Publicações – 2014


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica


Batoréo, Hanna (2014). Leonard Talmy’s schematic system of perspectiveInternational Journal of Cognitive Linguistics, 5(1), pp.53-54. ISSN 1949-4971.

Batoréo, Hanna (2014). Perspective point (viewpointing) and events of motion in European PortugueseInternational Journal of Cognitive Linguistics, 5(1), pp.55-74. ISSN 1949-4971.

Batoréo, Hanna (2014). Que gramática(s) temos para estudar o Português língua pluricêntrica? Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), 16, pp.1-15. Disponível em: http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br/index.php/revistadiadorim/issue/view/17 [Acesso 30 ago. 2018]. ISSN 1980-2552.

Caetano, Maria do Céu (2014). Herança sufixal: os sufixos -ático, -ádig- (-ádeg-) e -agemRevista Galega de Filoloxía, (15), pp.53-68. ISSN 1576-2661.

Costa, João; Friedmann, Naama; Silva, Carolina e Yachini, Maya (2014). The boy that the chef cooked: acquisition of PP relatives in European Portuguese and HebrewLingua, [online] 150, pp.386-409. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024384114001880 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0024-3841.
DOI 10.1016/j.lingua.2014.08.005

Gonçalves, Matilde (2014). Similitudes et différences textuelles dans les genres numériques: blog et site webStudii de Lingvistica, [online] (4), pp.75-91. Disponível em: http://studiidelingvistica.uoradea.ro/arhiva-ro-4-2014.html [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2284-5437; ISSN 2248-2547.

Grillo, Antonino e Costa, João (2014). A novel argument for the universality of Parsing principlesCognition, [online] 133(1), pp.156-187. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010027714001085 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0010-0277.
DOI 10.1016/j.cognition.2014.05.019

Haegeman, Liliane; Meinunger, André e Vercauteren, Aleksandra (2014). The architecture of it-cleftsJournal of Linguistics, [online] 50(2), pp.269-296. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-linguistics/article/architecture-of-itclefts1/B18A2356CA51E0ECF4975CD9452271AD [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1469-7742; ISSN 0022-2267.
DOI 10.1017/S0022226713000042

Marques, Isabelle Simões e Teletin, Andreea (2014). Do afastamento à exaltação: representações das identidades romenas e portuguesas na imprensa escrita francesaActa Semiótica e Lingvistica, [online] 19(2), pp.149-161. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/article/view/23458/12906 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2446-7006; ISSN 0102-4264.

Miranda, Florencia (2014). resumo de comunicação como objeto de ensinoRaído, [online] 8(16), pp.33-55. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3745/2014 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 1984-4018.

Oliveira, Mariangela e Batoréo, Hanna (2014). Construções com pronomes locativos (Loc) do tipo LocV e VLoc no PB e no PE: Correspondências e DistinçõesLingüística, [online] 30(2), pp.171-208. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200008&script=sci_abstract [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 2079-312X.

Paoletti, Isabella (2014). Ethics and the social dimension of research activitiesHuman Studies, 37(2), pp.257-277. e-ISSN 1572-851X; ISSN 0163-8548.

Paoletti, Isabella e Gomes, Sandra (2014). Future talk in later lifeJournal of Aging Studies, [online] 29, pp.131-141. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890406514000097
[Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0890-4065.
DOI 10.1016/j.jaging.2014.01.005

Paoletti, Isabella; Gomes, Inês e Carvalho, Maria Irene (2014). Poverty intervention in relation to the older population in a time of economic crisis: the portuguese caseRASP – Research on Ageing and Social Policy, [online] 2(1), pp.88-114. Disponível em: http://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/rasp/article/view/894/993 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2014-671X.
DOI 10.4471/rasp.2014.04

Pinto, Rosalice (2014). Agir em práticas profissionais: uma focalização agentivaEutomia – Revista de Literatura e Linguística, [online] 1(14), pp.296-312. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/580 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 1982-6850.

Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana e Pereira, Susana (2014). Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridadeTejuelo, [online] 10 (Número extraordinário: La reflexión metalingüística y la enseñanza de la gramática), pp.84-99. Disponível em: http://www.pergram.pt/assets/santos%2c-cardoso—pereira2014_tejuelo.pdf [Acesso 20 nov. 2017]. ISSN 1988-8430.

Tavares, Clara Ferrão; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2014). La séquence didactique!… Du “alors” d’une histoire qui ne dit rien… au “vraiment?” d’un récit (didactologique) bien (dé)terminéIntercâmbio, (7), pp.49-73. ISSN 0873-366X.

Teixeira, Carla (2014). O texto expositivo-argumentativo. Reflexão sobre o género e o agir do alunoEutomia – Revista de Literatura e Linguística, [online] 1(13) (Edição especial de homenagem a Jean-Paul Bronckart), pp.697-717. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/572/490 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 1982-6850.


Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica


Alzamora, Helena (2014). Acabar de vinfdeixar de vinf e parar de vinf no Português Europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbaisEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.131-144. ISSN 1647-0346.

Batoréo, Hanna e Ferrari, Lilian (2014). “Quão fundo é o fundo?” Perspectivação no caso das expressões com «ao fundo» em Português Europeu e Português do BrasilEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.145-154. ISSN 1647-0346.

Brocardo, Maria Teresa (2014). Gramática e Texto em diacronia: haver (mais-que-perfeito simples) de+ infinitivo em duas crónicas de ZuraraEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.39-47. ISSN 1647-0346.

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana e Silva, Encarnação (2014). Gramática e Texto: uma experiência na formação de professoresEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.355-380. ISSN 1647-0346.

Cunha, Lúcia (2014). O contributo das macroestruturas para a organização temática na recensão crítica enológicaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.11-126. ISSN 1647-0346.

Frade, Mafalda (2014). Sobre a construção ser de + infinitivo no Livro dos Ofícios do Infante D. PedroEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.65-78. ISSN 1647-0346.

Graça, Luciana; Pereira, Luísa Álvares e Dolz, Joaquim (2014). Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinasEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.263-282. ISSN 1647-0346.

Leal, Audria e Jorge, Noémia (2014). A análise temática na perspetiva funcional: para um processo interpretativoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.97-110. ISSN 1647-0346.

Miranda, Florencia (2014). Explorações sobre géneros textuais e mecanismos da organização temática em perspetiva comparadaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.141-153. ISSN 1647-034.

Oliveira, Teresa (2014). Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de casoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.209-218. ISSN 1647-0346.

Pinto, Rosalice (2014). Construção dos ethè em discursos políticos em Portugal e no Brasil: um estudo comparativoREDIS – Revista de Estudos do Discurso, (3), pp.126-154. ISSN 2183-3954.

Lima, José Pinto de (2011). Frequency and Local Contexts in Lexicalization and Incipient GrammaticalizationEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.79-100. ISSN 1647-0346.

Tanto, Camile e Jorge, Noémia (2014). Estruturação do conteúdo temático no texto bíblico As Bodas de CanáEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.127-139. ISSN 1647-0346.

Teixeira, Carla (2014). Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto publicitários sobre o vinho. Diacrítica, [online] 28(1), pp.161-179. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_28-1.pdf [Acesso 27 set. 2018]. ISSN 0807-8967.

Teixeira, Carla e Gonçalves, Matilde (2014). A análise temática de textos: entre o interacionismo e a semântica textualEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.155-175. ISSN 1647-0346.

Vaz, Stéphanie (2014). Aquisição de exaustividade em crianças falantes de Português Europeu: com desenvolvimento típico e com perturbações específicas da linguagemRevista Portuguesa de Terapia da Fala, ano 2, 1, pp.13-22. ISSN 2183-1297.


Capítulos de livros/atas com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra; Costa, Rute e Esperança, José Paulo (2014). The invisible factors that can make the difference. Language management and knowledge transfer in multinational sites. In: 3rd Conference on Business Sustainability (BS’13). [n.d.]: 2100 Projects, pp.120-125.

Baião, Vera e Lobo, Maria (2014). Aquisição de interrogativas preposicionadas no Português Europeu. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.57-70. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/10_BAIAO.pdf [Acesso 11 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Batalha, Joana (2014). Desenvolver a consciência e a explicitação linguística na aula de língua materna. In: L. Gonçalves, org., Atas do III Encontro Mundial de Ensino do Português. [n.d.]: Boavista Press, [n.d.]. ISBN 978-099-6051-11-8.

Batalha, Joana (2014). Relations between Grammar and Reading: a study of anaphor pronouns in lower secondary education. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha e N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.199-223. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Cardoso, Ana Josefa (2014). The acquisition of the pronominal system in Portuguese L2 by basic education students in Cape Verde: a bilingual experience. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha e N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.83-105. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Conceição, Manuel Célio (2014). Didactique des langues: approche intégrée des savoirs et du multilinguisme. In: C. Varga, coord., New Trends in Language Didactics. Cluj: Presa Universitara Clujeana, pp.13-24. ISBN 978-973-595-798-8.

Costa, Ângela; Luís, Tiago e Coheur, Luísa (2014). Translation errors from English to Portuguese: an annotated corpus. In: N. Calzolari et al., eds., Proceedings of the Ninth International Conference on Language Resources and Evaluation. [Online] Reykjavik: Elra, pp.1231-1234. Disponível em: http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2014/summaries/199.html [Acesso 19 jan. 2018]. ISBN 978-2-9517408-8-4.

Coutinho, Maria Antónia (2014). Language in action: epistemological and methodological issues. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha e N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.224-235. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Curto, Sérgio et al. (2014). JUST.ASK, a QA system that learns to answer new questions from previous interactions. In: N. Calzolari et al., eds., Proceedings of the Ninth International Conference on Language Resources and Evaluation. [Online] Reykjavik: Elra, pp.2603-2607. Disponível em: http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2014/summaries/130.html [Acesso 19 jan. 2018]. ISBN 978-2-9517408-8-4.

Estrela, Antónia (2014). A aquisição de passivas eventivas, resultativas e estativas em Português Europeu: um estudo experimental. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.237-248. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/23_ESTRELA.pdf [Acesso 13 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Estrela, Antónia (2014). O (re)conhecimento da estrutura passiva por alunos do ensino superior. In: C. Tomás e C. Gonçalves, orgs., Avaliação: desafios e riscos. Atas do VI Encontro do CIED e I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. [PDF] Lisboa: Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, pp.501-511. Disponível em:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10845/1/Atas%20VI%20Encontro%20do%20CIED%203.%202014.pdf
[Acesso 11 out. 2017]. ISBN 989-98421.

Fiéis, Alexandra e Madeira, Ana (2014). O infinitivo flexionado na diacronia do Português. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.255-264. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/25_FIEIS.pdf [Acesso 13 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Frade, Mafalda (2014). Ecos de morte no Cancioneiro Geral: os mitos clássicos. In: A. Pinto, coord., Do Reino das Sombras: Figurações da Morte. Braga: Aletheia, pp.227-236. ISBN 978-972-697-220-4.

Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia; Soares-Jesel, Carla e Vaz, Stéphanie (2014). Compreensão de estruturas clivadas na aquisição do Português Europeu. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.301-310. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/29_LOBO.pdf [Acesso 11 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Manzini, M. Rita; Franco, Ludovico e Savoia, Leonardo (2014). Linkers are not “possession markers” (but “agreements”). In: L. Veselovská e M. Janebová, eds., Complex Visibles Out There. Proceedings of the Olomouc Linguistics Colloquium 2014: language use and linguistic structure. [PDF] Olomouc: Palacky University Press, pp.233-252. Disponível em: http://olinco.upol.cz/wp-content/uploads/2015/11/olinco-2014-proceedings.pdf [Acesso 1 nov. 2017]. ISBN 978-80-244-4384-3.

Miranda, Florencia (2014). Contribuições para um modelo didático do género “Resumo de Comunicação”. In: R. Pereira, org., Ateliê de Textos Académicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, pp.273-314. ISBN 978-85-7539-926-2.

Miranda, Florencia (2014). Textos interculturais e olhares cruzados: explorações para o ensino de PLE. In: R. Bruñel Matias e M. Cortez, orgs., Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, pp.13-29. ISBN 978-987-551-261-0.

Pellegrini, Thomas; Hedayati, Vahid e Costa, Ângela (2014). El-WOZ: a client-server wizard-of-oz interface. In: N. Calzolari et al., eds., Proceedings of the Ninth International Conference on Language Resources and Evaluation. [Online] Reykjavik: Elra, pp.279-282. Disponível em: http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2014/summaries/959.html [Acesso 19 jan. 2018]. ISBN 978-2-9517408-8-4.

Pereira, Sandra; Clara Pinto e Pratas, Fernanda (2014). Construções comparativas em Português: porque algumas são mais iguais “que” outras. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.437-444. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/39_PEREIRA_PINTO.pdf [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Pinto, Rosalice (2014). Estilo na atividade jurídica: uma abordagem textual. In: D. Hora, J. Pedrosa e R Lucena, orgs., Actas del XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. [PDF] João Pessoa: ALFAL, pp.2568-2579. Disponível em: http://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0235-1.pdf [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-85-7539-906-4.

Ribeiro, Cláudia; Fernandes, Carla e Pereira, João (2014). Didactical competence modeller: dynamic story creation for serious games. In: D. K. W. Chiu et al., eds., ICWL 2012: New Horizons in Web Based Learning. [n.d.]: Springer, pp.39-48. ISSN 0302-9743.

Shotropa, Larysa (2014). Derivação avaliativa relacionada com a mulher no português e no russo. In: B. Cieszýnska e F. Silva, orgs., Os Estudos de Género na Perspetiva Ibérica e Eslava. [PDF] Lisboa: CLEPUL, pp.345-360. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/20150902-cieszynska_beata_silva_fabio_mario_estudos_de_genero.pdf [Acesso 3 nov. 2017]. ISBN 978-989-8577-35-1.

Tavares, Clara; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2014). Implicações do conceito de “multimodalidade” em ciências da educação… Ou “A prof tinha de estar no Facebook!” In: M. J. Carvalho, A. Loureiro e C. Ferreira, orgs., Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Vila Real: SPCE, pp.1051-1061. ISBN 978-989-704-188-4.

Tomaz, Margarida; Lourenço-Gomes, Maria do Carmo; Santi, Andrea e Grillo, Antonino (2014). A concordância de número em construções relativas e pseudo-relativas em Português Europeu. In: A. Moreno et al., orgs., Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Porto: APL, pp.519-532. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/45_TOMAZ.pdf [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-3-5.

Vaz, Stéphanie (2014). Child acquisition of exhaustivity: European Portuguese. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha e N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.57-82. ISBN 978-1-4438-5691-1.


Capítulos de livros


Albuquerque, Alexandra (2014). Out of the box: o (re)novo(ado) mundo multicultural e a exigência de ser flexível e competente. In: C. Sarmento e V. Oliveira, eds., Comunicação, representações e práticas interculturais: uma perspectiva global. 2.ª ed. [e-Book] Lisboa: UnYLeYa, pp.142-158. ISBN 978-989-98503-2-3.

Brocardo, Maria Teresa (2014). Construções com “ser”, “estar”, “jazer” na História do Português: notas em torno de inovação, persistência e obsolescência. In: L. Eirín García e X. López Viñas, eds., Lingua, texto, diacronía. Estudos de Lingüística Histórica (Monografia 9 da Revista Galega de Filoloxia). 1.ª ed. A Coruña: Universidade de A Coruña – Área de Filoloxías Galega e Portuguesa, pp.97-107. ISBN 978-84-9749-609-4.

Costa, João e Lobo, Maria (2014). Crosslinguistic variation in the acquisition of null categories: Portuguese vs. Japanese. In: G. Kleanthes e N. Theoni, eds., Developments in the Acquisition of Clitics. 1.ª ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.276-291. ISBN 978-1-4438-5482-5.

Coutinho, Maria Antónia (2014). Les liages textuels au défi d’une approche descendante. In: M. Monte e G. Philippe, eds., Genres et textes: déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam. 1.ª ed. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, pp.269-286. ISBN 978-2-7297-0873-3.

Gonçalves, Matilde (2014). L’Écriture fragmentale et la question du genre littéraire. L’exemple portugais. In: G. Pierre e T. Mustapha, eds., L’Écriture fragmentale. 1.ª ed. Sfax: Presses de l’Université de Sfax, pp.279-291. ISBN 978-9938-953-20-9.

Marques, Isabelle Simões (2014). Ulysse from Bagdad d’Éric-Emmanuel Schmitt ou l’épopée d’un clandestin. In: A. C. Santos e J. Domingues de Almeida, eds., L’Étranger tel qui(s)´écrit. 1.ª ed. [PDF] Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp.39-48. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12323.pdf [Acesso 12 set. 2017]. ISBN 978-989-8648-15-0.

Pinto, Rosalice (2014). Analogical argumentation in text genres: empirical studies. In: H. Jales Ribeiro, ed., Systematic approaches to argument by analogy. 1.ª ed. New York: Springer, pp.171-189. ISBN 978-3-319-06333-1.

Pinto, Rosalice (2014). Linguagem no Direito: aspectos estilísticos e organizacionais como “preservação de faces”. In: M. Guaraciaba e M. Sparano, eds., Cortesia e estratégias linguístico-discursivas. 1.ª ed. São Paulo: Terracota, pp.149-174. ISBN 978-85-8380022-4.

Silva, Jacques (2014). Du non(-)verbal à la multimodalité en didactique des langues-cultures. In: A. C. Santos, ed., Intercompreensão, plurilinguismo e didática das línguas. 1.ª ed. Chamusca: Edições Cosmos, pp.389-411. ISBN 978-972-762-392-1.


Livros


Brocardo, Maria Teresa (2014). Tópicos de História da língua portuguesa. Lisboa: Colibri. ISBN 978-989-689-389-7.

Estrela, Antónia (2014). A aquisição da estrutura passiva em Português Europeu. Berlim: Novas Edições Académicas. ISBN 978-3-639-68053-9.

Franco, Ludovico (2014). The lexical/functional divide in aphasic production – poorly studied aphasic syndromes and theoretical morpho-syntax. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-5816-8.


Organização de publicações (livros)


Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa e Jorge, Noémia, eds. (2014). From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Costa, João et al. eds. (2014). New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected proceedings of the Romance Turn V. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-5948-6.

Seara, Isabel Roboredo, ed. (2014). Cortesia: olhares e (re)invenções. Lisboa: Chiado Editora. ISBN 978-989-51-2247-9.


Organização de publicações (revistas)


Correia, Clara Nunes e Caetano, Maria do Céu, orgs. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013). ISSN 1647-0346.

Gonçalves, Matilde e Teixeira, Carla, orgs. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão). ISSN 1647-0346.

Paoletti, Isabella, org. (2014). Human Studies, 37(2) (Número especial: Ethical issues in collecting interactional data). ISSN 0163-8548.


Teses


Costa, Manuel Luís (2014). Os valores semânticos das preposições “a”, “até” e “para” em Português Europeu. Trajetórias, fronteiras, telicidade e topologia. Doutoramento. Orient. Clara Nunes Correia. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/13088 [Acesso 20 set. 2017].

Estrela, Antónia (2014). A aquisição da estrutura passiva em Português Europeu. Doutoramento. Orient. João Costa e Amália Mendes. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH/BD/36675/2007 com apoio financeiro do Instituto Politécnico de Lisboa através da bolsa SFRH/PROTEC/67746/2010.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/11415 [Acesso 20 set. 2017].

Jorge, Noémia (2014). O género memórias. Análise linguística e perspetiva didática. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH / BD / 61301 / 2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/12524 [Acesso 20 set. 2017].

Souza, Lara (2014). Variação das unidades fraseoterminológicas da culinária entre Português Brasileiro e Português Europeu. Doutoramento. Orient. Teresa Lino (Universidade NOVA de Lisboa); Coorient. Lídia de Almeida Barros (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/14497 [Acesso 20 set. 2017].

Oliveira, Teresa (2014). Valores de (inter)subjetividade na análise semântica: a marcação da distância. Doutoramento. Orient. Clara Nunes Correia. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PROTEC SFRH/BD/50140/2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/11801 [Acesso 20 set. 2017].

Santos, Teresa (2014). Formação de palavras: a aquisição de alguns afixos derivacionais em Português e em Inglês. Doutoramento. Orient. Maria do Céu Caetano (Universidade NOVA de Lisboa); Coorient. João Rosa (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida). Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH/BD/62378/2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/13883 [Acesso 20 set. 2017].

Shotropa, Larysa (2014). Formação de palavras em Português e em Russo. Descrição e análise de adjetivos complexos. Doutoramento. Orient. Maria do Céu Caetano. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/13945 [Acesso 20 set. 2017].

Silva, Raquel (2014). Gestão de terminologia pela qualidade. Processos de validação. Doutoramento. Orient. Teresa Lino e Rute Costa. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PRAXIS BD/15655/98 no âmbito do Programa PRAXIS XXI ref. 2./2.1/CSH/717/95.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/13664 [Acesso 20 set. 2017].

Teixeira, Carla (2014). A indução e a formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho. Doutoramento. Orient. Maria Antónia Coutinho e Clara Nunes Correia. Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH / BD / 61439 / 2009.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/12319 [Acesso 20 set. 2017].


Outras publicações


Adam, Jean-Michel (2014). O contínuo da linguagem: língua e discurso, gramática e estilística. Trad. I. Simões Marques. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.15-25. ISSN 1647-0346.

Bulea-Bronckart, Ecaterina (2014). É assim que vivem os signos? Trad. M. A. Coutinho. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.61-93. ISSN 1647-0346.

Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9.º anos. Revis. cient. M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho e H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-30017-1.

Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 2.º Ciclo – 5.º e 6.º anos. Revis. cient. M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho e H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-20169-0.

Jorge, Noémia; Ramos, Auxília e Braga, Zaida (2014). Preparação para o exame nacional: Português – 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46901-4.

Madeira, Ana et al. (2014). Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário. [PDF] Lisboa: Direção-Geral da Educação, 173 p. Relatório. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf [Acesso 22 nov. 2017].

Madeira, Ana et al. (2014). Português Língua não Materna: Linhas de trabalho para a Educação Pré-Escolar. [PDF] Lisboa: Direção-Geral da Educação, 30 p. Relatório. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/3_linhas_de_trabalho_educacao_pre-escolar_plnm.pdf [Acesso 22 nov. 2017].

Madeira, Ana et al. (2014). Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário. [PDF] Lisboa: Direção-Geral da Educação, 135 p. Relatório. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf [Acesso 22 nov. 2017].

Madeira, Ana et al. (2014). Protótipos de materiais e recursos para o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) nos Ensinos Básico e Secundário. [PDF] Lisboa: Direção-Geral da Educação, 103 p. Relatório. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/4_prototipos_de_materiais_e_recursos_plnm.pdf [Acesso 22 nov. 2017].

Morais, Armindo e Krasa, Daniel (2014). Vivam as férias. Portugiesisch für die Reise. München: Hueber Verlag. ISBN 978-3-19-507243-4.

Pereira, Iris; Parente, Maria e Silva, Cristina Vieira da (2014). On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers. [Poster] Conference on Writing Research & Writing Research School, 25-29 ag., Amesterdão.

Rastier, François (2014). Temática e tópico. Trad. M. Gonçalves e C. Teixeira. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.27-59. ISSN 1647-0346.

Ribeiros, Inês e Jorge, Noémia (2014). Leitura e escrita de descrições – análise linguística e percurso didático. [Poster] VII Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas, 27 jun., Lisboa.

Soares, José Paulo e Castro, Carlos (2014). Essentiel 8.º ano. Revis. linguística e pedagógica C. Dechamps. Carnaxide: Santillana. ISBN 978-989-708-553-6.

Wisniewska, Justyna (2014). As estratégias gramaticais de expressão da iteratividade em português. Rev. cient. Hanna Batoréo. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marii Curie-Sklodowskiej. ISBN 978-83-7784-558-5.


Outros artigos e capítulos de livros


Correia, Clara Nunes e Caetano, Maria do Céu, orgs. (2014). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013), pp.11-12. ISSN 1647-0346.

Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa e Jorge, Noémia, eds. (2014). Editorial note. In: C. Nunes Correia, coord.; C. Tanto, L. Cunha, L. Shotropa e N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, p.vii. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Costa, João et al. eds. (2014). Preface. In: J. Costa et al., eds., New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected proceedings of the Romance Turn V. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, p.vii. ISBN 978-1-4438-5948-6.

Dechamps, Christina (2014). Langues de spécialité: problèmes et méthodesLe Français à l’Université, ano 19, (4), pp.19-04. ISSN 1560-5957.

Gonçalves, Matilde e Teixeira, Carla, orgs. (2014). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão), pp.9-10. ISSN 1647-0346.

Paoletti, Isabella (2014). Introduction to the Special Issue Ethical Issues in Collecting Interactional DataHuman Studies, 37(2) (Número especial: Ethical Issues in Collecting Interactional Data), pp.167-178. ISSN 0163-8548.
DOI 10.1007/s10746-013-9306-9

Seara, Isabel Roboredo (2014). Prólogo. In: I. Roboredo Seara, dir. e coord., Cortesia: olhares e (re)invenções. 1.ª ed. Lisboa: Chiado Editora, pp.11-26. ISBN 978-989-51-2247-9.

Silva, Carolina (2014). Interpretation of clitic, strong and null pronouns by typically developing portuguese children. In: J. Costa et al., eds., New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected proceedings of the Romance Turn V. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.302-325. ISBN 978-1-4438-5948-6.