CoLAB Value4Health

• Identificação do projeto: CoLAB Value4Health – Portuguese Value-Based Healthcare
  • Coordenação: Professor Doutor José Fragata (Universidade NOVA de Lisboa)
  • Responsável no CLUNL: Rute Costa (Grupo Lexicologia, Lexicografia e Terminologia)
  • Início: 1 mar. 2019
  • Entidade financiadora: Fundo Social Europeu / Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Palavras-chave: Saúde baseada em Valor; eHealth; Literacia na Saúde; Saúde centrada no doente.

O laboratório colaborativo CoLAB foca-se na inovação em tecnologias para monitorizar objetivamente os resultados de saúde e apoiar a literacia dos pacientes. Na prática, este laboratório vai permitir monitorizar pacientes, à distância e através da tecnologia, cujos resultados clínicos serão analisados e o impacto das intervenções e a respetiva relação custo-benefício será avaliado.

O CoLAB será responsável por incluir estas metodologias na formação clínica e procurará inovar através do desenvolvimento de novas tecnologias com um impacto real nas práticas de saúde, gerando empresas spin-off, bem como novos setores de negócio na indústria da saúde. Numa perspetiva de longo prazo, este laboratório irá nivelar a implementação de modelos inovadores de Value Based Healthcare em Portugal, apresentando-se como uma referência internacional neste domínio.

O CoLAB resulta de um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, a José de Mello Saúde, a Vodafone e a Fraunhofer – Portugal, tendo o apoio do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), numa lógica de maior aproximação da academia às empresas e à sociedade – da ciência à indústria. A Universidade NOVA de Lisboa envolve nesta iniciativa várias das suas Unidades Orgânicas, dentre as quais, o CLUNL.

Diretor: Ana Rita Londral, PhD
Gestão de Saúde Digital: Salomé Azevedo, MSc

Conselho de Administração:
José Fragata, MD, PhD, Vice-Reitor NOVA
Nuno Correia, Eng, PhD, Prof. Catedrático NOVA/FCT
Liliana Ferreira, PhD, Diretora Fraunhofer Portugal
Rui Diniz, MBA, Administrador na José de Mello Saúde
Paula Carioca, MBA, Administradora na Vodafone Portugal

Conselho consultivo:
Helena Canhão, MD, PhD, Prof. Catedrático NOVA/NMS
(restantes membros do conselho a constituir)