências de leitura e escrita (ler mais)


POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE

Investigadora Responsável: Susana Correia
Descrição: Este projeto visa a construção e validação de um teste de colocação em nível, dirigido a aprendentes adultos, que possa ser usado em instituições nacionais e estrangeiras onde se ensina PLE (ler mais)


ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces

Investigadora do CLUNL: Joana Teixeira
Descrição: O objetivo deste projeto é compreender de que forma os bilingues tardios (aprendentes de língua segunda, L2) utilizam formas anafóricas para referir antecedentes no seu discurso anterior (ler mais)


Léxico dos Bens Culturais

Responsável no CLUNL: Christina Dechamps
Descrição: Visa promover estudos, pesquisas e outras atividades que enfoquem no que diz respeito ao vocabulário das diferentes línguas relativamente à língua italiana como parte do património cultural da cidade de Florença (ler mais)


Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira

Responsável no CLUNL: Hanna Jakubowicz Batoréo
Descrição: Programa de investigação que visa contribuir para a difusão e promoção de estudos sobre a língua portuguesa (ler mais)


Dictionaries of Linguistics and Communication Science (DLCS)

Responsável no CLUNL: Rute Costa
Descrição: Obra de referência que cobre todos os domínios importantes da linguística e ciências da comunicação (ler mais)


Wörterbücher zur Sprach- und Kommunikationswissenschaft (WSK)

Responsável no CLUNL: Rute Costa
Descrição: Obra de referência que cobre todos os domínios importantes da linguística e ciências da comunicação (ler mais)