Publicações 2018 – …


2019

Batalha, Joana (2019). Avaliar conhecimento gramatical: análise de itens sobre compreensão de dependências referenciais. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (6) [Número temático – Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.29-40. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a4 [Acesso 27 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Batalha, Joana (2019). Desenvolvimento linguístico e ensino de português como língua materna: assimetrias na compreensão de orações relativas de sujeito e de objeto. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.58-66. Disponível em: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a5 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Batalha, Joana (2019). From grammar to reading: a study on referential dependenciesBellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, [online] 12(2), pp.60-77. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.811 [Acesso 15 out. 2019]. e-ISSN 2013-6196.

Castro, Ana e Alves, Dina Caetano (2019). Country Vignette: Portugal. In: J. Law et al., eds., Managing Children with Developmental Language Disorder: Theory and Practice Across Europe and Beyond. 1.ª ed. London: Routledge, [n.d.]. e-ISSN 9780429455308.

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Fiéis, Alexandra e Madeira, Ana (2019). The Interpretation of Strong and Clitic Pronouns in L2 Portuguese. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley e A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. 1.ª ed. Cambridge Scholars Publishing, pp.59-80. ISBN 978-1527527768.

Gramacho, Carolina; Madeira, Ana; Martins, Cláudia; Alexandre, Nélia; Pinto, Jorge e Correia, Susana (2019). POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira – resultados de um estudo-piloto. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.172-189. Disponível em: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a13 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Gu, Wenjun (2019). Aquisição de pronomes clíticos de português europeu por falantes de chinês: dados sobre a colocação. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.190-206. Disponível em: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a14 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Lobo, Maria; Madeira, Ana e Silva, Carolina (2019). L1 Effects in the interpretation of subject pronouns in L2 Portuguese. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley e A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. 1.ª ed. Cambridge Scholars Publishing, pp.42-58.

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Teixeira, Joana (2019). Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English. In: R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley e A. Wallington, eds., Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.120-137.

Teixeira, Joana (2019). Sujeitos nulos em inglês L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.365-384. Disponível em: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a24 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Tomaz, Margarida; Lobo, Maria; Madeira, Ana; Soares-Jesel, Carla e Vaz, Stéphanie (2019). Omissão e colocação de clíticos por crianças bilingues Português-Francês. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.385-412. Disponível em: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a25 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

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2018

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Coutinho, Maria Antónia; Guilherme, Ana; Teixeira, Joana e Carvalho, Beatriz, eds. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.

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Malaca Casteleiro, João; Xavier, Maria Francisca e Crispim, Maria de Lourdes (2018). Documentação Antiga para o Núcleo da Lusofonia: Museu dos Descobrimentos de Belmonte. In: Atas do 29.º Colóquio da Lusofonia. Pico: AICL – Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, [n.d.].

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Moita, Mara; Gonçalves, Ema; Medeiros, Conceição e Mineiro, Ana (2018). A phonological diachronic Study on Portuguese Sign Language of the Azores. Sign Language Studies, 19(1), pp.138-161. Disponível em: https://doi.org/10.1353/sls.2018.0030 [Acesso 25 nov. 2019]. ISSN 1533-6263.

Moreno Mihaela (2018). Relational Adjectives in Romance and English. Cambridge: Cambridge University Press. Disponível em: https://doi.org/10.1017/9781108290401 [Acesso 25 nov. 2019]. ISBN 9781108290401.

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Morgado, Sara; Luegi, Paula e Lobo, Maria (2018). Efeitos de animacidade do antecedente na resolução de pronomes sujeitoRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.190-205. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a40 [Acesso 1 out. 2018]. ISSN 2183-9077.

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Pires, Carla; Correia, Susana; Cavaco, Afonso M. e Vigário, Marina (2018). Are Portuguese brand names of medicines readable? [Poster] 1st International Conference on Pharmacy Practice Research, 25-27 junho, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Pires, Carla; Correia, Susana; Cavaco, Afonso M.; Costa, Márcia e Vigário, Marina (2018). Effects of non-native spelling in the production accuracy of Portuguese medicine brand names. In: J. E. Quintela Varajão et al., eds., CENTERIS 2018 – Conference on Enterprise Information Systems: ProjMAN 2018 – International Conference on Project MANagement / HCist 2018 – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies. Vol. 138. [n.d.]: SciKA, pp.295-301.

Pires, Carla; Correia, Susana; Costa, M.; Cavaco, Afonso M. e Vigário, Marina (2018). Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines. [Poster] 1st International Conference on Pharmacy Practice Research, 25-27 junho, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Pires, Carla; Correia, Susana; Costa, Márcia; Cavaco, Afonso M. e Vigário, Marina (2018). Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines. Pharmacy Practice, [online] 16 (Supl. 1), pp.1-2. Disponível em: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/12688015/document_1_2.pdf [Acesso 6 junho 2019]. e-ISSN 1886-3655; ISSN 1885-642X.

Silva, Carolina (2018). How Portuguese children interpret subject pronouns in complement clauses: Effects of mood selection and position of antecedent. In: A. L. Santos e A. Gonçalves, eds., Complement Clauses in Portuguese: Syntax and acquisition. 1.ª ed. Amesterdam: John Benjamins Publishing Company, pp.361-391. (Issues in Hispanic and Lusophone Linguistics, vol. 17.)

Teixeira, Joana (2018). Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglêsRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.254-275. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a44 [Acesso 1 out. 2018]. ISSN 2183-9077.

Vitorino, Inês e Lobo, Maria (2018). Aquisição de estruturas com subida de clítico em português europeu. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.276-294. Disponível em: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a45 [Acesso 5 junho 2019]. ISSN 2183-9077.

Zheng, Yi; Luegi, Paula; Madeira, Ana e Matos, Gabriela (2018). How Chinese learners of L2 European Portuguese interpret null and overt pronouns in forward and backward anaphora. Revista Linguíʃtica, [online] 14(2), pp.291-321. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/17653/13075 [Acesso 6 junho 2019].