Publicações – 2012


Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra (2012). The economics of language or how can language be an asset? General reflections on the European case and brief focus on the case of PortugueseJournal Advances in Higher Education, 4(1), pp.31-40. ISSN 2212-5574.

Brocardo, Maria Teresa (2012). O “passado do passado”: alguns dados para a história do pretérito mais-que-perfeito em PortuguêsVerba Hispanica, [online] 20(1), pp.29-44. Disponível em: https://revije.ff.uni-lj.si/VerbaHispanica/article/view/2646 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2350-4250; ISSN 0353-9660.
DOI 10.4312/vh.20.1.33-48

Correia, Clara Nunes (2012). Os tempos gramaticais em Português Europeu: as formas verbais e os valores de tempo, aspeto e modo(s)Verba Hispanica, [online] 20(1), pp.243-257. Disponível em: https://revije.ff.uni-lj.si/VerbaHispanica/article/view/2657 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2350-4250; ISSN 0353-9660.
DOI 10.4312/vh.20.1.245-259

Coutinho, Maria Antónia (2012). Dos géneros de texto à gramáticaDELTA, [online] 28(1), pp.27-50. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/7158/14434 [Acesso 2 out. 2017]. e-ISSN 1678-460X; ISSN 0102-4450.

Coutinho, Maria Antónia e Jorge, Noémia (2012). Géneros de texto e construção discursiva do tempoVerba Hispanica, [online] 20(1), pp.145-164. Disponível em: https://revije.ff.uni-lj.si/VerbaHispanica/article/view/2652 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2350-4250; ISSN 0353-9660.
DOI 10.4312/vh.20.1.145-164

Coutinho, Maria Antónia; Jorge, Noémia e Tanto, Camile (2012). Constructing a didactic model of detective short stories / Para um modelo didático do conto policialCalidoscópio, [online] 10(1), pp.24-32. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.03 [Acesso 27 set.]. ISSN 1679-8740.
DOI 10.4013/cld.2012.101.03

Frade, Mafalda (2012). Pseudo Teca na formação de palavras em PortuguêsEntrepalavras, [online] ano 2, 2(2), pp.7-24. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/87 [Acesso 27 set. 2017]. ISSN 2237-6321.

Gonçalves, Matilde e Leal, Audria (2012). La question des types de discoursArts et Savoirs, [online] (2), [n.d.]. Disponível em: https://aes.revues.org/472 [Acesso 4 out. 2017]. ISSN 2258-093X.
DOI 10.4000/aes.472

Lobo, Maria e Vaz, Stéphanie (2012). Interpretação de estruturas de quantificação universal na aquisição do Português EuropeuVerba Volant, 3(1), [n.d.]. ISSN 2178-4736.

Marques, Isabelle Simões (2012). La France, terre d´exil et d´évasion dans Square Tolstoi de Nuno BragançaCarnets, Invasions & Évasions (Número especial: La France et Nous; Nous et la France), pp.275-289. ISSN 1646-7698.

Marques, Isabelle Simões (2012). O romance plurilingue ou como a língua incorpora a cultura do outroCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 13(1), pp.129-149. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7141 [Acesso 12 out. 2017]. e-ISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Miranda, Florencia (2012). Os gêneros de texto na dinâmica das práticas de linguagemCadernos Cenpec, [online] 2(1), pp.121-139. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/96 [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2237-9983.

Paoletti, Isabella (2012). Operators managing callers’ sense of urgency in calls to the medical emergency numberPragmatics, [online] 22(4), pp.671-695. Disponível em: https://www.benjamins.com/#catalog/journals/prag.22.4.06pao/details [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2406-4238; ISSN 1018-2101.
DOI 10.1075/prag.22.4.06pao

Paoletti, Isabella (2012). The issue of conversationally constituted context and localization problems in emergency callsText & Talk, 32(2), pp.191-210. ISSN 1860-7330.

Paoletti, Isabella e Carvalho, Maria Irene (2012). Aging, poverty and social services in Portugal: the importance of quality servicesIndian Journal of Gerontology, [online] 26(3), pp.396-413. Disponível em: http://www.gerontologyindia.com/pdf/vol26-3.pdf [Acesso 30 jul. 2018]. ISSN 0971-4189.

Pinto, Rosalice e Valentim, Helena (2012). Genre débat d’idées et constructions énonciativesArts et Savoirs, [online] (2), [n.d.]. Disponível em: http://aes.revues.org/504 [Acesso 4 out. 2017]. ISSN 2258-093X.
DOI 10.4000/aes.504

Seara, Isabel Roboredo (2012). Epistolarity: from hidden dialogue to an obsession to dialogueLanguage and Dialogue, [online] 2(3), pp.363-374. Disponível em: https://benjamins.com/#catalog/journals/ld.2.3.03sea/details [Acesso 27 set. 2017]. e-ISSN 2210-4127; ISSN 2210-4119.
DOI 10.1075/ld.2.3.03sea

Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). Du “Cadre européen commun de référence pour les langues” aux examens nationaux de langues-cultures étrangères dans le système scolaire au Portugal: l’intendance suivra(-t-elle) toujours(?) Les Langues Modernes, (1), pp.24-32. ISSN 0023-8376.


Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica


Cunha, Maria Clara Torres e (2012). A dinâmica comunicativa dos sítios web de instituições de ensino superior policial e militarPolissema – Revista de Letras do ISCAP, (12), pp.206-225. ISSN 1645-1937.

Frade, Mafalda (2012). Dos poetas latinos aos poetas do Cancioneiro Geral: o epitáfio de TibuloÁgora. Estudos Clássicos em Debate, [online] (14), pp.221-241. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/agora/article/view/1308 [Acesso 12 set. 2017]. ISSN 0874-5498.

Freitas, Manuela e Silva, Jacques (2012). A abordagem cognitivo-construtivista da produção escrita em (Inglês) língua-cultura estrangeira no ensino secundário: contribuição para a implantação das literacias multimodais no ensino superior em PortugalIntercompreensão, (16), pp.185-215. ISSN 0872-3893.

Gonçalves, Rosa e Silva, Jacques (2012). Da construção de competências discursivas accionais (e) multimodais (em línguas-culturas materna e estrangeiras) para a comunicação científica no ensino superior em PortugalIntercompreensão, (16), pp.217-232. ISSN 0872-3893.

Pinto, Rosalice (2012). Tipos de agir em contextos profissionais: uma abordagem empíricaREDIS – Revista de Estudos do Discurso, [online] (1), pp.167-192. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12704.pdf [Acesso 12 set. 2017]. ISSN 2183-3958.

Rodrigues, Adriano (2012). Características e objectivos do ponto de vista naturalista do estudo das interacções verbaisGaudium Sciendi, [online] (1), pp.47-60. Disponível em: http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/17781/1/N1_Artigos_AdrianoRodrigues.pdf [Acesso 26 set. 2017]. ISSN 2182-7605.

Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). Du concours de l’approche lexiculturelle à (la didactique de) l´intercompréhension en didactique des langues-culturesRedinter-Intercompreensão: Revista da Rede Europeia sobre Intercompreensão, (2), pp.227-247.

Tavares, Clara; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). Des notions actuelles (et potentielles) d’intercompréhension en didactique des langues-culturesRedinter-Intercompreensão: Revista da Rede Europeia sobre Intercompreensão, (1), pp.125-155.

Valentim, Helena (2012). Predicados subjectivos: heterogeneidade enunciativa e construção de valor polémicoDesenredo – Enunciação: Estudos Linguísticos e Literários, [online] 8(1), pp.84-99. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2640 [Acesso 6 out. 2017]. e-ISSN 2236-5400.


Capítulos de livros/atas com arbitragem científica


Albuquerque, Alexandra (2012). Teaching à la bolognaise: changing attitudes and developing generic skills in a translation class. In: I. Cardoso, G. Soares e T. Pataco, eds., O Papel das Línguas Aplicadas no Cenário Pós-Bolonha: Fomento da Autonomia e Mobilidade num Mundo Globalizado? Livro de Comunicações Definitivas do XI Congresso Internacional da AELFE. Porto: Instituto Politécnico do Porto, pp.368-379. ISBN 978-989-95290-5-2.

Barros, Sérgio; Costa, Rute; Soares, António Lucas e Silva, Manuel (2012). Integrating terminological methods in a Framework for collaborative development of semi-formal ontologies. In: A. L. Soares e R. Costa, eds., Proceedings of Terminology and Knowledge Representation Workshop Programme (ColabTKR 2012) in the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation(LREC’12). [PDF] Istanbul: European Language Resources Distribution Agency, pp.7-14. Disponível em: http://lrec-conf.org/proceedings/lrec2012/index.html [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-2-9517408-7-7.

Batoréo, Hanna (2012). Does bilingual first language acquisition imply a mixed period phase? Evidence from a Portuguese-Polish bilingual child. In: Cognitive Psycholinguistics: Bilingualism, Cognition and Communication. Proceedings of the 35th International LAUD Symposium. Essen: Linguistic LAUD Agency, pp.59-72. ISSN 1435-6473.

Binet, Michel e Monteiro, David (2012). Ordem da interação e corpora de gravações: a análise da conversação como paradigma teórico-metodológico. In: Sociedade, crise e reconfigurações: Atas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: Associação Portuguesa de Sociologia, pp.5–15.

Brocardo, Maria Teresa e Correia, Clara Nunes (2012). “Ir + gerúndio” em Português: aspetos sincrónicos e diacrónicos. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.121-135. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/5_Brocardo_Correia.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Cabral, Diogo et al. (2012). Evaluation of a multimodal video annotator for contemporary dance. In: G. Tortora, S. Levialdi e M. Tucci, eds., Proceedings of the International Working Conference on Advanced Visual Interfaces (AVI’12). [PDF] New York: ACM, pp.572-579. Disponivel em: https://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2254556.2254663 [Acesso 11 out. 2017]. ISBN 978-1-4503-1287-5.
DOI 10.1145/2254556.2254663

Cardoso, Sónia e Castro, Ana (2012). Consciência de palavra em crianças de idade pré-escolar e escolar. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.136-158. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/6_Cardoso_Castro.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Carvalho, Ana Sofia; Martins, Hélder e Ferro, Maria João (2012). ESP Learning Dynamics and the Legitimacy of Testing Tools towards an Effective Learning Assessment in the Context of Bologna. In: I. Cardoso, G. Soares e T. Pataco, eds., O Papel das Línguas Aplicadas no Cenário Pós-Bolonha: Fomento da Autonomia e Mobilidade num Mundo Globalizado? Livro de Comunicações Definitivas do XI Congresso Internacional da AELFE. Porto: Instituto Politécnico do Porto, pp.261-277. ISBN 978-989-95290-5-2.

Contente, Madalena e Lino, Teresa (2012). Langue de spécialité de la médecine. In: Terminologies: textes, discours et accès aux savoirs spécialisés. Actes du Colloque International GLAT Genova 2012. Genova: GLAT Genova 2012, pp.239-249. ISBN 978-2-9088-49-24-0.

Costa, Ângela et al. (2012). An English-Portuguese parallel corpus of questions: translation guidelines and apllication in SMT. In: N. Calzolari et al., eds., Proceedings of the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC’12). [PDF] Istanbul: European Language Resources Distribution Agency, pp.2172-2176. Disponível em: http://lrec-conf.org/proceedings/lrec2012/index.html [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-2-9517408-7-7.

Costa, João; Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2012). Pied-piping vs. movimento em estruturas adverbiais. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.185-195. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/9_Costa_Fieis_Lobo.pdf [Acesso 13 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Costa, João; Martins, Ana Maria e Pratas, Fernanda (2012). VP-ellipsis: new evidence from Capeverdean. In: I. Franco, S. Lusini e A. Saab, eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2010. Selected Papers from “Going Romance” Leiden 2010. Amsterdam: John Benjamins, pp.155-175. ISBN 978-9027203847.

Costa, Rute (2012). Débat Autour de la Norme 1087. In: C. Roche, ed., Proceedings of the 6th Conference Terminology & Ontology: Theories and Applications (TOTh 2012). Annecy: Institut Porphyre – Savoie et Connaissance, [n.d.].

Costa, Rute; Silva, Raquel; Barros, Sérgio e Soares, António Lucas (2012). Mediation strategies between terminologists and experts. In: Terminologies: textes, discours et accès aux savoirs spécialisés. Actes du Colloque International GLAT Genova 2012. Genova: GLAT Genova, pp.239-249. ISBN 978-2-9088-49-24-0.

Costa, Rute; Silva, Raquel e Almeida, Zara (2012). Cooperation between terminologists and experts in the creation of a terminology and textual database: the context of the Portuguese Parliament. In: Nordterm Symposium 2011 – Samarbetet ger resultat: fran begreppskaos till överenskomna termer. Jyväskylä: Nordterm, pp.9-24. ISBN 978-952-9794-29-4.

Dechamps, Christina (2012). Problématiques de l´enseignement/apprentissage du Français juridique dans la formation de traducteurs juridiques. In: M. Meunier, M. Charret-Del Bove e E. Damette, dir., La Traduction Juridique: points de vue didactiques et linguistique. [PDF] Lyon: Centre d´Études Linguistiques de la Université Jean Moulin Lyon 3, pp.89-106. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/hal-00980068/document [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-2-36442-028.

Estrela, Antónia (2012). A passiva: uma estrutura de aquisição tardia. In: C. Gonçalves e C. Almeida, orgs., Atas do V Encontro do CIED – Escola e Comunidade. Lisboa: Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, pp.327-337. ISBN 978-989-95733-3-8.

Estrela, Antónia (2012). A passiva: uma estrutura de aquisição tardia. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.256-270. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/13_Estrela.pdf [Acesso 13 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Ferro, Maria João; Borges Francisco, Rui e Carvalho, Ana Sofia (2012). When simply thank you is not enough: analysis of the acknowledgement section in theses and dissertations. In: I. Cardoso, G. Soares e T. Pataco, eds., O Papel das Línguas Aplicadas no Cenário Pós-Bolonha: Fomento da Autonomia e Mobilidade num Mundo Globalizado? Livro de Comunicações Definitivas do XI Congresso Internacional da AELFE. Porto: Instituto Politécnico do Porto, pp.222-233. ISBN 978-989-95290-5-2.

Fiéis, Alexandra e Lobo, Maria (2012). Word order variation in Portuguese gerund clauses: interaction between syntax and interface properties. In: A. Ecay e A. Kroch, eds., Proceedings of the 13th Diachronic Generative Syntax Conference. Oxford: Oxford University Press, [n.d.].

Fiéis, Alexandra e Madeira, Ana (2012). Predicados de controlo na diacronia do Português. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.271-284. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/14_Fieis_Madeira.pdf [Acesso 13 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Filho, Sebastião Silva (2012). The need for linguistics training to access the specialized information from documents. In: Terminologies: textes, discours et accès aux savoirs spécialisés. Actes du Colloque International GLAT Genova 2012. Genova: GLAT Genova 2012, pp.289-296. ISBN 978-2-9088-49-24-0.

Frade, Mafalda (2012). Tempus fugit: o tempo e a inevitabilidade da morte. In: E. Araújo e E. Duque, eds., Os Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. Um Debate para as Ciências Sociais e Humanas. [PDF] Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, pp.81-98. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1554/1456 [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-989-8600-07-3.

Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia e Soares-Jesel, Carla (2012). Aquisição de estruturas clivadas no Português Europeu: produção espontânea e induzida. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.319-339. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/17_Lobo_Santos_Soares.pdf [Acesso 3 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Madeira, Ana; Xavier, Maria Francisca e Crispim, Maria de Lourdes (2012). Uso e interpretação de sujeitos pronominais em Português L2. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.376-397. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/20_Madeira_Xavier_Crispim.pdf [Acesso 3 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Marques, Isabelle Simões (2012). Quand les romans épistolaires dialoguent entre eux: le cas des Lettres Portugaises et de Novas Cartas Portuguesas. In: A. Létourneau, F. Cooren e N. Bencherki, eds., Representations in Dialogue. Proceedings of the 13th Conference of the International Association of Dialogue Analysis. [n.d.]: International Association for Dialogue Analysis, pp.234-248. ISSN 1999-5598.

Martins, Fátima (2012). Sujeitos em construções de conjuntivo em Português L2. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.451-465. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/24_Martins_F.pdf [Acesso 3 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Morais, Armindo e Batoréo, Hanna (2012). Enunciados narrativos e argumentação: o caso do relato de acontecimentos. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.511-523. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/28_Morais_Batoreo.pdf [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Oliveira, Teresa (2012). O papel dos sujeitos na construção da narrativa literária. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.524-539. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/29_Oliveira.pdf [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Pereira, Susana e Correia, Clara Nunes (2012). From quantity to intensity: process configuration and grammatical markers. In: C. Schnedecker e C. Armbrecht, coords., La Quantification et ses Domaines. Actes du Colloque de Strasbourg. Paris: H. Champion, pp.555-567. ISBN 978-2-7453-2443-6.

Pratas, Fernanda (2012). Estados perfeitos em Cabo-verdiano. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.555-566. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/31_Pratas.pdf[Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Pratas, Fernanda (2012). “I know the answer”: a perfect state in Capeverdean. In: I. Franco, S. Lusini e A. Saab, eds., Romance Languages and Linguistic Theory 2010. Selected Papers from “Going Romance” Leiden 2010. Amsterdam: John Benjamins, pp.65-86. ISBN 9789027203847.

Salema, Luís (2012). Variação da vogal [ Ɛ ] em dois dialetos do Português Europeu. In: P. Petrov, P. Q. Sousa, R. Samartim e E. Feijó, eds., Avanços em Ciências da Linguagem. [PDF] Santiago de Compostela/Faro: Associação Internacional de Lusitanistas/Através Editora, pp.445-456. Disponível em: http://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/20/29/65-1 [Acesso 22 maio 2018]. ISBN 978-84-87305-65-8.

Sebastião, Isabel (2012). Descrever, definir. Atos de aprendizagem da produção textual. In L. A. Pereira e I. Cardoso, eds., Reflexão sobre a Escrita. O Ensino sobre Diferentes Géneros de Textos. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-358-4.

Silva, Inês (2012). The comparative method in teaching of literary words. In: L. Gómez Chova, A. López Martínez e I. Candel Torres, eds., Proceedings of the 6th Internacional Technology, Education and Development Conference (INTED 2012). [CD-Rom] Valencia: IATED. ISBN 978-84-615-5563-5; ISSN 2340-1079.

Silva, João; Cabral, Diogo; Fernandes, Carla e Correia, Nuno (2012). Real-time annotation of video objects on tablet computers. In: Proceedings of the 11th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia (MUM’12). [PDF] New York: ACM, pp.19:1-19:9. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2406367.2406391 [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-1-4503-1815-0.
DOI 10.1145/2406367.2406391

Silva, João; Coheur, Luísa; Costa, Ângela e Trancoso, Isabel (2012). Dealing with unknown words in statistical machine translation. In: N. Calzolari et al., eds., Proceedings of the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC’12). [PDF] Istanbul: European Language Resources Distribution Agency, pp.3977-3981. Disponível em: http://lrec-conf.org/proceedings/lrec2012/index.html [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-2-9517408-7-7.

Silva, Manuel; Soares, António Lucas e Costa, Rute (2012). Multilingual ontology specification: a collaborative approach. In: Aguado de Cea et al., eds., New frontiers in the constructive symbiosis of terminology and knowledge engineering. Proceedings of the 10th Terminology and Knowledge Engineering Conference (TKE 2012). [PDF] Madrid: TKE 2012, pp.94-105. Disponível em: http://oeg-lia3.dia.fi.upm.es/c/document_library/get_file?uuid=580a8cff-1f60-478a-8e9d-0dd144f4d491&groupId=10157 [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-84-695-4333-7.

Silva, Manuel; Soares, António Lucas e Costa, Rute (2012). Supporting collaboration in mulitlingual ontology specification; the concept ME approach. In: R. Costa, A. L. Pires e M. Silva, eds., Challenges to knowledge representation in multilingual contexts. Proceedings of the 10th Terminology and Knowledge Engineering Conference workshop. Madrid: TKE 2012, pp.27-39.

Silva, Mariana (2012). Construções de topicalização e objeto nulo em Português L2. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.587-603. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/33_Silva_M.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Sousa, Cristóvão; Soares, António Lucas; Pereira, Carla e Costa, Rute (2012). Supporting the identification of conceptual relations in semi-formal ontology development. In: A. L. Soares e R. Costa, eds., Proceedings of Terminology and Knowledge Representation workshop Programme (ColabTKR 2012) in the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC’12). [PDF] Istanbul: European Language Resources Distribution Agency, pp.26-32. Disponível em: http://lrec-conf.org/proceedings/lrec2012/index.html [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-2-9517408-7-7.

Sousa Martins, Ana (2012). Simplificação textual: operações em sequências transfrásicas. In: A. Costa, C. Flores e N. Alexandre, orgs., Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Lisboa: APL, pp.437-450. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/23_Martins_A.pdf [Acesso 10 out. 2017]. ISBN 978-989-97440-1-1.

Tavares, Clara; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). L’approche actionnelle dans la formation des enseignants de langues-cultures: littératie(s) multimodale(s). In: M. Causa, S. Galligani e M. Vlad, dir., Formation et Professionnalisation des Enseignants de Langue. Évolution des Contextes, des Besoins et des Dispositif. Actes du Colloque FICEL. Paris: DILTEC EA – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, pp.122-136.


Capítulos de livros


Batoréo, Hanna (2012). As mulheres e os primórdios da psicolinguística: Gertrude Stein e Virgínia Woolf. In: A. Costa e I. Duarte, eds., Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em homenagem a Isabel Hub Faria. 1.ª ed. Porto: Afrontamento, pp.379-394. ISBN 978-972-36-1239-4.

Carrilho, Deolinda e Osório, Paulo (2012). A linguisticidade como determinação da realização hermenêutica. In: D. Simões, org., Língua Portuguesa e ensino: reflexões e propostas sobre a prática pedagógica. 1.ª ed. São Paulo: Factash Editora, pp.193-212. ISBN 9788589909945.

Costa, João (2012). Desenvolvimento sintáctico e marcadores de perturbação no desenvolvimento linguístico. In: A. Costa e I. Duarte, eds., Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em homenagem a Isabel Hub Faria. 1.ª ed. Porto: Afrontamento, pp.451-462. ISBN 978-972-36-1239-4.

Costa, João e Friedmann, Naama (2012). Children acquire unaccusatives and A-movement very early. In: M. Everaert, M. Marelj e T. Siloni, eds., Theta System: argument structure at the Interface. 1.ª ed. Oxford: Oxford University Press, pp.354-378. ISBN 978-0-19-960252-0.

Costa, João; Lobo, Maria e Silva, Carolina (2012). Which category replaces an omitted clitic? The case of European Portuguese. In: P. Guijarro-Fuentes e M. P. Larrañaga, eds., Pronouns and clitics in early acquisition. 1.ª ed. Berlin: De Gruyter, pp.105-130. ISBN 978-3110238808.

Costa, João e Pereira, Sandra (2012). A gente: revisitando o estatuto pronominal e a concordância. In: A. Sedrins, A. Castilho, M. Sibaldo e R. Lima, eds., Por amor à linguística. Miscelânea de estudos linguísticos dedicados a Maria Denilda Moura. 1.ª ed. Alagoas: EduFAL, pp.101-122. ISBN 978-85-7177-717-0.

Lima, José Pinto de (2012). A codificação idiomática da direção com “ir” e “vir” no Português Europeu. In: A. Costa e I. Duarte, eds., Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em homenagem a Isabel Hub Faria. 1.ª ed. Porto: Edições Afrontamento, pp.485-499. ISBN 978-972-36-1239-4.

Lobo, Maria e Vaz, Stéphanie (2012). Aquisição de exaustividade em estruturas interrogativas e clivadas do Português Europeu: desenvolvimento pragmático ou gramatical?. In: A. Costa e I. Duarte, eds., Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em homenagem a Isabel Hub Faria. 1.ª ed. Porto: Edições Afrontamento, pp.605-618. ISBN 978-972-36-1239-4.

Miranda, Florencia (2012). Los géneros: una perspectiva interaccionista. In: M. Shiro, P. Charaudeau e L. Granato, eds., Los géneros discursivos desde múltiples perspectivas: teorías y análisis. 1.ª ed. Madrid: Iberoamericana, pp.69-86. ISBN 978-8-48489-680-7.

Shotropa, Larysa (2012). Páginas de história da Rússia. Ivan IV, Vassilievich, o Terrível. In: E. Bulakh, A. Mendonça e V. Shatalin, eds., Mundo Russo PУCCKИЙ MИP. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, pp.9 -29. IBSN 978-989-689-207-4.

Silva, Inês (2012). Por que tenho de ler este livro? Leitura literária no 3.º CEB – Do ter de ler ao querer ler. In: C. V. Silva, M. Martins e J. Cavalcanti, coord., Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. 1.ª ed. [PDF] Porto: ESEPF, pp.69-74. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/1205/1/PorqueLerLivro_TR.pdf [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-972-99174-7-9.

Xavier, Maria Francisca (2012). Reflexões sobre unidades multipalavra na diacronia do Português. In: A. Costa e I. Duarte, eds., Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em homenagem a Isabel Hub Faria. 1.ª ed. Porto: Edições Afrontamento, pp.579-591. ISBN 978-972-36-1239-4.


Livros


Alves, Ieda Maria e Maroneze, Bruno, dir. (2012). Vocabulário panlatino da Inteligência Artificial. Colab. T. Lino. 1.ª ed. [PDF] São Paulo: TermNeo. Disponível em: http://www.realiter.net/wp-content/uploads/2013/06/InteligenciaArtificial.pdf [Acesso 26 set. 2017].

Gómez Clemente, Xosé, dir. (2012). Le vocabulaire panlatin des pneumopathies professionnelles. Colab. T. Lino, M. Contente, M. L. Garcia e S. Travessos. 1.ª ed. [PDF] Québec: Office Québécois de la Langue Française. Disponível em: https://www.oqlf.gouv.qc.ca/ressources/bibliotheque/dictionnaires/panlatin_pneumopathies20130124.pdf [Acesso 26 set. 2017]. e-ISBN 978-2-550-55594-6; ISBN 978-2-550-66593-9.

Neves, Janete Bessa (2012). Corre voz no jornalismo do início do século XIX. Estudo semântico-enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa. Rio de Janeiro: Paco Editorial. ISBN 978-85-8148-049.

Osório, Paulo; Gaspar, Lisete e Pereira, Reina (2012). A língua portuguesa e o seu ensino em Angola. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts. ISBN 978-85-8199-002-6.

Pereira, Cilene e Neves, Janete Bessa (2012). Ler, falar, escrever. Práticas discursivas no Ensino Médio: uma proposta teórico-metodológica. Rio de Janeiro: Editora Lexikon. ISBN 9788586368783.


Organização de publicações (livros)


Costa, Rute; Soares, António Lucas e Silva, Manuel, eds. (2012). Proceedings of the 10th Terminology and Knowledge Engineering Conference (TKE 2012). Madrid: TKE 2012.

Coutinho, Maria Antónia; Grácio, Fátima; Jorge, Noémia e Silva, Regina, orgs. (2012). Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidado. Antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo. Porto: Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-1201-1.

Soares, António Lucas e Costa, Rute, eds. (2012). Proceedings of Collaboration in Terminology and Knowledge Representation Workshop (ColabTKR 2012) in the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation Proceedings (LREC’12). [PDF] Istanbul: European Language Resources Distribution Agency. Disponível em: http://lrec-conf.org/proceedings/lrec2012/index.html [Acesso 25 set. 2017]. ISBN 978-2-9517408-7-7.


Teses


Pereira, Eliane (2012). O vocabulário da economia do Brasil colonial: mudanças semânticas e lexicais. Doutoramento. Orient. Ieda Maria Alves (Universidade de São Paulo); Coorient. Teresa Lino (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade de São Paulo.

Pimentel, Janine (2012). Criteria for the validation of specialized verb equivalentes: applications in bilingual terminography. Doutoramento. Orient. Marie-Claude L’Homme (Université de Montréal) e Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa). Université de Montréal. [Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – MCES SFRH/BD/41181/2007.]

Pinto, Camila (2012). Sinonímia, polissemia, homonímia em manuais, gramáticas e dicionários escolares para o desenvolvimento da competência lexical. Doutoramento. Orient. Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/7871 [Acesso 20 set. 2017].

Silva, Manuel (2012). Localização de ontologias de domínio no contexto de redes colaborativas. Doutoramento. Orient. Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa); Coorient. António Lucas Soares (Universidade do Porto). Universidade NOVA de Lisboa. [Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PROTEC SFRH/PROTEC/49350/2008.] Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/9764 [Acesso 20 set. 2017].


Outras publicações


Albuquerque, Alexandra e Neves, Joana, coord. (2012). Gestão das línguas na comunicação internacional das empresas. 1.ª ed. [PDF] Lisboa: AICEP Portugal Global. Disponível em: http://www.revista.portugalglobal.pt/AICEP/Conhecimento/LnguasnaComunicaoInternacionaldasEmpresas/ [Acesso 5 nov. 2017]. ISBN 978-972-737-228-7.

Albuquerque, Alexandra e Neves, Joana, coord. (2012). Impactos da tradução ad hoc nas empresas internacionalizadas. Lisboa: AICEP Portugal Global.

Binet, Michel (2012). Temporalidade, polifonia e agencialidade na fala-em-interação: referenciação conversacional de unidades narrativo-actanciais em atendimentos de ação social. Documento de Trabalho do GIID n.º 43. Lisboa: NOVA FCSH.

Binet, Michel e Monteiro, David, eds. (2012). Volume de Transcrições de Atendimentos de ação social. Corpus ACASS. Lisboa: GIID-CLUNL.

Costa, Rute (2012). Relatório do Programa de Seminário de Teorias em Terminologia do Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade (2.º Ciclo). Lisboa, 44 p. Relatório apresentado nos termos do Edital n.º 389/2012, publicado no Diário da República, 2.ª Série – n.º 78, de 19 de abril de 2012.

Costa, Rute; Barros, Sérgio e Silva, Manuel (2012). Task 0 – Support the structuring of individual/organizational initial conceptualization. Porto: INESC, 74 p. Relatório de execução material do Projeto PTDC/EIA—EIA/103779/2008. Semântica Cognitiva em Redes Colaborativas.

Gonçalves, Matilde (2012). “Vai ser rápido, não foi?”: entre o paradigma da simplicidade e o paradigma da complexidade. In: H. Valentim, M. Gonçalves e M. Frade, orgs., Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-16.

Grillo, Antonino; Fernandes, Bruno e Costa, João (2012). Universally local attachment: new evidence from PIC in portuguese. [Poster] AMLAP 2012 – Architecture and Mechanisms for Language Processing, 6-8 set., Riva della Guardia.

Louppe, Laurence (2012). Poética da dança contemporânea. Trad. R. Costa. Lisboa: Orfeu Negro. ISBN 978-989-8327-01-7.

Monteiro, David (2012). Proposta de representação gráfica de operações de reprodução e de manipulação de falas associadas ao uso do discurso relatado em interações orais. Documento de Trabalho do GIID n.º 42. Lisboa: NOVA FCSH.

Paiva, Ana; Almeida, Gabriela; Jorge, Noémia e Junqueira, Sónia (2012). (Para)Textos 8. Língua portuguesa – 8.º ano. Revis. cient. M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-31706-3.

Pinto, Rosalice e Valentim, Helena (2012). Instâncias agentivas e instâncias enunciativas: uma reflexão teórico-metodológica. In: H. Valentim, M. Gonçalves e M. Frade, orgs., Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH, pp.41-54.

Pinto de Lima, José (2012). Comentário a Matilde Gonçalves e Camile Tanto: sobre complexidade. In: H. Valentim, M. Gonçalves e M. Frade, orgs., Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH, pp.31-40.

Sebastião, Isabel (2012). Fichas de ortografia para o 4.º ano do 1.º Ciclo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-01813-7.

Sebastião, Isabel (2012). Fichas de ortografia para o 3.º ano do 1.º Ciclo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-01812-0.

Sebastião, Isabel (2012). Fichas de ortografia para o 2.º ano do 1.º Ciclo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-01811-3.

Sebastião, Isabel (2012). Fichas de ortografia para o 1.º ano do 1.º Ciclo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-01810-6.

Tanto, Camile (2012). Renovação e evolução dos géneros textuais: os Salmos e os cânticos religiosos contemporâneos. In: H. Valentim, M. Gonçalves e M. Frade, orgs., Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH, pp.17-30.

Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde e Frade, Mafalda, orgs. (2012). Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH.


Outros artigos e capítulos de livros


Batoréo, Hanna e Casadinho, Margarida (2012). Perception and evaluation of language identity in East Timorese speakers of Portuguese: language and cognition in a multilingual community. In: G. Mininni e A. M. Manuti, eds., Applied psycholinguistics. Proceedings of the IX Congress of the International Association of Applied Psycholinguistics (ISALP). Vol. 2. Milano: Franco Angeli, pp.57-61. ISBN 978-88-568-4637-9.

Carrilho, Ernestina e Lobo, Maria (2012). Contribution à l’étude de la variation syntaxique dans le domaine ibéro-roman. In: M. Oliviéri, G. Brun-Trigaud e P. Del Giudice, eds., La leçon des dialectes. Hommages à Jean-Philippe Dalbera. 1.ª ed. Alessandria: Edizioni dell’Orso, pp.323-336. ISBN 978-88-6274-416-4.

Coutinho, Maria Antónia (2012). As mulheres no pensamento de Maria de Lourdes PintasilgoFaces de Eva, (27), [n.d.]. ISSN 0874-6885.

Frade, Mafalda e Torrão, João (2012). Ovídio e os poetas do Cancioneiro GeralIn: C. Pimentel e P. Mourão, eds., A literatura clássica ou os clássicos na literatura. Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade. [PDF] [n.d.]: Campo da Comunicação, pp.45-61. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13384 [Acesso 1 nov. 2017]. ISBN 978-989-8465-17-7.

Grillo, Antonino (2012). Local and universal. In: V. Bianchi e C. Chesi, eds., Enjoy linguistics. Papers offered to Luigi Rizzi on the occasion of his 60th birthday. [PDF] Roma: CISCL Press, pp.234-245. Disponível em: http://www.ciscl.unisi.it/gg60/papers/volume.pdf [Acesso 4 out. 2017]. ISBN 978-88-9079-430-8.

Tavares, Clara Ferrão; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). Contribution de l’intercompréhension multimodale à l´éveil aux langues-cultures: une approche didactologique du matériau cinématographique Un Film Parlé (Manoel de Oliveira, 2003). In: Sensibilização à Diversidade Linguística e Didáticas: investigação, práticas educativas e de formação. Livro de resumos do IV Congresso Internacional EDiLiC. Aveiro: UA, [n.d.].

Tavares, Clara Ferrão; Silva, Jacques e Silva, Marlène (2012). De la culture dans les programmes d’enseignement des langues-cultures étrangères dans le système scolaire portugais: état des lieux didactographique. In: Mélanges offerts à Maria José Salema. 1.ª ed. Lisboa: APEF, [n.d.].

Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde e Frade, Mafalda (2012). Apresentação. In: Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde e Frade, Mafalda, org., Cadernos WGT: Gramática e Texto: teorias e metodologias. Lisboa: NOVA FCSH, [n.d.].