ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades

Identificação

  • Identificação do projeto: ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades [ ID 22139 ]
  • Coordenação: Amélia Aguiar de Andrade (NOVA FCSH)
  • Contacto no CLUNL: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Duração: dez. 2017 – dez. 2020
  • Sítio web: http://rossio.fcsh.unl.pt/

Descrição

A infraestrutura ROSSIO pretende ser uma referência para as Ciências Sociais, Artes e Humanidades (CSAH) e é a Instituição de Coordenação Nacional (Portugal) da Infraestrutura Digital de Investigação para as Artes e as Humanidades (Digital Research Infrastructure for the Arts and Humanities) – DARIAH-EU.

O ROSSIO assume como sua principal missão agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais sobre as CSAH provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. Através de uma infraestrutura de pesquisa dinâmica, o ROSSIO visa fornecer uma ampla, diversificada e preciosa gama de conteúdos de qualidade e serviços de grande potencial para as indústrias culturais e criativas.

Por via de uma plataforma aberta, livre e gratuita para todos, o ROSSIO pretende possibilitar usos inovadores dos conteúdos digitais, estimular o ensino e potenciar o desenvolvimento de mais e melhor investigação, contribuindo ainda para a internacionalização da produção científica sobre as CSAH.

A infraestrutura ROSSIO visa servir diretamente os cidadãos, participando na formação da cidadania e da memória coletiva. As pessoas que desejarem descobrir a cultura e o património de língua portuguesa, encontrarão no Portal ROSSIO estudos, roteiros culturais e exposições virtuais, entre outros, projetados para o público em geral.

A disponibilização de conteúdos digitais será complementada com serviços de divulgação de atividades das CSAH, ações de formação e parceria com as indústrias culturais e criativas.

(Adaptação livre da informação disponibilizada no sítio web do projeto.)

Entidades Participantes

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH)
Câmara Municipal de Lisboa
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Fundação Calouste Gulbenkian
Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB)
Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)
Teatro Nacional D. Maria II
Computação Científica Nacional (FCT | FCCN)