Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês

Identificação

  • Identificação do projeto: Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
  • Coordenador da Equipa Portuguesa: Maria Lobo
  • Coordenador da Equipa Francesa: Carla Soares-Jesel (Université Paris-Diderot/Laboratoire de Linguistique Formelle (LLF; UMR 7110 – CNRS e Université Paris-Diderot))
  • Início: 2017
  • Entidade financiadora: Programa PHC Pessoa 2017; Proc.º 441.00 França (Financiamento da equipa portuguesa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

Descrição

As diferenças e semelhanças entre a aquisição monolingue e bilingue têm vindo a ser estudadas por diferentes autores. Para uma melhor caracterização destes processos, importa perceber qual o papel que diferentes tipos de input têm na aquisição, e de que forma as diferenças interlinguísticas e o tipo de estrutura sintática condicionam a aquisição. O português e o francês têm aspetos em comum, mas divergem quanto a uma série de propriedades sintáticas. O projeto pretende explorar a aquisição de clíticos, de pronomes sujeito e de estruturas interrogativas e clivadas na aquisição monolingue do português e do francês e na aquisição bilingue português-francês em populações inseridas em diferentes contextos. Espera-se poder: identificar semelhanças e diferenças no desenvolvimento de propriedades sintáticas; determinar que áreas estão mais suscetíveis a interferência; e compreender qual o papel do contexto de imersão no desenvolvimento da aquisição bilingue.

Equipa portuguesa

Maria Lobo (investigadora responsável)
Ana Madeira
Margarida Tomaz
Stephanie Dias Vaz

Equipa francesa

Carla Soares-Jesel (investigadora responsável)
Caterina Donati
Ingrid Konrad
Gabriel Thiberge