Chamada de trabalhos: VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática

O Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) organiza as VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática, que terão lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa a 18 e 19 de janeiro de 2019.

À semelhança das edições anteriores, pretende-se reunir trabalhos que abordem aspetos da aquisição e aprendizagem do português língua não materna (PLNM), em articulação com aspetos relacionados com a didática específica do PLNM.

Convidam-se todos os interessados a submeter propostas de comunicação que contribuam para a discussão das questões abaixo:
(1) Como são adquiridas e se desenvolvem propriedades de diferentes domínios em PLNM (léxico, fonologia, morfossintaxe, discurso, etc.)?
(2) Que fatores podem influenciar a aquisição e o desenvolvimento de PLNM (língua materna, idade, conhecimento de outras línguas estrangeiras, fatores sociais e culturais, etc.)?
(3) Como é que o conhecimento do processo de aquisição de PLNM pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias e materiais de ensino mais eficazes?
(4) De que forma é que o ensino explícito influencia o processo de aquisição e desenvolvimento de PLNM?
(5) Como adequar o ensino de português a diferentes públicos, em função do contexto de aprendizagem (por exemplo, língua oficial, língua estrangeira, língua de herança), da faixa etária, etc.?
(6) Que conhecimentos linguísticos correspondem a cada nível de proficiência em PLNM?
(7) Que instrumentos são mais eficazes para avaliar a proficiência em PLNM?

Os resumos, em formato pdf e word, deverão ser enviados para o seguinte endereço de e-mail: jornadas.ple6@fcsh.unl.pt
Por favor, consulte as regras de submissão aqui.

Data limite de submissão: 15 out. 2018

Este evento é organizado pelo Grupo de Investigação de Linguística Formal e Experimental (LiFE) do CLUNL, com o apoio das seguintes instituições:
. Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP)
. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)
. Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGAILTEC)