Revista Linha d’Água – Chamada de trabalhos

Está aberta a chamada de trabalhos para a Revista Linha d’Água, Número 33/1, dedicado à temática “Semântica e Morfologia em Terminologia” (a ser publicado em março de 2020).

Os textos inéditos (de investigadores doutores e doutorandos) devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço http://www.revistas.usp.br/linhadagua até ao dia 20 de outubro de 2019.

Será dada primazia à apresentação de reflexões teóricas e análises linguísticas com impacto na terminologia ou, ainda, à apresentação de reflexões metodológicas conducentes à descrição de dados terminológicos (termos, colocações, fraseologias, definições, contextos). Serão destacadas as análises semânticas e morfológicas dos dados terminológicos que visem a sua compreensão perspectivadas numa ótica de organização lexical ou conceptual, com vista à construção de recursos lexicais de especialidade.
De entre outras problemáticas, serão privilegiadas questões de semântica lexical e de morfologia de especialidade que conduzirão à reflexão dos mecanismos linguísticos subjacentes à formação de termos, colocações e fraseologias de especialidade, não perdendo de vista a neologia semântica, neologia formal ou a criatividade lexical em terminologia.
No âmbito deste número, serão ainda aceites todas as reflexões que apontem para a exploração de corpora de especialidade com vista ao tratamento automático de dados terminológicos, assim como aplicações nas áreas do ensino, da criação de recursos linguísticos e terminológicos para fins lexicográficos, de comunicação ou de redação técnicas ou, ainda, de tradução.

Consulte informação detalhada no seguinte endereço:

Organizadoras:
Prof.ª Dra. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)
Prof.ª Dra. Raquel Silva (Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)
Prof.ª Dra. Maria Inês Campos (Universidade de São Paulo)