POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE

• Identificação do projeto: POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
  • Grupo: LiFE – Linguística Formal e Experimental
  • Responsável: Susana Correia
  • Duração: out. 2017 – 2018
  • Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Palavras-chaves: Validação; Teste de colocação em nível; PLE.

Este projeto visa a construção e validação de um teste de colocação em nível, dirigido a aprendentes adultos, que possa ser usado em instituições nacionais e estrangeiras onde se ensina PLE, à semelhança do que existe para o ensino certificado de outras línguas estrangeiras. Com base na análise das características de testes de colocação usados para outras línguas, e de corpora constituídos por exames certificados de português, será construído um teste válido, fiável e exequível, que discrimine os diferentes níveis de proficiência linguística em português. A homogeneização do processo de colocação deverá contribuir para a comparabilidade da avaliação no ensino de PLE.

Susana Correia (investigadora responsável)
Ana Madeira
Cláudia Martins
Nélia Alexandre (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – FLUL / Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – CLUL)