Publicações 2018 – …


2020

Caetano, Maria do Céu (2020). Desaparecimento de -ádig- / -ádeg- e -idão do sistema sufixal do português. LaborHistórico, [online] 6(1), pp.104-125. Disponível em: https://doi.org/10.24206/lh.v6i1.31298 [Acesso 25 maio 2020]. ISSN 2359-6910.

Caetano, Maria do Céu, ed. (2020). Glossário de Morfologia 18|19. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH. Disponível em: https://pt.calameo.com/books/0061498616e77e125be99 [Acesso 13 fev. 2020].

Carmona, D.; Viegas, F.; Viegas, F.; Sousa, M. V. e Jorge, Noémia (2019). Sequência de aprendizagem em cursos profissionais. Palavras. Revista da Associação de Professores de Português, (54-55), pp.69-78. ISSN 0870-7499.

Coutinho, Maria Antónia e Gonçalves, Matilde (2020). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: Ó. Loureda Lamas, M. Rudka e G. Parodi, eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana Vervuert, pp.199-212. ISBN 978-84-9192-116-5.

Frade, Mafalda (2020). Aspetos do condicional no Livro dos Oficios: que valores traduz um tempo inexistente em Latim? Ágora – Estudos Clássicos em Debate, [online] 22, pp.151-172. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/14179/9589 [Acesso 1 abril 2020]. ISSN 0874-5498.

Jorge, Noémia, coord. (2020). Breve dicionário de termos de leitura e escrita. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/005606479290e5a4ec1c8 [Acesso 9 junho 2020].

Jorge, Noémia, coord. (2020). Competências coemergentes de leitura e de escrita. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/005606479ddfbb9229d03 [Acesso 8 junho 2020].

Jorge, Noémia; Sousa, Vitória de e Viegas, Filomena (2020). Ler e apreciar um texto poético:relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Palavras, [online] 3(3), pp.63-70. Disponível em: https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/84 [Acesso 8 jul. 2020]. ISSN 2184-268X.

Pinto, Rosalice e Teixeira, Carla (2020). O agir jornalístico e representações multimodais sobre o racismo: análise das primeiras páginas de jornais portugueses a partir de uma abordagem interteórica. In: A. M. de Mattos Guimarães, A. Carnin e E. Gouvêa Lousada, eds., O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. [PDF] Araraquara: Letraria. pp.354-378. Disponível em: https://www.letraria.net/o-interacionismo-sociodiscursivo/ [Acesso 17 abril 2020]. ISBN 978-65-990072-6-2.


2019

Alzamora, Helena e Correia, Clara Nunes (2019). Começar com começar: leituras sobre as configurações de começarem português europeu contemporâneo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.33-42. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a3 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). “Consirar” e “entender” em português antigo e médio – elementos para um estudo diacrónicoEstudos de Lingüística Galega, [online] 11, pp.167-196. Disponível em: http://www.usc.es/revistas/index.php/elg/article/view/5135/6603 [Acesso 23 jan. 2020]. ISSN 1889-2566.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.67-78. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a6 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Nas «margens» do «texto» – notas soltas sobre variantes em formas de dever e poder. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Sobre fontes para a história do português: Testemunhos, edições e variantesZeitschrift für Romanische Philologie, 135(3), pp.818-844. Disponível em: https://doi.org/10.1515/zrp-2019-0044 [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISSN 1865-9063.

Burgués, Ana Setién; Marques, Isabelle Simões; Martins, Margarida Pereira e Clara, Katja Göttsche (2019). Oralidade e avaliação na prática de e-learning na Universidade Aberta. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. [PDF] CNaPPES 2018, pp.55-60. Disponível em: https://cnappes.org/cnappes-2018/apresentacoes/ [Acesso 10 jul. 2020]. ISBN 978-989-20-9477-9.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel e Teixeira, Carla (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro e J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.200-236. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/discurso-academico-uma-area-disciplinar-em-construcao/ [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Correia, Clara Nunes e Alzamora, Helena (2019). A amiga genial – leituras do tempo. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Correia, Clara Nunes e Leal, Audria (2019). Leituras da Moda: a construção de um objeto semiótico. In: M. A. Babo e J. Lozano, eds., Modas, modos, maneiras: Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica. Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, pp.75-89.

Correia, Clara Nunes e Valentim, Helena Topa, orgs. (2019). Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (6) [Número temático – Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.107-117. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a9 [Acesso 27 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Sobre géneros de texto. In: A. Coutinho e N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.6-9. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/005606479fa448551ceba [Acesso 24 set. 2019]. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Texto e(m) linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisboa: Ediçoes Colibri. 182 p.

Coutinho, Maria Antónia (2019). TFE & ISD: um diálogo sobre a atividade da linguagem. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Coutinho, Maria Antónia e Gonçalves, Matilde (2019). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: O. Loureda et al., eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. 1.ª ed. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, [n.d.].

Coutinho, Maria Antónia e Jorge, Noémia, coord. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo. Disponível em:
https://pt.calameo.com/read/005606479fa448551ceba [Acesso 24 set. 2019]. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Antónia e Jorge, Noémia (2019). Resumo. In: A. Coutinho e N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.86-91. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/005606479fa448551ceba [Acesso 24 set. 2019]. ISBN 978-989-20-9853-1.

Coutinho, Antónia e Jorge, Noémia (2019). Texto de opinião. In: A. Coutinho e N. Jorge, eds., Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: Calameo, pp.17-20. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/005606479fa448551ceba [Acesso 24 set. 2019]. ISBN 978-989-20-9853-1.

Ferreira, Sandra Ataíde e Leal, Audria (2019). O trabalho do professor e as prescrições do domínio da leitura nas AE em Portugal. Revista INFAD de Psicologia, [online] 3(1), pp.293-308. Disponível em: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v3.1495 [Acesso 28 jan. 2020]. ISSN 0214-9877.

Frade, Mafalda (2019). Da língua dos clássicos aos clássicos na língua: uma leitura do poema “Vênus” de Carlos Drummond de Andrade. CALÍOPE: Presença Clássica, [online] 38, pp.4-22. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/31353 [Acesso 1 abril 2020]. ISSN 2447-875X.

Gonçalves, Matilde (2019). Linguística e literatura: cruzamento (im)prováveis. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Gonçalves, Matilde (2019). Quelques réflexions autour des activités de langage, des genres textuels et de l´implicite. In: I. Roboredo Seara e I. Simões Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [PDF]. Universidade Aberta, pp.66-71. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/8699 [Acesso 20 jan. 2020]. ISBN 978-972-674-854-0.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2019). Plano de texto e ensino da leitura. In: A. Leal et al., eds., A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto, pp.121-137. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17894.pdf [Acesso 21 jan. 2020]. e-ISBN 978-989-8969-20-0.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2019). Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas. In: F. Caels, L. F. Barbeiro e J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.134-151. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/discurso-academico-uma-area-disciplinar-em-construcao/ [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Gonçalves, Matilde e Magalhães, Miguel (2019). Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.145-157. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a11 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Gonçalves, Matilde e Rosa, Rute (2019). O suporte digital na leitura e compreensão textual. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.571-587. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/27566 [Acesso 14 fev. 2020]. ISBN 978-972-789-624-0.

Jorge, Noémia (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, [online] 32(2), pp.150-170. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.15140 [Acesso 6 jan. 2020]. ISSN 0871-9187; e-ISSN 2183-0452.

Jorge, Noémia (2019). Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situação. In: F. Caels, L. F. Barbeiro e J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.325-329. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/discurso-academico-uma-area-disciplinar-em-construcao/ [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia (2019). Guia de estudo – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46404-0.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta e Rosa, Rute (2019). Práticas Textuais 17|18: Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior. In: F. Caels, L. F. Barbeiro e J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.182-199. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/discurso-academico-uma-area-disciplinar-em-construcao/ [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Martins, Ana; Perdigão, Helena; Miranda, Maria Inês e Machado, Noémia (2019). Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais. Palavras – revista em linha, [online] 2(2), pp.131-134. Disponível em: https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/51 [Acesso 23 jan. 2019]. ISSN 2184-268X.

Jorge, Noémia; Ramos, Auxília; Braga, Zaida e Nunes, Susana (2019). Preparação para o Exame Final Nacional – Português, 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-00219-8.

Lombardo, Elena (2019). Os pronomes clíticos nos testemunhos da “Crónica do Xarife Mulei Mahamet e del-Rey D. Sebatião” – Um estudo comparativo. LaborHistórico, [online] 5(1), pp.209-229. Disponível em: https://doi.org/10.24206/lh.v5i1.24279 [Acesso 17 junho 2020]. ISSN 2359-6910.

Marques, Isabelle Simões (2019). Distanciamento e bilinguismo em romances portugueses sobre a emigração. In: I. Roboredo Seara, I. Sebastião e I. Simões Marques, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.279-295. ISBN 978-989-755-318-9.

Marques, Isabelle Simões (2019). Navegando pelas línguas: interculturalidade e plurilinguismo literário. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 4. Aveiro: UA Editora, pp.343-350. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/27566 [Acesso 14 fev. 2020]. ISBN 978-972-789-624-0.

Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel Roboredo e Duarte, Isabel Margarida (2019). Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. Revista Redis – Revista de Estudos do Discurso, [online] 8, pp.122-138. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/6564 [Acesso 21 jan. 2020]. ISSN 2183-3958.

Martins, Ana Sousa (2019). Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios. Nível B1. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-406-6.

Martins, Ana Sousa (2019). O texto literário como objeto de estudo (legítimo) em linguística. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Moreno, António Barreira (2019). Paquetes, vapores e outras embarcações na Ode Marítima de Álvaro de Campos: uma abordagem enunciativa. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Oliveira, Filipe de; Marques, J.; Rosado-Pinto, Patrícia; Mourão, A.; Fino, H.; Catarino, Maria Isabel; Casqueiro, Patrícia; Lages, Carmen; Pimentel, Dulce; Caetano, Maria do Céu; Neto, Maria Teresa e Oliveira, Tiago (2019). O projeto Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica da Universidade Nova de Lisboa. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5º Congresso Nacionalde Práticas Pedagógicasno Ensino Superior: Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018. [PDF] Braga: [n.d.] pp.314-320. Disponível em: http://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf [Acesso 7 junho 2019]. ISBN 978-989-20-9477-9.

Pruekchaikul, Korapat (2019). Identity construction in advertising. A case study of Portuguese bank pamphlets. Concentric, [online] 45(1), pp.112-140. Disponível em: https://doi.org/10.1075/consl.00005.pru [Acesso 7 junho 2019]. ISSN 1810-7478; e-ISSN 2589-5230.

Rosa, Rute (2019). Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional. BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, [online] 10(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33154 [Acesso 11 dez. 2019]. e-ISSN 2178-3640.

Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia e Gonçalves, Matilde (2019). O papel do graffiti na construção do (contra)poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina. In: M. A. Marques e S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.263-281. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade. In: M. A. Marques e S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.95-116. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). Prefácio. In: D. E. Garcia da Silva, ed., Práticas semiótico-discursivas. Texto e imagem na (re)construção de identidades. Brasília: Thesaurus Editora, pp.13-16.

Seara, Isabel Roboredo; Albuquerque, Rodrigo e Cabral, Ana Lúcia, coord. (2019). Cadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 20 (número especial: Dossiê Estudos sobre Polidez). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/index [Acesso 29 jun. 2020]. e-ISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Seara, Isabel Roboredo e Marques, Isabelle Simões (2019). À mots couverts. Connivence et secret dans des lettres intimes. In: I. Roboredo Seara e I. Simões Marques, eds., L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [PDF]. Universidade Aberta, pp.72-80. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/8699 [Acesso 20 jan. 2020]. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo e Marques, Isabelle Simões, eds. (2019). L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours. [PDF]. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/8699 [Acesso 20 jan. 2020]. ISBN 978-972-674-854-0.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões e Sebastião, Isabel, eds. (2019). Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo; Marques, Isabelle Simões e Sebastião, Isabel (2019). Nota Editorial. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques e I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.7-12. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo e Ninitas, Mariana Silva (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques e I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.297-318. ISBN 978-989-755-318-9.

Seara, Isabel Roboredo e Viola, Ana Isabel (2019). L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais. In: M. Tredez-Lopez e H. Bayter, eds., Le renouveau Parlementaire: entre discours et action. 1.ª ed. [n.d.]: Harmattan, pp.275-292. ISBN 978-2-343-17387-0.

Sebastião, Isabel e Marques, Isabelle Simões (2019). Como a linguagem se torna poder: “Make America Great Again”. In: M. A. Marques e S. Guimarães, eds., Linguagens de Poder. V. N. Famalicão: Edições Húmus / CEHUM, pp.55-78. ISBN 978-989-755-430-8.

Silva, Paulo Nunes e Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. Delta, [online] 35(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×2019350409 [Acesso 4 dez. 2019]. e-ISSN 1678-460X.

Teixeira, Carla (2019). O género de texto e os tipos de discurso: conhecimentos de linguística textual e do interacionismo sociodiscursivo para o estudo do texto literário. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Teixeira,  Carla e Leal, Audria (2019). A multimodalidade na escrita académica. In: F. Caels, L. F. Barbeiro e J. Vieira Santos, eds., Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC, pp.287-311. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/discurso-academico-uma-area-disciplinar-em-construcao/ [Acesso 2 jul. 2020]. e-ISBN 978-989-54679-0-7.

Valentim, Helena Topa (2019). Da insubmissão da linguagem literária à consistência deformável da língua: dizer o indizível. In: C. N. Correia e H. T. Valentim, orgs., Cadernos WGT: Linguística & Texto Literário. Lisboa: NOVA FCSH.

Valentim, Helena Topa (2019). Fronteira entre os empregos discursivo e não discursivo. Os casos de justamente e injustamente. In: I. Roboredo Seara, I. Simões Marques e I. Sebastião, eds., Discurso(s) de cumplicidade: Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, pp.191-206. ISBN 978-989-755-318-9.


2018

Alzamora, Helena e Correia, Clara Nunes (2018). Para lá das perífrases: os verbos “começar” e “acabar” enquanto verbos não auxiliares – algumas perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.39-42.

Bermejo, Víctor Lara e Guilherme, Ana (2018). The politeness of você in European Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, [online] 11(2), pp.337-366. Disponível em: https://doi.org/10.1515/shll-2018-0012 [Acesso 19 fev. 2019]. ISSN 2199-3386.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Haver e ter – balanços e perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.35-38.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Usos epistémicos de ‘haver’ e ‘ter’ em português antigo. Revue De Linguistique Romane, 82, pp.353-376.

Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes (2018). Apresentação. In: M. T. Brocardo e C. Nunes Correia, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].

Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes (2018). Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH.

Caetano, Maria do Céu (2018). Keynote Article: On the Notion of “Suffixal Alternation” in Word-formation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.141-160. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Calil, Eduardo e Pereira, Luísa Álvares (2018). Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecemAlfa: Revista de Linguística, [online] 62(1), pp.91-123. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10256 [Acesso 11 maio 2018]. ISSN 1981-5794.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel e Teixeira, Carla (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.19-26.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel e Teixeira, Carla (2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In: P. Osório, E. Leurquin e M. Coelho, eds., Lugar da gramática na aula de Português. 1.ª ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.126-147.

Costa, Manuel Luís (2018). “Que ninguém carregue no botão!”: trajetórias, direcionalidade e a semântica dos verbos. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-48.

Coutinho, Antónia (2018). Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.28-42. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola
[Acesso 12 out. 2018].

Coutinho, Maria Antónia; Carvalho, Beatriz; Guilherme, Ana e Teixeira, Joana (2018). Introduction. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.1-2. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Coutinho, Maria Antónia; Teixeira, Joana; Guilherme, Ana e Carvalho, Beatriz, eds. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Text Linguistics and Text Revision: An Alliance Approach. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.28-41. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Texto e tecnologias de tradução – perspetivas e desafios. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-18.

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – algumas marcas de género. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.79-89. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – da análise de um exemplar de género à produção textual orientada. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.177-184. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde (2018). Keynote Article: Towards a Text Theory (Within Text Linguistics). In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.13-27. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia (2018). Apresentação. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.4-5. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde e Jorge, Noémia, orgs. (2018). Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Gonçalves, Matilde et al. (2018). Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.90-102. Disponível em:
https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Jorge, Noémia (2018). Guia de Estudo: Português – 10.º Ano. Porto: Porto Editora.

Jorge, Noémia (2018). Preparação para Exames Nacionais de Português 12.º Ano. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.

Jorge, Noémia e Luís, Maria do Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano e R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.229-245. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1630&sum=sim [Acesso 21 jan. 2020]. ISBN 978-989-54104-3-9.

Jorge, Noémia e Luís, Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano e R. Silva, orgs., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. 1.ª ed. Porto: FLUP – CLUP, [n.d.]. ISBN 9789895410439.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta e Rosa, Rute, eds. (2018). Práticas textuais 17|18. 1.ª ed. [PDF] [n.d.]: Calaméo. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/42697 [Acesso 30 julho 2018]. ISBN 978-989-20-8480-0.

Leal, Audria (2018). Representações semióticas no gênero “Reportagem” em revistas publicadas em Portugal. Linguagem em (Dis)curso, [online] 18(2), pp.341-357. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180205-10717 [Acesso 6 junho 2019]. ISSN 1982-4017.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e Argumentação no Género Reportagem. Diacrítica, [online] 32(1), pp.25-41. Disponível em: https://doi.org/10.21814/diacritica.133 [Acesso 5 junho 2019]. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.43-54. Disponível em:
https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Leal, Audria; Gomes, Andreia; Silva, Luciana Pereira da e Sousa, Sweder (2018, no prelo). A Prática de Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular: Pontos e Pespontos. In: A. Gomes e S. Souza, eds., Língua Materna e Base Nacional Curricular Comum: propostas e desafios. Campinas: Mercado das Letras.

Leal, Audria; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões e Gonçalves, Matilde (2018). The First “Shares”: The First Ten Forums for Linguistic Sharing. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.3-12. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Marques, Isabelle Simões e Koven, Michele (2018). (Co)narrações de viagens para Portugal por lusodescendentes no FacebookRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.134-151. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a37 [Acesso 1 out. 2018]. ISSN 2183-9077.

Marques, Maria Aldina e Seara, Isabel Roboredo, eds. (2018). Diacrítica. Argumentação e Discursos, [online] 31(1). Disponível em: https://doi.org/10.21814/diacritica.32.1 [Acesso 29 jan. 2019]. ISSN 0870-8967; e-ISSN 2183-9174.

Martins, Ana Sousa (2018). O texto de opinião: referencialidade, accionalidade e linearização. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-12.

Morozova, Milana (2018). Designing a Transcription System for Spoken Discourse: A Case of Stand-Up Comedy. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.72-88. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Pinto, Rosalice; Cavalcante, Mônica e Paiva Brito, Mariza Angélica (2018). Polêmica e argumentação: Interfaces possíveis em textos mediáticos de natureza política. Diacrítica, [online] 32(1), pp.5-24. Disponível em: https://doi.org/10.21814/diacritica.140 [Acesso 5 junho 2019]. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pinto, Rosalice; Marques, Gorete e Dinis, Marisa Catarina (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão críticaLinha D’Água, [online] 31(1), pp.127-143. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p127-143 [Acesso 4 abr. 2018]. ISSN 2236-4242.

Pinto, Rosalice; Soares Rodrigues, Maria das Graças e Damele, Giovanni (2018). Argumentação jurídica e suas estratégias retóricas: Uma análise pluridisciplinar de uma decisão judicialDiacrítica, [online] 32(1), pp.95-110. Disponível em: https://doi.org/10.21814/diacritica.143 [Acesso 5 junho 2019]. e-ISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pinto, Rosalice e Teixeira, Carla (2018). A Constituição brasileira de 88 e seus ecos intertextuais: A “jurislinguística discursiva” em foco. In: A. L. Tinoco Cabral e F. Bueno, eds., Direito e linguagem: a Constituição de 1988. 1.ª ed. Editora Thoth, p.125.

Pinto, Rosalice e Valentim, Helena Topa (2018). Discurso relatado e responsabilização enunciativa em géneros académicos. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano e R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo: volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.307-320. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1630&sum=sim [Acesso 21 jan. 2020]. ISBN 978-989-54104-3-9.

Pruekchaikul, Korapat (2018). A antítese do homem: Uma análise pictórica das publicidades portuguesas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.27-33.

Ramos, Isabel (2018). Entre o Português, a História e a Biologia – da leitura analítica à construção de grelhas de análise textual. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.164-176. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Rodeiro, Helena (2018). The Management of Voices in the News: Enunciative Staging and Enunciative “Effacement” in Television News Reports. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.106-121. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel Roboredo e Falé, Isabel, eds., Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4). Lisboa: APL. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a34 [Acesso 24 out. 2018]. ISSN 2183-9077.

Rosa, Rute (2018). A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas. In: Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes, orgs., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.1-6.

Rosa, Rute (2018). ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.70-78. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola
[Acesso 12 out. 2018].

Rosa, Rute (2018). The Attribution of Genre Tags: The Case of Graffiti. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.89-105. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). The Discursive Pattern of Academic Texts. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.42-57. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde; Leal, Audria e Jorge, Noémia (2018). Organizadores textuais e plano de texto: a forma “e”Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.240-253. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a43 [Acesso 1 out. 2018]. ISSN 2183-9077.

Santos, Elian; Calil, Eduardo; Pereira, Luísa Álvares e Coimbra, Rosa (2018). Diversidade e densidade lexical em textos escritos por alunos recém-alfabetizados: um estudo descritivo de produções individuais e em díadesCalidoscópio, [online] 16(1), pp.25-32. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.03 [Acesso 11 maio 2018]. ISSN 2177-6202.

Seara, Isabel Roboredo (2018). A escrita como revelação do ‘eu’. Linha d´Água, [online] 31(1), pp.73-89. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p73-89 [Acesso 24 out. 2018]. e-ISSN 2236-4242.

Seara, Isabel Roboredo (2018). Prefácio. In: S. Brito, ed., O Tom Confessional e Autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis. Lisboa: Chiado Editora, pp.7-11.

Teixeira, Carla (2018). Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista) – do contexto de produção ao texto. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.147-163. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Teixeira, Carla (2018). O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: M. Gonçalves e N. Jorge orgs., Literacia científica na escola. 1.ª ed. [e-Book] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.55-69. Disponível em: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Acesso 12 out. 2018].

Valentim, Duane (2018). Epilinguistic Activity in a Teaching Context: Reported Enunciation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira e B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.58-71. ISBN 978-1-5275-0568-1.