III Encontro Temático APL/ESE Formação, Investigação e Ensino da Língua

Entre 12 e 13 de julho vai realizar-se o III Encontro Temático APL/ESE “Formação, Investigação e Ensino da Língua” na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Vários membros e colaboradores do CLUNL vão participar ativamente apresentando  comunicações:

Audria Leal & Carla Teixeira (grupo Gramática & Texto)
“Para o desenvolvimento da Multiliteracia: o ensino do texto multimodal em Portugal.”

Adriana Cardoso, Isabel Sebastião & Carla Teixeira (grupo Gramática & Texto)
“Escrita cooperativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico.”

Joana Batalha (grupo Linguística Formal e Experimental)
“Que papel tem a gramática no ensino da compreensão leitora?”

Joana Teixeira (grupo Linguística Formal e Experimental)
“Pode o ensino explícito da gramática ajudar o aprendente de L2 a ultrapassar problemas resultantes da interferência da sua L1?”

Matilde Gonçalves & Noémia Jorge (grupo Gramática & Texto)
“Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade.”

Luísa Álvares Pereira & Mariana Oliveira Pinto (grupo Gramática & Texto)
“A produção de textos nos 2.º e 4.º anos de escolaridade – que desenvolvimento da consciência (meta)linguística evidenciam as crianças?”

Sónia Valente Rodrigues, Purificação Silvano, António Leal, Ana João Herdeiro, Ana Sofia Martins & Lucinda Soares (grupo Gramática & Texto)
“Reflexões em torno da construção de oficinas gramaticais: dados de uma experiência didática monitorizada.”

O programa está disponível aqui: